Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Nível da língua estrangeira dos docentes
Arquivos
Data
2019-09-04
Autores
Radael, Weber Henrique
Araújo, Silvana Marques
Verdu, Fabiane Cortez
Schiavi, Sandra Mara de Alenca
Silva, Thiago Oliveira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Robson (2017) argumenta que, se as universidades querem ser verdadeiramente
internacionalizadas, elas precisam começar “em casa”, isto é, no seu próprio campus. Entende-se
como internacionalização em casa o conjunto de atividades que não necessitam da mobilidade
internacional em si, tais como: disciplinas ministradas em outros idiomas; cursos de línguas
estrangeiras oferecido no campus da instituição; artigos submetidos para revistas internacionais;
artigos com pares internacionais; disciplinas focadas em aspectos estrangeiros e outros (Robson,
2017). E ao se discutir este tema, inquietou-se como os docentes da pós-graduação estariam
preparados para a alavancagem da internacionalização “em casa” de uma universidade. Para
tanto, assume-se neste estudo que o primeiro passo para essa alavancagem seria o conhecimento
das línguas estrangeiras por parte dos docentes.
Abstract
Descrição
O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in-
ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para
divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a
cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do
MERCOSUL.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra-
ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni-
versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru-
guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos
e Investigações em Educação Superior.
O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro
do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal
do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra-
ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e
educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver-
ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro-
misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
Palavras-chave
Internacionalização da Educação Superior, Língua Estrangeira
Citação
CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil