Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 556
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item 1º Encontro de Química PUCPR: experiência do ferro fluido e da densidade dos gases(2014-10) Willians, Charles; Oliveira, Luana de; Schneider, Vanice; Padilha, RicardoO seguinte artigo relata sobre a aplicação da feira de ciências como ferramenta de ensino, e mostra sua importância para a interação entre aluno, professor e comunidade. Nesta foram explicadas as experiências "ferro fluído" e "densidade dos gases", as quais foram aplicadas no "1o Encontro de Química", e como elas podem ser utilizadas nas indústrias para o benefício da sociedade. Também foi descrito os conceitos químicos aplicados nas experiências, e os objetivos propostos através destas aplicaçõesItem Abordagem do HPV no ensino médio por meio de uma oficina temática: uma experiência a partir do PIBID/UEM(2014-10) Ferreira, Jaqueline Campos Lopes; Guizelini, Andressa De Angelis; Fujii, Rosangela Araujo Xavier; Corazza, Maria JúliaEste trabalho apresenta o relato de experiência de uma Oficina Temática relacionada ao Papilomavírus humano ( HPV), junto a estudantes do Ensino Médio. A atividade foi desenvolvida por licenciandas do curso de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá. Os dados foram obtidos junto a vinte e quatro alunos de uma escola pública da cidade de Maringá, região noroeste do estado do Paraná. Na organização do ensino foram empregadas atividades diversificadas, incluindo textos, trechos de filmes e documentários, imagens, dinâmicas grupais e confecção de cartazes (como meio de divulgação da campanha de vacinação promovida pelo Governo Federal, aos demais estudantes do colégio). A análise dos cartazes evidenciou uma apropriação de conhecimentos relacionados aos meios de prevenção, diagnóstico e tratamento do HPV e relevância da vacinaçãoItem A ação coletiva pela permanência e efetivação da Educação no Campo, na Escola Estadual do Campo Pio X: ensino fundamental - São Jorge D'Oeste, PR(2014-10) Debortoli, Solange Fernandes Barrozo; Bonetti, Sandra Paula; Vanelli, Silvana Formaio; Vismara, Lilian de SouzaNeste artigo, discorre-se sobre a organização do trabalho coletivo pela permanência da Escola Estadual do Campo Pio X – Ensino Fundamental, situada na comunidade São Pio X, na cidade de base agrária São Jorge d ́Oeste, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos – Paraná. Objetiva-se refletir sobre o movimento de resistência da referida comunidade escolar, junto aos bolsistas PIBID da Licenciatura em Educação do Campo, da UTFPR – Dois Vizinhos. Este trabalho se justifica pela necessidade de efetivar a oferta de Educação do Campo, no interior do sudoeste paranaense. Tem-se como hipótese, que as dificuldades enfrentadas pela permanência das escolas do interior dão-se em nome da retenção de gastos. Administradores públicos desconsideram a resistência daqueles que ainda sonham com vida digna e escola de qualidade para seus filhos, no lugar onde vivemItem Ações de popularização da ciência na formação de licenciandos em química integrantes do PIBID da UTFPR(2014-10) Alves, Maykon Rodrigues; Romero, Rafaelle Bonzanini; Crespan, Estela dos Reis; Romero, Adriano LopesA popularização da Ciência em ambientes de educação informal e não formal é defendida por diversos autores como instrumento de formação inicial de professores. Neste contexto, o presente trabalho analisou algumas ações de popularização da ciência em ambientes de educação não formal, realizadas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência da área de Química da UTFPR/Campo Mourão, com intuito de contribuir para a formação inicial dos licenciandos integrantes do PIBID. Analisaram-se três ações de divulgação científica em distintas cidades, durantes estas ações foram utilizadas situações problemas em que envolvessem dimensões sociais, econômicas e ambientais do conteúdo, para melhor sistematização utilizou-se experimentações problematizadoras e estudos de caso. A partir dos resultados apresentados neste trabalho, acreditamos que ações de popularização da ciência contribuem significativamente para a formação inicial de professores de químicaItem Ações do Pibid em uma escola do ensino fundamental anos iniciais(2014-10) Nichetti, Andressa; Almeida, Jenifer Rodrigues de; Bernardi, Cintia Carla; Felippi, Luana EngelerAs ações do PIBID nas instituições de ensino Municipal e Estadual são de grande valia, pois visam uma maneira diferenciada de ensino-aprendizagem tanto aos alunos da escola quanto aos bolsistas, futuros professores, auxiliando-os no desenvolvimento e na concretização do conhecimento. Com esta perspectiva, apresentamos neste texto o relato das ações do subprojeto PIBID MATEMÁTICA PB em uma Escola Municipal de Pato Branco. Nesta escola está sendo desenvolvido o projeto “Matemática Lúdica”, aplicado aos alunos do 4o e 5o anos, no qual são utilizados recursos didáticos diferenciados para auxiliar na complementação dos conteúdos matemáticos. Constatamos até o momento que é grande a motivação dos alunos em participar das atividades propostas e que os participantes apresentam melhora gradativa nos temas tratadosItem Africanidades brasileiras: reconstruindo o discurso pedagógico e valorizando as raízes da cultura brasileira PIBID- língua portuguesa(2014-10) Barros, Luci deO presente trabalho tem o objetivo de relatar as intenções e experiências iniciais obtidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O programa propicia a articulação entre o ensino superior e o básico, enriquecendo o currículo acadêmico das pibidianas e também renovando e auxiliando o trabalho da professora supervisora em sala de aula, com novas ideias, metodologias, principalmente no trabalho com a cultura afro-brasileira, que supervisionadas pela professora coordenadora contemplou novos olhares sobre a temática, uma abordagem mais consistente e segura, portanto o vínculo estabelecido não fortalece somente a formação das acadêmicas, mas também a formação continuada, atuação da professora, e sendo assim o ensino públicoItem Africanidades na aula de português: do livro didático à prática em sala de aula(2014-10) Vieira, Rafhaele Maria; Hardt, Elis; Jovino, Ione da SilvaO presente trabalho tem como objetivo analisar a forma que o negro é representado o nos livros didáticos de português e como a diversidade e identidades étnico-racial e cultural está sendo trabalhada no contexto escolar, através deste instrumento, dentro das atividades do PIBID. Apresenta algumas das leituras iniciadas sobre a representação do negro no livro didático, demonstrando que a mesmo ainda permanece muito presa a estereótipos, ainda que apontem o potencial do livro didático para quebrar paradigmas. Brevemente discorremos sobre a necessidade de se observar as interações e discursos sobre a questão racial presentes na sala de aula, bem como o papel da língua/gem na construção social de identidades. Finaliza com algumas considerações sobre a necessidade de um olhar crítico sobre os materiais utilizados em sala de aulaItem Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire(2014-10) Vaz, Ana Luiza Vidal; Velho, Amanda Caroliny Melnik; Siqueira, Ana Paula de Moraes de; Dantas, Rosilania da RochaEste artigo apresenta o relato de experiência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no município de Curitiba-PR no primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como aporte teórico- metodológico as pesquisas e trabalhos desenvolvidos por Paulo Freire (1967), bem como os estudos de Silva (2009), Libâneo (1992), Martins (1999) e Mizukami (1986) para o desenvolvimento do projeto. Com base nas observações realizadas, optou-se por trabalhar com o tema gerador reciclagem, pois grande parte dos alunos da turma tem esta como sua profissão. Deste modo foram realizadas diversas ações, que contribuíram para o processo de alfabetização dos alunos bem como para a melhoria da prática das bolsistas PIBID. O projeto continua sendo desenvolvido com os alunos, agora sendo ampliada a discussão sobre a garantia dos direitos básicos aos cidadãos, com a confecção de um jornal, como forma de socializar os conhecimentos construídos ao longo do anoItem Alfabetização e letramento na escola da infância(2014-10) Camargo, Gisele Brandelero; Silva, Renata Lopes da; Santos, SydioneEste trabalho objetiva revelar a experiência com a implementação do PIBID na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Com início em 2014, o PIBID Pedagogia abarca vinte e seis acadêmicos bolsistas, quatro professoras supervisoras, duas professoras coordenadoras e uma colaboradora. Insere-se em três escolas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, sendo