TCC - Relações Internacionais e Integração

URI Permanente para esta coleção

ILAESP - Centro de Integração e Relações Internacionais - Bacharelado em Relações Internacionais

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 252
  • Item
    A geopolítica digital nas dinâmicas de poder das big techs e da inteligência artificial: desafios para a governança e a soberania dos estados em um sistema internacional dataficado
    (2025-12-16) Pauli, Gabriela de Oliveira
    O presente trabalho analisa a reconfiguração do poder no sistema internacional contemporâneo que se deu a partir da ascensão das Big Techs e do desenvolvimento da inteligência artificial (IA). O argumento central sustenta que o controle sobre infraestruturas digitais, dados e algoritmos consolida uma nova forma de poder geopolítico, aprofundando assimetrias entre nações e tensionando a soberania digital dos Estados, principalmente os do Sul Global. Problematiza-se que a narrativa de uma internet neutra, democratizante e globalizada, revela uma arquitetura de dominação que opera sob a lógica do capitalismo de vigilância. O estudo adota uma abordagem qualitativa e exploratória, com base em bibliografia especializada, documentos oficiais e declarações multilaterais, como a Declaração dos Líderes do BRICS sobre Governança Global da Inteligência Artificial, para discutir de que maneira esses fenômenos moldam as novas disputas de poder e revelam tensões entre soberania digital, governança algorítmica e dependência tecnologica. Pretende-se demonstrar que, embora as tecnologias digitais ofereçam oportunidades inéditas de comunicação e cooperação internacional, elas também instauram assimetrias e riscos que demandam novas formas de regulamentação e governança inclusiva no sistema internacional. Resumen Este trabajo analiza la reconfiguración del poder en el sistema internacional contemporáneo a partir del ascenso de los Big Techs y del desarrollo de la inteligencia artificial (IA). El argumento central sostiene que el control sobre infraestructuras digitales, datos y algoritmos consolida una nueva forma de poder geopolítico, profundizando las asimetrías entre naciones y tensionando la soberanía digital de los Estados, principalmente los del Sur Global. Se problematiza que la narrativa de una internet neutral, democratizadora y globalizada, revela una arquitectura de dominación que opera bajo la lógica del capitalismo de vigilancia. El estudio adopta un enfoque cualitativo y exploratorio, basado en bibliografía especializada, documentos oficiales y declaraciones multilaterales, como la Declaración de los Líderes del BRICS sobre la Gobernanza Global de la Inteligencia Artificial, para discutir cómo estos fenómenos moldean las nuevas disputas de poder y revelan tensiones entre soberanía digital, gobernanza algorítmica y dependencia tecnológica. Se pretende demostrar que, si bien las tecnologías digitales ofrecen oportunidades inéditas de comunicación y cooperación internacional, también instauran asimetrías y riesgos que demandan nuevas formas de regulación y gobernanza inclusiva en el sistema internacional.
  • Item
    Políticas migratória sul-sul: um estudo da política migratória do Brasil, Chile e República Dominicana pensando no Haiti
    (2025-12-16) Jean, Lucien
    Este Trabalho analisa as políticas migratórias sul-sul no contexto da diáspora haitiana para o Brasil, Chile e República Dominicana, com foco no período de 2010 a 2023, impulsionado pelo terremoto devastador no Haiti. Através de uma abordagem qualitativa e comparativa, baseada em análise de documentos oficiais, legislações nacionais e relatórios de organizações como a OIM e ACNUR, o estudo examina os fatores estruturais e conjunturais da migração haitiana, as respostas institucionais dos países receptores — desde vistos humanitários no Brasil e abertura inicial no Chile até a exclusão estrutural na República Dominicana — e os desafios de integração social, incluindo barreiras linguísticas, raciais e culturais. A pesquisa destaca impactos regionais, como precarização laboral e xenofobia, e propõe perspectivas para uma governança migratória mais inclusiva, enfatizando cooperação regional, programas de ensino de idiomas e combate ao racismo. Os resultados contribuem para o debate sobre migrações contemporâneas, defendendo abordagens humanitárias adaptadas às realidades do Sul Global. Resumen Este trabajo analiza las políticas migratorias Sur-Sur en el contexto de la diáspora haitiana hacia Brasil, Chile y República Dominicana, con foco en el período de 2010 a 2023, impulsado por el devastador terremoto en Haití. A través de un enfoque cualitativo y comparativo, basado en el análisis de documentos oficiales, legislaciones nacionales y reportes de organizaciones como la OIM y ACNUR, el estudio examina los factores estructurales y coyunturales de la migración haitiana, las respuestas institucionales de los países receptores —desde los visados humanitarios en Brasil y la apertura inicial en Chile hasta la exclusión estructural en República Dominicana— y los desafíos de integración social, incluyendo barreras lingüísticas, raciales y culturales. La investigación destaca impactos regionales, como la precarización laboral y la xenofobia, y propone perspectivas para una gobernanza migratoria más inclusiva, enfatizando la cooperación regional, programas de enseñanza de idiomas y el combate al racismo. Los resultados contribuyen al debate sobre las migraciones contemporáneas, defendiendo enfoques humanitarios adaptados a las realidades del Sur Global.
  • Item
    As divergências políticas do Mercosul e seus impactos na integração regional (2017-2024)
    (2025-12-16) Basso, Mateus Augusto
    O Mercosul configura-se, atualmente, como o principal bloco econômico da América Latina, sendo um dos canais mais relevantes de projeção internacional para os países que o integram. No entanto, apesar de sua importância estratégica, o bloco enfrenta limitações estruturais significativas, marcadas pela fragilidade institucional e pela recorrente falta de coordenação política entre seus membros. Essa instabilidade compromete sua efetividade enquanto mecanismo de integração e reflete, em grande medida, os interesses nacionais e as dinâmicas políticas domésticas dos governos em exercício. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é investigar de que maneira as oscilações políticas e ideológicas nos governos dos Estados-membros, no período de 2017 a 2024, condicionaram a agenda, a coesão e os rumos da integração regional. A partir da questão norteadora, como as relações entre os governos nacionais impactam as decisões e o funcionamento do Mercosul? Examina-se o papel desempenhado pelos Estados-membros em um período de nítido movimento pendular. A análise abrange o "giro econômico" em direção ao regionalismo aberto sob os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro; os impactos da pandemia de Covid-19, que acentuaram a fragmentação do bloco; a tentativa de retomada de uma agenda de integração mais profunda com o retorno de Lula ao poder no Brasil; a histórica ampliação do bloco com a adesão da Bolívia e as novas incertezas geradas pela ascensão de Javier Milei na Argentina. O estudo adota uma abordagem crítica inspirada em Julián Kan, que interpreta o Mercosul não apenas como um projeto político interestatal, mas como um espaço atravessado por disputas entre diferentes frações do capital industriais, financeiras e exportadoras cujos interesses moldam preferências governamentais e limitam a profundidade da integração. Assim, divergências entre Estados não são lidas apenas como choques ideológicos, mas como expressões de estruturas econômicas assimétricas e de pressões exercidas por setores dominantes em cada país. A pesquisa emprega método qualitativo, com base em revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que o período de 2017 a 2024 confirma a forte dependência do Mercosul em relação ao alinhamento ideológico de seus líderes, especialmente no eixo Brasil-Argentina. A afinidade entre governos conservadores, como os de Bolsonaro, Benítez e do liberal Lacalle Pou, permitiu uma convergência inicial em torno de pautas de flexibilização econômica, embora com avanços limitados pela resistência da Argentina de Alberto Fernández. A pandemia aprofundou o recuo para as agendas nacionais, resultando em paralisia e desarticulação. A posterior retomada da cooperação sob o governo Lula possibilitou avanços concretos, como a entrada da Bolívia , mas a ascensão de um governo cético ao bloco na Argentina reintroduz um cenário de incerteza, reafirmando o caráter intermitente e volátil da integração regional. Resumen El Mercosur representa actualmente el principal bloque económico de América Latina y constituye uno de los canales más importantes de proyección internacional para sus países miembros. Sin embargo, a pesar de su importancia estratégica, el bloque enfrenta importantes limitaciones estructurales, marcadas por la fragilidad institucional y una recurrente falta de coordinación política entre sus miembros. Esta inestabilidad compromete su eficacia como mecanismo de integración y refleja, en gran medida, los intereses nacionales y la dinámica política interna de los gobiernos de turno. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es investigar cómo las fluctuaciones políticas e ideológicas en los gobiernos de los Estados miembros entre 2017 y 2024 moldearon la agenda, la cohesión y la dirección de la integración regional. Con base en la pregunta clave "¿Cómo impactan las relaciones entre los gobiernos nacionales en las decisiones y el funcionamiento del Mercosur?", se examina el papel desempeñado por los Estados miembros en un período de claras fluctuaciones. El análisis abarca el "cambio económico" hacia un regionalismo abierto bajo los gobiernos de Michel Temer y Jair Bolsonaro; los impactos de la pandemia de COVID-19, que exacerbó la fragmentación del bloque; El intento de retomar una agenda de integración más profunda con el regreso de Lula al poder en Brasil; la histórica expansión del bloque con la adhesión de Bolivia; y las nuevas incertidumbres generadas por el ascenso de Javier Milei en Argentina. El estudio adopta un enfoque crítico inspirado en Julián Kan, quien interpreta el Mercosur no solo como un proyecto político interestatal, sino como un espacio atravesado por disputas entre diferentes fracciones del capital industriales, financieras y exportadoras cuyos intereses moldean las preferencias gubernamentales y limitan la profundidad del proceso de integración. Así, las divergencias entre Estados no se leen únicamente como choques ideológicos, sino como expresiones de estructuras económicas asimétricas y de presiones ejercidas por sectores dominantes en cada país. La investigación utiliza un método cualitativo basado en revisión bibliográfica y análisis documental .Concluye que el período de 2017 a 2024 confirma la fuerte dependencia del Mercosur del alineamiento ideológico de sus líderes, especialmente en el eje Brasil-Argentina. La afinidad entre gobiernos conservadores, como los de Bolsonaro, Benítez y del liberal Lacalle Pou, permitió una convergencia inicial en torno a las agendas de flexibilidad económica, aunque el progreso se vio limitado por la resistencia de la Argentina de Alberto Fernández. La pandemia profundizó el repliegue hacia las agendas nacionales, lo que resultó en parálisis y desarticulación. La posterior reanudación de la cooperación bajo el gobierno de Lula permitió avances concretos, como el ingreso de Bolivia, pero el ascenso de un gobierno escéptico del bloque en Argentina reintroduce un escenario de incertidumbre, reafirmando el carácter intermitente y volátil de la integración regional.
  • Item
    Quando o internacional é construído por mulheres negras: a centralidade de Edna Roland e as rupturas de Durban
    (2025-12-12) Lima, Jeniffer Guimarães
    Este trabalho analisa como o epistemicídio interseccional se manifesta no campo das Relações Internacionais e de que maneira a III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas (Durban, 2001) representou um marco de ruptura com a lógica de silenciamento e exclusão epistêmica. A pesquisa parte da constatação de que a disciplina das Relações Internacionais foi historicamente estruturada sobre os pilares da branquitude, do patriarcado e do capitalismo, que operam de forma interdependente na produção e na legitimação do conhecimento. A partir de uma abordagem interseccional e decolonial, o estudo busca compreender como esses vetores se materializam na diplomacia brasileira, em especial no Ministério das Relações Exteriores (MRE), analisando a ausência de protagonismo das mulheres negras e a forma como elas tensionam e reconfiguram os espaços de poder. O protagonismo de figuras como Edna Roland, na Conferência de Durban, evidencia o papel transformador da agência negra feminina na construção de uma política externa mais plural, inclusiva e comprometida com a justiça racial e de gênero. Conclui-se que romper com o epistemicídio interseccional exige reconhecer e legitimar as epistemologias produzidas a partir das margens, especialmente aquelas oriundas das mulheres negras latino-americanas, que propõem novas formas de pensar e fazer as Relações Internacionais. Resumen Este trabajo analiza cómo el epistemicidio interseccional se manifiesta en el campo de las Relaciones Internacionales y de qué manera la III Conferencia Mundial contra el Racismo, la Discriminación Racial, la Xenofobia y las Intolerancias Conexas (Durban, 2001) representó un hito de ruptura con la lógica de silenciación y exclusión epistémica. La investigación parte de la constatación de que la disciplina de las Relaciones Internacionales fue históricamente estructurada sobre los pilares de la blancura, el patriarcado y el capitalismo, que operan de forma interdependiente en la producción y legitimación del conocimiento. A partir de un enfoque interseccional y decolonial, el estudio busca comprender cómo estos vectores se materializan en la diplomacia brasileña, en especial en el Ministerio de Relaciones Exteriores (MRE), analizando la ausencia de protagonismo de las mujeres negras y la forma en que tensionan y reconfiguran los espacios de poder. El protagonismo de figuras como Edna Roland, en la Conferencia de Durban, evidencia el papel transformador de la agencia negra femenina en la construcción de una política exterior más plural, inclusiva y comprometida con la justicia racial y de género. Se concluye que romper con el epistemicidio interseccional exige reconocer y legitimar las epistemologías producidas desde los márgenes, especialmente aquellas oriundas de las mujeres negras latinoamericanas, que proponen nuevas formas de pensar y hacer las Relaciones Internacionales.
  • Item
    Fútbol política y diplomacia: la construcción de imagen y proyección de poder de los estados anfitriones de la Copa del Mundo de Rusia (2018) y Qatar (2022)
    (2025-11-18) Rodriguez Catacora, Joaquin Marcelo
    Este trabalho analisa comparativamente as estratégias de diplomacia esportiva e nation branding empregadas pela Federação Russa e pelo Estado do Catar como países-sede das Copas do Mundo da FIFA de 2018 e 2022, respectivamente. O objetivo principal é identificar como ambos Estados utilizaram o soft power e o evento como ferramentas de projeção internacional para transformar percepções negativas e fortalecer sua imagem global. A partir de uma metodologia qualitativa baseada na análise documental e comparativa de estudos de caso, examinam-se políticas públicas, investimentos em infraestrutura, campanhas de comunicação e narrativas oficiais de ambos os governos. Os resultados revelam que tanto a Rússia quanto o Catar buscaram empregar o esporte como um instrumento de legitimação internacional, um mecanismo de sportswashing, para enfrentar críticas externas e consolidar sua reputação como potências emergentes. No entanto, suas estratégias diferiram em alcance e enfoque: a Rússia priorizou a reafirmação geopolítica e a demonstração de capacidade organizacional, articulando sua imagem com elementos de segurança, modernização e controle social, como o sistema FAN ID e a revitalização urbana. O Catar, por sua vez, adotou uma diplomacia mais defensiva e voltada à sustentabilidade, utilizando a inovação tecnológica, a responsabilidade social corporativa e a arquitetura ecológica, como os estádios modulares e o uso de energia solar, para responder às críticas sobre direitos trabalhistas e o sistema kafala. Em ambos os casos, a eficácia do sportswashing foi limitada pela persistência de tensões internas e contradições estruturais entre a imagem projetada e a realidade política. Conclui-se que, embora ambos os países tenham ampliado sua visibilidade e reforçado sua presença na esfera global, o impacto de suas estratégias de diplomacia esportiva depende diretamente da coerência entre discurso, ação e reforma interna. Resumen Este trabajo analiza comparativamente las estrategias de diplomacia deportiva y nation branding empleadas por la Federación Rusa y el Estado de Qatar como países anfitriones de las Copas Mundiales de la FIFA de 2018 y 2022, respectivamente. El objetivo principal es identificar cómo ambos Estados utilizaron el soft power y el evento como herramientas de proyección internacional para transformar percepciones negativas y fortalecer su imagen global. A partir de una metodología cualitativa basada en el análisis documental y comparativo de estudios de caso, se examinan políticas públicas, inversiones en infraestructura, campañas de comunicación y narrativas oficiales de ambos gobiernos. Los resultados revelan que tanto Rusia como Qatar buscaron emplear el deporte como un instrumento de legitimación internacional, un mecanismo de sportswashing, para contrarrestar críticas externas y consolidar su reputación como potencias emergentes. Sin embargo, sus estrategias difirieron en alcance y enfoque: Rusia priorizó la reafirmación geopolítica y la demostración de capacidad organizativa, articulando su imagen con elementos de seguridad, modernización y control social, como el sistema FAN ID y la revitalización urbana. Qatar, por su parte, adoptó una diplomacia más defensiva y orientada hacia la sostenibilidad, utilizando la innovación tecnológica, la responsabilidad social corporativa y la arquitectura ecológica, como los estadios modulares y el uso de energía solar, para responder a las críticas sobre derechos laborales y su sistema kafala. En ambos casos, la eficacia del sportswashing se vio limitada por la persistencia de tensiones internas y contradicciones estructurales entre la imagen proyectada y la realidad política. Se concluye que, aunque ambos países lograron ampliar su visibilidad y reforzar su presencia en la esfera global, el impacto de sus estrategias de diplomacia deportiva depende directamente de su coherencia entre discurso, acción y reforma interna.
  • Item
    Análisis del impacto de los TLCS para el desarrollo manufacturero chileno: una visión crítica de la disputa hegemónica entre Estados Unidos y China
    (2025-10-31) Medel Loyola, Germain Antonio
    A presente pesquisa busca analisar o impacto dos Tratados de Livre Comércio (TLCs) entre o Chile e dois de seus principais parceiros comerciais e potências mundiais: os Estados Unidos e a china, com especial enfoque nas relações bilaterais Chile-EEUU, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da indústria manufatureira nacional. O objetivo geral propõe avaliar como esses acordos afetaram a diversificação produtiva, destacando a dependência do cobre e a falta de consolidação da manufatura de alto valor agregado. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adota uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), cujo processo analítico fundamenta-se nas teorias críticas da economia política latino-americana. Para isso, foi necessária uma revisão bibliográfica e documental que permitiu analisar os dados e contrastá-los com as categorias analíticas da teoria crítica latino-americana, como a “dependência”. A revisão documental baseou-se na compilação de dados oriundos de fontes oficiais de exportações (Banco Central do Chile, OMC, Banco Mundial, CEPAL), relacionados às importações e à evolução das empresas manufatureiras. Paralelamente, realizou-se uma revisão bibliográfica com perspectiva histórica, fundamentada na metodologia da economia política internacional com enfoque crítico, a qual possibilita a análise dos dados quantitativos à luz da ascensão da china como potência hegemônica e das disputas interimperialistas pelo acesso a recursos vitais para a manutenção de seus modelos econômicos e das sociedades. Os resultados demonstram que, apesar do aumento equilibrado das exportações com esses parceiros comerciais, as indústrias manufatureiras chilenas não apresentam uma melhoria significativa e sustentável no que se refere às exportações, mantendo-se a tendência à produção e exportação de bens de menor complexidade. Isso favorece a dependência econômica e posiciona estrategicamente o país dentro das disputas interimperialistas entre china e Estados Unidos. A diferença evidente entre ambos os tratados está no fato de que o acordo com a china promoveu a chegada e o crescimento do setor manufatureiro com alto conteúdo tecnológico e custos mais competitivos, iniciando um processo de substituição da produção local. Observou-se um acompanhamento institucional efetivo para o setor, ao passo que se identificou uma carência de políticas de inovação, tecnologia e desenvolvimento produtivo manufatureiro. Também foi possível perceber uma priorização na continuidade da exportação de cobre como principal produto, o que revela a ausência de uma estratégia voltada para sua futura substituição ou diversificação. Em conclusão, tais tratados contribuíram para o fortalecimento da economia nacional, mas evidenciam vulnerabilidades estruturais, como a dependência de produtos primários e a falta de políticas industriais ativas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento da manufatura nacional, sobretudo diante da concorrência com economias como a chinesa. Resumen La presente investigación busca analizar el impacto de los Tratados de Libre Comercio (TLC) entre chile y dos de sus principales socios comerciales y a la vez potencias mundiales Estados Unidos y China con especial enfoque en las relaciones bilaterales Chile-China, especialmente lo relacionado con el desenvolvimiento de la industria manufacturera nacional. El objetivo general se propone evaluar cómo estos acuerdos han afectado la diversificación productiva, favoreciendo la dependencia a la monoproducción del cobre evidenciando deficiencia para la consolidación una estructura manufacturera diversificada y de alto valor agregado. Desde el punto de vista metodológico la investigación tiene un enfoque mixto (cuali-cuantitativo) cuyo análisis se fundamenta en las teorías críticas de la economía política latinoamericana. Para esto, fue necesario una revisión bibliográfica y documental que permitió analizar los datos y contrastarlos frente a las categorías de análisis de la teoría crítica latinoamericana como la “dependencia”. La revisión documental se basó en la compilación de datos de fuentes oficiales de exportaciones (Banco Central de Chile, OMC, BM, CEPAL), relacionadas a importaciones y evolución de empresas manufactureras. Por otra parte, se realizó una revisión bibliográfica con perspectiva histórico, fundamentada en la metodología de la economía política internacional con perspectiva crítica, la cual permite analizar los datos cuantitativos a la luz del surgimiento de china como potencia hegemónica y las luchas interimperialistas por acceder a los recursos vitales para la manutención de su modelo económico y las sociedades. Los resultados muestran que, a pesar del aumento equilibrado de las exportaciones con estos socios comerciales, las industrias manufactureras no presentan una mejora notable y sostenible para las exportaciones chilenas, manteniendo la inclinación a la producción y exportación de productos de menor complejidad, favoreciendo la dependencia económica y fluctuando estratégicamente dentro de las disputas interimperialistas entre china y Estados Unidos. La diferencia clara entre ambos tratados es que el con China promovió la llegada y aumento de la manufactura con alto contenido tecnológico y mejores costos, comenzando a desplazar la producción local. Se identificó un acompañamiento institucional efectivo para el sector y una carencia en las políticas de innovación, tecnología y desarrollo productivo manufacturero. También se visualizó una priorización en la continuidad del cobre como principal producto exportado, lo que denota una falta de estrategia para la sustitución futura o diversificación. En conclusión, estos tratados fortalecieron la economía nacional, pero resalta las vulnerabilidades como la dependencia de productos primarios y la falta de políticas industriales activas para el fortalecimiento y desarrollo de la manufactura nacional, aún más en la competencia con economías como la china.
  • Item
    O processo de securitização das drogas nos Estados Unidos: a institucionalização e a internacionalização da guerra às drogas
    (2025-08-28) Saucedo, Jhonny Ilan de Araújo
    O presente trabalho analisa o processo de securitização das drogas nos Estados Unidos ao longo do século XX. A partir da pergunta de pesquisa: Como se deu o processo de transformação da política de drogas nos Estados Unidos, de uma questão inicialmente não politizada para uma temática securitizada, e de que forma agentes estatais contribuíram para a consolidação e internacionalização desse paradigma? Busca-se compreender como o tema das drogas foi deslocado da esfera social e regulatória para o campo da segurança nacional Para cumprir o objetivo proposto, utiliza-se, como principal ferramenta analítica, a Teoria da Securitização da Escola de Copenhague, em dialogo com uma abordagem qualitativa e histórico analítica baseada em fontes primárias, como pronunciamentos e documentos governamentais e fontes secundárias, em especial literatura especializada na política de drogas dos Estados Unidos. A pesquisa tem como foco três agentes estatais centrais, considerados agentes securitizadores: Harry J. Anslinger, que foi o primeiro grande ator responsável por inaugurar a securitização ao associar as drogas ao crime e a parcelas da população estigmatizadas; Richard Nixon, que declarou oficialmente a “Guerra às Drogas”, institucionalizando-a por meio da criação da DEA e internacionalizando sua lógica por meio de ações coercitivas; e Ronald Reagan, que radicalizou e intensificou o processo de securitização, consolidando uma cruza moral militarizada com projeção global. Conclui-se que o processo de securitização das drogas influenciou tanto a política doméstica dos Estados Unidos como sua política externa, impactando diretamente países da América Latina, que sofreriam consequências diretas e passariam a incorporar e reproduzir a lógica securitária em suas próprias estruturas sociopolíticas e de segurança. Resumen El presente trabajo analiza el proceso de securitización de las drogas en los Estados Unidos a lo largo del siglo XX. A partir de la pregunta de investigación: ¿Cómo se dio el proceso de transformación de la política de drogas en los Estados Unidos, de una cuestión inicialmente no politizada a una temática securitizada, y de qué forma los agentes estatales contribuyeron a la consolidación e internacionalización de este paradigma? Se busca comprender cómo el tema de las drogas fue desplazado de la esfera social y regulatoria al campo de la seguridad nacional. Para cumplir con el objetivo propuesto, se utiliza como principal herramienta analítica la Teoría de la Securitización de la Escuela de Copenhague, en diálogo con un enfoque cualitativo e histórico-analítico basado en fuentes primarias, como pronunciamientos y documentos gubernamentales, y fuentes secundarias, en especial literatura especializada en la política de drogas de los Estados Unidos. La investigación se centra en tres agentes estatales centrales, considerados actores securitizadores: Harry J. Anslinger, quien fue el primer gran actor responsable de inaugurar la securitización al asociar las drogas con el crimen y con sectores estigmatizados de la población; Richard Nixon, quien declaró oficialmente la "Guerra contra las Drogas", institucionalizándola a través de la creación de la DEA e internacionalizando su lógica por medio de acciones coercitivas; y Ronald Reagan, quien radicalizó e intensificó el proceso de securitización, consolidando una cruzada moral militarizada con proyección global. Se concluye que el proceso de securitización de las drogas influyó tanto en la política interna de los Estados Unidos como en su política exterior, impactando directamente a los países de América Latina, que sufrirían consecuencias directas y pasarían a incorporar y reproducir la lógica securitaria en sus propias estructuras sociopolíticas y de seguridad.
  • Item
    Modelos de naciones unidas como simulación educativa: experiencias transformadoras y pensamiento crítico en la formación universitaria
    (2025-08-19) Candia Osorio, Jhonatan Jesús
    Este estudo explora o impacto educativo dos Modelos das Nações Unidas (MUN) no desenvolvimento de habilidades críticas e na formação de uma consciência global entre os estudantes. Através de uma metodologia qualitativa que combina a revisão de literatura especializada com a sistematização de experiências pessoais, analisa-se como os MUN funcionam como ferramentas pedagógicas que fomentam a aprendizagem ativa e experiencial. Os resultados indicam que a participação nos MUN não só melhora habilidades específicas como oratória, negociação e pensamento crítico, mas também promove uma compreensão mais profunda das relações internacionais e dos desafios globais. Além disso, destaca-se o papel dos MUN na formação de cidadãos globais, capazes de abordar problemas complexos com empatia e objetividade. Este trabalho sublinha a importância dos MUN como complementos essenciais na educação formal, preparando os estudantes para serem líderes informados e comprometidos em um mundo interconectado. Resumen Este estudio explora el impacto educativo de los Modelos de Naciones Unidas (MUN) en el desarrollo de habilidades críticas y la formación de una conciencia global entre los estudiantes. A través de una metodología cualitativa que combina la revisión de literatura especializada con la sistematización de experiencias personales, se analiza cómo los MUN funcionan como herramientas pedagógicas que fomentan el aprendizaje activo y experiencial. Los resultados indican que la participación en MUN no solo mejora habilidades específicas como la oratoria, la negociación y el pensamiento crítico, sino que también promueve una comprensión más profunda de las relaciones internacionales y los desafíos globales. Además, se destaca el papel de los MUN en la formación de ciudadanos globales, capaces de abordar problemas complejos con empatía y objetividad. Este trabajo subraya la importancia de los MUN como complementos esenciales en la educación formal, preparando a los estudiantes para ser líderes informados y comprometidos en un mundo interconectado.
  • Item
    Da IIRSA às rotas de integração sul-americana: solução definitiva ou manutenção da condição periférica?
    (2025-08-06) Pereira, Gabriel Oliveira dos Santos
    Este trabalho analisa o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana, lançadas em 2023 durante o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, à luz do legado da IIRSA e a partir de estudos de autores latino-americanos. Como premissa se considera que as Rotas são benéficas para aumentar o fluxo comercial internacional. A partir disso a pesquisa problematiza acerca de se essas obras de infraestrutura contribuem para impulsionar o desenvolvimento econômico regional, ou se, ao contrário, reproduzem a lógica exógena e dependente que marca a inserção da região no sistema capitalista global. Para isso, o trabalho se fundamenta em revisão bibliográfica e análise documental, retomando as contribuições das correntes teóricas da Teoria da Dependência e do Estruturalismo. Conclui-se que as Rotas de Integração SulAmericanas não alteram a dinâmica periférica do subcontinente, ainda que tenha um potencial enorme de favorecer o aumento do fluxo comercial de produtos de alto valor agregado na região, bem como de reduzir desigualdades sociais e econômicas. Por último, se notou que existe uma oportunidade de participação da sociedade civil organizada na concretização do projeto. Resumen Este trabajo analiza el proyecto de las Rutas de Integración Sudamericana, lanzado en 2023 durante el tercer mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, con base en el legado de la IIRSA y a partir de estudios de autores latinoamericanos. Como premisa, se considera que las Rutas son beneficiosas para aumentar el flujo comercial internacional. A partir de ello, la investigación problematiza si estas obras de infraestructura contribuyen a impulsar el desarrollo económico regional o, por el contrario, reproducen la lógica exógena y dependiente que caracteriza la inserción de la región en el sistema capitalista global. Para ello, el trabajo se fundamenta en una revisión bibliográfica y en el análisis documental, retomando los aportes de las corrientes teóricas de la Teoría de la Dependencia y del Estructuralismo. Se concluye que las Rutas de Integración Sudamericana no alteran la dinámica periférica del subcontinente, aunque poseen un gran potencial para favorecer el aumento del flujo comercial de productos con alto valor agregado en la región, así como para reducir desigualdades sociales y económicas. Finalmente, se observó que existe una oportunidad de participación de la sociedad civil organizada en la concreción del proyecto.
  • Item
    Relaciones económicas entre Paraguay y Japón: análisis de las dinámicas de dependecia económica entre Paraguay y Japón, desde el 2001 hasta el 2021
    (2024) Corvalan Arce, Jacqueline
    O trabalho busca compreender a crescente relação comercial entre o Japão e o Paraguai ao longo dos 100 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas, tomando 20 anos como período de análise, de 2001 a 2021, para responder à questão central desta investigação sobre como se desenvolvem as relações económicas entre os dois países, e se essas relações se ajustam aos conceitos de dependência. Para responder à questão, será realizada a análise das relações bilaterais entre os dois países, considerando o fluxo de investimentos, o comércio exterior entre os dois países e as instâncias ou relações de cooperação e desenvolvimento e, ao mesmo tempo, consideraremos apoiar-nos teoricamente em debates sobre a dependência. Portanto, para se chegar a resultados satisfatórios, respeito à assimetria nas trocas econômicas que perpetua uma relação desigual entre os países em questão, no que diz respeito ao comércio de produtos com baixo nível de processamento pelo país periférico e à oferta de produtos e tecnologias industriais com maior valor agregado do país central, serão buscadas fontes qualitativas e quantitativas, acessando bases de dados de empresas, embaixadas e instituições, bem como relatórios de organismos internacionais Resumen El trabajo busca conocer la creciente relación comercial entre Japón y Paraguay en el paso de los 100 años del establecimiento de las relaciones diplomáticas, tomando como periodo de análisis 20 años, del 2001 al 2021, para dar respuesta a la pregunta central de esta investigación sobre cómo se desarrollan las relaciones económicas entre ambos países, y si es que éstas relaciones se ajustan a los conceptos de dependencia. Con el objeto de responder la pregunta se hará el análisis de las relaciones bilaterales entre ambos países, considerando el flujo de inversiones, el comercio exterior entre los dos países y las instancias o las relaciones de cooperación y desarrollo, a la par, nos sustentaremos teóricamente en los debates sobre la dependencia. Por ende, para poder llegar a resultados satisfactorios, sobre la asimetría en los intercambios económicos que perpetúa una relación desigual entre los países en cuestión, en cuanto al comercio de productos con bajo nivel de procesamiento de parte del país periférico y la provisión de productos industriales y tecnológicos de mayor valor agregado de parte del país central, se buscarán fuentes cualitativas y cuantitativas, accediendo a base de datos de empresas, embajadas e instituciones, como también informes de organismos internacionales.
  • Item
    Madres migrantes en Foz de Iguazú: un análisis interseccional de las políticas migratorias y sus efectos en las dinámicas familiares en la triple frontera
    (2025-08-12) Peñuela, Adriana Jazmín
    A intensificação dos fluxos migratórios na América do Sul, impulsionada por fatores econômicos, sociais e políticos, desafia os marcos normativos e institucionais tradicionais, revelando lacunas e contradições na garantia de direitos. Na região estratégica da Tríplice Fronteira —Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina)—, a mobilidade humana se entrelaça com desigualdades estruturais e barreiras linguísticas, afetando de forma particular as mães migrantes hispanofalantes com filhos a cargo. Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa, sob uma perspectiva interseccional e decolonial, em que medida as políticas migratórias vigentes em Foz do Iguaçu respondem às necessidades específicas desse grupo, identificando tensões entre discurso normativo e prática institucional. A pesquisa adota abordagem qualitativa com base etnográfica, integrando análise documental e entrevistas semiestruturadas exclusivamente com mães migrantes hispanofalantes residentes na cidade. Os resultados obtidos incluem a identificação de barreiras estruturais e a formulação de recomendações para políticas públicas mais inclusivas, sensíveis ao gênero, ao idioma e ao contexto fronteiriço. Mais do que um diagnóstico, o estudo constitui uma aposta ética e política na construção de uma integração regional que reconheça e valorize a dignidade e a cidadania das mães migrantes na Tríplice Fronteira. Resumen La intensificación de los flujos migratorios en América del Sur, impulsada por factores económicos, sociales y políticos, desafía los marcos normativos e institucionales tradicionales, revelando vacíos y contradicciones en la garantía de derechos. En la estratégica región de la Triple Frontera —Foz de Iguazú (Brasil), Ciudad del Este (Paraguay) y Puerto Iguazú (Argentina)— la movilidad humana se entrelaza con desigualdades estructurales y barreras lingüísticas, afectando de manera particular a las madres migrantes hispanohablantes con hijos a cargo. Este Trabajo de Conclusión de Curso analiza, desde una perspectiva interseccional y decolonial, en qué medida las políticas migratorias vigentes en Foz de Iguazú responden a las necesidades específicas de este grupo, identificando tensiones entre el discurso normativo y la práctica institucional. La investigación adopta un enfoque cualitativo con base etnográfica, integrando análisis documental y entrevistas semiestructuradas exclusivamente con madres migrantes hispanohablantes residentes en la ciudad. Los resultados obtenidos incluyen la identificación de barreras estructurales y la formulación de recomendaciones para políticas públicas más inclusivas, sensibles al género, al idioma y al contexto fronterizo. Más que un diagnóstico, el estudio constituye una apuesta ética y política por la construcción de una integración regional que reconozca y valore la dignidad y la ciudadanía de las madres migrantes en la Triple Frontera.
  • Item
    Paradiplomacia: o caso do município de Cabo Frio
    (2025-08-12) Costa, Marlon Barbosa de Souza
    Este trabalho investiga a atuação internacional do município de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, com foco nas práticas paradiplomáticas desenvolvidas entre 1983 e 2024. O estudo parte da discussão sobre o fenômeno da paradiplomacia, passa pelo levantamento da atuação internacional da cidade de Cabo Frio no contexto da atuação paradiplomática do Estado do Rio de Janeiro buscando a resposta para a seguinte problemática: de que forma a cidade de Cabo Frio tem articulado seus interesses locais no cenário internacional, por meio de práticas paradiplomáticas, e quais os impactos dessas iniciativas no desenvolvimento local?. O objetivo principal é analisar a paradiplomacia de Cabo Frio à luz do conceito de Interesse Local-Internacional, identificando suas áreas prioritárias, principais ações e impactos no desenvolvimento local. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em revisão bibliográfica, análise documental e levantamento de dados socioeconômicos e históricos. Os resultados demonstram que, apesar da atuação internacional ocorrer de forma pontual e descontinuada, o município apresenta vocações econômicas, culturais e ambientais que favorecem a construção de um planejamento estratégico próprio para sua atuação internacional. A pesquisa conclui que a institucionalização da paradiplomacia pode ampliar a projeção internacional de Cabo Frio, gerar benefícios concretos para a população e contribuir para o desenvolvimento a nível local. Resumen Este trabajo investiga la actuación internacional del municipio de Cabo Frio, en el estado de Río de Janeiro, con foco en las prácticas paradiplomáticas desarrolladas entre 1983 y 2024. El estudio parte de la discusión sobre el fenómeno de la paradiplomacia, seguido de un levantamiento de la actuación internacional de la ciudad de Cabo Frio en el contexto de la acción paradiplomática del estado de Río de Janeiro, buscando responder a la siguiente pregunta: ¿cómo ha articulado la ciudad de Cabo Frio sus intereses locales en el escenario internacional, a través de prácticas paradiplomáticas, y cuáles son los impactos de estas iniciativas en el desarrollo local? El objetivo principal es analizar la paradiplomacia de Cabo Frio a la luz del concepto de Interés Local-Internacional, identificando sus áreas prioritarias, principales acciones e impactos en el desarrollo local. La metodología utilizada es cualitativa, basada en revisión bibliográfica, análisis documental y recopilación de datos socioeconómicos e históricos. Los resultados muestran que, aunque la actuación internacional ocurre de forma puntual y desarticulada, el municipio presenta vocaciones económicas, culturales y ambientales que favorecen la construcción de un plan estratégico propio para su acción internacional. La investigación concluye que la institucionalización de la paradiplomacia puede ampliar la proyección internacional de Cabo Frio, generar beneficios concretos para la población y contribuir al desarrollo a nivel local.
