Produção escrita: uma análise da série histórica de coleções didáticas de espanhol aprovadas pelo PNLD
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Data
2016-08
Autores
Freitas, Luciana Maria Almeida de
Título da Revista
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Editor
UNILA
Resumo
Esta comunicação visa a apresentar uma pesquisa que enfoca livros didáticos de língua espanhola
aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Mais especificamente, foram
observadas as atividades de produção escrita em todas as coleções de espanhol aprovadas nas quatro
edições concluídas até o ano de 2015 que incluíram Língua Estrangeira Moderna (inglês e
espanhol): PNLD 2011 e 2014 (anos finais do Ensino Fundamental) e PNLD 2012 e 2015 (Ensino
Médio). Dessa forma, buscouse construir uma série histórica de análise das coleções aprovadas com
foco em na competência escrita. Como suporte teórico deste projeto, lançase mão,
fundamentalmente, das contribuições da concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin,
em especial o conceito de gênero discursivo (BAKHTIN, 2003). Além disso, servem de suporte
para as discussões realizadas as contribuições de pesquisadores que vêm abordando o ensino da
escrita em suas reflexões (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004; GERALDI, 2006;
BUZEN, 2006; FREITAS e VARGENS, 2010; ELIAS e KOCH, 2011). A partir das análises
realizadas, é possível afirmar que as coleções referentes aos editais mais recentes do PNLD, sejam
elas do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, apresentaram propostas de produção escrita mais
bem elaboradas, pois entendem a atividade como um processo, buscam propor textos de gêneros
discursivos diversos e se aproximam dos propósitos e finalidades da educação linguística em
línguas adicionais no âmbito escolar
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Espanhol