TCC - Geografia - Licenciatura
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ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Licenciatura em Geografia
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Item Políticas públicas educacionais no município de Manaquiri: características geográficas e os problemas enfrentados no período de seca.(2025) Maues, Reiner Sabino Castelo BrancoA partir da identificação dos desafios enfrentados por Manaquiri, no contexto da Região Metropolitana de Manaus (RMM), esta pesquisa busca compreender como sua localização geográfica e suas características climáticas afetam o acesso e a qualidade da educação, analisando as políticas educacionais implementadas para atender à realidade local. Metodologicamente, foi adotada abordagem qualitativa, baseada em pesquisa documental e bibliográfica, buscando analisar o objeto de estudo a partir da produção material da realidade e das relações históricas entre o econômico, o político e o educacional. Os resultados evidenciam que, embora a escolarização de crianças e adolescentes tenha avançado significativamente, o acesso e o desempenho acadêmico ainda enfrentam desafios estruturais e geográficos. A Infraestrutura precária, difícil acesso às escolas e condições climáticas adversas comprometem a permanência e o aprendizado dos estudantes. Estratégias como o ensino a distância e a distribuição de merenda escolar ajudam a reduzir os impactos da sazonalidade e das dificuldades logísticas, mas se mostram insuficientes para superar as barreiras impostas pelo contexto amazônico. A pesquisa demonstra que a realidade educacional de Manaquiri reflete um problema mais amplo, comum a diversas cidades amazônicas, onde o direito à educação esbarra em obstáculos concretos e, assim, aponta para a necessidade urgente de políticas públicas que respeitem as especificidades locais, garantindo infraestrutura adequada, transporte escolar acessível e estratégias pedagógicas adaptadas à realidade da população ribeirinha. O caso de Manaquiri reforça a importância de um modelo de desenvolvimento que vá além do crescimento econômico e considere a qualidade de vida das comunidades, promovendo soluções sustentáveis e integradas para a educação na Amazônia. Resumen A partir de la identificación de los desafíos que enfrenta Manaquiri en el contexto de la Región Metropolitana de Manaus (RMM), esta investigación busca comprender cómo su ubicación geográfica y sus características climáticas afectan el acceso y la calidad de la educación, analizando las políticas educativas implementadas para atender la realidad local. Metodológicamente, se adopta un enfoque cualitativo, basado en investigación documental y bibliográfica, analizando el objeto de estudio a partir de la producción material de la realidad y de las relaciones históricas entre lo económico, lo político y lo educativo.Los resultados evidencian que, aunque la escolarización de niños y adolescentes ha avanzado significativamente, el rendimiento académico aún enfrenta desafíos estructurales y geográficos. Infraestructura precaria, difícil acceso a las escuelas y condiciones climáticas adversas comprometen la permanencia y el aprendizaje de los estudiantes. Estrategias como la educación a distancia y la distribución de alimentos escolares ayudan a reducir los impactos de la estacionalidad y las dificultades logísticas, pero resultan insuficientes para superar las barreras impuestas por el contexto amazónico. La investigación demuestra que la realidad educativa de Manaquiri refleja un problema más amplio, común a varias ciudades amazónicas, donde el derecho a la educación se ve obstaculizado por dificultades concretas. El estudio señala la urgente necesidad de políticas públicas que respeten las especificidades locales, garantizando infraestructura adecuada, transporte escolar accesible y estrategias pedagógicas adaptadas a la realidad de la población ribereña. El caso de Manaquiri refuerza la importancia de un modelo de desarrollo que vaya más allá del crecimiento económico y considere la calidad de vida de las comunidades, promoviendo soluciones sostenibles e integradas para la educación en la Amazonía.Item Práticas pedagógicas e conflitos no ambiente escolar: limites e possibilidades(2025) Oliveira, Léia GomesNas salas de aula e no ambiente educacional como um todo, especialmente em diversas instituições públicas, observa-se uma série de impasses nas relações entre estudantes e entre estes e os profissionais da educação. Durante a participação no estágio docente e no programa de residência pedagógica, enquanto professora em formação inicial, essas situações tornaram-se evidentes, assim como as estratégias empregadas pela docente de geografia (e demais professores) para lidar com esses desafios. Com base nas experiências vivenciadas em uma instituição pública localizada em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, questiona-se: de que maneira as metodologias educacionais podem auxiliar na mediação de impasses no ambiente escolar do Ensino Fundamental? E quais são os desafios e oportunidades dessa abordagem? O objetivo desta investigação foi analisar o papel das práticas de