TCC - Geografia - Licenciatura
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Item Educação inclusiva e a Cartografia: investigação sobre a apropriação de conceitos Geográficos por Estudantes surdos na Escola Bilíngue da AMESFI- Medianeira/PR, 2018.(2018-12-13) Agnibene, Marieli Gonçalves; Silva Júnior, Roberto França daA presente pesquisa objetivouaveriguar como a Geografia tem sido apresentada pelos professores no contexto da sala de aula inclusiva, atribuindo aqui como prioridade, os conceitos geográficos apreendidos pelos surdos. Para que os dados pudessem ser coletados, e reconhecendo a necessidade de alunos surdos participarem da pesquisa como população recorte desse estudo, foi então desenvolvida uma pesquisa de campo com cinco alunos surdos do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) da cidade de Medianeira/PR.A pesquisa ocorreu na escola de Educação Bilíngue da Amesfi, onde os alunos são atendidos no contra turno. O instrumento utilizado foi uma entrevista com cinco questões abertas que visavam reconhecer as limitações encontradas por esses alunos quanto à apropriação dos conceitos cartográficos e como os mesmos eram abordados em sala de aula. Reconhecendo que o aluno surdo possui dificuldades de acompanhar as aulas e se apropriar dos termos e conceitos, devido a sua limitação auditiva, torna-se relevante o professor desenvolver formas diferenciadas de ensino que possibilitem o aprendizado desses estudantes e esta pesquisa apresenta-se com tamanha relevância tanto para os profissionais da área, como também para a sociedade compreender melhor os encaminhamentos necessários de acesso da pessoa surda às informações e conhecimentos. Por ser uma pesquisa teórico-prática, o aporte teórico conta com a contribuição de autores renomados na área, ademais, fortalece as discussões em torno dos dados obtidos. Foi possível observar que mesmo os professores não dominando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no quesito Geografia, os docentes tentam propor formas diversificadas de ensino, em compensação, constata-se, de acordo com os dados que as maiores dificuldades estão relacionadas aos conceitos, que reforçam as limitações desses alunos frente à Língua Portuguesa (LP).Item A Educação para o Trânsito como prevenção de acidentes na cidade de Foz do Iguaçu - PR(2018-12-15) Santos, Josué Bullé dos; Rocha, Marcelo AugustoEste trabalho objetivou identificar e caracterizar o volume de acidentes com motos em Foz do Iguaçu para os anos de 2017-2018 e propor uma cartilha com fins educativos para alunos da Educação Básica. A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamentos secundários, ou seja, de revisão bibliográfica, artigos, relatórios anuais do DETRAN-PR, Previdência Social e de cartilhas de educação no trânsito, produzidas por outros estudos e disponibilizadas na rede mundial de computadores (internet). E também a partir de procedimentos de levantamentos primários de informações junto ao Sistema de atendimento a traumas e emergências, (SIATE) do Corpo de Bombeiros, bem como por meio de levantamentos em cartilhas de educação no trânsito, produzidas por outros estudos e disponíveis na rede mundial de computadores (internet). Evidencia-se com este estudo a necessidade de desenvolver mais ações integradas entre os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização no transito e instituições de Educação Básica e Superior, a fim de produzir materiais, campanhas e projetos educativos de educação para o trânsito.Item Geografia escolar e as representações sociais dos estudantes do ensino fundamental II sobre avaliação(2018-12-15) Andrade, Alexsandro Anastacio; Veiga, Léia AparecidaA avaliação escolar tem sido discutida nas últimas décadas por autores diversos, que buscam romper com a pedagogia tradicional de avaliar para classificar em prol de uma avaliação diagnóstica e contínua, que contemple instrumentos avaliativos diversificados, com o objetivo de investigar, refletir e agir. A legislação como Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/1998) apontam para a importância de ser realizada avaliação diagnóstica e contínua. Mas em grande parte das escolas de ensino básico, os professores embora compreendam a teoria acerca do processo avaliativo, na prática ainda desenvolvem a