Formação continuada para professores de Espanhol do município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco
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Data
2016-08
Autores
Santos, Lídia Silva dos
Nascimento, Rosemberg Gomes
Título da Revista
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Editor
UNILA
Resumo
Uma das estratégias da meta 16 do Plano Municipal de Educação é fortalecer a formação dos
professores das escolas públicas de educação básica. Por esta razão, com este trabalho pretendemos
investigar como as formações continuadas semanais contribuem com a prática pedagógica dos
professores de Língua Espanhola da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho. Em
consonância com Rivas e Pedroso (2005), acreditamos que o coordenador de área de ensino deve
atuar na formação continuada com base em sob duas perspectivas: formar professores pesquisadores
reflexivos e estimular a implementação de um currículo interdisciplinar nas escolas do Ensino
Fundamental da Rede Municipal. Assim sendo, no município do Cabo, as formações continuadas
dos professores de espanhol acontecem em conjunto com as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte
e Língua Inglesa, com foco em projetos pedagógicos que atendam a todos os alunos do Ensino
Fundamental dos Anos Finais. A implementação do ensino de espanhol na cidade deuse por
questões históricas, com influência espanhola (LACERDA, 2002), além de atender à Lei no
11.161/2005, à LDBEN 9394/96 e ao Estatuto do Magistério, Lei no 2.280/2005. Para fundamentar
nossa pesquisa, baseamonos Parâmetros Curriculares Nacionais (2002), García Martinez (2007),
Paraquett (2010), Rivas (1996) e Freire (2013). Como resultado dos encontros semanais,
percebemos que houve uma maior participação dos discentes nas atividades acadêmicas
desenvolvidas pela Associação de Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco (APEEPE),
elaboração de projetos e festivais de Língua Espanhola, além da elaboração de material didático que
atendeu a cerca de dez mil alunos das escolas municipais. Embora as formações se constituam como
um espaço de construção e divulgação de saberes, desafios emergiram das discussões semanais tais
como a necessidade da construção de um núcleo de línguas, implementação do ensino de Espanhol
em todos os anos do Ensino Fundamental e concurso público
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Formação - docência, Cabo de Santo Agostinho (PE) - Brasil