ensino na resolução dessas situações no cotidiano escolar, destacando os entraves e as potencialidades dessa atuação. Para isso, foram realizados levantamentos secundários por meio de revisão bibliográfica, com base em estudos acadêmicos e documentos, além de coletas junto a fontes primárias, utilizando observação participante e entrevistas com a docente de geografia, preceptora da residência pedagógica e orientadora do estágio na instituição. Os achados da pesquisa indicam que as estratégias mais adotadas pelos professores incluem diálogos, direcionamentos e ajustes contínuos nas abordagens pedagógicas, evidenciando uma preocupação com a construção de um espaço harmonioso e pautado no respeito mútuo. Conclui-se que, além das ações realizadas no ambiente escolar, é essencial o engajamento dos responsáveis pelos alunos, uma vez que a colaboração entre escola e família pode ampliar a qualidade das discussões e favorecer os resultados esperados no manejo dessas situações. Resumen En las aulas y en el entorno educativo en general, especialmente en diversas instituciones públicas, se observa una serie de desafíos en las relaciones entre los estudiantes y entre estos y los profesionales de la educación. Durante la participación en la pasantía docente y en el programa de residencia pedagógica, como profesora en formación inicial, estas situaciones se hicieron evidentes, así como las estrategias empleadas por la docente de geografía (y otros profesores) para manejar estos desafíos. Basándose en las experiencias vividas en una institución pública ubicada en Foz do Iguaçu, en el oeste de Paraná, se plantea la siguiente cuestión: ¿de qué manera las metodologías educativas pueden contribuir a la mediación de conflictos en el entorno escolar de la Educación Primaria? ¿Cuáles son los desafíos y oportunidades de este enfoque? El objetivo de esta investigación fue analizar el papel de las prácticas de enseñanza en la resolución de estas situaciones en la vida cotidiana escolar, destacando los obstáculos y las potencialidades de esta actuación. Para ello, se realizaron estudios secundarios a través de una revisión bibliográfica, basada en estudios académicos y documentos, además de recopilaciones junto a fuentes primarias, utilizando observación participante y entrevistas con la docente de geografía, preceptora del programa de residencia pedagógica y orientadora de la pasantía en la institución. Los hallazgos de la investigación indican que las estrategias más utilizadas por los docentes incluyen diálogos, orientaciones y ajustes continuos en los enfoques pedagógicos, evidenciando una preocupación por la construcción de un espacio armonioso y basado en el respeto mutuo. Se concluye que, además de las acciones realizadas en el entorno escolar, es esencial la participación de los responsables de los estudiantes, ya que la colaboración entre la escuela y la familia puede mejorar la calidad de los debates y favorecer los resultados esperados en la gestión de estas situaciones.Item Memórias de uma professora indigena avá-guarani em formação inicial: mandu'a peteî mbo'ehàra ava omoñepyrüva pe tekombo'e(2025) Martines, Elma Júlia TataendyO período da graduação em licenciatura, reconhecido como formação inicial de professores é um momento importante para a formação docente, mas não é o único. Isso porque o/a professor/a não-indígena e indígena não apreende o ofício somente ao ingressar nos cursos de licenciatura, ou seja, os saberes, as experiências e as referências adquiridas anteriormente ao ingresso na universidade sobre o que é ser professor, o que é uma aula e a prática educativa também irão compor o universo de formação do/a futuro/a professor/a. Principalmente para os povos indígenas, que não concebem uma separação entre o conhecimento ancestral contado oralmente pelos sujeitos mais idosos e os conhecimentos científicos produzidos por não indígenas, ambos são importantes. Assim, além da universidade, fui aprendendo o significado de ser professora com meus pais e os demais indígenas com quem convivo cotidianamente no território do Ocoy, localizado em São Miguel do Iguaçu, distante de Foz de Iguaçu 75 km. É nesse contexto que se encontra a questão norteadora da pesquisa: quais os saberes e experiências construídas na Terra Indígena Tekohá Ocoy antes do ingresso na graduação contribuíram para a minha formação docente? Tendo por base a autobiografia como uma forma de resgatar os saberes, experiências e relações que contribuem na formação do futuro professor e o método (auto) biográfico, defini como objetivo geral relembrar de forma reflexiva a minha trajetória enquanto estudante indígena, destacando elementos que me ajudam a refletir sobre a minha formação docente. Conclui-se que o processo de formação do futuro professor ocorre a partir das relações sociais estabelecidas junto aos grupos sociais de vivência, no ambiente escolar e na graduação, indo ao encontro da ideia postulada por Paulo Freire, que defendia que o sujeito se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática. Resumen El período de graduación, reconocido como formación inicial docente, es un momento importante para la formación docente, pero