A fonética e a fonologia no livro didático: a questão das variantes linguísticas
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Data
2017-08-23
Autores
Oliveira, Daniele
Kerkhoven, Rebeca Cristina
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Resumo
Apresenta-se, nesta investigação, uma análise e reflexão dos encaminhamentos de
atividades e conteúdos referentes à disciplina de Fonética e Fonologia no livro didático “Português
Contemporâneo; diálogo, reflexão e uso”, designado aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de
Cereja, Vianna e Codenhoto (2016).Optou-se pela análise do segundo capítulo, intitulado “Literatura
na baixa idade média: o trovadorismo – variedades linguísticas – o poema”. Os fundamentos teóricos
utilizados apoiam-se em Seara, Nunes e Volcão (2011), Silva (2003), Callou e Leite (2009) e Santos,
Santos e Costa (2013). A priori, os resultados apontam que o capítulo do livro didático apresenta
conteúdos de Fonética e Fonologia de forma implícita, à medida que o assunto variante linguísticas é
bem explorado – tanto nos conceitos teóricos e exemplos, como por meio de atividades
complementares. Ressalta-se a importância do ensino das variantes linguísticas no Ensino Médio,
contextualizando-as a partir da Fonética e da Fonologia
Abstract
Descrição
Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.
Palavras-chave
Fonética e Fonologia, Livro didático, Variações linguísticas