Letramento, livro didático e o ensino de E/LE
Resumo
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa bibliográfica que desenvolvo na Universidade
Estadual do Paraná UNESPAR, campus de União da Vitória, referente ao meu projeto de
TIDE (Tempo Integral de Dedicação Exclusiva). O objetivo principal desse trabalho é analisar o
livro didático de língua espanhola do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), intitulado
Cercanía Joven (2013), de Ludmila Coimbra, Luiza Santana Chaves e Pedro Luis Barcia,
direcionado ao ensino médio para os anos de 2015 a 2017. Esse livro foi adotado por algumas
escolas públicas do referido município, que têm em sua grade curricular o ensino da língua
espanhola. Assim, para dar início a minha pesquisa, foram escolhidos alguns procedimentos
metodológicos, como por exemplo, revisão bibliográfica dos principais autores e as suas
concepções sobre letramento como uma prática social e política e, portanto ideológica. Para isso
foram revistos alguns teóricos, tais como Freire (1968), Street (1984), Kleiman (1995), Soares
(2004), dentre outros. Também foi analisado o referido livro didático para verificar quais são as
propostas feitas pelos seus autores para trabalhar essas questões sobre letramento e averiguar se
essas propostas se coadunam com aquelas feitas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica
de Línguas Estrangeiras (2008) no que concerne às questões sobre letramento. Com base nessa
pesquisa bibliográfica, pretendese dar prosseguimento a esse estudo verificando in loco como os
professores das escolas públicas trabalham as questões sobre letramento nas aulas de Língua
Espanhola