avaliação as disciplinas escolares de forma classificatória e punitiva. Objetivou-se com essa pesquisa investigar as representações sociais de estudantes de três turmas de 6° anos e duas turmas de 9° anos de um colégio estadual localizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Foram utilizados procedimentos primários - coleta de informações nestas salas de aulas, o professor pesquisador lançou a seguinte pergunta: Como você se sente quando houve a frase: amanhã teremos avaliação de geografia? Os estudantes foram orientados a desenharem e escreverem frases curtas sobre o que sentiam. E procedimentos secundários - foram realizadas leituras em trabalhos acadêmicos sobre a temática avaliação da aprendizagem escolar. Os desenhos e frases curtas foram categorizados e verificou-se que a grande maioria dos estudantes sente medo, angústia, pavor. Dentre os 98 desenhos, 07 estudantes indicaram que se sentem felizes pois é um momento de descobrir se sabe o conteúdo ou de testar os conhecimentos. Pode-se concluir que a avaliação tem sido utilizada como forma de classificação e castigo segundo as representações sociais dos estudantes, indo assim contra a ideia de avaliação mediadoraItem Formação Docente para Educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em Geografia das Universidades Públicas do Paraná 2018(2019-12-03) Araujo, Carla Cristina Varela; Veiga, Léia AparecidaO presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes no Projeto Pedagógico do Curso/PPC em vigor até o ano de 2018, nos cursos de formação de professores em Geografia, grau licenciatura ofertados nas universidades públicas do estado do Paraná. Delimitou-se como lócus da pesquisa, portanto, os Projeto Pedagógico do Curso/PPC dos cursos nos campi da UEM, UEL, UENP, UEPG, UFPR, UNESPAR, UNICENTRO, UNILA e UNIOESTE, nos quais estão em funcionamento o curso de geografia, licenciatura. O objetivo central é identificar se os cursos ofertados por estas universidades contemplam o que estipula a Lei de inclusão brasileira, no que tange a disponibilidade de disciplinas para formação inicial de professores em uma perspectiva inclusiva. No tocante aos procedimentos metodológicos, foram utilizadas fontes secundárias (documentos institucionais como o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Geografia, grade curricular e o componentes) e discutidas a luz de referencial teórico acerca do Currículo, Educação Inclusiva e da Formação Inicial de Professores, temáticas essas abordadas por Aranha (2005); Batalha (2009); Jesus (2012); Mendes (2006); Michels (2006,); Mazzotta (1995); Naujarks (2002); Santana (2016). Também foram utilizadas fontes primárias, com informações levantadas através da aplicação de um questionário on line, tendo como público alvo, os professores formados nas universidades pesquisadas. Verificou-se que a maioria das universidades no tocante a presença da educação inclusiva na grade curricular ainda é insipiente, pois, na maioria delas a única disciplina com cunho inclusivo é a de LIBRAS dada a obrigatoriedade prevista em lei. Conclui-se que essa pouca oferta de disciplinas voltadas para educação inclusiva reflete no cotidiano dos professores no exercício da docência, que sentem-se inseguros para trabalhar com os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades que estão inclusos no ensino regular, o que tem resultado em stress no professor e na exclusão pedagógica dos alunos.Item Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019(2019-12-05) Gomes, Flávia Maria; Crocetti, Zeno SoaresO presente trabalho foi construído a partir da formação continuada de professores da rede municipal, pertencentes ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) de Foz do Iguaçu. O percurso do texto foi elaborado a partir da história do município, sua economia, a caracterização da educação básica na rede pública de educação tanto municipal, quanto estadual, o desempenho do Ensino Fundamental I no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB, e, por fim a formação de professores e a parceria selada entre a universidade e o município. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi o levantamento bibliográfico, a análise de dados coletados nas bases do INEP/MEC, o relato da experiência dos participantes do curso e as imagens registradas durante a realização do curso. A problematização sobre a formação continuada de professores, amparadas por legislações vigentes em âmbito nacional e municipal, em detrimento a política de avaliações de desempenho que são vinculadas a melhorias infraestruturais nas escolas.Item Youtube como Nova Ferramenta de Estudo e Pesquisa para Estudantes(William Kelba Ramos, 2019-12-05) Kelba, William; OrientaçãoDiante de uma nova realidade, em que tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes na realidade escolar, o YouTube vem consolidando-se como uma das principais fontes de pesquisa e ensino entre jovens e crianças do ensino fundamental e médio. Este artigo tem como objetivo traçar um panorama geral dessa nova realidade e analisar alguns casos de vídeos com conteúdos voltados para a geografia. Para tanto foram utilizados procedimentos primários e secundários de levantamentos de dados. Verificou-se que o YouTube é uma ferramenta presente no cotidiano escolar dos alunos, os nativos digitais e que os mesmos tem-se utilizado com frequência dessa ferramenta para pesquisas escolares. Concluiu-se que esse é um novo horizonte que surge e necessita ser explorado para entender-se a nova dinâmica de pesquisa e estudo entre estudantes, em particular para o caso de pesquisas extraclasse.Item Profissões, mulheres e representações sociais de estudantes do ensino fundamental II: estudo de caso em uma escola no oeste do Paraná em 2019(2019-12-05) Garcia, Thays Regina; Veiga, Léia AparecidaEste trabalho refere-se a uma reflexão sobre as representações sociais acerca das profissões, voltada a uma perspectiva de gênero, focado na mulher e como a mulher se insere nesse espaço, visto estereótipos e visões construídas historicamente. Trata-se de uma abordagem envolvendo o ensino e gênero, através de um estudo sobre desigualdade de gênero e mercado de trabalho para adentrar na questão da disciplina de geografia nas escolas como possibilitadora da promoção da equidade de gênero. A ideia central parte de um estudo de caso sobre representações sociais de estudantes do Ensino Fundamental II de uma pequena cidade do oeste do Paraná, que objetivou investigar como é o imaginário de tais estudantes acerca de determinadas profissões quanto à questão de masculino e feminino. Com abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos utilizados para essa reflexão foram determinados a partir uma revisão bibliográfica e pelo levantamento de dados em campo com os estudantes, por meio da solicitação de desenhos de profissões selecionadas por alguns critérios específicos que corroboraram aos enunciados acerca da desigualdade de gênero socialmente constru ída . Verificou-se que entre os/as estudantes ainda prevalece uma visão de mulher enquanto sujeito a ocupar determinadas profissões, historicamente delegadas para as mesmas, que inspiram cuidados e perfil dito feminino. Conclui-se que é importante levar essas discussões sobre os espaços historicamente destinados às mulheres pela sociedade como forma de promover um debate acerca da equidade de gênero, tendo o/a professor/a de geografia no ensino básico e superior o papel de mediador na construção de uma sociedade menos desigual e provedora de violências.Item Aulas de geografia e estratégias lúdicas: a voz dos estudantes do ensino médio de uma escola de Foz do Iguaçu(2019-12-05) Lima, Daniel da Costa; Veiga, Léia AparecidaAs estratégias lúdicas podem contribuir na promoção de ambientes prazerosos de aprendizagem em sala de aula e, principalmente, para uma aprendizagem mais significativa nas aulas de Geografia. Objetiva-se discutir sobre a importância das atividades lúdicas nas aulas de geografia bem como investigar o que pensam os estudantes do ensino médio noturno de uma escola estadual de Foz do Iguaçu sobre atividades lúdicas nas aulas. Para tanto o pesquisador utilizou-se de procedimentos primários (levantamentos de informações juntos aos estudantes por meio de entrevista semiestruturada, aplicação de questionário e observações diretas em sala de aula) e procedimentos secundários (levantamentos de informações em documentos como a Proposta Pedagógica, livros e trabalhos acadêmicos que tratam da temática ludicidade em sala de aula). Verificou-se que estratégias de ensino pautadas em