no es el único. Esto se debe a que el docente no indígena e indígena no aprende el oficio sólo al ingresar a las carreras de grado, es decir, los conocimientos, experiencias y referencias adquiridas previo a ingresar a la universidad sobre lo que significa ser docente, qué es una clase y la práctica educativa conformarán también el universo de formación del futuro docente. Principalmente para los pueblos indígenas, que no conciben una separación entre el conocimiento ancestral contado oralmente por sujetos mayores y el conocimiento científico producido por pueblos no indígenas, ambos son importantes. Así, además de la universidad, aprendí el significado de ser docente con mis padres y los demás indígenas con los que convivo diariamente en el territorio de Ocoy, ubicado en São Miguel do Iguaçu, a 75 km de Foz de Iguaçu. Es en este contexto que se encuentra la pregunta rectora de la investigación: ¿qué conocimientos y experiencias construidas en la Tierra Indígena Tekohá Ocoy antes de ingresar a la carrera de pregrado contribuyeron a mi formación docente? A partir de la autobiografía como forma de recuperar los conocimientos, experiencias y relaciones que contribuyen a la formación de los futuros docentes y el método (auto)biográfico, definí el objetivo general de recordar reflexivamente mi trayectoria como estudiante indígena, destacando elementos que me ayuden a reflexionar sobre mi formación docente. Se concluye que el proceso de formación del futuro docente ocurre a partir de las relaciones sociales que se establecen con los grupos sociales, en el ambiente escolar y durante la graduación, atendiendo a la idea postulada por Paulo Freire, quien sostuvo que el sujeto se forma como educador permanentemente en la práctica y en la reflexión sobre la práctica.Item O que dizem as teses e dissertações em geografia sobre estudantes surdos? Construindo o estado da arte(2025) Fonseca, Rudinei DiasA inclusão de estudantes surdos no ensino de Geografia no Brasil é uma temática relevante e ainda em processo de consolidação no cotidiano da rede de ensino básico. O objetivo desta pesquisa é investigar e discutir sobre o que tem sido produzido pelos/as pesquisadores nas produções acadêmicas nacionais do tipo dissertações e teses na área da Geografia nas últimas décadas sobre estudantes surdos. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, de abordagem quanti-qualitativa, realizada a partir de levantamentos junto a fontes secundárias de informação. A pesquisa aponta a necessidade de um aprofundamento nas práticas pedagógicas que integram a Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) no campo da Geografia, bem como a importância de um currículo que contemple as especificidades dos estudantes surdos. Além disso, evidencia-se a carência de produções científicas que discutam essa temática de forma ampla, destacando a necessidade de um maior investimento em pesquisas interdisciplinares entre a Geografia e os estudos sobre deficiência auditiva. Resumen La inclusión de estudiantes sordos en la enseñanza de Geografía en Brasil es un tema relevante y aún en proceso de consolidación en el cotidiano de la red de educación básica. El objetivo de esta investigación es indagar y discutir lo producido por investigadores en producciones académicas nacionales como disertaciones y tesis en el área de Geografía en las últimas décadas respecto de los estudiantes sordos. Se trata de una investigación de tipo Estado del Arte, con enfoque cuantitativo-cualitativo, realizada a partir de encuestas a fuentes secundarias de información. La investigación destaca la necesidad de una comprensión más profunda de las prácticas pedagógicas que integran la Lengua de Signos Brasileña (LIBRAS) en el campo de la Geografía, así como la importancia de un currículo que tenga en cuenta las especificidades de los estudiantes sordos. Además, faltan producciones científicas que discutan ampliamente este tema, destacando la necesidad de una mayor inversión en investigaciones interdisciplinarias entre la Geografía y los estudios sobre la discapacidad auditiva.Item Militarização de escolas públicas no Estado do Paraná: uso corporativo do território e gentrificação escolar(2025) Santos, Gabriel Acassio dosNos últimos anos, uma das características do Meio Técnico Científico Informacional foi adaptar infraestruturas ao pensamento único, de maneira a padronizar procedimentos e sistemas para seu uso corporativo. É neste contexto que o “Programa dos Colégios Cívico-Militares” do Estado do Paraná coaduna com as políticas de privatização da infraestrutura escolar, em especial sendo meio de organização e plataforma de preparação para programas que aprofundam ainda mais essa lógica, tal como os programas de escola de/com tempo integral. Essa estreita aproximação com políticas neoliberais para a educação é nesta pesquisa chamada de gentrificação escolar. Como resultado tem-se que o uso corporativo e a padronização promovem a negação de políticas de acesso à educação de qualidade e a incorporação de propostas corporativas estranhas à escola pública, aprofundando o uso seletivo do território e das desigualdades promovidas por parte do uso corporativo