Formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Kuhn, Malcus Cassiano
Molin, Naiara Dal
Marchesan, Michele Roos
Araújo, Helena Miranda da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
A presente ação de extensão consiste numa formação continuada para
36 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do
município de Bom Retiro do Sul/RS. A intenção é discutir as estratégias de ensino
utilizadas cotidianamente pelos professores e instigá-los a refletirem sobre suas
práticas pedagógicas, apresentando metodologias ativas que despertem o interesse
dos alunos resultando numa aprendizagem mais autônoma. A formação acontece
em 10 encontros presenciais de 4 horas, no período de maio a setembro do corrente
ano, totalizando 40 horas. O desenvolvimento da formação se dá por meio de aulas
expositivas e dialogadas, além da realização de oficinas dos conteúdos
programáticos, discutindo-se: o papel humanizador do docente no processo de
aprendizagem; o ensino das quatro operações com números naturais, da geometria
e das frações; a música como estratégia de ensino para abordar conceitos e
conteúdos das Ciências Humanas. Dessa forma, pretende-se potencializar as
práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em
diferentes áreas do conhecimento. Com isso, o IFSul Câmpus Lajeado estará
contribuindo para o processo de aprendizagem de possíveis futuros alunos da
Instituição
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Formação - docência, Educação - ensino fundamental