Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)
URI Permanente desta comunidade
Notícias
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Navegar
Navegando Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 252
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Abane o rabo!(Proex/Unila, 2018-11-30) Takashima, Íris Tiemy Groff; Graf, Helena FernandaOs cães abanam o rabo quando estão felizes, por isso do nome do projeto. O objetivo do projeto é encorajar as pessoas a adotar cães mestiços (sem raça definida ou, coloquialmente, vira-latas) em Foz do Iguaçu e região. Hoje, muitos animais moram em abrigos, ONGs, na casa de protetores, lares provisórios ou mesmo na rua. Esses recorrem à ajuda das pessoas para poder custear alimentos e tratamentos, porém, o dinheiro arrecadado não é suficiente. Há pagamentos pendentes em hospitais e clínicas veterinárias, as quais não atendem os cães enquanto as dívidas não forem quitadas. Há centenas de animais nos abrigos, canis e lares provisórios e os números só aumentam. Há mais animais chegando do que sendo adotados, as dívidas aumentam e cada vez há mais carência de comida e atendimento médico. Se os animais fossem adotados com mais frequência, a quantidade de cães diminuiria e os mesmos teriam o acolhimento de um tutor (ou dono, como é chamado). Menos animais nas ruas significa menos sofrimento e menos doenças, tanto para animais quanto para os humanos.Item Acompanhamento discente no módulo "Problemas Clínicos Relevantes da Mulher na Atenção Primária à Saúde"(2019) Vieira, Marília Volpato; Oderich, Carolina LeãoEste trabalho é um relato de experiência sobre a monitoria no módulo “Problemas clínicos relevantes da mulher na Atenção Primária à Saúde”. O programa de monitoria acadêmica desenvolvido na Universidade Federal da Integração Latino-Americana tem como principal objetivo melhorar o ensino de graduação e o desempenho acadêmico através da realização de atividades teórico-práticas de forma acessível e individualizada. Para atingir tal objetivo, o discente monitor, orientado pelo coordenador do módulo, disponibiliza aos alunos horários extra-classe para discussão e esclarecimento de dúvidas, oferece bibliografia complementar às já previstas no plano de ensino e realiza atividades de ensino teórica e práticas sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, com ênfase na prática clínica. Através disso, os discentes obtêm uma experiência mais individualizada das atividades do módulo, desenvolvem a capacidade de selecionar objetivos de aprendizagem e têm acesso a um esclarecimento precoce das dúvidas. Já o discente monitor desenvolve a capacidade em organizar e realizar tutorias, melhora as habilidades teórico e práticas em ginecologia e obstetrícia, além de preencher lacunas de conhecimento. Dessa forma, a atividade de monitoria proporciona a valorização de um dos pilares da universidade, o ensino, além de proporcionar ao discente monitor um aprendizado muito mais completo e aprofundado do é obtido quando são realizadas leituras ou exercícios sobre determinado assuntoItem Alfabetización científica por medio de rondas de lecturas en la educación inicial(Proex/UNILA, 2018-11-30) NUÑEZ, Martinez Patricia; FRANCISCO, WellingtonLa lectura es una fase importante para el proceso de aprendizaje de los estudiantes, permitiendo además de decodificar fonemas e grafemas, asociar textos científicos con las vivencias del día a día. La ejecución del proyecto se hace mediante los encuentros en la Escuela Municipal Arnaldo Ysidoro de Lima ubicado en el barrio Vila C, ciudad Foz de Iguazú-PR. El objetivo general del proyecto es crear grupos de lecturas en escuelas públicas de Foz de IguazúPR, dentro de las referencias de las Tertulias Literarias Dialógicas para incentivar la lectura de diferentes géneros para los estudiantes a partir de aspectos enfocados a la enseñanza y aprendizaje de la ciencia, así como auxiliar la capacidad de interpretación del texto con expresión artística en forma de diseños y el dialogo entre los participantes. El encuentro de lectura es ejecutado semanalmente, con días y horarios fijos. Cada texto es direccionado a temas científicos y ambientales, escogido con antecedencia y analizado por el coordinador antes de los encuentros. En los encuentros efectuados, los alumnos demostraron interés, participación, en cuanto también se pudo observar estudiantes con algunas dificultades, lo que permitieron lograr mejoras en los trabajos previstos.Item Alimentação e Cultura: a comida na sétima arte(2019) Cavalcante, Gláucia Rúbia da Conceição; Belem, Régis da CunhaO projeto da monitoria tem o objetivo de analisar as relações de comensalidade pre- sentes nas produções cinematográficas e decodificar a simbologia cultural por trás dessas práticas alimentares que são esboçadas nas telasItem Alimento saludable y seguro: Adopte buenas prácticas(Proex/Unila, 2018-11-30) Ayala Santamaria, Marta Azucena; Quijozaca Quijasaca, Valeria del Rocio; Ciacchi, Érika Marafon RodriguesLa Seguridad Alimentaria y Nutricional es un campo que involucra no sólo los aspectos microbiológicos de la alimentación, sino también el alimento seguro consumido en la perspectiva de la nutrición y de la cultura alimentaria. Es notorio el aumento creciente de los brotes causados por enfermedades transmitidas a través del agua y alimentos contaminados, y por ello la necesidad ampliada de una formación específica a manipuladores de alimentos, aunque el público beneficiado sea a una escala menor. Con la producción y oferta local de preparaciones hay un fortalecimiento y una valorización de los alimentos característicos de la región, considerando la gran oferta en el municipio de Foz de Iguazú, Paraná, por los ambulantes y por los estudiantes que comercializan preparaciones típicas latinoamericanas en la universidad. La acción tiene como objetivo para el año 2018 la realización del curso en 2 periodos, el primero con 10 encuentros de marzo a mayo y el segundo con 8 encuentros de septiembre a noviembre, destinado a los estudiantes preparados con una formación, que permitirá conocer sobre buenas prácticas de fabricación y manipulación de los alimentos, nociones de educación, legislación y seguridad alimentaria y nutricional, técnicas dietéticas y etiquetado nutricional. La formación es realizada por colaboradores de instituciones de salud (Vigilancia Sanitaria de la Secretaría Municipal de Salud de Foz do Iguaçu) y de enseñanza (UDC e Instituto Federal do Paraná). El grupo desarrolla su formación elaborando preparaciones culinarias nutritivas, para la producción de ventas (grupo 1) y para desarrollo de habilidades culinarias en sus hogares, y en cada encuentro tiene una evaluación conteniendo preguntas con el fin de saber la comprensión de los temas abordados y de mejorar los ejes formativos a partir de sugerencias de los participantes.Item Alles Klar? Curso de alemão para a comunidade(Proex/UNILA, 2018-11-30) MÜLLER, Andreas Matheus; AMATO, Laura Janaina DiasEste resumo expandido tem como objetivo apresentar o projeto Alles klar? – curso de alemão para a comunidade, sua fundamentação e resultados obtidos no ano de 2018. Primeiramente apresenta-se o projeto e a forma como o trabalho se desenvolve, de forma a situar o contexto e os objetivos a que se propõe. Posteriormente, aborda-se a metodologia no que diz respeito às aulas do curso e a capacitação dos discentes envolvidos, e também a sua fundamentação teórica. Por fim são divulgados dados que correspondem ao período de execução e é feita uma análise entre o que era esperado do projeto e os objetivos até então alcançados como forma de avaliar a situação em que este se encontra.Item Anais I SIEPE - Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão(Proex/Unila, 2018-11-30) SIEPE, Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão- VII Encontro Anual de Iniciação Científica - III Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI) - VI Seminário de Extensão Universitária da UNILA - SEUNIItem Aos que vierem depois de nós: Coletivo de trabalhadorxs da palavra(Proex/Unila, 2018-11-30) GONÇALVES, Danizio Dorneles; LOPES FANK, Ana ClaraPor meio deste trabalho apresentamos parte das atividades desenvolvidas pelo Coletivo de Trabalhadorxs da Palavra “Aos que vierem depois de nós”, projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latinoamericana. A iniciativa, ainda em andamento, visa integrar a universidade e a comunidade através da leitura e criação da palavra artística, promovendo encontros em escolas públicas, feiras, eventos e demais espaços de intercâmbio cultural. A ação está centrada em três eixos temáticos: Rodas de Leitura, Oficinas de Expressão Criativa e Saraus Itinerantes, além de jogos e dinâmicas que estimulam a imaginação e a criatividade. Inserido no eixo teórico dos Estudos Culturais e da Crítica da Cultura, particularmente a partir de conceitos como “heterogeneidade”, o coletivo desenvolve um cronograma de atividades em escolas do Bairro Porto Belo. Nos últimos meses também foi organizada uma homenagem ao escritor e fotógrafo mexicano Juan Rulfo, incluindo uma semana de palestras, oficinas, mostra fotográfica, cinematográfica e teatral.Item Aplicação de resíduos do processamento de carne de aves em produtos de higiene pessoal e cosméticos(SIEPE, 2019) Olivo, Ana Paula; Arrieche, Leonardo da SilvaAtualmente um dos grandes problemas ambientais é causado pelos resíduos industriais, grandes agentes poluidores. Dentre eles estão os resíduos do abate de aves, que podem ser utilizados na fabricação de ração animal. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo incorporar a gordura e as proteínas do plasma na formulação de produtos de higiene, como, sabonete hidratante em barra, sabonete hidratante líquido e barra hidratante. A metodologia usada para a formulação dos produtos foi o planejamento experimental fatorial, composto central 23. Também se fez necessário a aplicação de uma metodologia para a purificação dos resíduos. As variáveis do experimento influenciam diretamente nos quesitos de qualidade do produtoItem Aplicação do NDVI no monitoramento do uso da terra na bacia do Rio Tamanduá - PR, utilizando imagens sentinel-2, série temporal 2016-2018(SIEPE, 2019) Oliveira, Vinícius Fernandes de; Silva, Mara RubiaO crescimento das áreas urbanas ocasiona também o aumento do uso dos recursos hídricos. No caso de Foz do Iguaçu, o Rio Tamanduá é um dos principais afluentes que abastecem a cidade, desta maneira o estudo de sua bacia hidrográfica e a divulgações destes dados é de vital importância no auxílio do planejamento ambiental e urbanoItem Aplicação filosófica da tradução do grego – versões e interpretações(Proex/UNILA, 2018-11-30) MACHADO, Lucas dos Santos; DE CAMPOS, Rogério GimenesO objetivo dessa comunicação é mostrar a importância do trabalho de tradução, de comparação e de refacção de versões em vista da melhor interpretação filosófica, especialmente em passagens complexas dos antigos filósofos gregos. Por meio do estudo sistemático dos trechos e de suas versões, nas oficinas se constrói uma maior aproximação e compreensão dos textos originais. Essa apresentação procura exemplificar alguns desses casos. Assim, ficará manifesta a importância desse exercício de tradução especializada para o trabalho da pesquisa em filosofia antiga ou qualquer disciplina que resgate esses textos clássicos.Item Aprendizaje autónoma y estratégica a travéz del TÁNDEM Portugués-Español(SIEPE, 2019) Piñeres Cerpa, Jaineth Stefanía; Tirloni, Larissa PaulaEsta investigación tiene como objetivo identificar y analizar las estrategias de aprendizaje y de comunicación que se utilizan con mayor frecuencia por estudiantes de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), en los encuentros de tándem, actividad complementaria a las clases de español y portugués del Ciclo Común de Estudios. Para ello, se consideran las estrategias de comunicación (SILVA-OYAMA, 2010), las discusiones y fichas de textos teóricos, las observaciones y análisis que se hicieron con base en el proceso de aprendizaje de español/portugués de los participantes. La metodología norteadora es la investigación-acción (TRIPP, 2005). Como resultados finales encontramos que las estrategias más frecuentes son: pedido de ayuda/confirmación, préstamo y traducción literal. Finalmente consideramos que es de suma importancia hacer un estudio profundo sobre cómo se desenvuelven las habilidades lingüísticas de los estudiantes durante su proceso de aprendizaje de lenguas próximas, ya que esto nos permite visualizar nuevos y diversos caminos de enseñanza-aprendizaje. Por otra parte, hay que tener en cuenta el contexto multicultural y plurilingüe que define la UNILA como institución bilingüe y con vocación integracionistaItem Argentinos(AS): uma relação com a matemática e o câmbio na Região Trinacional de Foz do Iguaçu(SIEPE, 2019) Ferreira, Micaelli Teodoro; Moura, Elmha Coelho MartinsEsta pesquisa tem como objetivo analisar e registrar a operação e a influência da taxa de câmbio na região tri nacional de Foz do Iguaçu (BR), Puerto Iguazú (AR) e Ciudad Del Este (PY), com foco nas relações estabelecidas entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. Estudar a relação entre a história cultural da área e os hábitos e ferramentas desenvolvidos para lidar com a taxa de câmbio, dado o quanto essa ação demanda raciocínio lógico matemático em sua tomada de decisão, utilizando-se de entrevistas e questionários para essa medição. É digno de nota que a região das Cataratas tem muitas características históricas culturais únicas, detalhes perceptíveis através do estudo de monumentos e trabalhos de campo durante a pesquisaItem Assessoria técnica para paisagem e espaço exterior doméstico voltados à habitação, soberania alimentar e regeneração ambiental:Assentamento MST Companheiro Antonio Tavares - ITEPA - Instituto Técnico e Educacional de pesquisa da Reforma Agrária, São Miguel do Iguaçu, Paraná.(Proex/Unila, 2018-11-30) OLIVEIRA, Ana Carolina Rodrigues de; CUNHA, Gabriel RodriguesO presente projeto tem por objetivo oferecer assessoria técnica aos moradores da Ocupação Bubas no que se refere ao paisagismo comestível, produção de hortas orgânicas, conforto térmico e Espaço Exterior Doméstico no geral. Uma vez que a atividade do cultivo já acontece entre a comunidade, busca-se ampliar o número de produtores e principalmente as condições de segurança alimentar, gerar possibilidades de subsistência, canais de troca e de venda. Enquanto facilitadores desse processo, serão oferecidas oficinas de técnicas de plantio e de cuidados com a terra baseados nos conceitos de agroecologia e permacultura. A proposta foi aprovada pela comunidade que demonstrou grande interesse e já estão cadastrados os participantes para as atividades, ampliando as potencialidades de debate sobre direito à habitação e alimentação de qualidade.Item Assessoria tecnológica em arquitetura e engenharia para habitação popular(Proex/Unila, 2018-11-30) SEOLIN, Jessica Machado; QUISPE, Victor Hugo; CUNHA, Gabriel Rodrigues; BASTOS, Tiago SouzaO objetivo deste projeto é levar aos moradores de bairros populares de Foz do Iguaçu a assessoria tecnológica gratuita, visando a melhoria na qualidade de vida e no seu bem estar. Nos anos 2017 e 2018, o projeto tem estudado e difundido técnicas alternativas de construções de baixo impacto ambiental e com materiais de construção mais baratos em relação aos convencionais. As técnicas utilizadas foram taipa de pilão, em 2017, e taipa de mão, em 2018, técnicas que utilizam terra como principal componente de construção. Foram realizados testes do solo de Foz do Iguaçu procurando uma melhor combinação (traço) de materiais para ser utilizado em tais construções. O projeto teve como resultado alguns cursos para a comunidade acadêmica e local com o intuito de transmitir os conhecimentos adquiridos com os estudos de solo e com a realização das técnicas taipa de pilão e taipa de mão. O projeto visa também contribuir para estabelecer um contato permanente dos alunos com as demandas sociais fortalecendo o compromisso social das ações da universidade e a troca de conhecimentos com a sociedade por meio das atividades de extensão universitária.Item Avaliação do desempenho escolar no ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçu/PR(SIEPE, 2019) Herasme, Emelyn Glorys; Nicolas, Maria AlejandraEl proyecto de extensión, de carácter interdisciplinar busca identificar cuáles aspectos contribuyeron en la mejoría de la calidad de la enseñanza fundamental y secundaria em la ciudad de Foz de Iguaçu, así como investigar sobre los de las evaluaciones gubernamentales, especialmente, el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB). Para identificar esos aspectos, se pretende combinar dos metodologías: estudios de casos y análisis de microdatos disponibles en la web del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) . Este proyecto está orientado en las dos últimas fases del ciclo de políticas públicas (implementación y evaluación). Con relación a los resultados, se espera contribuir con la divulgación de buenas prácticas de enseñanza y, además, con la construcción de análisis cualitativos y cuantitativos sobre las políticas públicas de la educación municipalItem Avançando o ensino-aprendizagem da anatomia humana: implementação do Banco Anatômico-Radiológico Digital (BARD) da UNILA(SIEPE, 2019) Almeida, Fellipe Roberto Biagi de; Mendoza, Arthur Dias; Grignet, Rodrigo JulianoEste projeto de extensão tem por objetivo implementar uma base de peças anatômicas digital que possa ser utilizada por alunos e professores de cursos da área da saúde da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, principalmente no ensino e pesquisa de anatomia e radiologia com alunos e com a comunidade externa, utilizando o software InVesalius. A implementação consistirá de três tipos de atividades: a coleta de imagens de instituições de saúde e pacientes, mediante autorização; a criação e manutenção de um ambiente virtual onde os arquivos recebidos serão armazenados, catalogados e indexados; e a criação de um guia rápido do usuário para docentes, discentes e pesquisadores. O ambiente utilizado será o Laboratório de Simulações da Unila (Campus JU), cujos equipamentos servirão tanto no processo de desenvolvimento do banco de imagens quanto no posterior estudo e aprendizado dos alunos. O momento atual do projeto situa-se na etapa de catalogação e indexação de arquivos pelos grupos de discentes participantes. Espera-se, ao final, disponibilizar uma ferramenta com potencial para o contínuo desenvolvimento da educação médica, em especial no que tange ao ensino da anatomia humanaItem Baile Latino - Integração pela Dança(Proex/UNILA, 2018-11-30) Salazar, Katherina Rojas; Zotovici, Sandra AparecidaEste projeto, integrando-se a atividades de ensino e pesquisa, visa divulgar e promover a dança, especificamente em região de Tríplice Fronteira, a partir das diversas culturas urbanas-contemporâneas latino-americanas, de maneira que possibilite impulsionar a integração regional por meio de processos interculturais das relações fronteiriças. A ação de extensão Baile Latino nesse primeiro momento, busca resgatar as danças urbanas-contemporâneas e suas diversidades latinas, junto a comunidade fronteiriça de Foz do Iguaçu e, em específico fortalecer o Grupo de Danças Latinas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana/ UNILA. Posteriormente, a partir do repertório coletado de músicas e danças, mediante a participação de acadêmicos e integrantes da comunidade iguaçuense de várias etnias, pretendemos inserir nossas vivências em espaços como Centro Comunitários, Centros de Convivência, Associações dos bairros nas cidades de Tríplice Fronteira, bem como, realizar apresentações culturais em toda Tríplice Fronteira.Item BIELA - Biblioteca Latinoamericana de fuentes y materiales didácticos(SIEPE, 2019) Castañeda, Norma; Balestra, JulianaEste texto expone el trabajo realizado en el proyecto BIELA a lo largo del último año, entre marzo y septiembre de 2019. El proyecto hace parte del programa de Extensión de UNILA, cuyo objetivo principal es vincular a la comunidad en general con las actividades académicas realizadas en la universidad, mediante la constitución y mantenimiento de un acervo físico y virtual en la UNILA para fomentar la inclusión de temas latinoamericanos en la enseñanza básica y superiorItem Boletim La Espada(SIEPE, 2019) Flores Bordais, Lourdes Eddy; Severo, Luciano WexellEste proyecto nació por la propia demanda de los estudiantes, quienes a través de grupos de estudio y de la propia convivencia, fomentaban discusiones sobre temas políticos, económicos y sociales. Se sentía la necesidad de un medio de expresión de fuente escrita que circulara, además de la universidad, en otros espacios académicos de América Latina para compartir lo que aquí se iba estudiando, reflexionando y criticando. Este Boletín es la continuación de un proyecto iniciado en el año 2012 que tuvo éxito por la acogida y el compromiso estudiantil, docente y técnica. Este año los objetivos fueron continuar con su publicación desde los integrantes de ILAESP y del público externo, aprovechando la coyuntura política que se vivía en la región y ampliar su difusión en otros espacios académicos más allá de Brasil. El método de trabajo consistió en reuniones quincenales de discusión académica sobre temas específicos, delimitación de posibles temas para la publicación de la revista, etc. Luego, se procedía a abrir la convocatoria para que los integrantes del grupo de trabajo o recibir algún interés de publicación por parte del público externo. Posteriormente se pasó a la revisión y discusión conjunta de los textos presentados, sus correcciones, etc. para finalmente entrar al proceso de diagramación y posterior publicación. El resultado parcial es la publicación bimestral del boletín pues no fuimos contemplados con una bolsa más o un apoyo en su diagramación, lo que aletargó un poco la periodicidad de la publicación. De cualquier forma, se rescata la acogida que tuvo el boletín en el público interno y externo