atividades lúdicas como brincadeiras e jogos, desenhos e músicas, e tantas outras, podem despertam o interesse dos/as estudantes e contribuir para a aprendizagem dos conteúdos em sala de aula de Geografia. Concluiu-se que os estudantes mesmo estando no Ensino Médio sentem faltam de atividades lúdicas em sala de aula e que no decorrer de suas vidas escolares, poucas foram as práticas que envolveram ludicidade.Item Formação de Professores de Geografia no Ensino a Distância no Brasil: Investigação sobre Oferta, Demanda e Desafios(2019-12-09) Alcolea Cruz, Fernando; Rocha, Marcelo AugustoEste trabalho tem como objetivo identificar, investigar e localizar a oferta, a demanda e as condições que configuram a formação de professores de Geografia no Brasil, com especial atenção àqueles graduados na modalidade Ensino a Distância (EAD). Se pretende, também, averiguar se as localidades carentes desse profissional concentram, por sua vez, maior número de postulantes à essa graduação e qual o impacto das novas políticas educacionais, em face da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na absorção desse potencial contingente de trabalhadores. Finalmente serão discutidas as condições de formação desse profissional, uma vez que o ambiente virtual de estudos, tal como proposto, pode não contemplar, grande medida, a vivência necessária e saudável do cotidiano em sala de aula, peça fundamental para a formação do docente, seja nos processos de ensino-aprendizagem, seja na construção de um “eu educador” consciente da sua própria atuação e seu impacto, não somente em sala de aula, mas no mundo do alunos e suas famílias, na escola e na comunidade.Item A geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras: investigando a reforma do ensino médio(2019-12-13) Pinheiro Junior, Dawson Ferreira; OrientaçãoO presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os aspectos da Reforma do Ensino Médio e a sua consolidação por meio da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Para tanto, essa pesquisa de cunho exploratório constitui em uma leitura crítica do cenário internacional e nacional, visando investigar a geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras. Como resultado da pesquisa, identificou-se a permeabilização nas políticas nacionais brasileiras, a inclusão da pauta da educação na cartilha do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e as suas ações governistas, denominadas de governabilidade e segurança. Estas, coagem alguns países, e principalmente o Brasil, a ratificar as políticas mercantis para a educação e em especial para a Reforma do Ensino Médio. Tem em seu âmago não só a reformulação curricular educacional, mas também, diretrizes políticas austeras, para consolidar reformas de cunho social, político, econômico e mais especificamente educacional.Item A Geoeconomia e as suas Polìticas Econômicas nas Diretrizes Educacionais Brasileiras: Investigando a Reforma do Ensino Médio(2019-12-13) Pinheiro, Dawson Ferreira Junior; OrientaçãoO presente trabalho possui como objetivo identificar e analisar os aspectos da Reforma do Ensino Médio e a sua consolidação por meio da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Para tanto, essa pesquisa de cunho exploratório constitui em uma leitura crítica do cenário internacional e nacional, visando investigar a geoeconomia e as suas políticas econômicas nas diretrizes educacionais brasileiras. Como resultado da pesquisa, identificou-se a permeabilização nas políticas nacionais brasileiras, a inclusão da pauta da educação na cartilha do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e as suas ações governistas, denominadas de governabilidade e segurança. Estas, coagem alguns países, e principalmente o Brasil, a ratificar as políticas mercantis para a educação e em especial para a Reforma do Ensino Médio. Tem em seu âmago não só a reformulação curricular educacional, mas também, diretrizes políticas austeras, para consolidar reformas de cunho social, político, econômico e mais especificamente educacional.Item Avaliação Escolar e o erro: representações sociais de estudantes de ensino fundamental I em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu/PR em 2019(2019-12-14) Bini Junior, Joaci Manoel; Veiga, Léia AparecidaNas aulas de geografia a partir do 6º ano, muitos estudantes apresentam representações sociais negativas do erro escolar. Ideias e concepções que foram construídas no decorrer de suas vivências em diferentes grupos sociais, em particular na escola. Objetivou-se investigar e discutir sobre as representações sociais dos estudantes do ensino fundamental I em uma escola municipal de Foz do Iguaçu/PR em 2019. Por tratar-se de um estudo de caso e de representações sociais, a pesquisa é qualitativa e foram utilizados procedimentos primários e secundários para o levantamento de informações. Os estudantes participantes da pesquisa apresentaram representações sociais das negativas acerca do erro escolar, em sua maioria de medo e sentimento de incapacidade. É necessário repensar a forma de entender o erro escolar, pois o mesmo deve ser entendido como hipóteses valiosas na construção do conhecimento pelo estudante.Item Aulas de Geografia no ensino fundamental II e a questão da avaliação: as concepções de erro escolar em turams de 6º e 9º ano de uma Escola Estadual de Foz do Iguaçu/PR em 2019(2020-01-20) Torres, Rodrigo de Melo; Veiga, Léia AparecidaÉ comum professores no ensino básico associarem a concepção de erro ao fracasso escolar e, por sua vez, menos comum a associação do erro escolar a ideia de diagnostico para o/a docente trabalhar com o estudante ou de erro como uma hipótese que contribuirá no avanço do aprendizado do/as estudante. Os/as estudantes por sua vez acabam por assimilar a ideia de erro como algo ruim, que deve ser combatido e que ocorre na escola quando o sujeito não tem capacidade cognitiva. Levando em consideração a questão do erro escolar, buscou responder a pergunta: nas aulas de geografia, como os estudantes do ensino fundamental II concebem o erro e como eles reagem ao errar? Objetivou-se com esse artigo levantar e discutir as representações sociais sobre erro nas aulas de geografia dos/as estudantes em turmas de 6 º e 9 º anos de uma escola estadual em Foz do Iguaçu/PR em 2019. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ao passo que se utilizou as representações sociais dos estudantes. Os procedimentos de pesquisa englobaram levantamento bibliográfico e também das representações sociais dos estudantes por meio de desenhos. Verificou-se que ainda é muito forte a ideia de erro como fracasso e de sentimentos negativos entre os estudantes. É importante discutir sobre a concepção de erro seja na formação inicial seja nas formações continuadas, levando os professores refletirem sobre suas práticas e o erro, passando a compreendê-lo como algo positivo e necessário para o/a estudante avançar na construção do seu conhecimento, em que pese nas aulas de geografiaItem As representações sociais dos estudantes de 6 anos de uma Escola Pública em Foz do iguaçu/PR sobre os termos água e meio ambiente em 2019(2020-01-24) Oliveira, Marta Jacinto de; Veiga, Léia AparecidaAs representações sociais dos/as estudantes sobre água e meio ambiente são indicativos das ideias construídas pelos mesmos sobre esses conceitos. Objetivou-se investigar e discutir as representações sociais de água e meio ambiente junto aos estudantes de uma turma de 6 º ano do ensino fundamental II em uma escola pública em Foz do Iguaçu/PR no de 2019. O estudo foi realizado a partir pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, contemplando uma reflexão sobre teórica sobre água, meio ambiente e representações sociais, assim como um levantamento de campo junto aos estudantes, com desenhos e socialização oral das ideias. Verificou-se que embora alguns estudantes tenham representado a água no meio ambiente numa relação harmônica, outras mencionaram a questão da poluição e contaminação da água. O mesmo foi constatado em relação ao conceito de meio ambiente, no qual a maioria dos estudantes representou a dissociação de sociedade e natureza quando se trata do termo meio ambiente e também a ideia de ser humano como prejudicial aos elementos naturais no meio ambiente. Concluiu-se que ainda se faz necessário trabalhar a educação ambiental em uma perspectiva da água e saúde coletiva. Da mesma forma é importante contemplar práticas que discutam o meio ambiente como um conjunto composto por elementos naturais e sociais, sem dissociar natureza e sociedade nas aulas de geografiaItem As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila(ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOS, 2020-07-06) Santos, Écheley Adriane Indreli; OrientaçãoA formação inicial de professores ganhou enfoque no cenário das pesquisas do eixo educacional, principalmente pelo avanço das Leis de Diretrizes e Bases da Educação. A busca por um plano estra-tégico que visa formar e qualificar melhor os professores, se consolida através das ações que fazem parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação – PDE, através da elaboração de um plano estratégico de formação inicial para os professores, conhecido como Plano Nacional de For-mação dos Professores (MEC, 2020). É partindo destas ações que o Ministério da Educação – MEC, anuncia em 2017 medidas que fomentem a formação nos cursos de licenciatura no Brasil, como é o caso do Programa Residência Pedagógica - PRP. Todavia, as perguntas que permeiam esta pesquisa dizem respeito aos seguintes questionamentos: Como as Políticas de Formação de Professores, atra-vés das atividades propostas pelo Programa Residência Pedagógica, realizadas pelos alunos da tur-ma de Geografia da UNILA, contribuíram para a formação inicial de professores e, sobretudo, de que forma auxiliou na construção de sua identidade docente? Quais foram os impactos que o pro-grama realizou nos colégios estaduais em que esteve implantado? Houve de fato uma aproximação entre escola e universidade? Objetiva-se com essa pesquisa investigar a implantação do Programa Residência Pedagógica no curso de Geografia da UNILA, evidenciando como as políticas voltadas para a formação de professores impactou os discentes de licenciatura da mesma. Em termos de pro-cedimentos primários foram aplicados questionários junto as estudantes da graduação e professores do PRP. E como fontes secundárias foram feitos levantamento em material bibliográfico pertinente a temática. Verificou-se que o programa de residência pedagógica implantado no curso de geografia da UNILA contribuiu qualitativamente para a formação inicial dos futuros professores assim como para reforçar a identidade docente.Item A Importância da Discussão sobre o Papel do Autocídio dentro do Ambiente Escolar(Samuel Adama, 2020-12-16) Leticia, Luiza Santana; OrientaçãoAnalisando todo o contexto histórico do ambiente escolar, é possível compreender de fato suas desavenças e suas perspectividades. Há certos assuntos e debates nos quais, tornam-se ocultos ou até mesmo de alguma forma “escondidos”. O tema abordado neste TCC, trata-se de ir além do indivíduo discente. Digo, o modo que o ambiente escolar interfere em seu cotidiano familiar e profissional também. Baseando-se na linha de raciocínio de diversos autores como; JEAN PIEGAT, ÉMILLE DURKHEIM, PATTERSON GR, RESMINI, MÁRCIA TEGINA, FRENCH DC, entre outros. Esta pesquisa foi desenvolvida utilizando a plataforma do DATASUS que, por sua vez, utiliza fontes do IBGE e tem como objetivo questionar sobre a Autoquíria, ou seja, o Suicídio. Enquanto dentro do ambiente escolar, quanto voltado para a sociedade e discorrer sobre suas variações enquanto que para a educação e o desenvolvimento comportamental da infância até atingir maior idade. Fundamentados por psicanalistas, psiquiatras, médicos, psicólogos e docentes. E por fim, argumento sobre o autocídio dentro do ambiente escolar.Item A Importância da Discussão sobre o Papel do Autocídio dentro do Ambiente Escolar(Samuel Adami, 2020-12-16) Santana, Letícia Luiza; OrientaçãoAnalisando todo o contexto histórico do ambiente escolar, é possível compreender de fato suas desavenças e suas perspectividades. Há certos assuntos e debates nos quais, tornam-se ocultos ou até mesmo de alguma forma “escondidos”. O tema abordado neste TCC, trata-se de ir além do indivíduo discente. Digo, o modo que o ambiente escolar interfere em seu cotidiano familiar e profissional também. Baseando-se na linha de raciocínio de diversos autores como; JEAN PIEGAT, ÉMILLE DURKHEIM, PATTERSON GR, RESMINI, MÁRCIA TEGINA, FRENCH DC, entre outros. Esta pesquisa foi desenvolvida utilizando a plataforma do DATASUS que, por sua vez, utiliza fontes do IBGE e tem como objetivo questionar sobre a Autoquíria, ou seja, o Suicídio. Enquanto dentro do ambiente escolar, quanto voltado para a sociedade e discorrer