A Fundação Oriente e as conexões entre sul-sul e sul-norte: reflexões a partir da experiência no Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-04

Autores

Guimarães, Luis Gustavo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Os estudos que circundam o tema da educação para a cidadania global como aponta Andreotti (2014) tem ganhado destaque no contexto da internacionalização da educação a partir de interseções entre aspectos culturais, estéticos, educacionais, econômicos e políticos. Blocos econômicos, organismos internacionais, e países têm surgido no final do século XX para o século XXI demarcando de acordo com Moura (2016) a necessidade de compreender o mundo por meio de suas relações interdependentes e na travessia de diferentes fronteiras. Nesse contexto, a partir da experiência vivida no período de 2013 e 2014 no Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil), bem como, da atuação na Fundação Oriente (Delegação de Timor-Leste) no mesmo período. O presente estudo objetiva na relação dos movimentos realizados pelo PQLP e pelos programas de bolsas de curta/longa duração da Fundação Oriente refletir sobre o papel de diferentes programas de cooperação internacional na formação de estudantes universitários, professores, pesquisadores e artistas de diferentes níveis/campos/esferas de atuação. Bem como compreender o conceito de mobilidade e internacionalização na educação a partir das desterritorializações dos corpos diaspóricos em trânsito no encontro com a estrangeiridade de si e dos outros sob o viés das epistemologias decolonias como apontam Leal & Moraes (2018).

Abstract

Descrição

O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.

Palavras-chave

Fundação oriente, Cartografia

Citação

CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil