Navegação Hispanistas - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 197-216 of 369
-
Las voces de la calle en el aula de lenguas
(UNILA, 2016-08)Las concepciones de la cuestión cultural como agente de mediación en el proceso de enseñanza- aprendizaje de español como lengua extranjera, las relaciones interculturales entendidas como recurso de aprendizaje y la ... -
A Lei no 11.161/2005 e sua aplicabilidade no município de Ponta Grossa–PR
(2016-08)Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado defendida no ano de 2011 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e suas contribuições para a efetivação da Lei no 11.161/2005 ... -
A leitura dos prólogos de Dom Quixote da edição de Ernani Ssó sobre o aspecto da tradução
(2016-08)Os prólogos são uma maneira de informar e convencer o leitor de ler uma obra literária, pois os críticos que os escrevem visam, através de seu posicionamento, apresentála e, dessa forma, continuar a cadeia de recepções ... -
Leitura em aulas de língua espanhola no ensino público do RJ: Realidade ou utopia?
(UNILA, 2016-08)A partir de minha prática, como professora de língua espanhola, em escola pública municipal, na Maré/RJ, sintome incomodada com os resultados insatisfatórios alcançados por esta disciplina junto aos alunos, uma vez que ... -
Letramento crítico e ensino intercultural: Uma aproximação teórica
(2016-08)Stuart Hall (2006) afirma que vivemos em uma sociedade “descentrada” por si mesma, por contas das modificações nas relações globais das últimas décadas. A educação, como componente da sociedade, acompanhou essas mudanças, ... -
Letramento, livro didático e o ensino de E/LE
(UNILA, 2016-08)O presente trabalho faz parte de uma pesquisa bibliográfica que desenvolvo na Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, campus de União da Vitória, referente ao meu projeto de TIDE (Tempo Integral de Dedicação Exclusiva). ... -
Lições de Espanhol e de América Latina
(UNILA, 2016-08)O presente trabalho compreende o relato das atividades de aquisição da competência comunicativa intercultural no ensinoaprendizagem da língua espanhola, desenvolvidas com os alunos do “Curso Lições de Espanhol e de América ... -
Literatura de língua espanhola para quê? Uma questão de direito
(Unila, 2016-08)Não são apenas teóricos, críticos e historiadores da literatura, senão professores e alunos da Escola Básica que se perguntam: literatura para quê? Podemse apresentar várias respostas, uma vez que muitas são as funções ... -
Literatura e história em Rennée Ferrer: La Querida
(2016-08)A narrativa La Querida (2008), de Rennée Ferrer, representa temas como a ditadura, o exílio e a opressão. Pelo viés dos Estudos Culturais, buscamos compreender como a autora paraguaia problematiza questões que marcaram ... -
Literatura e outras manifestações culturais no ensino de espanhol como língua adicional (E/LA)
(2016-08)O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o trabalho com a literatura e outras manifestações culturais nas aulas de espanhol como língua adicional na UNILA – Universidade Federal da Integração ... -
Literatura e Teologia em diálogo no Cántico Espiritual de San Juan de la Cruz
(2016-08)Ao longo da história, o homem buscou na literatura a inspiração para a construção de suas obras literárias. Com isso, percebese que a literatura é um campo aberto para outras correntes, por exemplo, a teologia, a filosofia, ... -
A Literatura Espanhola e suas verdades censuradas
(2016-08)Através do caminho pelo qual nos conduzem as narrativas, a experiência nos chega por expressões múltiplas, mais ou menos diretas e provocadoras. Em repetidos contextos históricos, o que uns denominam de 'manutenção da ... -
Literatura, fronteras y (pos) colonialidades en América Latina: una mirada hacia la obra Mapurbe Venganza a Raíz, de David Aniñir Guiltaro
(UNILA, 2016-08)Con el desarrollo del capitalismo en el mundo colonial/moderno los homogeneizadores proyectos literarios nacionales abrenespacio para obras de grupos y autores particulares que escriben desde la realidad rota de una ... -
A língua da memória: o esquecimento necessário
(2016-08)Laura Alcoba é uma escritora argentina que vive na França desde 1979, quando, aos dez anos partiu para se encontrar com a mãe, refugiada política do período da Ditadura Militar no país. Em seu primeiro livro, La casa de ... -
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento
(UNILA, 2016-08)O ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira/adicional (LEA) não é uma realidade presente apenas no contexto urbano. O campo também oportuniza aos alunos o contato outras línguas e culturas; no entanto, tal contexto ... -
Línguas em contato: a expressão da bilingualidade nos documentos oficiais paraguaios
(UNILA, 2016-08)O presente trabalho é um recorte de tese em estado inicial e tem por objetivo analisar a forma como a língua espanhola e a língua guarani são apresentadas no discurso das políticas linguísticas, expressas pelo Estado nas ... -
Lo inactual, lo anacrónico y la memoria en la lengua literaria: de Ricardo Piglia a Alejandro García Schnetzer
(UNILA, 2016-08)En el contexto de las cuestiones contemporáneas sobre oralidad/escritura (Walter Ong), la memoria y la lengua literaria indagamos por el sentido de la presencia de lo inactual inscripto en el lenguaje de algunas obras ... -
O locus do corpo feminino e a (des)construção da nação em Impuesto a la carne
(UNILA, 2016-08)Diamela Eltit (Santiago, 1949) é um dos nomes mais proeminentes das letras hispânicas do presente. Tal estatuto se deve, sobretudo, à complexa relação corpo/política que emerge do discurso narrativo de sua obra. A autora ... -
O lugar da diferença repensar Juan Carlos Onetti
(2016-08)O que designamos por “postura e método (neo)barrocos” compreende artifícios formais como a construção de um narradorescritor e a exposição de procedimentos de elaboração ficcional e revisitação de obras anteriores como ... -
O lugar da experiência na pesquisa do formador de professores
(UNILA, 2016-08)Nesta comunicação, apresento reflexões teóricas originadas de minha pesquisa de doutorado, que se encontra em andamento. Defendo o lugar da experiência do formador de professores em sua própria investigação, tomando como ...