Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 556
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O enfoque CTS na proposta de elaboração de um material para professores a partir das concepções de alunos(Unila, 2014-10) Pereira, Tássila Zerbini Monteiro; Rengel, Eduardo; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro LuizTratar dos conteúdos específicos de Física em sala de aula, sem que estes sejam apresentados de forma contextualizada, dificilmente fará os alunos compreenderem suas relações no meio social. Este projeto tem como objetivo propor aos professores a utilização do enfoque CTS no planejamento e desenvolvimento das aulas. Aplicamos um questionário aos alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Curitiba abordando assuntos como a relação dos conceitos de Física e o Meio Ambiente, a Matriz Energética Brasileira e a geração de energia elétrica. A partir das análises e interpretações desta intervenção, apresentaremos propostas em um material destinado ao professor, o qual irá conter planejamentos e reflexões de intervenções em salaItem A prática interdisciplinar: trabalhando com conflitos étnicos em sala de aula(2014-10) Bonfim, Valderi de Oliveira; Geffer, Edivaldo; Rempel, AdemirO presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência de uma dinâmica realizada com o 9o ano do Colégio Estadual do Campo Profa. Maria de Jesus Pacheco Guimarães. A atividade interdisciplinar envolveu as disciplinas de história, geografia e artes, sobre o tema Oriente Médio, especificamente, a questão da Palestina e Israel. Esta temática está em voga na mídia, porém, pouco tem sido aprofundado nos meios de comunicação. Mesmo tratando-se de uma temática distante da realidade dos discentes é possível fazer a transposição das questões que envolvem tal conflito para o contexto escolar, intencionando que ações como essa formem discentes que reconheçam a grande diversidade étnica, racial e religiosa de nosso país, e que eles aprendam a respeitá-lasItem Extinção de espécies no passado e na atualidade: uma abordagem interdisciplinar(Unila, 2014-10) Rosa, Caroline Antunes; Rickli, Camila Batista CorreiaA extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos é motivo de estudos até os dias de hoje, desta forma é importante analisar as hipóteses que levaram esses animais a extinção. Com o intuíto de despertar nos estudantes do ensino básico a crítica fundamentada e a comparação com fatos atuais que ainda levam a extinção de diversas outras espécies de seres vivos foi abordada a partir de uma aula dialogada e com o uso de mídias, numa ação inicial dentro de um projeto maior, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para fixação do conteúdo os alunos realizaram trabalhos artísticos, montagem em 3D e fósseis em argila que despertou assim também o lado lúdico dos mesmos. Os resultados foram satisfatórios pois o interesse e a motivação dos alunos foi despertadaItem Drogas, a Violência no Trânsito e os Primeiros Socorros: relato de Prática Educativa Com Adolescentes(Unila, 2014-10) Bordin, Vanessa; Delazeri, Larissa Cristina; Camboin, Franciele FoschieraO objetivo deste trabalho é relatar as práticas educativas direcionadas aos adolescentes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio que contemplaram os temas drogas, violência no trânsito e primeiros socorros, realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto enfermagem. Acredita-se que a ação tenha proporcionando a discussão e reflexão dos alunos e sanando dúvidas a respeito da temática possibilitando a apreensão. Como crítica a prática realizada constatou-se que o tempo utilizado para as temáticas foi escasso, dificultando o ensino-aprendizagem. No entanto, a prevenção desempenha papel crucial no que se refere às problemáticas drogas, violência no trânsito e primeiros socorrosItem A utilização dos jogos pedagógicos no ensino da geografia com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamental(2014-10) Ferreira, Denis; Delfino, Adeline Gabrielle; Strujak, Daiane; Muchau, Silvia LetíciaEste trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas parceiras, sob a supervisão da professora e da coordenadora de área. O trabalho foi realizado através da realização de um jogo pedagógico com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamental e também teve como objetivo melhorar as relações de grupos em sala de aula. Os alunos foram divididos em grupos de 4 e 5 sendo que em cada grupo um representante ficava na trilha e cada jogada era vez de um integrante jogar o dado, sendo que o grupo todo poderia responder a pergunta. Foi possível observar, além do entendimento do conteúdo uma maior participação em sala, promovendo além do aprendizado, a socializaçãoItem O uso da maquete como recurso didático no ensino da geografia(Unila, 2014-10) Koelzer, Acioni da Silva; Granja, Sabrina Matias; Kotz, Guilherme Felipe; Schlosser, Marli Terezinha SzumiloO presente artigo foi construído a partir de uma prática pedagógica desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). A atividade foi realizada com o 6o ano “A”, da Escola Estadual Monteiro Lobato, supervisionada pelo professor supervisor Guilherme Felipe Kotz. A elaboração da prática pedagógica passou por cinco etapas: observação das aulas; planejamento da atividade; aula de organização dos alunos; desenvolvimento da atividade e reflexão dos resultados. Como meta a atividade visou ampliar o conhecimento dos alunos sobre o meio rural e o meio urbanoItem Inserção de jogos lúdicos no ensino de física(Unila, 2014-10) Pinto, Angela Emilia de Almeida; Aguiar, Camila Ferreira; Suckow, Erica Miranda; Rodrigues, Jean CarlosEste trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID de Física, financiado pela CAPES, teve como objetivos a inserção de atividades lúdicas em aulas de Física para o ensino médio. Foram observadas aulas de Física de uma turma de primeiro ano e, após a aplicação da primeira prova mostrar notas não tão satisfatórias, realizou-se uma aula de revisão do conteúdo sob a supervisão do grupo do PIBID. Posteriormente a essa atividade, aplicou-se o jogo de tabuleiro com questões de revisão para a prova de recuperação das notas sobre o conteúdo estudado. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes gosta de atividades diferentes durante as aulas. Os adolescentes necessitam cada vez mais de metodologias mais variadas na aprendizagem. Pelas respostas deles às questões, ficou claro a melhora no processo de aprendizagem dos conceitos trabalhados na prova, obtendo-se significativa melhora na avaliação de recuperaçãoItem O gênero música como ferramenta no ensino da língua inglesa(Unila, 2014-10) Deus, Renan William Silva de; Luiz, Patrícia de LimaO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Língua Inglesa (LI) na Universidade Estadual do Norte do Paraná, tem como objetivo estabelecer vínculo direto entre universidade e escolas da educação básica da rede pública de ensino da cidade de Cornélio Procópio e, por meio de intervenções, dar oportunidade aos alunos de Letras para melhorar sua capacidade profissional a partir de pesquisas e elaborações de atividades a serem aplicadas em sala, com a instrução dos professores coordenadores do programa e de professores supervisores. No ano 2014, com o intuito de elaborar atividades voltadas ao desenvolvimento da audição e da oralidade, o foco do projeto de LI está no aproveitamento do gênero música como ferramenta para o desenvolvimento dessas habilidades sem abandonar o trabalho com as habilidades de leitura e escritaItem O espaço da interdisciplinaridade: as experiências da jornada de humanidades no Colégio Benjamin Constant em Londrina(Unila, 2014-10) Marlier, Rogério Martins; Oliveira, Maíra Vieira de; Araldi, Cléber; Siqueira, Grace GouveaO objetivo deste trabalho é relatar a experiência da organização da Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na cidade de Londrina/PR. A Jornada de Humanidades é um evento que surgiu no começo dos anos 2.000 e já foi realizado em dezenas de escolas na cidade de Londrina e região. A sua principal característica é produzir oficinas organizadas por professores da rede estadual, professores universitários, estagiários do PIBID e universitários, orientadas para os alunos do ensino fundamental e médio. Com a criação do PIBID, alguns subprojetos resolveram organizar jornadas como parte de suas atividades. As experiências de duas jornadas realizadas no colégio Benjamin Constant em 2013 e 2014 bem como os resultados serão relatadas nesta comunicaçãoItem A elaboração de uma sequência didática sobre ligação química subprojeto Pibid química uem: um relato de experiência(2014-10) Oliveira, Lilian Cristina Costa Alecrim de; Ribeiro, Fernanda Aparecida; Silva, Gislaine da; Buffolo, Késsya MendonçaA partir da análise e discussão sobre as atividades desenvolvidas por um grupo de bolsistas integrantes do projeto PIBID-Química/UEM, elaborou-se este trabalho, objetivando relatar e refletir sobre as contribuições geradas pelo projeto na formação docente. Portanto, por meio das reflexões dos bolsistas, foi possível visualizar que o projeto PIBID-Química/UEM é de suma importância para o crescimento e