Lições de Espanhol e de América Latina
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Data
2016-08
Autores
Silva, Veríssimo Ferreira da
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Editor
UNILA
Resumo
O presente trabalho compreende o relato das atividades de aquisição da competência comunicativa
intercultural no ensinoaprendizagem da língua espanhola, desenvolvidas com os alunos do “Curso
Lições de Espanhol e de América Latina”, realizado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dentro das ações extensionistas do Observatório dos
Movimentos Sociais na América Latina (OMSAL), em 2013. O curso teve como objetivo o estudo
dos aspectos sociais, linguísticos e culturais dos países de língua castelhana do continente
americano e contou com a participação de alunos dos diversos cursos de graduação da UFPE e dos
movimentos sociais. Nele procuramos garantir o tratamento da competência comunicativa
intercultural em suas dimensões cognitiva, comportamental e afetiva, valendonos procedimentos
metodológicos e da utilização de materiais didáticos alternativos. Introdução: As contribuições das
mais variadas áreas do conhecimento não só ampliaram, nos últimos anos, o significado de
interculturalidade, como também confirmaram a importância da competência comunicativa como
instrumento útil à construção de sociedades mais democráticas. Para Walsh (1998), por exemplo, a
interculturalidade busca superar a ideia hegemônica de uma cultura que se sobrepõe as outras,
visando ao fortalecimento de identidades tradicionalmente excluídas e à construção de uma relação
de respeito e de legitimidade entre todos os grupos da sociedade. Para Byram (1997), as relações
interculturais requerem algo mais que a mera competência comunicativa e a acumulação de saberes
teóricos sobre a cultura da língua que se está estudando: uma habilidade e uma capacidade para
acessar outras culturas e comunicarse adequada e apropriadamente. A competência comunicativa
intercultural deve ser entendida, portanto, como um processo permanente de relação respeitosa
entre pessoas ou grupos sociais culturalmente diferentes, e sua aquisição no ensino de línguas deve
corresponder a um processo de aprendizagem orientado ao desenvolvimento de habilidades e
atitudes que promovam a formação plena dos alunos
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Lições de Espanhol, América Latina