sobre suas variações enquanto que para a educação e o desenvolvimento comportamental da infância até atingir maior idade. Fundamentados por psicanalistas, psiquiatras, médicos, psicólogos e docentes. E por fim, argumento sobre o autocídio dentro do ambiente escolar.Item A Transversalidade entre o Regionalismo Literário e o Conceito Geográfico de Região: Contribuições para a Reflexão e a Prática Escolar(2021) Gamarra, Elida Urbina; OrientaçãoO presente artigo foi proposto como estratégia pedagógica transversal para definir um elo didático entre o regionalismo literário (de acordo com as diretrizes estético-ideológicas do romance alinhado ao Manifesto Regionalista de 1926) e a região enquanto conceito geográfico. O ponto de encontro entre o literário e o geográfico, em semelhante ligação transdisciplinar na análise do romance Vidas Secas (1938) de Graciliano Ramos, e o objetivo metodológico dessa transversalidade são apresentados com o intuito de problematizar o estereótipo do semiárido nordestino brasileiro (cenário do romance) como uma região da fome. É como se as características socioespaciais do sertão, ou seja, seu clima, sua vegetação, sua paisagem e a peculiaridade de sua cultura, fossem determinantes para o subdesenvolvimento econômico e o atraso social; mazelas essas, cuja síntese mais evidente é o flagelo da fome. O principal resultado apresentado neste artigo é a articulação da transversalidade com as expectativas pedagógicas em favor de uma leitura de mundo que problematize estereótipos e naturalizações que ocultam desigualdades socioespaciais sob a pretensa fatalidade de características físicas hostis de uma dada região, como é o caso da intermitência fluvial e da irregularidade pluvial do semiárido nordestino.Item A Construção de Murais por meio do Grafite em Escolas como Meio de Aprendizagem de Conteúdos Geográficos, Socialização e Valorização dos Espaços(2021) Almeida, Pedro Paulo; OrientaçãoO presente artigo desenvolve uma abordagem analítica que articula o muralismo e o grafite como instrumento pedagógico do ensino de geografia, e com isso busca proporcionar reflexões críticas sobre o espaço escolar e ferramentas didáticas para o estudo das realidades, contraditórias e desiguais vividas pelos estudantes. Desta forma, o artigo apresenta três momentos que se encontram articulados: 1) discorre sobre a história do muralismo e grafite, indicando a influência mexicana e estadunidense nesse debate apresentado, desde seu princípio como um grito de resistência; 2) realiza-se um debate que coloca o muralismo, o grafite e também a pichação como ferramentas pedagógicas essenciais, pois vão além do olhar tradicional para a realidade analisada, para o ensino geográfico em escolas públicas; 3) subsequentemente, indica-se uma orientação teórico-prática sobre a possibilidade da construção de murais, associados ao grafite e pichação em espaços de educação formais, com vistas a possibilitar uma ação transformadora. Esses três momentos, indicam uma trajetória reflexiva que pode possibilitar aos estudantes, por meio da Geografia, desenvolverem suas próprias análises espaciais e o entendimento das paisagens em seus múltiplos sentidos e dos territórios em seus múltiplos agentes.Item Análise das Políticas Públicas para Educação no Campo: o Caso de Foz do Iguaçu/PR(2021) Barbosa da Silva, WelitaO presente trabalho de conclusão de curso apresenta um breve contexto histórico da formação do território brasileiro, como também uma compreensão em âmbito nacional das políticas públicas educacionais para o campo, políticas aplicadas aliadas aos interesses econômico e entender como as diretrizes nacionais interferem nas decisões das gestões estaduais e municipais. Objetivo central é pesquisar, identificar e analisar as políticas públicas municipais/estaduais/federais voltadas para atender a educação no campo em Foz do Iguaçu/PR nos últimos anos. Para tanto os procedimentos metodológicos contemplaram pesquisa em fontes secundárias, documentos oficiais, livros, trabalhos e revistas acadêmicas, bem como a análise documental da legislação do campo; além disso, realizamos pesquisa de campo exploratória, descritiva e explicativa para se concluir uma pesquisa com interpretação qualitativa.
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