Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2987-3006 of 6844
-
Fome de quê? Relatos da experiência na especialização integração Brasil - Paraguai: relações bilaterais, desenvolvimento e fronteiras.
(2024)O presente trabalho, apresenta um relato de experiência destacando as interfaces dentro da vivência multidisciplinar, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Integração Brasil-Paraguai: Relações Bilaterais, Desenvolvimento ... -
A fonética e a fonologia no livro didático: a questão das variantes linguísticas
(2017-08-23)Apresenta-se, nesta investigação, uma análise e reflexão dos encaminhamentos de atividades e conteúdos referentes à disciplina de Fonética e Fonologia no livro didático “Português Contemporâneo; diálogo, reflexão e uso”, ... -
Força magnética entre ímãs finitos
(Unila, 2014-10)Didaticamente, principalmente em livros para o ensino médio, o estudo da força magnética é explicado pela interação de uma carga em movimento com um campo magnético externo. Problemas de interação entre dois materiais ... -
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição.
(2016-07-08)Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a ... -
Formación de agenda pública del problema del agua en El Salvador: actores, argumentos y alternativas de solución.
(2020-05-28)La falta de acceso, el racionamiento, las malas prácticas de producción económica, la falta de voluntad política y los conflictos de intereses, hacen de Latinoamérica una de las zonas más vulnerables en relación al problema ... -
Formación de investigadores en ciencias humanas y eduación: desafíos para el trabajo con estudiantes internacionales en los doctorados
(2019-09-04)Por distintas razones, la formación de doctores ha tomado relevancia en la Región, en especial relevancia en el campo de las Ciencias Humanas en general y en la Educación en particular. Con excepción de Brasil, el campo ... -
Formación de los estados nacionales y producción agraria en la Cuenca del Plata, primera mitad siglo XIX.Una revisita desde la Historia Ambiental
(Universidad Nacional del Litoral, 2020-05-26)En los últimos años asistimos a una “ambientalización” de las Ciencias Sociales y de las Humanidades. Las perspectivas ambientales convocan a una deconstrucción del conocimiento de lo “humano” y lo “natural”, construido ... -
Formación económica del sector turismo en Foz do Iguaçu
(2013-07-03)La investigaci ́on analiza, a partir de dos planos de observaci ́on y an ́alisis metodol ́ogicos, la formaci ́ on del sector turismo en Foz do Igua ̧cu, Paran ́a. El primer plano de observaci ́on, aun- que en relaci ́on ... -
Formação continuada de alfabetizadores no PNAIC: a experiência da Universidade Estadual de Ponta Grossa
(Proex/Unila, 2017)O texto apresenta resultados das estratégias formativas utilizadas para o desenvolvimento das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O PNAIC tem como ... -
Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
(2019-12-05)O presente trabalho foi construído a partir da formação continuada de professores da rede municipal, pertencentes ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) de Foz do Iguaçu. O percurso do texto foi elaborado a ... -
Formação Continuada de professores de matemática: uma ação com múltiplos enfoques
(Proex/UNILA, 2018-11-30)Este trabalho visa apresentar o curso de Formação Continuada de Professores de Matemática: uma ação com múltiplos enfoques que promove encontros mensais com palestras e oficinas tendo em vista a formação continuada de ... -
Formação continuada de professores na Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai
(2017-03-24)A presente dissertação Formação Continuada de Professores na Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai, proposta desta pesquisa nasceu de inquietações que despontaram ao longo da experiência de vida, e profissional ... -
A formação continuada dos professores dos anos iniciais e o ensino de História na Rede Municipal de Foz do Iguaçu
(2019-12-16)Os anos iniciais da educação que vai do 1º à 4º ano da educação básica, requerem professores com múltiplos conhecimentos,dificilmente estes docentesse especializam em todas as áreas de conhecimento, tendo normalmente em ... -
Formação continuada para professores de Espanhol do município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco
(UNILA, 2016-08)Uma das estratégias da meta 16 do Plano Municipal de Educação é fortalecer a formação dos professores das escolas públicas de educação básica. Por esta razão, com este trabalho pretendemos investigar como as formações ... -
Formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(Proex/Unila, 2017)A presente ação de extensão consiste numa formação continuada para 36 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Bom Retiro do Sul/RS. A intenção é discutir as estratégias de ... -
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
(Proex/Unila, 2018-11-30)Este projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material ... -
A formação de leitores do 7o ano do ensino fundamental a partir do uso do conto em sala de aula
(2014-10)A literatura em sala de aula é motivo de questionamento por grande parte dos professores. Como trabalhar a literatura com os alunos? Como garantir a compreensão do texto lido? Como formar alunos leitores? A partir de ... -
Formação de leitores: leitura de poesia no ensino médio a partir do acervo do PNBE
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva apresentar e discutir uma atividade de leitura de poesia realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio a partir de dois poemas, um de Carlos Drummond de Andrade e outro de Ferreira Gullar. ... -
A formação de pequenos leitores: um trabalho extensionista com as habilidades de leitura, escrita e interpretação
(Proex/Unila, 2017)Faremos um relato das atividades desenvolvidas em 2017 no projeto de extensão “Trabalho com as habilidades de leitura, escrita e interpretação”. Temos proposto oficinas semanais aos alunos da Escola Municipal de Ensino ... -
Formação de Pesquisadores Falantes de Línguas Minoritárias: valorização da linguagem, cultura e culinária Xokleng/Kaklãnõ
(2014-11)O povo Xokleng/Laklãnõ habita a Terra Indígena Laklãnõ, localizada no Estado de Santa Catarina. São falantes da língua Xokleng, da família linguística Jê Meridional, do tronco Macro-Jê. O presente artigo trata de aspectos ...