uma escola que oferta a Educação infantil e os Anos Iniciais, um Centro de Educação Infantil e uma escola que oferta os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o projeto abrange as classes com crianças a partir dos três anos de idade até o 5o ano do Ensino Fundamental. A partir desse projeto, a aprendizagem da docência é vivenciada pela relação entre alfabetização e letramento, num continuum, envolvendo a articulação entre Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino FundamentalItem Algumas considerações sobre o pibid e as mudanças no processo de formação docente em geografia(2014-10) Girotto, Eduardo Donizeti; Francischett, Mafalda Nesi; Mormul, Najla Mehana; Leme, Rosana Cristina BiralO texto que segue apresenta reflexões acerca da formação docente a partir das experiências desenvolvidas no subprojeto de Geografia, da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, entre os anos de 2011 e 2014. Nosso intuito é discutir as mudanças na formação docente possibilitadas pelas ações desenvolvidas no subprojeto, levando em consideração que este é um dos principais desafios contemporâneos na formação de professores. Os resultados do processo indicam mudanças importantes na visão e na ação dos sujeitos participantes do subprojeto, bem como reforçam e aprimoram a reflexão sobre a práticaItem Aliando ensino e pesquisa nas aulas de sociologia do ensino médio(2014-10) Garcia, Ramiro Gabriel; Almeida, Caio Henrique de; Rodrigues, Marisa Cristina; Silveira, Paulo Vitor daEste trabalho é a conclusão de algumas atividades realizadas no ano de 2012, pelo PIBID de Sociologia da UFPR. Foram reunidas três grandes atividades, em três escolas distintas e com perfis bastante variados, mas com um objetivo comum, aliar ensino e pesquisa nas aulas de Sociologia para o Ensino Médio, o segundo objetivo é a reflexão a respeito da relação entre Professor/Aluno. As atividades foram realizadas em distintos locais, onde os alunos puderam conhecer a Biblioteca Pública do Paraná e uma aldeia indígena Urbana, o em certa medida possibilitou o trabalho sobre vários assuntos em parceria com os alunos. Acreditamos que os objetivos foram alcançados, pois, as temáticas trabalhadas, foram em parte construídas pelos próprios alunos e os mesmos puderam participar ativamente do processo de aprendizadoItem O ambiente ensina, a rotina organiza(Unila, 2014-10) Simeoni, Maria Cristina; Bueno, Patricia Severino; Albano, Paula Cristina de Souza; Silva, Tatiele Rodrigues daO objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e compará-las com a realidade escolar. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa, com procedimento da Análise Documental e da Observação Direta em três escolas. A observação se deu com base numa pauta formulada a partir do documento “Esta creche respeita a criança” (BRASIL, 1995). Os resultados apontaram que, os usos dos espaços nas instituições não coincidem com o que está estabelecido nos documentos analisados. Quanto às rotinas, foram percebidas mais como disciplinadoras do que mediadoras da aprendizagem. Entende-se que são necessárias mudanças e espera-se que, as ações do PIBID promovam-nas em algum grau. Mas, também é preciso um olhar mais sistemático, por parte dos órgãos responsáveis, sobre nossas instituições de ensino de Educação InfantilItem Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes(2014-10) Ribeiro, Dulcyene Maria; Fernandes, Catarina CostaOs resumos contidos nesta publicação são de inteira responsabilidade de seus autoresItem Análise da produção escrita em matemática, de alunos do ensino fundamental(2014-10) Unfried, André Guilherme; Zanella, Lucas Felipe dos Santos; Ciani, Andréia Büttner; Antunes, Francieli AgostinettoEste trabalho contém reflexões a partir da produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental de um colégio estadual da cidade de Cascavel. Foi aplicada por nosso grupo de trabalho do subprojeto de Matemática do PIBID aos alunos da escola uma avaliação composta por 13 questões, das quais algumas eram rotineiras e outras não rotineiras, retiradas e/ou adaptadas de provas aplicadas em nível nacional e internacional, como prova Brasil e PISA. Destas 13 questões escolhemos uma para fazermos algumas análises e compartilharmos a produção escrita dos alunos, as diferentes formas de