Ações com vistas à internacionalização: um estudo de caso
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Data
2019-09-04Autor
Lima, Thereza Cristina de Souza
Ribeiro, Josiane
Lara, Sidney
Metadata
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Nesta era de mudanças significativas relacionadas a vários aspectos, sobretudo, à vida profissional
dos estudantes, o contato entre diferentes culturas tem se tornado imprescindível. Tal
aproximação realiza-se de diversas formas, entre as quais destaca-se a internacionalização das
instituições de nível superior. As universidades, como fontes de pesquisa, criadoras e divulgadoras
de conhecimento, reconheceram a relevância de projetos de internacionalização e aderiram ao
programa de internacionalização, em consonância com a portaria no 8, de 2 de janeiro de 2018,
assinada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que aprovou o
Regulamento Geral para Projetos Internacionais. Este trabalho tem por objetivo descrever ações
relacionadas ao processo de internacionalização, tomadas por uma instituição de ensino superior
particular do Paraná, com oferta nas modalidades presencial e a distância, mais especificamente
no que tange à mobilidade acadêmica de discentes, docentes e técnicos administrativos. Trata-se
de um estudo de caso, pois se abordam ações de uma única instituição, com propósito
exploratório e descritivo, uma vez que se almeja relatar e discutir ações referentes à
internacionalização. Embora o processo que envolve a internacionalização de uma instituição
superior seja abrangente, englobando outros aspectos, optou-se pela mobilidade acadêmica por
se tratar ainda de ações incipientes, mas ressalta-se que várias outras ações também estão sendo
implementadas para que a internacionalização realmente se efetive na instituição em questão.
Como primeiro resultado, sancionou-se a Resolução 339/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão da instituição em questão (CEPE), que oficializou a criação do Grupo de Trabalho de
Internacionalização, com o objetivo principal de possibilitar a seus docentes, discentes e técnicos
administrativos oportunidades e condições de aprofundamento e/ou aperfeiçoamento de seus
conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais. Entre as diversas ações tomadas, pode-se
citar como exemplo o programa de intercâmbio entre a universidade em pauta e a Universidade
de Salamanca, ofertado aos alunos do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias dessa
instituição. De acordo com esse programa, o mestrando deve apresentar um projeto à
universidade receptora, o qual, após aceito, possibilita a realização de pesquisa conjunta, com
durabilidade de até 90 dias. Para que tal intercâmbio se efetive, oferta-se ao mestrando uma
bolsa de estudos no valor de €1800 (mil e oitocentos euros), além de traslado, passagem área
internacional (ida e volta) e seguro viagem. Tal programa é realizado, por meio de edital público
específico e processo seletivo, duas vezes ao ano. É de valia observar que, referente à mobilidade
supracitada, dois mestrandos brasileiros, em 2018, já passaram pela experiência, a qual
avaliaram como extremamente gratificante e de grande valor pessoal e profissional. Ainda dentro
do processo de mobilidade com ajuda de curso.