do território. Neste contexto, a escola é lida como parte de um sistema de engenharia escolar composto por fixos animados por fluxos, a comunidade escolar. Estaria a escola sendo um palco importante no espaço enquanto nova fronteira de especulação do capital a partir da combinação e diferenciação dos espaços desiguais ao passo que esta também pode ser diferenciada de outros espaços por meio de investimento ou não investimento? Seria a gentrificação escolar, tal qual a gentrificação urbana, essa nova fronteira? Buscando responder estas e outras perguntas, esta pesquisa teria em seu horizonte as últimas iniciativas no campo das políticas educacionais e a sua implementação em escolas regulares do Estado do Paraná. O que temos como hipótese é que estas geram mais um desinvestimento paulatino no fixo escolar e o aumento das desigualdades socioespaciais do que de fato ampliam o acesso a esta instituição. Resumen En los últimos años, una de las características del Entorno Técnico Científico Informacional ha sido adaptar las infraestructuras a un pensamiento único, con el fin de estandarizar procedimientos y sistemas de uso corporativo. Es en este contexto que el Programa de Colegios Cívico-Militares del Estado de Paraná está en consonancia con las políticas de privatización de la infraestructura escolar, especialmente como medio de organización y plataforma de preparación para programas que profundizan esta lógica, como los programas de escuelas de tiempo completo. Esta aproximación a las políticas educativas neoliberales se denomina en esta investigación gentrificación escolar. Como resultado, el uso corporativo y la estandarización promueven la negación de políticas de acceso a una educación de calidad y la incorporación de propuestas corporativas ajenas a la escuela pública, profundizando el uso selectivo del territorio y las desigualdades promovidas por el uso corporativo del territorio. En este contexto, la escuela es vista como parte de un sistema de ingeniería escolar compuesto por elementos fijos animados por flujos, la comunidad escolar. ¿Es la escuela un escenario importante del espacio como nueva frontera para la especulación del capital basada en la combinación y diferenciación de espacios desiguales, a la vez que puede diferenciarse de otros espacios mediante la inversión o la no inversión? ¿Es la gentrificación escolar, como la gentrificación urbana, esta nueva frontera? Para intentar responder a estas y otrasItem Educação pública brasileira no período pós pandemia da Covid-19 e a saúde física e mental de professores(2024) Santos, Taynara Arruda dosA pandemia de Covid-19 culminou na morte de milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil, e que também contribuiu para intensificar inúmeros problemas econômicos, sociais e educacionais, que somada a adoção de políticas neoliberais, tem reverberado em uma série de problemas no campo educativo no país, dentre os quais impactos na saúde mental e física de professores e nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa consiste em discutir os fatores que têm contribuído para o adoecimento dos docentes na rede pública de ensino, em particular no estado do Paraná no período pós-pandêmico. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa, na qual a pesquisadora realizou as primeiras aproximações com a temática foram utilizados procedimentos de levantamentos de informações junto a fontes secundárias para uma revisão de literatura que permitiu a seleção de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, por pesquisadores brasileiros, com análises qualitativas e descritivas. Verificou-se que o retorno ao ensino presencial em 2022, após quase dois anos de Ensino Remoto Emergencial, evidenciou as inúmeras lacunas de aprendizagem no processo educacional desenvolvido nesse período e que também, frente a pandemia, governos estaduais lançaram mãos de políticas neoliberais na educação pública como gerenciamento e plataformização, aprofundando assim ações que tem comprometido o aprendizado e o ensino. Conclui-se, por um lado, que a recomposição é algo necessário frente a este contexto e que a mesma não pode ser confundida com a recuperação, pois os alunos deixaram de aprender conteúdos e habilidades consideradas indispensáveis pelo currículo vigente. A pesquisa indica ainda que não existe um modelo pronto de recomposição, cabendo a cada professor, identificar os conteúdos que não foram aprendidos e, a partir disso, traçar estratégias adaptadas a cada realidade escolar. E por outro lado, medidas de precarização do trabalho docente (plataformização e gerenciamento) bem como ataques a autonomia docente e ao plano de carreira docente, por intermédio da crescente pressão hierárquica colocada em prática a partir de políticas públicas neoliberais alinhadas com o mercado financeiro, tem corroborado para o ambiente de comprometimento da saúde física e mental docente bem como para continuidade das lacunas de aprendizagem no contexto escolar.Item A atuação do docente ava-guarani na mediação do livro didático nas aulas de geografia: reflexões sobre o tekoha ocoy.(2024) Chamorro, Gilmar Tupã Re SapyO livro didático no território brasileiro se faz presente nas escolas públicas indígenas e não indígenas por meio de uma apolítica pública chamada Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No Colégio Estadual Indígena TekoNemoingo do território TekohaOcoy, localizado no oeste do Paraná, o livro da coleção Araribá de Geografia é utilizado em todas as turmas do Ensino Fundamental II. Assim tendo por base esse material, pergunta-se: o livro didático utilizado na escola indígena território TekohaOcoy atende as demandas locais e culturais dos discentes? Qual o papel do/a docente em escola indígena frente às especificidades socioculturais? Objetiva-se avaliar a efetiva contribuição do livro didático utilizado junto as turmas de 6º anos, no Colégio Estadual Indígena TekoÑemoingo no aprendizado dos/as discentes, tendo por base o “Ñandereko” (cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani). Optou-se pela abordagem qualitativa e o tipo pesquisa participante,por tratar-se de uma realidade na qual encontra-se inserido o pesquisador. Foram realizados levantamentos secundários (material bibliográfico) e levantamentos junto a fontes primárias, no caso com as seguintes técnicas: observação participante, escuta ativa, entrevista semiestruturada e diálogos com sujeitos sociais indígenas do território TekohaOcoy além do conhecimento apreendido pelo pesquisador no decorrer de suas práticas espaciais em seu cotidiano. Verificou-se que conceitos e ideias presentes no livro didático atendem somente a cultura não indígena, sendo de difícil compreensão quando não é realizada uma intervenção docente, no sentido de partir dos conhecimentos produzidos por ancestrais indígenas da cultura Avá Guarani, ou seja, na cosmovisão Guarani assim como a ausência da língua materna Guarani dificulta o entendimento por parte dos/as estudantes. Conclui-se que é fundamental que docentes indígenas atuem em escolas indígenas, com a intencionalidade de mediar o aprendizado a partir dos conhecimentos indígenas e não-indígenas, respeitando toda a ancestralidade e a língua materna do povo no qual encontra-se atuando como professor/a. E no caso das aulas de Geografia faz-se necessário trabalhar com ambos os conhecimentos (científico não indígena e cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani), a partir de estratégias de ensino pensadas a partir do/no território.Item Evaluación del acceso a la educación en El Salvador un enfoque de mapeo y análisis espacial en el periodo 2015 - 2023(2024) Tobías López, Camila Alejandra; OrientaçãoEn El Salvador la educación en sus distintos niveles, desde la educación inicial, parvularia, educación básica, educación media, educación técnico profesional hasta la educación superior, es impartida en centros educativos que pueden ser públicos y privados. Los primeros, funcionan con el aporte del Estado, vía presupuesto nacional y además pueden contar con el aporte voluntario de las familias, mientras que los centros educativos privados funcionan con recursos propios. En el año 2005 se registró el mayor número de matrículas en el sistema educativo salvadoreño, con un total de 1,812,168 estudiantes, no obstante, desde ese año hasta el 2023 el número de estudiantes matriculados ha venido disminuyendo año con año, registrando en el 2021 la menor cantidad de estudiantes matriculados con un total de 1,205,669, según el sitio web del Ministerio de Educación en el 2023. En este sentido, se tiene como objetivo analizar el acceso a la educación en El Salvador, teniendo por base la distribución de instituciones educativas en el territorio salvadoreño, distancias y barreras geográficas para tener un panorama de las dificultades y avances en la educación del país en el periodo 2015 - 2023. Para ello fueron utilizados procedimientos de investigación con levantamientos en fuentes bibliográficas y secundarias, así como los conocimientos empíricos de la autora, quién es de El Salvador. Se trata de una investigación de abordaje cualitativa y de tipo participante, en la cual se verificó que la red de educación salvadoreña viene enfrentando algunos obstáculos hasta ahora, como el acceso limitado al sistema educativo, altas tasas de deserción escolar, preparación de docentes precarias, poca inversión en la educación y en los programas educativos gubernamentales. Se concluye que estas debilidades y ausencia de políticas públicas efectivas en el campo de la educación ha comprometido la formación del sujeto desde una perspectiva cívica así como un mercado laboral competitivo.Item Estudio del estrés hídrico en El Salvador: un análisis por medio de la teledetección durante el período 2012-2022.