TCC - Letras - Artes e Mediação Cultural
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Item Acalantar: uma prática para aquietar? Ação de adormecer ou a-que-ser a alma, acalma(2020-03-13) Schmidt, Isabel Mattos; Torres, Mario René RodríguezNeste trabalho de pesquisa sobre os acalantos na América Latina fiz uma análise das letras de algumas canções de ninar como “Duerme Negrito”, “Torore rore” (cantiga guarani), “Mãezinha do céu” e “Arroro mi niño”, procurando encontrar o que está oculto nestas melodias que entoadas, penso eu, vão construindo um ritmo de vida e sedimentando noções de raça, gênero, padrão social, sentimentos de medo e solidão, nascer e morrer. Entre fronteiras e limiares, os muitos cantares na sua “forma” colocam as “doces regras” sociais. Trata-se de uma investigação etnográfica, pois as músicas foram eleitas, através de uma pergunta a colegas de curso em um intervalo entre classes: Que canção de ninar cantaria para mim? Sem muito pensar, cantaram. E é também uma pesquisa bibliográfica, posto que procurei autores que estudassem as questões acima elencadas. Para conclusão busco alternativas em outras cosmovisões não hegemônicas e que pensem e tragam seus cantos relacionados com a natureza e o fazer comunitário. Encontrei ao final uma (in) conclusão, muitos são os caminhos, lanço aqui apenas ideias “ao vento” - sementes.Item Amanhã, ontem e hoje - tempo espiralar e o espetáculo "A sociedade dos Anticorpos".(2024) da Silva, João Ricardo de CarvalhoO presente memorial descritivo apresenta a construção da cena “Amanhã, Ontem e Hoje”, integrante do espetáculo cênico “A Sociedade dos Anticorpos”, fruto da pesquisa do Coletivo Poéticas do ENTRE, sediado na UNILA. Este trabalho elabora um relato sobre a trajetória percorrida dentro e fora da sala de ensaio, junto a reflexões sobre tempo espiralar e a experiências advindas do Candomblé, que dividem espaço com os aportes teóricos e poéticos de Leda Maria Martins, Antonin Artaud e Byung-Chul Han. Apresentam-se diálogos entre as corporalidades negras com o fazer teatral como base para a elaboração da personagem a “Narradora” da cena “Amanhã, Ontem e Hoje”.Item Analogías entre el Ara Pyau y la Primavera Occidental de la Escritura(2022) Ortigoza, Claudia Pamela; OrientaçãoEl siguiente trabajo propone establecer ciertos paralelismos entre dos culturas que, socialmente divergen, pero al establecerse la comparación entre símbolos y signos de la naturaleza, se podría hallar una convergencia. Esta característica se describe, con datos ejemplificadores, en el inicio de un nuevo ciclo natural. La semántica del Reinicio vinculado al Ara pyau de los pueblos mbya y la primavera occidental de la Biblia es el tópico de análisis del monográfico. El documento consta de tres partes, la primera refiere a quiénes son los guaraníes, lingüística y geográficamente descriptos; la segunda, presenta un acercamiento al pueblo mbya, su constante aguata y su identidad y, por último, la enumeración de elementos análogos que comparten ambas culturas y que resultan un punto de encuentro que, más allá de cualquier prejuicio, resultan importantes conocer y destacar.Item Antigua Ciudad de Quilmes. Memorias a 40 años de su reconstrucción(2017-12-12) Varela, Sonia Inés; Checchia, Cristiane; Vásquez, Ladislao Homar LandaLa siguiente investigación presenta un análisis de memoria, a partir del relevamiento de materiales de archivo, bibliográficos y testimoniales, relacionados con el proceso mediante el cual fue reconstruido el sitio arqueológico de Quilmes, en la provincia de Tucumán – Argentina. Dicho proyecto, consistió en la restauración parcial de la Antigua Ciudad en la que habitaban los indios Kilmes, hasta el siglo XVII. Fue llevado a cabo entre los años 1977 y 1981, en el marco de la dictadura cívico-militar, por medio de un convenio establecido entre la gobernación provincial y el Instituto Tilcara de la Universidad de Buenos Aires. Esta disertación expone un estudio sobre los modos en que entran en conflicto o dialogan las políticas de la memoria – una serie de narrativas, documentos, leyes y publicaciones que se gestan desde las instituciones, principalmente del Estado – y las memorias de la política – una serie de testimonios y publicaciones de miembros de la Comunidad India Quilmes. El propósito es entender los sentidos y significados que se le atribuyen actualmente al sitio, desde su reconstrucción, considerando que, al trabajar las memorias, permite realizar una lectura sobre los fenómenos de un pasado, en un presente y en perspectiva a futuro.Item "Ao Farol" e o inconsciente estético(2017) Simionato, Carolina; Vieira, CristianaNeste trabalho, desenvolvemos uma análise do romance "Ao Farol", de Virginia Woolf, através do conceito de "inconsciente estético", como proposto por Jacques Rancière. O foco da análise é a personagem Lily Briscoe, uma jovem pintora, e a pintura que é por ela criada através das três partes do romance. A partir da obra, do inconsciente estético e das particularidades desta personagem, pode-se pensar em muitas questões relacionadas ao romance em si e como este se reflete na pintura. Analisamos também como isso se relaciona com o processo criativo da autora, o processo criativo da personagem Lily Briscoe e também o caminho da mulher artista — não apenas à época do romance, mas também hoje em dia.Item Arandu Guataha: a Mediação Cultural Avá-Guarani: uma Pesquisa-Participante nas Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete(2021) Lazzarini, Camila Cristina; OrientaçãoNosso projeto de pesquisa está vinculado intimamente a um projeto de extensão que procura construir uma mediação cultural junto com o povo Avá-Guarani para os demais povos indígenas e não-indígenas, de modo a colaborar, com estes últimos, para a descolonização de suas formas de ser, de saber e de sentir. Ainda, colaborar no protagonismo Avá-Guarani em meios e tecnologias audiovisuais e oportunizar a libertação de nossa aisthesis e aprendizado de sua cultura. A pesquisa-participante, que foi realizada junto às comunidades guarani das Tekoha Itamarã e Tekoha Añetete de 2019 a 2021, teve como metodologia transdisciplinar os fundamentos da educomunicação e da práxis pedagógica de libertação, aliados à perspectiva decolonial, especialmente a estética decolonial e a estratégia de fotografia decolonial. Como resultados iniciamos a trilha arandu guataha, o caminho da sabedoria guarani, de modo a partilhá-la por meio do portal virtual Educom Guarani Avañe’e Myasãimbo’e.Item Árvore Genealógica Migrante: uma Cartografia Afetiva desde Histórias de Vida(2023) Rodrigues, Lucas GauchinhoO processo criativo “Árvore genealógica migrante: uma cartografia afetiva desde histórias de vida”, parte da escuta das histórias de vida de meus avós maternos e paternos, para elaborar caminhos de experimentação artística mediados pelo oral e visual. Nas histórias contadas entre a família, há relatos de diferentes deslocamentos migratórios, que interligam Brasil, Paraguai e Argentina, sendo um tema que atravessa esta produção de objeto artístico. A qual, além da necessidade de pesquisa de cunho teórico-prático, implica pesquisa de campo, realizada por meio de conversas com avós paternos e avó materna, reunindo seus relatos como dispositivo para a criação. Os recursos utilizados no desenvolvimento da parte prática desta pesquisa em arte voltada à mediação cultural foi baseada em gravações de áudio e registro escrito da memória das ações. Tudo isso gerou o material editado que se encontra nesta cartografia afetiva audiovisual aqui apresentada.Item Baku: Uma experiência sinestésica(2019-04-09) Valente, Indi Suanne Santos; Miola, Gabriela CanaleO presente trabalho consiste no relato do processo criativo da instalação sinestésica, que em homenagem à mentora/tuxaua/paini, recebe o nome de Baku. Com discussões teóricas inspiradas pelo conhecimento de cura através dos sonhos pelos povos Sateré-Mawé e a partir do encontro com a cultura destes em visitas à aldeia Sahú-Apé localizada em Iranduba-AM, realizada como pesquisa de campo em janeiro e fevereiro de 2018. Também amparada pelos estudos antropológicos de Kalinda Félix estudiosa dos conceitos de medicina, cura e sonhos e Luciano Santos - estudioso do processo de territórios e rituais de passagem - entre outros autores que aqui apresento. O intuito é propor a arte instalação como uma ferramenta na aproximação entre saberes modernos e ancestrais. Entendendo o espaço na construção da sensibilidade como argumento para perceber os sonhos como elemento no processo de cura e da criação artística.Item Bordar los Sentidos: Bordado, Arte y Acción Política(2022) Minuzzo, Cinthia Itatí Gabriela; OrientaçãoEn diálogo con diferentes artistas y colectivos del bordado, esta investigación propone reflexiones acerca del papel del bordado en el mundo del arte y en la sociedad, y cómo éste pasa de la domesticidad considerado como artesanía a ser utilizado como elemento artístico de lucha en lo colectivo. El trabajo trae reflexiones internas a través de procesos creativos de la autora, que busca encontrarse como artista y depurar a través de la obra bordada sus emociones. La acompañan en este recorrido, Juliana Padillha de Sousa, Valentina Castillo Mora, Linda Nochlin, entre otras autoras, al realizar un panorama histórico, enfocándose en cuestiones sociales y feministas en las que el bordado es el principal elemento de visibilización política.Item Bouki e Malice: tradução de um conto da tradição oral haitiana para o português.(Carla de Sousa Gomes, 2017-02-09) Gomes, Carla de Sousa; Lessa, Giane da Silva MarianoEste trabalho de conclusão de curso se desenvolveu a partir da tradução, da língua francesa haitiana para o português, de um dos numerosos contos de tradição oral do Haiti, que tem como personagens principais Bouki e Malice. Estes contos são uma herança cultural dos povos submetidos ao regime escravagista, vindos de várias regiões do continente africano, no período do chamado comércio triangular e da colonização francesa neste país caribenho. O objetivo geral deste trabalho se encontra na iniciativa de, por meio da tradução, dar visibilidade e realizar a difusão, no Brasil, deste significativo componente cultural haitiano. Os objetivos específicos foram: 1) analisar as problemáticas concernentes ao processo e experiência tradutórios, considerando o papel do tradutor como um mediador cultural, cuja tarefa implica na ação de construir uma ponte entre línguas-culturas diferentes; 2) Abordar sobre a importância da oralidade na cultura créole haitiana, investigando, ademais, sua genealogia; 3) Refletir sobre a problemática concernente à tradução de um conto oral que costumeiramente é contado em língua créole haitiana, que por sua vez é escrito e traduzido para o francês do Haiti, sendo este, por fim, traduzido ao português, neste trabalho. Para a execução deste trabalho fiz uma revisão bibliográfica sobre o tema da tradução e acerca da tradição de literatura oral no contexto haitiano. Além da seleção, de uma das histórias que envolvem os personagens supracitados. Também recorri à colaboração de estudantes haitianos da UNILA, a fim de obter informações sobre o contexto de tradição oral no Haiti. Realizei leituras, com fins de interpretação, e posteriormente fiz a tradução para o português. Em seguida, comentei minhas escolhas de tradução, tendo como suporte a bibliografia em anexo, além da realização de um cotejo do texto-meta com o textofonte. Logo, redigi uma tradução comentada sob o formato de um trabalho monográfico de conclusão de curso. Ao levar a cabo esta atividade, supõe-se que as questões problemáticas da experiência tradutória, tinham sido refletidas, tais como, por exemplo, a tradução de um conto oral haitiano para o português, a qual implica em mudanças significativas, por se tratar, obviamente, de outro contexto: o contexto brasileiro.Item Caiumba: performance ritual e herança cultural africana.(2024) Vieira, Vitória Moura de Campos ; Angelene Lazzareti (orientadora)Este trabalho propõe uma investigação sobre a tradição do batuque de umbigada, expressão popular conhecida como Caiumba ou tambú, no oeste paulista/médio Tietê. A pesquisa foi desenvolvida a partir da vivência pessoal da autora, a qual envolve relatos de familiares e consultas a membros da tradição, em diálogo com estudos teóricos e práticos sobre o corpo, músicas e danças da América Latina. A investigação contextualiza historicamente a Caiumba, fundamentando-se em autores que pesquisam sobre epistemes afrocentradas. Além disso, são discutidos os elementos performáticos da tradição e a dinâmica dos rituais, assim como o papel central das mulheres na preservação do batuque de umbigada. Diante deste contexto investigativo, a pesquisa buscou articular a Caiumba na perspectiva de uma performance ritualística conectada às tradições diaspóricas dos povos Bantu e seu legado cultural na diáspora brasileira.Item Canta pra Mim: um Registro das Minhas Memórias(2023) Moreira, Eloir GonçalvesO ato de cantar é um ato de amor. Com o desejo de preservar a prática de cantar, esta coletânea foi produzida e pensada com o objetivo de semear reflexões e resgatar a importância da oralidade referentes ao tema de cantar canções de ninar e brincadeiras de roda. Canta pra mim é um livro para todas as idades. É uma coletânea de cantigas e histórias cheias de encantos com o desejo de incentivar a todos a soltar a voz sem medo ou vergonha de cantar. Para que estejam preparados quando em algum momento de suas vidas alguém simplesmente lhes pedir "Canta pra mim?".Item O Chirrín Chirrión no planalto: o desnudar da linguagem e suas complexidades(Thiago Augusto Carlos Pereira, 2017) Pereira, Thiago Augusto Carlos; Ribeiro, JocenilsonO Brasil pós 2014, em seu campo político, pode ser considerado a partir da dicotômica construção, metonímica, “Golpe” x “Impeachment”, por resumir em tais signos lingüísticos dois distintos projetos de realidade. Em função disso, apresentaremos uma abordagem acerca das propriedades da Linguagem humana, seus aspectos constitutivos e atributos outros que nos permitam compreender em tal contexto as relações de dependência e ocorrência entre isso que se entende por realidade social e as potencialidades organizadoras da Linguagem. Auxiliados pela metáfora de Roberto Gomes Bolaños em “Chapulín Colorado”, e amparados por textos da tradição lingüística e filosófica da linguagem, nos interessa, portanto, compreender de que modo a Linguagem nos permite criar, ocultar e revelar realidades, sobretudo no caso brasileiro, contemporâneo, do “Golpe” x “Impeachment” aqui estabelecido.Item Cidade dos Sonhos: mediação para a cidadania(2018-12-14) Moises, Lívia Gomes Moreira; Checchia, CristianeO presente trabalho faz um resgate histórico da vida de Eduardo José Moreira. Contaremos sua trajetória no período em que foi operário na região do grande ABC e em que participou do Grupo de Teatro Forja na década de 70, bem como sua participação nos movimentos sociais dentro da igreja, com a Teologia da Libertação, em plena Ditadura Civil Militar. Pretendemos então, entender esse processo de mediações entre arte e política para sua constituição enquanto cidadão, resultando na construção da obra “Cidade dos Sonhos”.Item Comarca Guarani: literatura y cultura(2017) Recalde Godoy, Leidy Janina; Pereira, Diana Araújo; Vilhalva, Mario RamaoEn este trabajo nos propusimos a investigar sobre indicios de una Comarca Cultural Guarani, representada en la literatura y otras formas de manifestaciones artístico- culturales, tales como: canciones, murales, fotografías y expresiones de la oralidad, adquiridas en levantamientos de datos realizadas a escritores, poetas y pobladores, en un trabajo de pesquisa bibliográfica y en parte etnográfica, desarrolladas en 9 ciudades, con visitas en bibliotecas municipales, centros culturales, museos, comunidad indígena Mbya Guarani y universidades públicas y privadas, incluyéndose entrevistas a escritores, poetas y pobladores de las regiones visitadas. El trabajo está desarrollado en tres fases: 1. indagación de los guaraníes originarios e identificación de los actuales descendientes criollos 2. Ubicación y levantamiento de datos en ciudades de tres países bordeados por el rio Paraná (Paraguay, Argentina y Brasil) por último 3. la conformación de la posible Comarca Cultural Guarani, según el concepto de comarca cultura de Ángel Rama (2008) y la definicion de literatura en Antonio Cándido (2006), representados en un corpus de diversas obras halladas en los territorios pesquisadosItem Consideraciones sobre el Libro como sinécdoque de la modernidad: la voz que rezuma por el silencio o la nueva llama de un antiguo dragón.(2016-09-07) Albuquerque, Marco Roberto de Souza; Pereira, Diana AraújoEsta monografía intenta demostrar que hay, entre el Libro (es decir, la cultura tipográfica) y la modernidad en cuanto proyecto de cultura (y poder) una relación intrínseca: si de un lado la modernidad ha viabilizado tecnológicamente al Libro porque ha necesitado su facultad técnica de organizar la memoria (escribiendo la Historia y haciendo la Cartografía de las tierras, ahora un solo globo), del otro el Libro ha difundido (e impuesto) la Historia general y la Geografía global de la modernidad porque ha necesitado su concentración económica para hacerse mundial (tornando amplio su prestigio) y tornarse virtual (haciendo líquido su poder). Ahora bien, si hay, entre el Libro y la modernidad, una relación así, tan intrínseca, que se prefiere llamarla sinécdoque a metonimia, entonces es legítimo suponer que los límites del Libro señalan hacia las limitaciones de la modernidad, así como es plausible inferir que los cambios de la modernidad apuntan hacia las transformaciones del Libro. Quizás se pueda incluso vislumbrar superaciones (de dichos límites) y transcendencias (de dichas limitaciones). Se va a verlo. (Ojalá.)Item Contação de histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu.(2015) Santos, Kelen Cristina Benjamim; Maia, Francisca Paula SoaresAtravés de Contação de histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu pretende-se salientar que a viabilidade e a concretude de uma pesquisa-ação de contação de histórias permitirá ao aluno conhecimentos pessoais e para a vida toda. Portanto, neste trabalho, o objetivo principal é evidenciar a importância de formação de leitores através da oralidade, na performance ao indivíduo acrescentar valores a partir da história contada, sendo esta que lhe permite construir suas experiências coletivamente, de modo que através da convivência com a leitura venha à tona o sujeito leitor. Trata-se de uma pesquisa-ação que buscou aliar o prazer da leitura à busca de novos conhecimentos sobre a diversidade cultural do Brasil, pois a lenda advém da cultura indígena brasileira. Como parte dessa proposta foi apresentada como estratégia de contação, uma performance recriando através do objeto sensações que o olho não somente leia mais olhe envolvidos por gestos através de um lenço de pano, atividade em que os alunos da Escola Municipal Adele Zanotto Scalco participaram, colaborando com esta pesquisa.Item A contribuição da Mediação Cultural no campo organizacional da cultura em Foz do Iguaçu.(2023) Pradines, Rafael AugustoA pesquisa busca compreender a partir de bibliografias do curso de Mediação Cultural, Artes e Letras, como os conceitos de Mediação Cultural abordados enriquecem as práticas e construções das políticas públicas culturais e afetam os equipamentos culturais e editais do município de Foz do Iguaçu. Pretendemos estabelecer uma relação de dados da gestão pública cultural, fornecidos pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, analisando as mudanças no campo organizacional público para entender como a mediação cultural pode atuar como método de ação cultural e na construção de políticas públicas. A partir da observação da construção de Políticas Culturais, da análise de dados da Estação Cultural João Sampaio da cidade de Foz do Iguaçu, dos editais de cultura municipal com foco no Projeto Foz Fazendo Arte e outras observações sobre a gestão públicaItem Corpo Oásis: a Trajetória do Corpo Urgente na Universidade(2021-05-17) Assis, Wall; OrientaçãoEste trabalho constitui-se de relato biográfico vinculado à trajetória de um corpo dissidente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, com o objetivo de problematizá-lo e transformá-lo, a partir de um pensamento ensaístico. Baseia-se na prática de performance arte experimentada durante os anos de graduação, descrita na série Corpo Fronteira e recuperada através dos registros das intervenções artísticas. Este ensaio biográfico elabora-se a partir de alguns eixos de caráter teórico e prático: 1. Humanismo Budista, mediante a filosofia de Nichiren Daishonin, junto à organização Soka Gakkai de criação de valores; 2. Performance Arte; 3. Mediação cultural e auto mediação, postos em prática ao longo dos caminhos trilhados por um corpo urgente que se reconhece latino-americano.Item Corporalidades Desterritorializadas en Procesos de Re-Territorialización. Apoyo Mutuo en la Lucha por Tierra y Territorio(2023) Olaya, Christian Mauricio PinillaCon el intuito de contribuir a la construcción de un archivo de memoria sobre experiencias de movimientos sociales de base campesina en la lucha por la tierra y el territorio, se abordaron procesos de territorialización presentes en dos territorios que conservan el apoyo mutuo y la agroecología como principios de existencia, a saber: el Asentamiento Terra Vista y la Comunidad Tierra Libre, ambos ubicados en Bahía, Brasil. La presente investigación cualitativa a través de la metodología de investigación militante, analiza información obtenida de fuentes primarias por medio de la experiencia de campo con observación y participación activa en los procesos organizativos y acciones de los grupos observados. Complementada con investigación documental y bibliográfica, así como fuentes de entrevistas grabadas en formato audiovisual y disponibles en anexo. Este estudio tiene como objetivo analizar las estrategias de territorialización propuestas por las corporalidades que migraron al campo, así como la organización de grupos y espacios que se articulan para fortalecer las actividades productivas locales a partir del enfrentamiento de los daños generados por el decadente sistema económico hegemónico. Materializado en iniciativas apoyadas por la Teia dos Povos, fue posible constatar los beneficios del trabajo organizado en la modalidad de mutirão/minga, destacando la importancia de la oralidad como mecanismo que mantiene vivos los saberes ancestrales fundamentales en los procesos de re-territorialización examinados.