Formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Kuhn, Malcus Cassiano
Molin, Naiara Dal
Marchesan, Michele Roos
Araújo, Helena Miranda da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

A presente ação de extensão consiste numa formação continuada para 36 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Bom Retiro do Sul/RS. A intenção é discutir as estratégias de ensino utilizadas cotidianamente pelos professores e instigá-los a refletirem sobre suas práticas pedagógicas, apresentando metodologias ativas que despertem o interesse dos alunos resultando numa aprendizagem mais autônoma. A formação acontece em 10 encontros presenciais de 4 horas, no período de maio a setembro do corrente ano, totalizando 40 horas. O desenvolvimento da formação se dá por meio de aulas expositivas e dialogadas, além da realização de oficinas dos conteúdos programáticos, discutindo-se: o papel humanizador do docente no processo de aprendizagem; o ensino das quatro operações com números naturais, da geometria e das frações; a música como estratégia de ensino para abordar conceitos e conteúdos das Ciências Humanas. Dessa forma, pretende-se potencializar as práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em diferentes áreas do conhecimento. Com isso, o IFSul Câmpus Lajeado estará contribuindo para o processo de aprendizagem de possíveis futuros alunos da Instituição

Abstract

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Formação - docência, Educação - ensino fundamental

Citação