Navegação CIES - Anais e Artigos do evento por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 91
-
Perfis e demandas dos imigrantes universitários junto à seção de psicologia da UNILA
(2019-09-04)O presente estudo é oriundo da dissertação de mestrado “Imigração e saúde mental: Narrativas de estudantes latino-americanos em uma universidade intercultural” realizada junto ao Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações ... -
Internacionalização das IES e a linguagem institucional Português-Inglês
(2019-09-04)O processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) recrudesceu durante a última década, culminando em práticas de cooperação de ensino, pesquisa e mobilidade acadêmica. Juntamente à essa visibilidade ... -
Redes de cooperación sur-sur en el contexto de internacionalización universitaria ¿Disputando el sentido o plegándose a las estrategias hegemónicas?
(2019-09-04)La internacionalización universitaria es un proceso multidimensional y complejo que involucra actores internacionales, regionales, nacionales, institucionales y sectoriales en un complejo entramado donde se disputan sentidos, ... -
Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Nível da língua estrangeira dos docentes
(2019-09-04)Robson (2017) argumenta que, se as universidades querem ser verdadeiramente internacionalizadas, elas precisam começar “em casa”, isto é, no seu próprio campus. Entende-se como internacionalização em casa o conjunto de ... -
Interculturalidad e internacionalización curricular. Integración entre docencia, investigación y extensión en torno a las subjetividades juveniles
(2019-09-04)Los docentes de cinco cátedras del área de Psicología pertenecientes a tres universidades: Universidad Nacional del Litoral (UNL – Santa Fe, Argentina), Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG - Belo Horizonte, Brasil) ... -
El desafío de la internacionalización curricular en la facultad de derecho de la Universidad Nacional del Este, Paraguay
(2019-09-04)La globalización genera interdependencia entre los Estados y así mismo transformaciones en todos los ámbitos, por lo que el ámbito educativo, y, específicamente el de la educación superior no puede quedar ajeno a ella. ... -
La Universidad born global. Estudio de caso y propuesta de indicadores
(2019-09-04)Las instituciones de educación superior, si bien suelen formularse con un área geográfica de impacto definida, rápidamente extienden el alcance de su accionar por fuera de sus fronteras. Las motivaciones pueden ser ... -
Diagnóstico de internacionalización para la reformulación de procesos en educación superior
(2019-09-04)El fenómeno de la Internacionalización en la educación superior creció notablemente en las últimas décadas. En algunas Universidades Públicas de Argentina ocurrió en forma espontánea, al margen de toda planificación y ... -
O Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT do Brasil
(2019-09-04)O Programa Institucional de Internacionalização - PrInT começou a ser idealizado na Diretoria de Relações Internacionais da Capes em 2017 com os seguintes objetivos: Incentivar a internacionalização de Instituições de ... -
La Internacionalización de la Educación Superior. Riesgos y beneficios
(2019-09-04)Las instituciones de Educación Superior enfrentan en la actualidad innumerables desafíos, origi- nados por las continuas transformaciones ocurridas en los distintos sistemas productivos. Han existido cambios significativos ... -
A Fundação Oriente e as conexões entre sul-sul e sul-norte: reflexões a partir da experiência no Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste
(2019-09-04)Os estudos que circundam o tema da educação para a cidadania global como aponta Andreotti (2014) tem ganhado destaque no contexto da internacionalização da educação a partir de interseções entre aspectos culturais, estéticos, ... -
A Mobilidade Acadêmico como processo de internacionalização. O Modelo da Universidade Federal de Alfenas – MG
(2019-09-04)A Internacionalização no ensino superior é tão antiga, quanto a própria universidade. Primeiras ideias sobre esse processo, teve início em Salamanca, Reino da Espanha, no século XII. No início, era algo particular, no ... -
Perspectivas y estrategias de internacionalización en la Universidad Nacional de San Juan
(2019-09-04)Desde hace más de una década, la Universidad Nacional de San Juan comenzó a incursionar en movilidades académicas, preferentemente estudiantiles. Con posterioridad las políticas de internacionalización se fueron ... -
Internacionalização na UFMG: A Formação Transversal em Estudos Internacionais
(2019-09-04)A política pública de educação é entendida como uma forma de intervenção estatal para a garantia do direito a educação pelo cidadão. E segundo Cury (2015) é um direito do cidadão que implica em obrigação do Estado. Sendo ... -
Integração Júnior: apoio à integração dos alunos estrangeiros
(2019-09-04)Na sociedade globalizada atual, a internacionalização do ensino superior tem ganhado cada vez mais destaque, dada a sua relevância para a formação dos acadêmicos e para a expansão do conhecimento produzido pela Universidade. ... -
O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio na UNILA: recepção linguístico-cultural para o ensino superior
(2019-09-04)A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma instituição brasileira com uma proposta educacional bilíngue português-espanhol que recebe estudantes de diversos países da América Latina e Caribe. Na ... -
Aportes del proceso de acreditación ARCU-SUR a la internacionalización de la carrera de Ingeniería Química de la Universidad de la República, Uruguay
(2019-09-04)La internacionalización se define como el proceso de integrar la dimensión internacional/intercultural en la enseñanza, la investigación y el servicio de la institución (1). Para la Universidad de la República las ... -
Ações com vistas à internacionalização: um estudo de caso
(2019-09-04)Nesta era de mudanças significativas relacionadas a vários aspectos, sobretudo, à vida profissional dos estudantes, o contato entre diferentes culturas tem se tornado imprescindível. Tal aproximação realiza-se de diversas ... -
Latinoamérica y la Educación Superior Transnacional: nuevos actores/proveedores de ES en la región
(2019-09-04)El proceso de globalización en el campo educativo, dio lugar a la transnacionalización de la ES y a la internacionalización de los espacios académicos, expandiendo las fronteras del conocimiento contemporáneo de la mano ... -
Componentes curriculares e a formação pedagógica em curso de Geografia, grau licenciatura: o caso da UNILA no Brasil e de universidades na Argentina
(2019-09-04)Ao tratar da discussão sobre currículo e componentes curriculares, é importante ter em mente que os mesmos são produzidos em um determinado tempo e espaço, refletindo assim desejos e ideias de grupos que compõem a sociedade ...