Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
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Item Ensino de forma dinamica da classificação taxonômica dos seres vivos(Unila, 2014-10) Bastiani, Elvira de; Fernandes, Noara Kapp; Martins, Gislaine; Vogel, AliceA atividade proposta teve por objetivo proporcionar aos alunos do 7o ano do ensino fundamental, a compreensão da classificação taxonômica de forma dinâmica e interativa. Para isso foi realizado um embasamento teórico, abordando a importância da classificação dos seres vivos, apresentado aos alunos o primeiro método de classificação criado por Aristóteles, em seguida os demais, assim até o de Lineu que é utilizado atualmente. Como forma de dinamizar e complementar a aula utilizou-se um modelo didático espelhado na classificação do gato contendo a hierarquia até o nível de espécie, sendo uma pirâmide com velcro onde os alunos colavam imagens de animais que se encaixavam em um local previamente determinado para aquele exemplar, formando assim uma pirâmide completa. Esta atividade se mostrou positiva pelo fato de os alunos participarem da aula ativamente, o que auxilia na compreensão do tema proposto bem como na sua memorizaçãoItem PIBID e formação inicial de professores: o trabalho com a escrita no ensino médio(Unila, 2014-10) Beloti, Adriana; Ceniz, Cássio HenriqueEste trabalho reflete sobre as contribuições do subprojeto PIBID de Letras/Língua Portuguesa do Campus de Campo Mourão da Unespar para a formação inicial de professores, especialmente quanto à formação teórico-metodológica acerca do processo de ensino e aprendizagem da escrita. Para tanto, fundamentamos nossa proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nas Diretrizes Curriculares Estaduais (2008), documentos oficiais que orientam as práticas pedagógicas na escola; nas pesquisas de Fiad e Mayrink-Sabinson (1991), Menegassi (1998) e Ruiz (2010), em relação à concepção de escrita como trabalho e aos processos de revisão e reescrita. A pesquisa sustenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, com viés qualitativo-interpretativo, e os dados mostram-nos, mesmo que parcialmente, o desenvolvimento dos participantes quanto às possibilidades de trabalho sustentadas nas perspectivas que norteiam o subprojetoItem Intervenção Pibid história UENP: mitologia grega e suas representações(Unila, 2014-10) Bazan, Alexandre Amancio; Lima, Néfilly Cecília deO presente trabalho pretende relatar a experiência de uma intervenção do PIBID- História/UENP realizada no colégio Rio Branco da Cidade de Santo Antônio da Platina – Paraná, com alunos de 1o Ano de Ensino Médio. A atividade tinha como objetivo explorar a mitologia grega enquanto representação na sociedade atual e propor reflexão destes usos com os alunosItem Projeto PIBID em instituições privadas, qualificação da formação de professores(Unila, 2014-10) Dominschek, Desiré Luciane; Assis, Ligia Lobo de; Vieira, Mônica Caetano; Silva, Daniel Vieira daO objetivo central desta pesquisa é investigar o perfil de alunos que ingressam no Curso Normal (antigo magistério). O projeto aqui citado situa-se no Paraná em Curitiba. Este projeto PIBID/UNINTER visa a inserção dos bolsistas (alunos) nas escolas participantes do programa, estimulando as políticas públicas e educacionais na garantia da qualidade da educação na formação docente. O projeto se vincula ao primeiro edital da Capes (061/2013), para a iniciativa privada na participação do PIBID, (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). A atuação do projeto é em escolas públicas Estaduais, em Curitiba, no momento temos três escolas que ofertam o ensino normal: Escola Estadual Benecdito Cordeiro, Escola Estadual Paulo Leminski e o Tradicional Instituto de Educação do Paraná Prof. Erasmo PilottoItem A importância pedagógica do projeto “geodiversidade na educação” para os estudantes do ensino fundamental e médio. uma parceria com o PIBID/UEPG/CAPES – Sub-Projeto de Geografia(2014-10) Santos, Junior Cesar Gonçalves dos; Pidhorodecki, Gisele; Rosa, Hallison Fernando; Rosas, Celbo Antonio Ramos da FonsecaEste trabalho tem como finalidade descrever o projeto “Geodiversidade na Educação”, um trabalho realizado pelo professor Dr. Antonio Liccardo na Universidade Estadual de Ponta Grossa e que tem como parceiro o PIBID/UEPG/CAPES, sub-projeto de Geografia, com o objetivo de difundir o ensino de Geologia. O PIBID utiliza-se do laboratório e das exposições concentradas no Bloco L da UEPG para cativar os alunos e mostrar de forma mais clara e concreta os conteúdos explanados em sala de aula. O projeto conta com estagiários do curso de