Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 556
-
As contribuições do subprojeto pibid/história da Unicentro para a profissionalização docente, Irati-PR (2012-2014)
(2014-10)Com esse trabalho busca-se compreender a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo de profissionalização dos licenciandos participantes do Subprojeto ... -
A utilização do celular como ferramenta para o ensino de física
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo explorar as oportunidades pedagógicas relacionadas as Tecnologias de Informação e Comunicação fazendo uso de celulares e tablets no processo de ensino e aprendizagem de Física. A utilização ... -
Experiências Pibidianas: importância da prática docente
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências docentes vivenciadas pelos pibidianos do subprojeto “Tecnologias e formação de professores para o ensino de Matemática” da UNESPAR, campus de União da ... -
A literatura infantil no processo de humanização das crianças na educação infantil
(2014-10)Pretendemos neste artigo destacar a importância da intencionalidade da prática docente voltada para a humanização na Educação Infantil. Para tanto, questionamos: “Como a literatura contribui no processo de organização ... -
Diagnóstico inicial sobre leitura nos anos finais do ensino fundamental
(2014-10)O Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol/Letras Português, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, coordenado pelas Professoras ... -
Diagnóstico da realidade e mapeamento de pré-requisitos potencializando a aprendizagem de frações
(2014-10)Este trabalho é o relato de uma experiência no colégio Estadual Luiza Ross em turmas de 6o ano do ensino fundamental. A partir do diagnóstico feito com os bolsistas de iniciação à docência verificou-se que alguns estudantes ... -
A pluralidade cultural das lutas indígenas na escola
(2014-10)Nosso relato de experência foi um trabalho desenvolvido em uma escola pública de Curitiba, com duas turmas de 9o ano do ensino fundamental II através do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), onde oportunizou o ... -
Relato de experiência do grupo pibid interdisciplinar: uma perspectiva dos acadêmicos de biologia
(Unila, 2014-10)A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, que possui como objetivo o desenvolvimento da consciência da sociedade sobre aspectos do meio ambiente. Por esse tema possuir o dever de ser trabalhado nas escolas, de ... -
A problemática das salas de apoio à aprendizagem no Paraná: uma reflexão proporcionada pela participação no PIBID
(2014-10)Este trabalho pretende comparar aspectos teóricos e práticos do programa Salas de Apoio à Aprendizagem de Matemática da SEED/PR com base na experiência proporcionada a duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas ... -
Relato de experiência: estudando progressões
(Unila, 2014-10)Neste relato iremos descrever a experiência obtida após a aplicação de uma oficina envolvendo Progressões Geométricas em quatro turmas do 1o ano do Ensino Médio. Nosso objetivo principal foi introduzir o conceito de ... -
Um olhar sobre as dimensões da formação docente: identidade e profissionalização
(Unila, 2014-10)Este artigo apresenta as análises iniciais das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, durante o ano de 2014 no Curso de Pedagogia no do Curso de Formação Docente em Nível ... -
Visão dos alunos da escola pública sobre vídeo games no ensino de língua inglesa e a proposta com o RPG maker
(Unila, 2014-10)Muitos autores tem defendido o uso de MMOS (massive multiplayer online games) na aquisição de uma segunda língua (RAMA ET AL., 2009; PETERSON, 2012). Desse modo, este trabalho objetiva relatar a visão dos alunos sobre ... -
Uso das tecnologias como ambiente de aprendizagem no ensino de História
(Unila, 2014-10)Objetiva-se, com este trabalho, tecer considerações em torno de temáticas debatidas a respeito do uso de tecnologia nos meios escolares, mostrando o impacto relevante, tanto positivo, quanto negativo da utilização de uso ... -
Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil
(Unila, 2014-10)Percepção de luz e sombra na Educação Infantil foi o tema da sequência didática aqui relatada, realizada com o objetivo de conhecer e promover o desenvolvimento de hipóteses das crianças sobre luz e formação de sombras. ... -
Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por objetivo apresentar as contribuições ... -
Hábitos de higiene e educação: contribuições do Pibid na promoção da saúde
(Unila, 2014-10)A higiene é um dos pilares para uma boa qualidade de vida. Visando contribuir com a formação acadêmica dos estudantes bolsistas do PIBID do curso de Ciências Biológicas do IFPR e com a formação integral dos alunos do ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência das alunas do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em uma instituição de ensino da rede municipal de Curitiba, visando promover a iniciação ... -
Criatividade e ludicidade na educação infantil: demandas situadas na EMEI Alice Otênio
(2014-10)O objetivo principal deste estudo foi analisar a criatividade e a ludicidade na educação infantil no contexto das demandas da Escola Municipal de Educação Infantil Alice Otênio. Essa EMEI integra o Sub Projeto ... -
Educação em direitos humanos e acesso a informação, na educação de jovens e adultos
(Unila, 2014-10)Este relato de experiência aborda algumas reflexões das bolsistas-PIBID, sobre o desenvolvimento do projeto de criação de um jornal na turma da EJA em uma escola municipal de Curitiba/PR. Tendo como aporte teórico Paulo ... -
Incentivo a criação de uma consciência universitária em alunos do ensino médio de escolas públicas brasileiras
(Unila, 2014-10)Observando o atual cenário da educação brasileira, nota-se facilmente que existem problemas muito latentes em relação à estrutura e qualidade de ensino. Porém, um fator que é citado com menor frequência é a questão ...