A fonética e a fonologia no livro didático: a questão das variantes linguísticas

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Date
2017-08-23Author
Oliveira, Daniele
Kerkhoven, Rebeca Cristina
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Apresenta-se, nesta investigação, uma análise e reflexão dos encaminhamentos de
atividades e conteúdos referentes à disciplina de Fonética e Fonologia no livro didático “Português
Contemporâneo; diálogo, reflexão e uso”, designado aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de
Cereja, Vianna e Codenhoto (2016).Optou-se pela análise do segundo capítulo, intitulado “Literatura
na baixa idade média: o trovadorismo – variedades linguísticas – o poema”. Os fundamentos teóricos
utilizados apoiam-se em Seara, Nunes e Volcão (2011), Silva (2003), Callou e Leite (2009) e Santos,
Santos e Costa (2013). A priori, os resultados apontam que o capítulo do livro didático apresenta
conteúdos de Fonética e Fonologia de forma implícita, à medida que o assunto variante linguísticas é
bem explorado – tanto nos conceitos teóricos e exemplos, como por meio de atividades
complementares. Ressalta-se a importância do ensino das variantes linguísticas no Ensino Médio,
contextualizando-as a partir da Fonética e da Fonologia