Geografia que recebem uma bolsa mensal e desenvolvem pesquisas. O projeto tem se mostrado promissor e rendido muitas visitações semanaisItem Diversidade e Relações Étnico-Raciais nas Escolas(Unila, 2014-10) Souza, Emelle Ribeiro de; Camargo, Francielle; Micoski, Isabella Enedir; Souza, Marcela Aparecida deEste relato tem por objetivo registrar o trabalho desenvolvido por intermédio do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à docência—PIBID, no Colégio Estadual Alfredo Parodi, bem como o seu processo de construção, sua aplicabilidade e aceitabilidade durante seu desenvolvimento, as atividades que foram realizadas, seguem por meio de textos literários como poemas/cantigas trovadorescas, vídeos, músicas, atividades de interpretação textual e histórico-literária, uma de suas finalidades é evidenciar que esse trabalho é possível e que dá resultados, a discussão sobre a diversidade e as relações étnico-raciais presentes no cotidiano escolar, e o qual papel a ser desempenhado pelo professor, objetivando também em qual deve ser papel a ser desempenhado pelo estudante, como produto final de nosso projeto, os alunos se reuniram em grupos, após a reflexão sobre o que foi desenvolvido e quais percepções eles tinham sobre a temática e por fim produziram um varal cultural, expondo nele aquilo em que acreditavam, sem mais segregaçõesItem Contribuição do projeto Pibid interdisciplinar biologia no Colégio Estadual da Palmeirinha(2014-10) Antonio, Juliana Mara; Melo, Eliseu da Silva; Silva, Yuri Kataoka; Trincaus, Pedro DoniseteO presente texto trata-se de um relato de experiência realizado pelos acadêmicos do curso de biologia que fazem parte do PIBID Interdisciplinar em meio ambiente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) – PR. Fazem parte deste PIBID acadêmicos e professores dos cursos de biologia, geografia, história e letras tendo como foco temático o meio ambiente. O relato de experiência tratado nesse trabalho refere-se ao olhar dos acadêmicos do curso de biologia sobre suas atividades específicas e sobre sua interação com os outros cursos. As atividades específicas visam a sua formação docente enquanto biólogos e são planejadas junto com o supervisor e coordenador da sua área. Também são realizadas atividades interdisciplinares, as quais são organizadas com a participação de toda a equipe, ou seja, acadêmicos e professores da história, geografia, letras e biologiaItem Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa: séries finais do ensino fundamental e ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato(Unila, 2014-10) Tavares, Leandra Santolin; Seben, Jeferson Luiz; Salvatti, Wander Carlos; Pereira, Weslem LuisA finalidade deste trabalho é compartilhar a experiência da “Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa 6 ” realizada no Colégio Estadual Monteiro Lobato, Dois Vizinhos, PR, dia 27 de agosto de 2014. Os objetivos da ação foram: (i) proporcionar aos educandos e demais envolvidos o desenvolvimento da cidadania, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorecendo a integração entre os participantes e a tomada de decisões e (ii) desenvolver atividades esportivas e culturais, possibilitando aos educandos desenvolver a capacidade motora, intelectual e social. Nessa ação foi possível interligar as disciplinas com atividades de cunho interdisciplinar, integrar a escola, resgatar as manifestações culturais e de lazer visando o bem estar social e a qualidade de vida. Acredita- se que a ação possibilitou a aprendizagem dos licenciandos que puderam planejar e desenvolver atividades para a gincana, além de, partilhar experiências com os professores e funcionários da escolaItem Avaliação formativa: o uso do portfólio no ensino de História(2014-10) Negreiros, Érica Prado de Carvalho; Barbieri, Matheus GomesNas atividades escolares as quais tivemos contato através dos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos algumas dificuldades dos professores em relação às práticas avaliativas. Entendendo a avaliação como parte contínua do processo de ensino-aprendizagem e percebendo os equívocos que norteiam a didática da avaliação, bem como sua importância enquanto meio de motivação extrínseca dos alunos e sua necessidade de estar ligada aos objetivos dos professores em sala de aula, percebemos através de leituras na área da avaliação, o uso do portfólio como um meio de abarcar várias necessidades do ensino e das praticas avaliativas, de modo que esta possa se apresentar de forma mais efetiva e formativaItem O PIBID e a experimentação de baixo custo no ensino de física(Unila, 2014-10) Oliveira, Fabiana Alvino