resolução e nossas impressões a partir do que esperávamos que eles fizessem e sobre o que fizeramItem Análise das atividades do subprojeto filosofia no Colégio visconde de Guarapuava(2014-10) Piasecki, Daniel DonatoEsta comunicação visa socializar o trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, no subprojeto Filosofia, que ocorre no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, expondo as diferentes atividades como: produção de material didático, incentivo à criação do Grêmio Estudantil, orientação de pesquisas dos alunos do ensino médio e cineclube. Além de fazer uma análise da importância do PIBID para os bolsistas do programa (acadêmicos e professores) como também para os alunos do ColégioItem Uma análise das resoluções apresentadas por alunos do ensino médio de uma questão envolvendo frações(Unila, 2014-10) Pinafo, Rebeca Rúbia Honório; Souza, Lilian de; Araman, Eliane Maria de OliveiraO presente trabalho apresenta uma análise dos resultados de uma questão envolvendo o conteúdo de fração que foi aplicada em uma avaliação diagnóstica, que foi aplicada a alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Cornélio Procópio, por alunas que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Os resultados indicam que mesmo no Ensino Médio os alunos apresentam dificuldades para estruturar corretamente as frações e realizar operações simples, no caso, adição de frações com o mesmo numeradorItem Uma análise sobre o uso de atividades experimentais no ensino de ligações químicas(Unila, 2014-10) Mantovan, Rafael Curtolo; Santoni, Juliana; Mochizuki, Ana Paula; Silveira, Marcelo Pimentel daSerá apresentado neste trabalho a análise de duas questões respondidas pelos alunos, relacionadas à aprendizagem, após a aplicação de uma unidade didática sobre ligações químicas, realizada por bolsistas do projeto PIBID-Química-UEM aos alunos do ensino médio de um colégio da região de Maringá-PR. A unidade parte do conhecimento a nível macroscópico, no qual o aluno deve ser capaz de compreender os fenômenos para posteriormente conseguirem relacionar as propriedades dos materiais estudados com os modelos de ligações químicasItem Aplicação do algeplan no ensino do trinomio quadrado perfeito(2014-10) Silva, Jéssica Fernanda da Cruz; Ferreira, Marcelo Renan Augusto; Martinez, Cristiane Aparecida PendezaNeste trabalho apresentamos uma breve descrição material de apoio didático Algeplan e uma aplicação para o ensino de fatoração de expressões algébricas em particular nos dedicamos ao trinômio quadrado perfeito (x+a) 2 . Com os resultados obtidos pretendemos desenvolver ferramenta computacional para utilização do Algeplan no processo de completamento de quadradosItem Apoio e dinamização da educação escolar no colégio estadual Monteiro Lobato(2014-10) Tavares, Leandra Santolin; Trentin, Eldiamir Salete; Gnoatto, Mariana Caroline; Vismara, Lilian de SouzaEste trabalho tem por finalidade apresentar algumas ações do projeto “Apoio e Dinamização da Educação Escolar no Colégio Estadual Monteiro Lobato”, Dois Vizinhos, PR, que visam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, privilegiar o conhecimento e o saber dos educandos através da articulação entre as disciplinas, a comunidade e o espaço escolar, além de, aproximar a Escola Básica e a Universidade. Para isto, faz-se-á necessário promover ações pedagógicas relacionadas ao meio em que os educandos estão inseridos para que sejam capazes de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir como sujeito partícipe do cotidiano escolar. Acredita-se que as ações possibilitarão aprendizagem dos educandos e dos licenciandos que poderão perceber algumas das vicissitudes da profissão docenteItem Aprendendo a matemática jogando(2014-10) Santos, Bruna Assumpção dos; Pontes, Fernanda de Oliveira; Portela, MarilizaEste trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada através do jogo matemático “Nunca Dez”, utilizado em determinado momento do projeto, cujos resultados foram de extrema significação tanto para com os educandos, quanto para as bolsistas do PIBID. Partindo do pressuposto que o jogo favorece o aprendizado, serão também abordados alguns conceitos relacionados à importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem do educando, mais especificadamente no período de alfabetização, juntamente do letramento