Proposta de experimentação para identificação de funções orgânicas para o ensino médio: empregando o Teste de Tollens
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Santo, KatlynBazoli dos
Tonin, Angélica Priscila Parussolo
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a
Docência (PIBID) da universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana. Tem por
objetivo apresentar as contribuições observadas no ensino de Funções Orgânicas. Para tal, utilizou-se
uma aula experimental denominada Teste de Tollens, teste que permite ao aluno refletir sobre os
conceitos químicos nele envolvidos. Os alunos do terceiro ano do ensino médiodo Colégio Estadual
Agrícola Manoel Ribas de Apucarana, foram instigados a pensar nas diferenças apresentadas por
funções orgânicas que possuem a mesma formula molecular. É primordial que no ensino de química
sejam abordadas as inter-relações entre a teoria e a prática entre o conhecimento empírico e o
conhecimento científico. A observação visual dos fenômenos envolvidos estimulou o aprendizado e
conseqüentemente o maior interesse dos estudantes pelo conteúdo abordado
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)