Diagnóstico da realidade e mapeamento de pré-requisitos potencializando a aprendizagem de frações
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Silva, Eduardo Quadros da
Oliveira, Lucieli Fonseca Alves de
Parizoto, Adriely Rossi
Rocha, Silvio Rafael de Abreu da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho é o relato de uma experiência no colégio Estadual Luiza Ross em turmas de 6o
ano do ensino fundamental. A partir do diagnóstico feito com os bolsistas de iniciação à docência
verificou-se que alguns estudantes tinham dificuldade em manter a atenção por muito tempo da
explicação. Testes demonstraram que mesmo poucos instantes após terem recebido a explicação de um
conceito e afirmado que tinham entendido, alguns estudantes continuavam com muitas ideias vagas
sobre o tema trabalhado. A partir desses foi elaborada uma planilha que continha conceitos de etapas
anteriores como a tabuada, por exemplo e temas relacionados com o assunto tratado. A planilha foi
fundamental no sentido de dar mais segurança ao estudante. O tema escolhido foi frações. Foram
aplicadas rotinas de investigação para alimentar os dados dos estudantes. Percebeu-se então que o
diagnóstico da realidade e a importância que se dá ao ritmo de cada estudante são fundamentais na
aprendizagem
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Educação matemática, Investigação, Educação - avaliação continuada