aperfeiçoamento dos saberes docentes, a inserção e vivência no ambiente escolar, o estimulo à carreira acadêmica, à docência e o conhecimento de novas teorias e estratégias de ensinoItem Desafios enfrentados pela escola no debate sobre a diversidade sexual e na desconstrução do preconceito(2014-10) Radis, Lenora Bezerra; Moreira, Amanda Thais FigueiredoA escola é uma instituição que possibilita o crescimento intelectual, profissional e humano, onde o professor deve transpor os conhecimentos científicos, relacionando-os com o cotidiano dos alunos afim de que desenvolvam outros conhecimentos e obtenham um saber próprio e diversificado de idéias e concepções. Pensando assim, este trabalho pretende, a partir da pesquisa, levar o debate sobre sexualidade para o espaço escolar, tratando inclusive dos temas polêmicos que a temática instiga, sem desvinculá-los de seus aspectos culturais, sociais, históricos e pedagógicos. Para tanto, será aplicado um questionário com 15 perguntas objetivas que abranjam os mais diversos temas da sexualidade e que possam indicar as dificuldades para se falar sobre o assunto, os conceitos, preconceitos e mitos que cada um possa ter, em 100 pessoas, alunos e professores, de 5 escolas públicas da região de LondrinaItem Proposta de ensino de funções orgânicas utilizando o tema dengue(Unila, 2014-10) Queiroz, Raphael Sanko; Moreira, Renato Ceconi Lenone; Tonin, Lilian Tatiani DusmanO presente trabalho, desenvolvido por bolsistas do PIBID Química da UTFPR câmpus Apucarana, apresenta uma proposta de ensino de funções orgânicas, ácido carboxílico, éster, fenol, amida e amina utilizando a temática Dengue. A contextualização com um tema do seu cotidiano objetiva despertar o interesse dos estudantes no assunto, sempre levando em consideração seus os conhecimentos inicias na busca de uma aprendizagem mais significativa. A prática experimental propõem um problema a ser resolvido a partir da investigação, visando um ensino mais eficaz e ativoItem Estudo da inserção do laboratório didático nas aulas de física do ensino médio(Unila, 2014-10) Goulart, Janayna da Costa; Maciel, Juciane Aparecida; Aguiar, Camila Ferreira; Pinto, Angela Emília de AlmeidaA pesquisa apresentada insere-se no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi analisar possíveis mudanças na postura e aprendizagem dos estudantes do ensino médio frente à inserção de atividades de laboratório nas aulas de Física. A coleta de dados foi realizada através do preenchimento de roteiros, um para cada experimento, e das respostas a um questionário aberto inserido dentro do roteiro. Os resultados mostram que do primeiro para o segundo experimento, houveram melhoras tanto no posicionamento no laboratório, como no processo de desenvolvimento das atividades, que se deu de forma organizada, objetiva e concentrada. Foi possível perceber o aumento do interesse e da motivação dos estudantes pela realização dos experimentos, e um aumento no número de estudantes que conseguiram fazer alguma conexão entre o conteúdo visto em sala de aula e o experimento desenvolvido em laboratórioItem Ensinar para quê? a contribuição do Pibid na formação de professores de arte na rede básica(2014-10) Lopes, André CamargoO presente texto expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no processo de formação docente e, a partir de uma experiência pautada na relação direta com a proposta curricular da Disciplina de Arte, seu estudo e aplicação em experiências-aulas em turmas de contra-turno homogêneas formadas por alunos de primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig. Pretende-se nestas linhas demonstrar como tal ação está contribuindo para uma formação profissional voltada para reflexões sobre a proposta de ensino da disciplina e a sua aplicabilidadeItem A construção de um espetáculo musical no espaço do programa mais educação: ações interdisciplinares no PIBID(2014-10) Marconato, Thiago Leme; Sumigawa, Luciana Toshie; Reis, Leandro Augusto dosO presente trabalho traz o relato de experiências interdisciplinares vivenciadas durante o desenvolvimento de um dos projetos de intervenção do Pibid Música da Universidade Estadual de Londrina no ano de 2014. A proposta do projeto é que os alunos do Programa Mais Educação do Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros, juntamente com um dos grupos de bolsistas do Pibid, possam vivenciar a criação e montagem de um espetáculo musical. Para alcançar tal objetivo, foi fundamental o desenvolvimento da interdisciplinaridade entre Música e TeatroItem A importância de conhecer a realidade dos alunos no ambiente