  • Item
    Transição energética e a geopolítica do triangulo do lítio: Argentina, Bolívia e Chile
    (2025-08-12) Silva, Raiara Pires da
    A crise ambiental, articulada às crises econômicas, sociais e políticas, têm colocado a transição energética no centro da agenda global. Seu caráter estratégico mediante as mudanças climáticas, resulta em um processo de disputa entre grandes potências pela liderança política e econômica de novas cadeias globais de produção de energia. Assim, em direção ao horizonte de eletrificação da economia, emerge a formação de um novo mercado a partir da energia gerada por matrizes consideradas “renováveis”: hidrelétricas, parques eólicos e painéis solares. Nesse cenário, as empresas do setor automobilístico iniciam uma disputa pela liderança na comercialização de veículos elétricos, entre as principais representantes do segmento temos: BMW e VW (Alemanha); TESLA (Estados Unidos) e; BYD, GEELY e BAIC (China). Para realizar esse conjunto de transformações serão necessários insumos “minerais críticos” para a infraestrutura, a geração e o armazenamento da energia. Nesse contexto, os países do triângulo do lítio, localizados sobre formações geológicas estratégicas são alvos de interesses de potências extrarregionais. De modo que, novas equações coloniais se configuram, aprofundando desigualdades e impondo custos sociais significativos às populações locais. Resumen La crisis ambiental, sumada a las crisis económicas, sociales y políticas, ha situado la transición energética en el centro de la agenda global. Su carácter estratégico frente al cambio climático ha generado una disputa entre las principales potencias por el liderazgo político y económico de las nuevas cadenas globales de producción energética. Así, hacia el horizonte de la electrificación económica, emerge un nuevo mercado basado en la energía generada por fuentes consideradas "renovables": centrales hidroeléctricas, parques eólicos y paneles solares. En este escenario, las empresas automotrices inician una batalla por el liderazgo en la comercialización de vehículos eléctricos. Entre los principales representantes de este segmento se encuentran: BMW y VW (Alemania); Tesla (Estados Unidos); y BYD, GEELY y BAIC (China). Llevar a cabo este conjunto de transformaciones requerirá insumos minerales críticos para infraestructura, generación y almacenamiento de energía. En este contexto, los países del Triángulo del Litio, ubicados sobre formaciones geológicas estratégicas, son blanco de los intereses de potencias extrarregionales. Así, se configuran nuevas ecuaciones coloniales, profundizando las desigualdades e imponiendo importantes costos sociales a las poblaciones locales.
  • Item
    O NDB e a política externa energética brasileira: assimetrias e contradições
    (2025-08-11) Silva, Vinícius Miguel da
    A presente monografia tem como objetivo a produção de uma análise crítica da política externa energética brasileira e suas contradições, tendo como foco a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Para tal, busca-se desvendar as tensões entre a estratégia do Brasil de se consolidar como uma liderança na transição energética e a persistência de um desenvolvimento extrativista. Frente a isso, a pesquisa faz uso da Teoria Crítica para compreender o surgimento do NDB como uma instituição contra-hegemônica, fruto da insatisfação dos BRICS com a ordem financeira global. A partir dessa revisão, é examinada a sinergia dos financiamentos do NDB no Brasil com a agenda sustentável e, em contraste, o choque desta com a política de expansão da fronteira fóssil. Finalmente, revela-se o entendimento de que a dualidade da política energética nacional condiciona e limita o potencial do NDB como catalisador da liderança brasileira, questionando a coerência de sua projeção internacional. Resumen La presente monografía tiene como objetivo realizar un análisis crítico de la política exterior energética brasileña y sus contradicciones, centrándose en la actuación del Nuevo Banco de Desarrollo (NDB). Para ello, se busca desentrañar las tensiones entre la estrategia de Brasil de consolidarse como un líder en la transición energética y la persistencia de un desarrollo extractivista. Frente a esto, la investigación utiliza la Teoría Crítica para comprender el surgimiento del NDB como una institución contrahegemónica, fruto de la insatisfacción de los BRICS con el orden financiero global. A partir de esta revisión, se examina la sinergia de los financiamientos del NDB en Brasil con la agenda sostenible y, en contraste, el choque de esta con la política de expansión de la frontera fósil. Finalmente, se revela el entendimiento de que la dualidad de la política energética nacional condiciona y limita el potencial del NDB como catalizador del liderazgo brasileño, cuestionando la coherencia de su proyección internacional.
  • Item
    O redimensionamento da cidadania no mundo globalizado: Mercosul e União Europeia
    (2025-08-11) Chaer, Guilherme Vieira
    O presente trabalho é qualitativo e utiliza os métodos histórico e indutivo em caráter exploratório para analisar o redimensionamento da cidadania perante os impactos da globalização, especificamente as cidadanias regionais e supranacionais presentes do Mercosul e na União Europeia como estudos de caso. A hipótese levantada é de que a cidadania tem rompido com suas principais bases na contemporaneidade, sobretudo com a alteração dos elementos do Estado, onde especificamente nos blocos regionais de integração, o comportamento dos elementos clássicos “povo, território e soberania” se alteram, o que transcende a equação cidadão=nacional proposta na modernidade. Segue-se a ideia de que essas organizações, e em especial a União Europeia, tem agido como laboratórios de ensaio para o Direito, criando um ambiente ideal para a transformação sócio-política. Explorando as características da cidadania mercosulina e europeia, se verifica algumas diferenças estruturais quanto a força motriz dos processos integrativos, a natureza das instituições, as dimensões da participação política e da democracia transnacional, da imigração, do pertencimento e da construção social da integração, que criam, doravante, modelos diferentes de cidadania. Em conclusão, se atesta que a construção da dimensão social no Mercosul foi significativa, mas não pôde se desenvolver como foi idealizada, sobretudo pela falta de visibilidade e força política para manter as iniciativas, que foram desmobilizadas na última década do bloco. Quanto a cidadania europeia, se reconhecem muitos logros quanto à um novo conceito de cidadania, porém com diversas zonas obscuras e contradições quanto ao discurso e a prática dos princípios universalistas, notadamente na falta de harmonização em questões migratórias, na flutuação do déficit democrático e no crescimento do nacionalismo. Entendendo que o modelo de política deliberativa de Jurgen Habermas não se adequa à realidade sul-americana por haver estruturas intrinsecamente diferentes na trajetória da cidadania nacional no Sul Global — nomeadamente na ausência de direitos sociais antes do estabelecimento de uma cidadania regional, o que parece criar um terreno fértil para uma configuração pós-nacional. Conclui-se com um olhar habermasiano ante os principais dilemas da cidadania europeia, expondo suas maiores fraturas, que, além de si, revelam um horizonte onde se delineiam caminhos para um futuro status de cidadania global, o que talvez seja seu maior legado atual, ainda que essa condição esteja muito longe de ser acessível à todos. Resumen Este trabajo cualitativo utiliza los métodos histórico y inductivo para analizar la transformación de la ciudadanía ante los impactos de la globalización, específicamente las ciudadanías regionales y supranacionales del Mercosur y la Unión Europea como casos de estudio. Le plantea la hipótesis de que la ciudadanía ha ido rompiendo con sus bases fundamentales en la época contemporánea, especialmente con la transformación de los elementos del Estado. Específicamente en los bloques de integración regional, el comportamiento de los elementos clásicos "pueblo, territorio y soberanía" ha cambiado, trascendiendo la ecuación ciudadano=nacional propuesta en la modernidad. Se argumenta que estas organizaciones, y en especial la Unión Europea, han actuado como laboratorios del Derecho, creando un entorno ideal para la transformación sociopolítica. Al explorar las características de la ciudadanía del Mercosur y la europea, observamos algunas diferencias estructurales en cuanto a la fuerza impulsora de los procesos de integración, la naturaleza de las instituciones, las dimensiones de la participación política y la democracia transnacional, la inmigración, la pertenencia y la construcción social de la integración, que, a partir de entonces, crean diferentes modelos de ciudadanía. En conclusión, constatamos que la construcción de la dimensión social en el Mercosur fue significativa, pero no logró el desarrollo previsto, principalmente debido a la falta de visibilidad e influencia política para sostener las iniciativas, que se desmovilizaron en la última década del bloque. En cuanto a la ciudadanía europea, se reconocen numerosos logros en torno a un nuevo concepto de ciudadanía, pero con diversas zonas grises y contradicciones en cuanto al discurso y la práctica de los principios universalistas, en particular la falta de armonización en materia migratoria, el fluctuante déficit democrático y el desarrollo del nacionalismo. Entendiendo que el modelo de política deliberativa de Jürgen Habermas no se adapta a la realidad sudamericana, dadas las estructuras intrínsecamente diferentes de la ciudadanía nacional en el Sur Global — en particular la falta de derechos sociales previos al establecimiento de la ciudadanía regional, lo cual parece crear un terreno fértil para una configuración posnacional, el artículo concluye con una perspectiva habermasiana sobre los principales dilemas de la ciudadanía europea, exponiendo sus principales fracturas. donde, además de sí mismas, revelan un horizonte donde se trazan caminos hacia un futuro estatus de ciudadanía global, constituyendo quizás su mayor legado actual, aunque este estatus dista mucho de ser accesible para todos.
  • Item
    Participación femenina en la diplomacia cubana
    (2025-08-11) Urrutia, Yordanis Crespo
    A presente pesquisa, "Participação feminina na diplomacia cubana," tem como objetivo analisar como a participação feminina tem sido integrada na diplomacia cubana durante os últimos três períodos de governo, assim como tornar visível o papel das mulheres no âmbito diplomático cubano. O trabalho surge da necessidade de investigar a possível ausência do protagonismo das mulheres cubanas na diplomacia. A partir desse questionamento, a pesquisa propõe uma análise que combina estudos de gênero, feminismo e relações internacionais, com ênfase no contexto cubano. A metodologia empregada baseia-se em uma revisão bibliográfica, na análise de documentos oficiais e em dados estatísticos sobre a participação feminina em cargos diplomáticos. O Trabalho de Conclusão de Curso está estruturado em três capítulos: o primeiro apresenta as principais correntes teóricas do feminismo nas relações internacionais e sua aplicação à análise do poder e da diplomacia sob uma perspectiva de gênero; o segundo aborda o desenvolvimento histórico do feminismo em Cuba, a institucionalização da abordagem de gênero desde a Revolução Cubana até os dias atuais, assim como sua projeção na política externa; o terceiro analisa a participação concreta das mulheres na diplomacia cubana por meio de um mapeamento de suas representações internas e externas, considerando avanços e desafios. Resumen A presente pesquisa, "Participação feminina na diplomacia cubana," tem como objetivo analisar como a participação feminina tem sido integrada na diplomacia cubana durante os últimos três períodos de governo, assim como tornar visível o papel das mulheres no âmbito diplomático cubano. O trabalho surge da necessidade de investigar a possível ausência do protagonismo das mulheres cubanas na diplomacia. A partir desse questionamento, a pesquisa propõe uma análise que combina estudos de gênero, feminismo e relações internacionais, com ênfase no contexto cubano. A metodologia empregada baseia-se em uma revisão bibliográfica, na análise de documentos oficiais e em dados estatísticos sobre a participação feminina em cargos diplomáticos. O Trabalho de Conclusão de Curso está estruturado em três capítulos: o primeiro apresenta as principais correntes teóricas do feminismo nas relações internacionais e sua aplicação à análise do poder e da diplomacia sob uma perspectiva de gênero; o segundo aborda o desenvolvimento histórico do feminismo em Cuba, a institucionalização da abordagem de gênero desde a Revolução Cubana até os dias atuais, assim como sua projeção na política externa; o terceiro analisa a participação concreta das mulheres na diplomacia cubana por meio de um mapeamento de suas representações internas e externas, considerando avanços e desafios.
  • Item
    Entre resistir e persistir: a luta das quebradeiras de coco na Mata dos Cocais frente à onda neo-extrativista do MATOPIBA
    (2025-08-11) Furlan, Sócrates
    A alternância entre a valorização e a repentina superexploração da matéria prima, consolidaria a inerência do perfil extrativista aos ciclos econômicos brasileiros. Com a crise do empresarial seringalista na Amazônia, entre 1911 e 1913, marcaria o redirecionamento estatal para a exploração comercial da amêndoa do babaçu para fins industriais na Mata dos Cocais. A desenvoltura da nova cadeia produtiva estabelece uma conjuntura repleta de tensões sociais. Com isso, as quebradeiras de coco adotam estratégias de r-existências frente ao pacote pragmático expansionista vigorado pelo estado brasileiro. O coco babaçu, disposto geograficamente entre o Cerrado e a Mata dos Cocais, abrigaria os territórios futuramente negociados descendentes do fenômeno da financeirização e estrangeirização de terras estabelecida na virada do século XXI. Adjacente a conformação da governança global de terras, o recrudescimento das políticas neoextrativistas resultaria na implementação do MATOPIBA, acrônimo para Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A pesquisa visa compreender como o movimento social das quebradeiras de coco resistiu e renovou suas práticas frente às transformações políticas neoextrativistas na Mata dos Cocais desde a virada do século XXI. Para isso, o emprego de técnicas de investigação como, o caráter bibliográfico e entrevista em profundidade, são realizados, a fim de delinear as transformações da questão agrária. O levantamento bibliográfico parte de uma ótica interdisciplinar Pombo, (2016); para isso mobilizo as contribuições de Svampa (2019), Acosta (2016), Aráoz (2016), ao classificar a lógica depredatória do extrativismo como motor de sustentação das economias latinoamericanas, tanto no modelo de substituição de importações quanto na formação do mercado global de terras, comparados por Morsch (2020) e Delgado (2012), quanto à formação da economia política do babaçu, o debate técnico-empresarial de Amaral (1989) e o revisionismo de Almeida (2019). Resumen La alternancia entre la valorización y la repentina sobreexplotación de la materia prima consolidó la inherencia extractivista en los ciclos económicos brasileños. Con la crisis del empresariado del caucho en la amazonia, entre 1911 y 1913, marcó el redireccionamiento estatal hacia la explotación comercial del coco babasú con fines industriales en la Mata dos Cocais. El desarrollo de esta nueva cadena productiva generó una coyuntura cargada de tensiones sociales. Ante esto las quebradoras de coco adoptaron estrategias de r-existencia frente al paquete pragmático expansionista impulsado por parte del estado brasileño. El coco babasú, ubicado geográficamente entre el Cerrado y la Mata dos Cocais, albergaría territorios que serían posteriormente negociados como consecuencia del fenómeno de financiarización y extranjerización de tierras, alrededor del siglo XXI. Junto con la conformación de una gobernanza global de tierra, el recrudecimiento de las políticas neoextractivistas dio lugar a la implementación del MATOPIBA acrónimo de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahía. Esta investigación busca comprender como el movimiento social de las quebradoras de coco resistió y renovó sus prácticas frente a las transformaciones políticas neoextractivistas en la Mata dos Cocais desde el cambio del siglo XXI. Para ello se emplean técnicas de investigación de carácter bibliográfico, así como el muestreo por conveniencia, con el fin de captar los cambios en la cuestión agraria. El levantamiento bibliográfico parte de una óptica interdisciplinaria Pombo (2016), movilizando las contribuciones de Svampa (2019), Acosta (2016), Aráoz (2016), para clasificar la lógica depredadora del extractivismo como motor de sustentación de las economías latinoamericanas, tanto en el modelo de sustitución de importaciones como en la conformación del mercado global de tierras. Estos enfoques son comparados con los de Morsch (2020) y Delgado (2012) en lo relativo a la economía política del babasú, y se complementan con el debate técnico-empresarial de Amaral (1989) y el revisionismo de Almeida (2019).
  • Item
    Teoria Decolonial e alta gastronomia: uma análise desde suas origens até os rankings internacionais
    (2025-08-11) Klering, Joyce Cristina
    O presente trabalho investiga a relação entre a alta gastronomia e a produção de hierarquias internacionais no mundo gastronômico, compreendendo-a como uma ferramenta da colonialidade do poder. A pesquisa delimita-se ao resgate histórico da origem da alta gastronomia, identificando os processos internos da Europa que, posteriormente, foram difundidos para o restante do mundo por meio da colonização. Com base nos aportes da Teoria Decolonial, argumenta-se que a alta gastronomia é, ao mesmo tempo, um produto da colonialidade e um instrumento de sua reprodução. Por fim, realiza-se uma análise crítica dos rankings gastronômicos internacionais. A criação e consolidação do Guia Michelin é examinada a partir de uma revisão bibliográfica, enquanto a lista “Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo” é analisada com base nas edições anuais publicadas entre 2006 e 2024, a partir disso, observa-se a abrangência internacional do ranking e o perfil dos restaurantes latino-americanos nele contemplados. Dessa forma, demonstra-se como os critérios de valorização, moldados segundo referências do Norte Global, contribuem para a exclusão de saberes alimentares locais e para a perpetuação de uma estética culinária eurocentrada. Resumen El presente trabajo investiga la relación entre la alta gastronomía y la producción de jerarquías internacionales en el mundo gastronómico, entendiéndose como una herramienta de la colonialidad del poder. La investigación se delimita al rescate histórico del origen de la alta gastronomía, identificando los procesos internos de Europa que, posteriormente, fueron difundidos al resto del mundo por medio de la colonización. Con base en los aportes de la Teoría Decolonial, se argumenta que la alta gastronomía es, al mismo tiempo, un producto de la colonialidad y un instrumento para su reproducción. Finalmente, se realiza un análisis crítico de los rankings gastronómicos internacionales. La creación y consolidación de la Guía Michelin es examinada a partir de una revisión bibliográfica, mientras que la lista “Los 50 Mejores Restaurantes del Mundo” es analizada con base en las ediciones anuales publicadas entre 2006 y 2024. A partir de ello, se observa el alcance internacional del ranking y el perfil de los restaurantes latinoamericanos allí contemplados. De este modo, se demuestra cómo los criterios de valoración, estructurados según referencias del Norte Global, contribuyen a la exclusión de saberes alimentarios locales y a la perpetuación de una estética culinaria eurocentrada.
  • Item
    O Direito do Mar frente aos impactos ecológicos da mineração da "Área": um estudo da atuação da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos
    (2025-08-11) Cesaro, André de
    Por meio deste trabalho, objetiva-se verificar a atuação da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos frente à mineração da “Área” no que concerne o uso igualitário e sustentável dos recursos da mesma e a crescente pressão pela mineração na “Área”. Busca-se identificar como os marcos legais corroboram para a conservação ambiental dos oceanos, bem como dinâmicas de interesses que permeiam os mesmos. Para tanto, examinam-se os efeitos do Acordo Relativo à Implementação da Parte XI da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, na configuração do regime jurídico da “Área”. Além da análise documental de marcos legais internacionais e revisão bibliográfica sobre o tema, também são consideradas as estratégias de mobilização ambiental por parte de organizações da sociedade civil, bem como a adoção do Acordo sobre a Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade Marinha em Áreas para Além da Jurisdição Nacional, que busca reconfigurar o regime de governança oceânica com base em responsabilidade compartilhada sob princípios de sustentabilidade e proteção ambiental. Resumen Por intermedio de este trabajo, se objetiva verificar la actuación de la Autoridad Internacional para los Fondos Marinos frente a la mineración de la “Area” en lo que concierne el uso igualitario y sostenible de los recursos de la mismo y la creciente presión por la mineración de la “Area”. Se busca identificar cómo los marcos legales corroboran para la conservación ambiental de los océanos, así como las dinámicas de intereses que permean los mismos. Para ello, se examinan los efectos del Acuerdo Relativo a la Aplicación de la Parte XI de la Convención de las Naciones Unidas sobre el Derecho del Mar en la configuración del régimen jurídico del “Área”. Además del análisis documental de los marcos legales internacionales y revisión bibliográfica sobre el tema, también se consideran las estrategias de movilización ambiental por parte de organizaciones de la sociedad civil, así como la adopción del Acuerdo sobre la Conservación y el Uso Sostenible de la Biodiversidad Marina en Zonas Situadas Más Allá de la Jurisdicción Nacional, que busca reconfigurar el régimen de gobernanza oceánica con base en la responsabilidad compartida y los principios de sostenibilidad y protección ambiental.
  • Item
    Relações Brasil-Canadá e o fenômeno migratório: desafios e perspectivas
    (2025-08-05) Rosa, Chiara Goulart da Silva
    O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a imigração brasileira para o Canadá no século XXI, com ênfase na análise desse fenômeno sob a ótica das Relações Internacionais. O estudo busca compreender de que maneira os fluxos migratórios recentes entre Brasil e Canadá se relacionam com as dinâmicas bilaterais políticas, econômicas e socioculturais. A pesquisa tem como objetivo identificar os fatores que impulsionam esse movimento migratório, os impactos gerados na sociedade canadense e as implicações diplomáticas que emergem desse processo. Para alcançar esses objetivos, utilizo uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica narrativa, com seleção de doze artigos científicos obtidos nas base de dados do Google Acadêmico – software Publish or Perish; Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). As pesquisas foram realizadas utilizando palavras-chave relacionadas à imigração brasileira no Canadá e às políticas migratórias canadenses. A análise do material selecionado se estrutura em três eixos: o histórico das relações diplomáticas entre Brasil e Canadá; os principais acordos e mecanismos de cooperação bilateral; e os padrões migratórios contemporâneos envolvendo brasileiros no Canadá. Os resultados apontam que a imigração brasileira tem crescido de forma contínua desde os anos 1990, intensificando-se nas últimas décadas devido à instabilidade econômica, política e social no Brasil e às políticas canadenses voltadas à atração de mão de obra qualificada, incentivadas por uma orientação multicultural nas políticas públicas. Identificou-se que os imigrantes brasileiros no Canadá, em sua maioria, apresentam elevado nível de escolaridade, domínio de línguas estrangeiras e forte intenção de integração socioeconômica, o que favorece sua inserção no mercado de trabalho e participação ativa na sociedade de acolhida. Observo também que essa dinâmica migratória influencia positivamente a agenda bilateral, promovendo o intercâmbio acadêmico, cultural e tecnológico e funcionando como vetor de aproximação entre os dois países. Conclui-se que a imigração brasileira para o Canadá contribui significativamente para o fortalecimento das Relações Internacionais bilaterais, ao mesmo tempo em que revela a necessidade de políticas migratórias mais articuladas, que considerem as transformações sociais e geopolíticas em curso no cenário global contemporâneo. Resumen El objeto de este estudio es la inmigración brasileña a Canadá en el siglo XXI, con énfasis en el análisis de este fenómeno desde la perspectiva de las Relaciones Internacionales. El estudio busca comprender cómo los recientes flujos migratorios entre Brasil y Canadá se relacionan con las dinámicas políticas, económicas y socioculturales bilaterales. La investigación pretende identificar los factores que impulsan este movimiento migratorio, los impactos generados en la sociedad canadiense y las implicaciones diplomáticas que surgen de este proceso. Para alcanzar estos objetivos, utilicé un enfoque cualitativo basado en una revisión bibliográfica narrativa, con una selección de doce artículos científicos obtenidos de la base de datos Google Scholar - software Publish or Perish; del Portal de Revistas de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior (CAPES); y de la Fundación Alexandre de Gusmão (FUNAG). Las búsquedas se realizaron utilizando palabras clave relacionadas con la inmigración brasileña a Canadá y las políticas migratorias canadienses. El material seleccionado se analizó en tres líneas: la historia de las relaciones diplomáticas entre Brasil y Canadá; los principales acuerdos y mecanismos de cooperación bilateral; y los patrones migratorios contemporáneos de los brasileños en Canadá.Los resultados muestran que la inmigración brasileña ha crecido de forma constante desde los años noventa, intensificándose en las últimas décadas debido a la inestabilidad económica, política y social de Brasil y a las políticas canadienses destinadas a atraer mano de obra cualificada, fomentadas por una orientación multicultural de las políticas públicas. La mayoría de los inmigrantes brasileños en Canadá tienen un alto nivel educativo, hablan idiomas extranjeros y tienen un fuerte deseo de integración socioeconómica, lo que favorece su integración en el mercado laboral y su participación activa en la sociedad de acogida. También observo que esta dinámica migratoria influye positivamente en la agenda bilateral, promoviendo el intercambio académico, cultural y tecnológico y actuando como vector de acercamiento entre los dos países. Concluyo que la inmigración brasileña a Canadá contribuye significativamente al fortalecimiento de las relaciones internacionales bilaterales, al tiempo que revela la necesidad de políticas migratorias más articuladas que tengan en cuenta las transformaciones sociales y geopolíticas en curso en el escenario global contemporáneo.