Formação continuada de alfabetizadores no PNAIC: a experiência da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Arquivos
Data
2017
Autores
Martiniak, Vera Lucia
Cruz, Mirian Margarete Pereira da
Kubaski, Luciana
Sousa, Nilvan Laurindo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O texto apresenta resultados das estratégias formativas utilizadas para o
desenvolvimento das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -
PNAIC - na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O PNAIC tem como objetivo
contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais,
na área de Alfabetização e Matemática, assegurando que todas as crianças estejam
alfabetizadas até os oito anos de idade. O projeto foi implementado pela UEPG
oferecendo suporte à ação pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a
qualidade do ensino e aprendizagem da linguagem. Foram propostas situações que
possibilitaram reflexão e construção do conhecimento, como processo contínuo de
formação docente. Para efetivação do projeto foi necessário formar um quadro de
professores orientadores que desenvolveram grupos de estudos com cursistas para
promover a compreensão a respeito do processo de alfabetização e letramento e
necessidade de uma cultura de formação continuada no município,
de
forma
autônoma e colaborativa. Os orientadores participaram das formações ministradas
pelos formadores da Universidade e acompanharam e subsidiaram a prática dos
professores alfabetizadores em sala de aula. Nos municípios organizam encontros
com alfabetizadores para estudos de textos, análise da prática pedagógica,
planejamento do trabalho pedagógico, intervenção e avaliação das propostas
implementadas. O projeto de extensão permitiu aliar ensino e pesquisa e destacar
alguns pontos que devem ser aprofundados e considerados em
futuras ações.
Dentre eles, verificou-se a partir dos relatos dos professores que houve mudanças
de suas concepções no que se refere à alfabetização, linguagem, escola, aluno e
currículo. Observou-se
comprometimento
dos professores durante todo curso,
demonstrando que compreendem o papel importante
que
desempenham
no
contexto escolar, e que ensinar é realmente um ato político
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área Temática: Educação
Palavras-chave
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Formação - docência, Alfabetização