Literatura e outras manifestações culturais no ensino de espanhol como língua adicional (E/LA)
Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o trabalho com a literatura e
outras manifestações culturais nas aulas de espanhol como língua adicional na UNILA –
Universidade Federal da Integração LatinoAmericana. A proposta é verificar possíveis
contribuições que a leitura do texto literário e o ensino da cultura trazem para o ensinoaprendizado
de um idioma, visando à formação de um sujeito crítico e, por extensão, um melhor desempenho
nas demais disciplinas cursadas na graduação. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma breve
revisão bibliográfica sobre o tema, relacionandoa a um questionário aplicado, que teve como intuito
verificar a opinião dos estudantes no que diz respeito ao trabalho com literatura e cultura nas aulas
de espanhol como língua adicional (E/LA). Tratase de uma pesquisa de campo cujo universo
investigado é formado por discentes de diversos cursos de uma turma de espanhol adicional
intermediário II, disciplina de conclusão do ensino de línguas adicionais no Ciclo Comum de
estudos da instituição