(2024) Miranda Salguero, David EmmanuelEsta investigación contempló el estudio del impacto que el estrés hídrico ha causado en El Salvador, país ubicado en Centroamérica con importante actividad volcánica relacionada con la formación del relieve y la hidrografía salvadoreña. El objetivo fue analizar los impactos causados por las grandes empresas embotelladoras e inmobiliarias, que hacen un uso excesivo o explotan excesivamente los recursos hídricos en El Salvador. Para ello se utilizaron levantamientos secundarios junto con fuentes bibliográficas y documentales. Los resultados mostraron que existe una situación de alerta hídrica en El Salvador, de continuar, en poco tiempo será un país sin recursos hídricos que puedan ser utilizados por la población para abastecer actividades básicas como hidratación, baño y cosecha, debido a una mala gestión y poca legislación para cuidar el agua en El Salvador. Se concluye que el estrés hídrico en El Salvador es un problema crítico que afecta tanto al medio ambiente como al bienestar social y económico del país. Para enfrentar este desafío, sería esencial implementar políticas públicas de gestión sostenible del agua, promover la conservación y fomentar la educación sobre el uso responsable del recurso hídrico.Item Um olhar sobre a guerra da tríplice aliança através do filme “Na Garganta do Diabo”.(2024) Ramos, William Kelba“Na Garganta do Diabo” é um filme lançado em 1960 e dirigido por Walter Hugo Khouri, sobre uma família que tem sua fazenda à beira das Cataratas do Iguaçu invadida por desertores da guerra da Tríplice Aliança. Esta dissertação propõe-se a debater as origens e consequências do conflito, assim como as marcas perenes deixadas no espaço, cultura, sociedade e fronteiras dos países envolvidos. Também lançar um olhar sobre a obra e legado de Walter Hugo Khouri, as influências, a recepção e a preservação do filme “Na Garganta do Diabo”. Assim como fazer uma análise do longa-metragem, principalmente sobre a importância da paisagem e como a geografia, história e política podem refletir no cinema.Item Transporte rodoviário de cargas e fluidez territorial: a construção de novas infraestruturas em Foz do Iguaçu-PR.(2024) Gomes, Henriette FonsecaBuscaremos com a presente pesquisa discutir as implicações das novas infraestruturas - a Ponte Internacional da Integração Brasil - Paraguai, e seus acessos - que ligará Foz do Iguaçu (Brasil) a Presidente Franco (Paraguai). Os estudos revelam que o Brasil majoritariamente utiliza as rodovias para circulação de mercadorias e pessoas. Apoia-se na lógica de maior integração econômica e regional na Tríplice Fronteira, o que poderá trazer implicações positivas e negativas a população.Item Trabalho de campo na geografia escolar: aprendendo sobre a segregação socioespacial com aulas de campo.(2024) Carvalho, Fellipe Thiago LopesO presente trabalho objetivou investigar a potencialidade do trabalho de campo na Geografia Escolar, considerando o ensino sobre o conceito de segregação socioespacial na cidade de Foz do Iguaçu/PR, numa perspectiva histórico-crítica. O recorte espacial abarcou a cidade de Foz do Iguaçu, tendo como população da pesquisa uma turma de 2º ano do Ensino Médio de um colégio estadual público no município de Foz do Iguaçu, localizado no Oeste do Estado do Paraná, no ano de 2023. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem não probabilística, com utilização de levantamentos de informações junto a fontes secundárias e primárias, sendo utilizado como técnicas para coleta de informações in loco a observação participante, registro fotográfico, elaboração e aplicação de uma sequência de atividades relacionadas ao trabalho de campo. Verificou-se no decorrer das aulas que os conceitos científicos de cidade e segregação socioespacial, ao serem discutidos em sala de aula e na aula de campo tendo por base a realidade vivida pelos jovens escolares, despertaram maior interesse e participação da turma, pois envolveram o conhecimento cotidiano das/os discentes na construção dos conceitos escolares. Conclui-se que o trabalho de campo, sobretudo pensado numa perspectiva histórico-crítica, constitui uma prática de ensino essencial para os processos de aprendizagem envolvendo conceitos como os de cidade e segregação socioespacial na Geografia Escolar.Item De escola em escola, se faz uma cidade. Foz do Iguaçu: uma biografia.(2024) Prata, Gabriel AcácioEste trabalho propõe uma imersão na história do município de Foz do Iguaçu - PR, por meio da construção de uma biografia singular, focando nos patronos e nas patronesses das escolas estaduais aqui situadas, nos símbolos, paisagens e lugares que dão nome a essas instituições de ensino. Ao explorar a vida, a obra e outras contribuições dos (as) patronos e patronesses das escolas, o estudo apresenta as origens da comunidade, destacando líderes, educadores e figuras que moldaram o destino e a espacialidade deste lugar. A narrativa se desenha como um mosaico, conectando eventos históricos significativos com trajetórias individuais dos patronos e patronesses, buscando uma compreensão profunda da cidade e de sua evolução ao longo do tempo. Através dessa abordagem, o trabalho busca promover uma compreensão da identidade de Foz do Iguaçu, destacando a importância da educação para a preservação da memória coletiva.Item História das cidades e o processo de urbanização em Foz do Iguaçu-PR.