A Mobilidade Acadêmico como processo de internacionalização. O Modelo da Universidade Federal de Alfenas – MG
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Data
2019-09-04
Autores
Carlan, Cláudio Umpierre
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Resumo
A Internacionalização no ensino superior é tão antiga, quanto a própria universidade. Primeiras
ideias sobre esse processo, teve início em Salamanca, Reino da Espanha, no século XII. No início,
era algo particular, no qual dependia muito do interesse de cada docente, sua ligação, direta ou
não com Vaticano. A medida que o pensamento universitário foi se desenvolvendo, cada área
começou a demostrar um viés mais favorável a essas manifestações. Muitos estudantes, oriundos
da pequena nobreza ou burguesia, querendo alcançar patamares sociais mais elevados,
estudavam nesses centros, tendo contatos com pensadores muçulmanos, cristãos e judeus, que
ajudaram a fortalecer o pensamento científico, principalmente no século XVIII.
No Brasil, apesar da ideia de Universidade ter nascido no século XIX, foi na década de 1930,
durante Período Vargas, com a criação da Universidade de São Paulo, que esse processo tem uma
mudança efetiva. Com a falta de profissionais qualificados, Vargas convidou professores
estrangeiros, sua maioria franceses, para ministrar aulas nos cursos criados na USP. História, por
exemplo, foi um desses cursos, que contou com a presença de Fernand Braudel que, anos mais
tarde, seria diretor da EHESS , École des Hautes Études em Sciences Sociales.
Abstract
Descrição
O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in-
ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para
divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a
cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do
MERCOSUL.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra-
ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni-
versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru-
guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos
e Investigações em Educação Superior.
O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro
do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.
A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal
do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra-
ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e
educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver-
ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro-
misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
Palavras-chave
Universidade, Processo de internacionalização
Citação
CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil