Formação de leitores: leitura de poesia no ensino médio a partir do acervo do PNBE
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Santos, Angelita Maria dos
Domingues, Sheynna Hyurya
Bianeck, Willian Carneiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar e discutir uma atividade de leitura de poesia
realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio a partir de dois poemas, um de
Carlos Drummond de Andrade e outro de Ferreira Gullar. Essa atividade buscou promover o
letramento literário por meio do compartilhamento das experiências de leitura entre os alunos
das turmas, contribuindo assim, para a construção de uma comunidade de leitores, conforme a
proposta de Cosson (2011). Verificamos como resultado da atividade o interesse pelo gênero
poesia, de que até então os alunos declaravam não gostar. Demonstraremos neste trabalho
como discutimos os poemas seguindo os princípios teóricos e metodológicos de Cosson como
estratégia para a formação de leitores e como essa atividade ajudou para as atividades
seguintes de leitura de poesias
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Leitura de poesia, Formação de leitor