(2024) Melo, Rita de Cassia Fonseca Gomes deO presente trabalho trata da historiografia das cidades, desde os primeiros aglomerados, passando para vila e constituindo cidade. Foi na Mesopotâmia o primeiro berço civilizatório, a partir deste ponto outras cidades foram se formando. No período da Idade Média, há apagamento das cidades. Com o processo de colonização dá-se o período de urbanização da colônia portuguesa. O processo de industrialização intensifica a urbanização das cidades fazendo estas competirem umas com as outras. Neste processo a Cidade de Foz do Iguaçu está incluída neste contexto, com seu complexo turístico e a sua urbanização.Item A uberização do trabalho docente.(2024) Pereira, Matheus Pedro ZuqueA história da humanidade está repleta de momentos que produziram mudanças nas relações de trabalho, na forma como vivemos, nos comunicamos e como nos movimentamos pelo planeta. As sucessivas revoluções tecnológicas costumam ser citadas como exemplos disso. No entanto, mesmo com a intensificação do uso da tecnologia em nosso cotidiano e, apesar dessas mudanças, as relações trabalhistas continuam a seguir uma regra essencial para o sistema capitalista no qual vivemos: a exploração da força de trabalho por aqueles que possuem os meios de produção. Nos últimos anos, tem-se criado novos serviços para serem utilizados a partir de plataformas e aplicativos eletrônicos instalados em celulares. Um desses serviços busca auxiliar na locomoção e no transporte de pessoas e na entrega de mercadorias, concorrendo com serviços tradicionais como taxistas, moto-taxistas e com os correios. Um dos primeiros e mais famosos aplicativos construídos para estes fins, ficou conhecido como Uber. As relações de trabalho promovidas por aplicativos como o Uber, tem fragilizado e precarizado os direitos trabalhistas de um número elevado de pessoas no mundo inteiro. Ao passo que a perda de direitos essenciais em outras áreas de atuação profissional, como a dos professores, por exemplo, tem sido chamada de uberização da carreira docente. Assim, o objetivo central deste trabalho foi contribuir para o debate acerca de como a Uberização tem afetado a profissão e a carreira dos professores na atualidade, revisitando autores dedicados ao estudo do avanço das políticas neoliberais no Brasil e no mundo. Para subsidiar as discussões aqui apresentadas, fez-se uso de análises advindas de uma Pesquisa Bibliográfica, com foco nas políticas públicas educacionais neoliberais voltadas para a escola pública e por meio de pesquisas que buscam entender as relações trabalhistas de professores contratados por processo seletivo simplificado (PSS) pelo Governo do Estado do Paraná, via Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR).Item Políticas públicas educacionais e a diminuição do interesse e criatividade de estudantes.(2024) Mendieta Rodríguez, Jorge MoisésEsta pesquisa analisou fatores que podem aumentar o desinteresse dos estudantes em sala de aula, com foco na possível influência de políticas públicas educacionais, no Brasil e na América Latina. Para cumprir este objetivo, fez-se uso de referências teóricos para compreender como funcionam essas políticas educacionais sob a influência de órgãos de controles internacionais. Aplicou-se ainda um questionário à professores da Educação Básica, com o intuito de investigar como as decisões tomadas no âmbito político, influenciam o quotidiano escolar. A partir dos resultados alcançados, buscou-se estabelecer possíveis fatores relevantes para a discussão da diminuição no interesse dos estudantes pelo atual modelo escolar. Além disso, foram identificados diferentes pontos que poderiam contribuir para uma melhora desta situação, ao considerar a participação dos professores na formulação das políticas públicas educacionais alternativas para o estabelecimento de um ambiente de ensino e de aprendizagem saldável e de qualidade, com vistas a uma educação emancipadora e crítica.Item Geografia escolar e as representações sociais de racismo: Estudantes de uma escola pública de Foz do Iguaçu(2023) Estingelin, Fabíola Loide VicenteTendo por base a temática de educação antirracista, objetivou-se nessa pesquisa investigar as representações sociais de estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná em 2023. Para tanto foram utilizados procedimentos de levantamentos de informações secundárias em fontes bibliográficas e também em fontes primárias junto a 1 turma do Ensino Médio. Verificou-se que os/as estudantes têm utilizado termos racistas no cotidiano escolar como forma agredir verbalmente os/as colegas negros/pretos. E dentre os xingamentos alguns foram adaptados para a realidade atual e outros têm sido reproduzidos conforme avós e pais utilizavam em seu cotidiano. Concluí-se que nas aulas de geografia escolar ainda se faz presente ideias racistas, sendo as mesmas reproduzidas e afetando negativamente estudantes negros/pretos. E tal realidade nos leva a afirmar que é importante que a escola em conjunto com a comunidade escolar e, em particular, professores de Geografia, organizem projetos pedagógicosvoltados para uma educação antirracista que no decorrer das aulas, conteúdos geográficos perpassem essa questão, para que se construa assim, de fato, momentos de reflexão contínua e não somente na data da Consciência Negra.Item Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA(2023) Calado, Vitória de SousaEste artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre avaliação e aprendizagem na universidade, seus dilemas, os desafios à docência e alguns relatos discentes. Cujo objetivo é elucidar por meio dos relatos estudantis algumas experiências avaliativas praticadas por docentes universitários e sua influência no processo de ensino aprendizagem do (da) discente. Resgatando no primeiro momento uma análise bibliográfica buscando compreender sob a ótica de diversos pesquisadores as perspectivas sobre as práticas avaliativas, suas possibilidades e limitações no processo de aprendizagem estudantil. Partindo do pensamento do exercício docente e o processo de ensino aprendizagem dos (das) discentes, houve uma breve investigação de caráter qualitativo utilizando uma metodologia de pesquisa e amostragem nomeada de “bola de neve”, por intermédio de um formulário com 16 estudantes de cursos de Licenciaturas da UNILA sobre suas experiências avaliativas e como isso interfere no seu processo de aprendizagem para a formação. Os resultados demonstraram a insatisfação e o sentimento de impotência por parte dos discentes em relação a algumas experiências avaliativas, os fazendo repensar por exemplo em prosseguir ou não a Graduação. Por outro lado, a motivação promovida por outros docentes os permitiram enxergar melhor suas qualidades e potencialidades, sendo uma medida positiva e influenciadora no seu processo de formação.Item Alfabetização Cartográfica Processos e Definições: o "Atlas Escolar de Foz do Iguaçu" uma Contribuição à Cartografia Local(2023) Rieger, Israel VogelA alfabetização cartografica, processo que configura os saberes da geografia que indtroduzem e orientam o estudante a leitura e entendimento dos mapas é a principal questão abordada no presente trabalho. Para isso, realiza uma revisão bibliográfica em autores que abordam o tema, e uma análise documental, com o objetivo de esclarecer questionamentos como: Como a Alfabetização Cartográfica está inserida na Base Nacional Comum Curricular- BNCC? Quais são os saberes geográficos que configuram o processo de Alfabetização Cartográfica? Como o Atlas Escolar de Foz do Iguaçu contribui para o entendimento da Cartografia e da Geografia na cidade? Tais questionamentos guiaram a elaboração do trabalho e foram essenciais para as reflexões e resultados obtidos a partir da realização do mesmo, onde buscamos esclarecimentos nos seguintes materiais: a) artigo “Os saberes da Geografia na educação básica” escrito pelo professor Marcelo Augusto Rocha e pela professora Léia Aparecida Veiga, ambos professores no curso de Geografia da UNILA, b) o artigo “Dos PCNS a BNCC: O Ensino de Geografia sob o Domínio Neoliberal” escrito pelo professor, Eduardo Donizeti Girotto, c) artigo “Fundamentos da Alfabetização Cartográfica no Ensino da Geografia” escrito pela professora Mariza Cleonice Pisssinati, d) o artigo “Cartografia no ensino fundamental e médio”, escrito por Maria Elena Ramos Simielli, e) o terceiro capítulo do livro “Cartografia Escolar”, organizado pela professora Rosângela Doin de Almeida e, f) uma análise documental no “ Atlas Escolar de Foz do Iguaçu ” onde apresentamos o material desenvolvido por um projeto pesquisa coordenado pela professora Naomi Anaue Burda, também professora da UNILA.Item Prova Paraná e governança transnacional.(2023) Felippe, Shirley BarrosUma das políticas educacionais que mais impactaram os sistemas de ensino pelo mundo foram as avaliações de larga escala. Elas criaram uma definição de qualidade única para todos os povos, transformando-se em eixo estruturador de uma política de ensino onde a aprendizagem passa a ser desempenho. Este trabalho desvenda a origem desta política, a forma como foi concebida a definição de qualidade e como tal definição redirecionou o processo de ensino aprendizagem no Paraná e no mundo. Para realizar essa proposta de pesquisa discutiu-se teoricamente sobre o contexto das políticas neoliberais para a educação recomendadas por órgãos econômicos supranacionais; entendeu-se o processo avaliativo de larga escala no Paraná, destacadamente a Prova Paraná e evidenciou-se a correlação entre a Prova Paraná e a governança transnacional operada por órgãos econômicos como a OCDE. Para o desenvolvimento desses objetivos o método materialismohistórico-dialético foi utilizado para delinear os caminhos metodológicos na interpretação da realidade da educação básica paranaense. A Prova Paraná é uma ferramenta de governança transnacional e não poderia ser de outra maneira dado que ela é fruto das políticas neoliberais recomendadas pela OCDE que é um órgão econômico supranacional que, ao definir o que é qualidade (uma complexa relação entre equidade, literacia e responsabilidade ou equity, literacy and accountability) atende as políticas neoliberais, ou seja: os documentos e as propostas políticas que se reverteram em políticas públicas educacionais reverberam o discurso da OCDE, principalmente no que tange a equity ou equidade que objetiva reduzir as pessoas a trabalhadores capazes de manter o sistema capitalista funcionando, porém acríticos o suficiente para não questionar o sistema socioeconômico imposto pelos países ditos ‘desenvolvidos’ e pela elite nacional.
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