familiar(2014-10) Uniat, Clara CarolineCom o intuito de conhecer a realidade e ampliar a visão dos universitários do curso de Matemática sobre os alunos atendidos, foram realizadas pesquisas através de atividades de campo pelos alunos bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, com o auxílio de professores da Universidade e da Educação Básica. Através destes resultados foi evidenciada a importância de se conhecer a realidade dos alunos fora da escola, como é que veem a escola, o que esperam dela, e sobre as diferenças de cada um. A pesquisa efetivou-se com a família da aluna L. do 9o ano do C E B S, cujas características familiares envolvem: condição financeira não muito favorável, dificuldade no relacionamento familiar por falta de limites, preocupação dos pais com o futuro dos filhos, problemas com a justiçaItem PIBID e a formação inicial: um novo perfil para a formação do professor(Unila, 2014-10) Mosca, Marcos Antonio; Carvalho, Túlio O.; Sozzo, Bruna Thais Silva; Silva, Fernanda FelixEste artigo destaca a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) proporciona aos estudantes dos cursos de licenciatura junto às escolas de educação básica, em um coletivo de ações para a melhoria da formação inicial dos futuros professores. Ainda mostra a ampla influência e abrangência do projeto, pois mobiliza estudantes dos cursos de licenciatura e da educação básica, bem como professores que atuam nestas escolas, pois estes enquanto supervisores, se aproximam novamente da universidade potencializando o projeto e enriquecendo sua práxis pedagógica. Nesse sentido, o programa admite a importância de se construir ações conjuntas para melhoria da formação inicial e continuada de professores estimulando diferentes sujeitos e espaços, sendo que escola de educação básica ocupa um lugar privilegiado para a atuação dos futuros professoresItem HPV: conhecimento prévio dos alunos de curso de educação técnica de nível médio da região oeste do Paraná(Unila, 2014-10) Motter, Beatriz Luana; Albert, Aline Pezzi; Bohrer, Cristina Daiana; Jacobovski, RenataO presente relato tem como objetivo apresentar o conhecimento de alunos de uma escola pública do oeste do Paraná em relação ao Papilomavirus humano (HPV) visando identificar o conhecimento empírico que os alunos tinham acerca do HPV. Foi realizado uma enquete nas salas de aula no momento que antecedeu a prática educativa sobre o tema e que posteriormente serviram de base para a realização da ação docente. Durante as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), foi indagado aos alunos o que eles sabiam sobre HPV e suas dúvidas foram relatadas em papéis sem identificação, assim procedeu-se à análise das respostas. Observou-se que, apesar do HPV ser um assunto bastante abordado atualmente na mídia os discentes mostram pouco conhecimento sobre esse tema, confirmando-se necessário as práticas educativas no ambiente escolarItem Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?(Unila, 2014-10) Genesi, Luiz Filipe Dias; Andrade, Daniela Linkevicius deO presente trabalho se destina a expor a atividade desenvolvida pelos bolsistas do subprojeto do PIBID de História 1 da UFPR, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBellotti, juntamente com os professores supervisores Alisson Gonçalves e Daniel Nodari, nos colégios Manoel Ribas e Dom Pedro II, respectivamente. Tais atividades, ocorridas em Novembro de 2013, foram designadas com o objetivo de discutir a questão da identidade negra e a ocasião do dia 20 de novembro – dia da Consciência Negra.Ao longo da atividade os bolsistas puderam perceber as dificuldades de cada turma em lidar com o tema e, principalmente, as diferenças de percepção que os alunos de cada escola (que continham perfis sócio-econômicos muito diferentes) apresentaram, mostrando a importância de se problematizar historicamente alguns conceitos que fazem parte do cotidiano dos próprios alunos e que se apresentam de formas diversas na sociedadeItem A pluralidade cultural das lutas indígenas na escola(2014-10) Virgilio, Camila da Silva; Caetano, Fabio Arnold; Urbinati, Keith Sato; Albuquerque, Luiz RogérioNosso relato de experência foi um trabalho desenvolvido em uma escola pública de Curitiba, com duas turmas de 9o ano do ensino fundamental II através do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), onde oportunizou o conhecimento e a prática das Lutas Indígenas pelos alunos. O objetivo foi o desenvolvimento da pluralidade cultural pelo resgate da cultura indígena. Realizamos um trabalho interdisciplinar entre educação física, artes e história