de; Silva, Gustavo Roger da; Angélico, Paulo RobertoEste trabalho objetiva relatar as ações dos bolsistas do PIBID na escola e a influência do programa de iniciação à docência na formação do licenciado. O projeto ocorre no laboratório de Física do Colégio Estadual Vicente Rijo de Londrina onde os bolsistas ministram aulas teóricas e práticas utilizando kits experimentais de baixo custoItem Educação física e o corpo na escola(Unila, 2014-10) Marcos, William; Hul, Felipe; Candido, Eliton Eduardo; Velozo, Emerson LuísObjetivou-se investigar os limites e as possibilidades de trabalhar com o tema corpo nas aulas de Educação Física, com alunos do 3o ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira de Irati PR. A escola é um lugar de produção de cultura. Nesse sentido, os temas que englobam o corpo se tornam conteúdos inovadores para a Educação Física, pois sua abordagem na escola é ainda é bastante restrita. As atividades realizadas buscaram o desenvolvimento dos alunos em suas diversas dimensões. Conclui-se que as intervenções possibilitaram a criação de um ambiente de novas e significativas aprendizagens, dentre as quais destacamos a criticidade dos alunos com relação ao tema corpoItem Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio(2014-10) Santos, Sara R. dos; Heerdt, Bettina; Silva, Maryelen A.O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente estudo teve como objetivo compreender quais conteúdos da Biologia estudantes do ensino médio sentem mais facilidade e dificuldade em aprender. A metodologia desta pesquisa é qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário aberto. As respostas foram classificadas por meio de Unidades de Registro, elaboradas previamente, as mesmas foram baseadas nos conteúdos estruturantes propostos pelas Diretrizes Curriculares de Biologia. Compreendemos que todos os conteúdos são interdependentes, não hierarquizáveis e precisam ser discutidos no ambiente escolarItem A prática de leitura e a fruição literária no ambiente escolar(2014-10) Pereira, Aline SantosEste trabalho objetiva registrar as atividades, bem como avaliar os resultados obtidos no desenvolvimento da proposta intitulada “A construção do leitor crítico no Ensino Fundamental II”, que faz parte do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da disciplina de Língua Portuguesa, desenvolvida no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba. Busca-se ressaltar a importância do incentivo à prática de leitura em sala de aula, além dos aspectos que compõem esse processo, tornando efetiva a relação autor-obra-leitor. A construção deste trabalho tem como base estudiosos como Antunes (2003), Jouve (2002) e Perissé (2005)Item Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de química(Unila, 2014-10) Silva, Tayssa Nogueira da; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani DusmanNeste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da organização curricular Situação de Estudo (SE), como forma de ensino dos temas pH e indicadores ácido e base e reações de óxido-redução. Observando-se o notável interesse de adolescentes por séries de cunho criminal, optou-se pela elaboração de uma situação de estudo que partisse de apurações de fatos investigativos criminais, a fim de se abordar técnicas e fundamentos da perícia, elucidando a ciência envolvida nas investigações criminaisItem A ditadura militar através das músicas de Chico Buarque de Holanda. experiências do PIBID no Colégio São Vicente De Paulo – Irati-PR(2014-10) Cruz, Sandro Antonio da; Jesus, Edison Luiz deNo Brasil o período que compreende os anos de 1967 até 1973foi marcado por grande repressão política, social e cultural, que ficou conhecido como os “anos de chumbo”. Uma boa forma de questionar essa repressão foi através das músicas de protesto. Nesse trabalho busca-se desenvolver um estudo propondo a desconstrução e a problematização da ditadura por meio de análise das letras das músicas “Roda viva”, “Apesar de você” e “Cálice”, compostas por Chico Buarque de Holanda. Buscamos por meio dessa fonte analisar diferentes conteúdos relacionados a este contexto de falta de liberdade. Essa atividade foi desenvolvida pelos acadêmicos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizada nos nonos e terceiros anos do colégio Estadual São Vicente de Paulo na cidade de IRATI- PRItem Educação em direitos humanos: um trabalho inicial na periferia de Curitiba(Unila, 2014-10) Good, Caroline; Rosa, Jaqueline Ferreira da; Rocha, Larissa Amaro da; Dubiaski-Silva, JaneteMesmo após o processo de democratização dos países latino-americanos, a violação dos Direitos Humanos se mantém até hoje por meio, principalmente, das desigualdades econômicas. Foi questionada a realidade atual dos alunos de periferia de Curitiba, no bairro Uberaba, se havia ou não o conhecimento acerca dos direitos humanos. Nessa linha foi realizado um breve questionário sobre o que eles conheciam sobre os Direitos Humanos, tendo como resultado o total desconhecimento do tema. Posteriormente foi apresentado um vídeo e um cartaz com os 30 Direitos, seguindo dados da ONU, e, posteriormente, deu-se a realização de uma dinâmica com os alunos, em que observaram que muito dos seus direitos eram desrespeitados e desconhecidos. O resultado observado é que há pouco conhecimento sobre os Direitos Humanos e que estes estão muito distantes da realidade dos alunosItem Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola(Unila, 2014-10) Brito, Ana Paula; Maganha, Josiane GeremiasEste trabalho discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais as experiências de ensino- aprendizagens são oportunizadas na relação PIBID-ESCOLA? Por meio de uma pesquisa bibliográfica procurou-se relatar as experiências promovidas na inserção dos licenciandos na escola de educação básica. Com esta finalidade, o objetivo norteador deste trabalho foi compreender a importância da relação teoria-prática no processo de formação inicial, tendo como alicerce teórico as considerações de PIMENTA (1997 e 2006). Por fim concluiu-se que a união indissociável de teoria e prática deve permear toda a ação docente para desenvolver a prática pedagógica mais concreta e significativa. Assim sendo é imprescindível evidenciar as contribuições do PIBID que propõe a efetivação de uma formação inicial mais sólida, uma vez que neste projeto torna- se mais evidente a correlação entre teoria e práticaItem Concepções dos acadêmicos sobre a evasão do curso de licenciatura em química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira(2014-10) Meurer, Caroline Mayara; Koch, Francieli Inês Link; Effting, Luciane; Cedran, Jaime da CostaA evasão escolar tem sido tema de diversos estudos no Brasil e têm aumentado significativamente no Ensino Superior. Em média, dois em cada dez estudantes brasileiros desistem do curso superior que iniciaram (SIMAS, 2012). Dessa forma, este trabalho foi realizado com a intenção de analisar o motivo da evasão dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Medianeira. Para isso foi aplicado um questionário para os acadêmicos do curso. Com a aplicação do questionário, o gosto por química e a perspectivas do mercado de trabalho são motivos determinantes para a permanência dos acadêmicos no curso. Já a dificuldade com as disciplinas de matemática presente nos semestres iniciais do curso e dificuldade de conciliar trabalho e estudos seriam as principais causas da evasãoItem Observação do tempo sensível nas aulas do PIBID de geografia(Unila, 2014-10) Biscola, Talita Gabriela Alda; Silva, Roberta Laressa da; Kramer, Vanda Maria SilvaO objetivo deste trabalho é relatar de que forma o professor bolsista do PIBID pode instrumentalizar suas aulas de geografia, utilizando uma metodologia, útil, eficiente e barata. O assunto experimentado envolvia as discussões sobre as manifestações de tempo que acabam por definir modelos climáticos. A atividade prática consistiu na observação sensível do tempo, baseada na visualização sensitiva e interpretação de uma simbologia gráfica. As atividades foram desenvolvidas em 8 aulas, 2 para explicação do conteúdo e 6 para exposição da técnica e analises dos resultados. Os resultados obtidos demonstram que essa junção de pratica de observação fundamentada com uma excelente teoria, é capaz de despertar por parte dos alunos um grande interesse pelo assuntoItem Sociologia do desenho animado: a transposição dos conceitos sociológicos para o ensino fundamental(Unila, 2014-10) Marlier, Rogério Martins; Cunha, Raíssa Romano; Jesus, Letícia Jorge de; Santos, Ana Beatriz de OliveiraO objetivo deste pôster é relatar a experiência da organização do projeto de oficinas intitulado “Sociologia do Desenho Animado” que ocorreu na II Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na cidade de Londrina/PR. Os bolsistas se organizaram na realização de oficinas para o ensino fundamental na jornada que ocorreu nos dias 03 e 04 de setembro de 2014. O intuito foi transpor conceitos da disciplina de sociologia para o ensino fundamental com uma linguagem e metodologia adequadas para a faixa etária dos alunos. Foram trabalhados desenhos de curta e longa duração a partir de dinâmicas que possibilitaram a desnaturalização do senso comum e o entendimento da sociedade no seu próprio cotidiano