A Lei no 11.161/2005 e sua aplicabilidade no município de Ponta Grossa–PR
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Data
2016-08Autor
Maciel, Daniela Terezinha Esteche
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Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado defendida
no ano de 2011 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e suas contribuições para a
efetivação da Lei no 11.161/2005 no município de Ponta Grossa no Paraná. Esta pesquisa procurou
mostrar os desafios para a real aplicabilidade da Lei do espanhol nos estabelecimentos de ensino de
Ponta Grossa –PR. A través de um resgate histórico do ensino de línguas estrangeiras (LES) no
Brasil, bem como uma reflexão sobre o papel da língua estrangeira como disciplina curricular foi
possível investigar e analisar o processo de implantação da língua espanhola na matriz curricular de
algumas escolas de Ponta Grossa. A partir dos dados relatados na referida pesquisa, em uma
parceria com a UEPG, alguns professores de língua espanhola iniciaram uma mobilização para a
implantação do espanhol na Rede Pública de Ensino em Ponta Grossa, de maneira a cumprir com a
Lei no 11.161/2005. Algumas ações foram realizadas pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta
Grossa (NREPG) até ocorrer o processo de votação para a escolha da língua estrangeira a compor a
matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio das escolas pertencentes a este NRE. A realização
do processo não foi unânime, mas podemos evidenciar um grande avanço com relação à
aplicabilidade da Lei no 11.161/2005, em um período de quatro anos (desde a apresentação da
pesquisa de mestrado até a conclusão do processo de votação nas escolas), realizada com a presença
da comunidade escolar para garantir a efetivação de maneira justa