Perfis e demandas dos imigrantes universitários junto à seção de psicologia da UNILA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-04

Autores

Silva-Ferreira, Alisson Vinicius
Martins-Borges, Lucienne

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente estudo é oriundo da dissertação de mestrado “Imigração e saúde mental: Narrativas de estudantes latino-americanos em uma universidade intercultural” realizada junto ao Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Cultura-NEMPsiC do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. A internacionalização do ensino superior é permeada pelo atravessamento de fronteiras geográficas, educacionais e culturais. Todavia, a entrada em um ambiente acadêmico em um outro país implica em uma série de desafios de adaptação e integração que podem incorrer em estados de sofrimento psíquico. Devido o processo migratório, estes estudantes tendem a ter diminuída sua rede de apoio e os fatores de proteção a sua saúde mental, o que repercute na importância do apoio institucional. Diante de tais questões e com o objetivo de potencializar ações de prevenção e promoção da saúde destes estudantes, que a presente pesquisa se prontificou a investigar sobre o perfil e as principais demandas dos imigrantes universitários que buscaram a Seção de Psicologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), nos anos de 2016 e 2017. A Seção de Psicologia (SEPSICO) faz parte do Departamento de Apoio ao Estudante, órgão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis que tem como objetivo melhorar as condições de permanência e bem-estar psicossocial dos estudantes. A seção oferece atendimentos psicológicos aos estudantes de graduação que apresentem demandas relacionadas ao bem-estar psicossocial e desenvolvimento acadêmico. Além da oferta de atendimentos individuais, os/as psicólogos/as da SEPSICO planejam e efetivam ações de prevenção, promoção e restabelecimento da saúde a partir da articulação com os demais setores da universidade e da comunidade externa (UNILA, 2018). Diante de tal cenário, o estudo apresenta as tendências de utilização dos imigrantes universitários na Seção de Psicologia e bem como as principais demandas e características da população atendida. A presente investigação teve caráter descritivo e exploratório e utilizou-se da análise documental como método investigativo. Os dados analisados via estatística frequencial derivaram das seguintes informações: nacionalidade, sexo/gênero, idade, taxas comparecimento, finalização do processo psicoterapêutico, encaminhamentos, rendimento acadêmico, cursos e, por fim, as principais demandas.

Abstract

Descrição

O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.

Palavras-chave

Imigração, Mobilidade acadêmica

Citação

CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil