I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila "Conhecer e Transformar"
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila "Conhecer e Transformar" por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 103
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Acoplamento de técnicas lineares e não-lineares a redes neurais artificiais para modelagem chuva-vazão(2012-06-05) Schons, Fátima Franciella; Garrido Arrate, Juan de Diós; Roloff, Glaucio; Konzen, Pedro Henrique de AlmeidaAvaliar o processo chuva-vazão de forma precisa permite gerenciar melhor diversos recursos de água. Para modelar o processo chuva-vazão utiliza-se tanto modelos conceituais, que consideram os processos físicos envolvidos, como modelos empíricos obtidos de técnicas de análises lineares e não lineares multi - variadas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o desempenho de modelos empíricos lineares multivari - ados para descrever a correlação chuva-vazão. Ainda, espera-se avaliar o acoplamento de tal modelo com Redes Neurais Artificiais (RNAs) buscando o desenvolvimento de uma metodologia robusta e acurada para a modelagem chuva-vazão em rios. Mais especificamente, buscamos estabelecer a relação: Q=PU (1) Onde, Q é o vetor n-dimensional das vazões observadas, P é a matriz (n x m)-dimensional das n medidas dos m parâmetros climáticos observados (por exemplo, precipitações) e, U é o vetor incógnita m-dimensi - onal que relaciona os parâmetros climáticos observados e as precipitações medidas. Note que a existência de U não é garantida, pois a relação entre Q e P pode ser não linear. Ainda, P não é, em geral, uma matriz quadrada invertível. Assim, empregamos o método dos mínimos quadrados para determinar U. Como es- tudo de caso, estudamos a correlação chuva-vazão diária (entre os anos 2000-2011) no Rio Ibicuí, locali - zado do Rio Grande do Sul, com extensão de 385 km, que corre na direção leste/oeste, nascendo no en - contro do Rio Toropi com o Rio Ibicuí-Mirim e desembocando (com foz) no Rio Uruguai. Os dados flu - viométricos e pluviométricos foram organizados em dois conjuntos. O primeiro conjunto (com cerca de 2/3 do total de dados) foi utilizado para calcular U resolvendo (1) via mínimos quadrados. O segundo conjunto foi utilizado para validar o modelo obtido. Ainda, o modelo linear (1) foi comparado com resul - tados obtidos da modelagem com RNAs do tipo perceptron multicamadas. Observou-se que ambas as téc - nicas produziram modelos com correlação de 97\% entre os dados observados e os calculados. Entretanto, utilizando RNAs foi possível obter um modelo mais preciso. Isto reforça a ideia de acoplar o modelo (1) as RNAs, que propomos como sequência deste trabalho.Item Agricultura Familiar en el desarrollo de la región Triple Frontera(2012-06-05) Lourtet, Andrea Montano; Queiroz Neto, Exzolvildres; Oliveira, Gilson Batista deEl problema propuesto como punto de partida para estudio, fue la agricultura familiar en Foz do Iguaçu, enmarcado en un estudio sobre el desarrollo en la región de la triple frontera de Brasil, Argentina y Para - guay que pretendía hacer una caracterización de las ciudad de Foz do Iguaçu (BR), Puerto Iguazú (ARG) y Ciudad del Este (PY). Las actividades realizadas en el proyecto fueron predominantemente revisiones teóricas respecto a lo que se entiende por desarrollo rural, viendo aspectos no sólo económicos sino socia - les, culturales y ambientales, y abordado desde una perspectiva territorial. Los autores escogidos hacen un abordaje territorial sobre la cuestión rural-urbana, las relaciones sociales que definen uno y otro y también las especificidades de cada uno, no tomándolos como territorios desasociados. El estudio respecto a con - cepciones de desarrollo y de lo rural, acompañó gran parte de la pesquisa, lo que fue fundamental para el entendimiento de sobre que se está hablando cuando se piensa en desarrollo rural y mas específicamente de lo que se entiende por rural. Algunas lecturas de corte sociológico también fueron importantes para vi - sualizar y entender esas relaciones sociales que definen un lugar y otro y la interacción entre estos. En un plano más práctico se hizo un levantamiento básico de datos de fuentes oficiales referentes al municipio de Foz do Iguaçu y datos específicos sobre la agricultura en el municipio, así como también de la región trinacional, en el entendido de que presenta algunas particularidades por ser una región de frontera, donde se puede confundir allí la escala local y regional. Se destaca como fuente de informaciones el Plano Di - rector de Foz do Iguaçu, una herramienta de política urbana en que se presentan lineamientos a seguir para la resolución de algunas de las problemáticas del municipio; problemas y demandas de la sociedad pertenecen en su mayoría del área urbana y no rural. No aparecen demandas de los agricultores, contraria - mente, expone propuestas externas fomentando el agro negocio como necesario para el dinamismo econó - mico, entendiendo esto como desarrollo. En cuanto a la agricultura familiar, se encuadra en una organiza - ción de la producción como forma de colocarse en el mercado, y no como producción para auto consumo. Según datos de la Secretaria Municipal de Agricultura del municipio de Foz do Iguaçu, la agricultura fa- miliar es responsable por la producción del 40\% de toda la producción agrícola del municipio. Como conclusión se puede destacar el conocimiento mas profundo sobre la región, específicamente de Foz do Iguaçu; partir del reconocimiento de los problemas y no negarlos parece ser un buen punto de partida para futuras acciones a tomar en su resolución, no quedando presos de colocar modelos ideales a seguir, que son ajenos a la realidad en cuestiónItem América Latina: Formando uma Consciência Integracionista(2012-06-05) Oliveira, Karina Fernandes de; Oliveira, Adelmo Laurentino de; Lima Pérez, Keren Cris; Alonso Marichal, Rodrigo; Souza, Nilson Araújo de“Formando uma consciência integracionista” é um projeto que consiste em levar à comunidade a visão de uma necessidade histórica da integração latino-americana. Assim, a partir de noções básicas de história, geografia, política e economia, foram discutidos os métodos de integração latino-americana baseados na cooperação. No primeiro mês de trabalho, realizou-se a preparação dos integrantes do projeto com o material bibliográfico para introdução ao tema da integração latino-americana. Posteriormente, foi feito o contato com a coordenação pedagógica e os professores do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, onde o projeto está sendo implementado. Neste contato, o projeto foi apresentado, com o respectivo cronograma e suas perspectivas. Terminada esta primeira fase, começaram-se as preparações das aulas, oportunidade em que os integrantes estudaram o tema de cada aula específica. Logo depois, realizaram-se reuniões para intercambiar o conteúdo estudado. A seguir, preparava-se o material da aula, o qual tem sido entregue antes ou durante a aula para os estudantes. Terminado este processo, preparavam-se as aulas coletivamente. Após a preparação de cada aula, entrava-se em contato com a coordenação pedagógica do colégio para que esta marcasse uma data para ministrá-la. Foram dadas quatro aulas, durante as quais não somente apresentava-se o material elaborado, mas também apresentava-se o conteúdo por meio de aulas expositivas com uma certa variedade entre elas. Houve aulas com música, imagens, jogos e questionários individuais. Além das aulas no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, os integrantes do projeto o apresentaram no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) e se enviou um resumo para o Congresso do Congresso de Cultura e Educação para Integração da América-Latina(CEPIAL), esperando-se apresentar no mês de julho de 2012. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o primeiro contato dos estudantes do Terceiro Grau (Magistério) do Colégio Estadual Barão do Rio Branco com uma temática nova e ausente em suas grades curriculares: a questão da América Latina como um todo, a construção histórica de sua condição de região periférica e dependente e o problema da integração entre os países que a conformam. Relacionado ao anterior, visualizamos uma formação de consciência por parte dos alunos a respeito da importância da temática para nossos povos. Quanto à equipe de bolsistas e voluntários, identificamos um aumento importante na interação com a temática da América Latina, assim como uma aprendizagem no terreno pedagógico derivada do próprio exercício de preparar os conteúdos e ministrar as aulas. Analisando em perspectiva, outro saldo registrado foi a própria experiência, no sentido de que se desenvolveu um projeto-piloto que será replicado e melhorado para futuros colégios e um número maior de países. Logrou-se também reunir materiais didáticos que servirão como insumo para próximos projetos. Por fim, acreditamos haver contribuído para uma maior aproximação entre a UNILA e a comunidade na qual se insere.Item Ampliando el sendero de la lengua guaraní a través del puente Unila(2012-06-05) Mamani, Silvana Maria; Martinez, Veronica; Martinez, Noelia; Vieira, Maria EtaLa posibilidad de haber tenido un primer contacto con la lengua guaraní durante las clases con vistas a organizar el curso, fueron de notable importancia para adentrar en las profundidades de toda una cultura. También ese primer contacto posibilitó una sensibilización para el desarrollo de actividades paralelas, como las de aprendizaje y empleo satisfactorio de las herramientas de observación y reconstrucción de actividades en el salón de clases. La realidad observada y compartida de cerca ha sido el vehículo indispensable para reconocer las demandas en la diversidad de grupos que componen toda una cultura. Nadie más que los protagonistas, son los indicados para consultar sobre cualquier proyecto que se quiera hacer extenso a la sociedad de una forma más justa e inclusiva. Durante el transcurso de las clases de guaraní, se pude recolectar cada paso en lo que respecta a aspectos metodológicos y estrategias de enseñanza de la lengua, para posterior análisis y organización de material de enseñanza, que contribuyó, sin duda, a la optimización del dictado del curso, tanto en el que tuvo lugar el 2012, como para los que sucedieron el 2012. Se logró optimizar la colecta de datos gracias a los registros audiovisuales de cada uno de los encuentros. Paralelamente, el análisis y la percepción para reconocer puntos relevantes en el trabajo cotidiano, fue reforzado con los grupos de lectura, los que fueron siendo una herramienta de aproximación teórica a lo que estaba aconteciendo en las clases semanalmente. Los debates surgidos de tales lecturas permitieron tener una visión más amplia de análisis y reconocimiento de situaciones problemáticas, en lo que respecta, más que a la enseñanza de una lengua, a la divulgación de una cultura. Finalmente, nos resta adicionar que los ingredientes que siempre estuvieron presentes fueron la motivación diaria y una renovación de metas a corto plazo, con expectativas superadas a cada paso concluido. Los resultados alcanzados quedaron evidenciados con el mejor de los ejemplos: un maravilloso grupo concluyendo la primera fase de enseñanza de guaraní, con muchas ganas de seguir el año próximo aproximándose a una lengua y a una cultura que de alguna manera está presente en sus realidades académicas, profesionales, individuales y colectivas. Los logros no son, a nuestro modo de ver, conquistas personales, sino una lucha permanente con batallas ganadas por la reivindicación del derecho que tienen los hombres y mujeres de una cultura, de convivir y dialogar con las demás.Item Análise comparativa socioeconômica de recicladores em homens de papel e COAAFI(2012-06-05) Daniel, Vanessa Cristhina Zorek; Pereira, Diana AraújoNeste trabalho nos propomos a fazer uma observação relacionando recicladores de papel de duas épocas distintas. A primeira referência se encontra na década de 1970, e se refere à peça Homens de papel, escri - ta por Plínio Marcos, dramaturgo participante do Teatro do Oprimido, autor de peças polêmicas que trata - vam principalmente de homens excluídos da sociedade. Suas obras sofreram inúmeras censuras na época da ditadura militar no Brasil. Esta peça foi escolhida apoiando-se nos estudos do crítico Antônio Cândido (Literatura e Sociedade) que defende que o processo histórico e o econômico são processos sociais que dialogam com a arte e a literatura. A peça se caracteriza como uma reportagem da época pois, como de - fendia o autor, o conteúdo de seus textos reflete e incorpora as tensões sociais e subjetivas da vida cotidi - ana das pessoas que vivem à margem da sociedade, ignorados pela condição social e econômica que pos - suem. São esquecidos pelo poder público e, no caso das personagens da peça, têm a força de trabalho ex - plorada por um comerciante de materiais recicláveis que lhes paga o quanto lhe convém. A cada dia ele mesmo estipula um novo preço, prejudicando-os cada vez mais, roubando-lhes a única coisa que possu - em, a sua força de trabalho, piorando cada vez mais a sua condição social. Essas condições impostas pela sociedade obrigam-nos a viver em condições sub-humanas, forçados a morar nas ruas, sem nem mesmo ter a possibilidade de possuírem um lar. O segundo objeto de comparação foi a pesquisa de campo reali - zada no ano de 2011 na Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (COAAFI) do Jardim Lan- caster. As informações coletadas serviram como fonte para uma comparação entre as épocas citadas, prin - cipalmente em relação às diferenças, ainda que sutis, entre as condições de trabalho e reconhecimento so - cial dos agentes ambientais. Pautamo-nos na teoria da Divisão do trabalho de Durkheim (2010) para ex - plicar o sistema utilizado pelos agentes para se dividirem no trabalho. Os pontos que foram comparados entre as duas situações demonstram uma melhora de vida e maior inclusão social que estes trabalhadores sofreram nos últimos anos, como o acesso dos filhos à escola e creches, bolsas de auxílio do governo fe - deral, melhoras na condição de trabalho proporcionado por empresas locais e pelo apoio de órgãos públi - cos que ajudam a manter o sistema de cooperativa, e ainda o reconhecimento social e econômico, mesmo que pequeno, do trabalho realizado pelos agentes ambientais.Item Aplicação da literatura na Biologia e Química(2012-06-05) Silva, Géssyca Fernanda da; Orlik, Yuri; Aguero, Pedro José GranadosO ensino de Biologia e Química são considerados uns dos mais difíceis pelos alunos, e os professores tem que fazer modificações para que haja o interesse da sala inteira e auxiliar os alunos que possuem mais di - ficuldades de aprendizagem. Com isso pode se fazer uso de vários instrumentos, tais como a interdiscipli - naridade, e a influência que ela pode ela pode ter no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na dis - sociação do conhecimento orientando uma nova produção de entendimento, adquirindo condições neces - sárias para uma qualidade de ensino melhor. A intenção desta primeira parte do projeto foi o levantamen - to de banco de dados a fim de juntar material que possam ser utilizados para em discursões interdiscipli - nar, discorrendo relações entre as Ciências e Literatura, em um contexto científico e literário realizando essas análises no poema. Trabalhando dessa forma interdisciplinar é possível estimular o raciocínio cog - nitivo na aprendizagem do conhecimento científico. Ao longo da pesquisa realizada em nossa iniciação científica, foram coletados diversos poemas e poesias de diversos autores talentosos, e nessa última apre - sentação vamos dar uma atenção especial a Pablo Neruda, um dos mais importante literário latino ameri - cano, com sua autenticidade de conhecimento do povo latino americano. Este foi um de vários poemas que foram analisados, podemos identificar que ele utilizada de vários meios de biologia e química, que são abordados em sala de aula, como o elemento químico e mineral, já na biologia, tem o solo, botânica e atmosfera. Esses temas que podem ser utilizados de meios interdisciplinares, para mostrar que é possível ter uma conexão entre as ciências e a literatura. Lembrando que esse processo de aprendizagem não deve substituir o ensino comum e sim auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e tornar uma aula mais descontraída e que chame a atenção dos alunos para a importância da interdisciplinaridade, e retirar este mito de que ciências e literatura não podem estar juntas.Item Aplicação do método REDIM para a simulação computacional da combustão do biogás(2012-06-05) Marcondes, Alexandre; Garrido Arrate, Juan de Diós; Konzen, Pedro Henrique de AlmeidaO biogás é uma fonte de energia renovável obtida através da biodigestão anaeróbia de dejetos animais ou vegetais, ou também obtido através da decomposição dos dejetos depositados em aterros sanitários. Atra - vés da combustão computacional podemos analisar a cinética química da combustão do biogás e buscar formas de otimizar seu rendimento, aumentar seu potencial calorífico e também reduzir a emissão de po - luidores. Um mecanismo cinético típico da combustão do biogás contém dezenas de espécies e centenas de reações químicas, o que torna cara a simulação computacional deste processo para muitas aplicações práticas. Afim de reduzir a demanda computacional, existem métodos de simplificação desses mecanis - mos. Neste trabalho, investigamos a construção de mecanismos químicos reduzidos para a combustão bi - ogás/ar através do método REDIM (Reaction-Diffusion Manifold). Este é um método de redução automá- tica de mecanismos químicos baseado na estrutura multi-escalar dos fluxos reativos e na hipótese da de - composição do sistema dinâmico em modos rápidos e lentos. Uma grande vantagem desse método é o tra - tamento do acoplamento entre a cinética química e os fenômenos de transporte. O primeiro passo de nos - so trabalho foi a escolha da composição do biogás para ser usado como mistura combustível em nossos cálculos. Para tanto, trabalhamos com a mistura de 60\% de metano (CH 4), 39% de dióxido de carbono (CO2 ) e 1% de nitrogênio (N2), a qual é típica dos biogases produzidos no oeste do Paraná a partir de de - jetos de suínos. Como oxidante consideramos o ar puro (79% N2 + 21% O2 ). Em seguida, uma série de chamas unidimensionais counterflow foram simuladas empregando mecanismo químico detalhado. Aqui, o programa computacional INSFLA foi utilizado. Tais chamas foram utilizadas para construir condições iniciais para a inicialização dos cálculos REDIM. Estes foram feitos com o programa computacional HOMREA. Por fim, dois mecanismos reduzidos foram gerados, um unidimensional e outro bidimensio- nal. O sucesso na obtenção de tais mecanismos simplificados nos permite concluir a alta aplicabilidade da técnica REDIM na geração de mecanismos reduzidos para a combustão de biogás/ar. Entre os objetivos futuros deste trabalho está o tratamento das tabelas REDIM geradas para a simulação de chamas lamina - res biogás/ar, podendo comparar as chamas com outros mecanismos de redução química e até realizar a comparação com mecanismos reais de combustãoItem Áreas de endemismo de abejas sin aguijón en la región neotropical(2012-06-05) Dip, Alejandra Belén; Löwemberg Neto, PeterEl reconocimiento de áreas de endemismo no sólo es la base de estudios biogeográficos, también juega un rol importante en la biología de la conservación como alternativa a los criterios que generalmente han sido utilizados para la delimitación de áreas de conservación, esto es, diversidad y riqueza de especies. En este sentido, resulta importante el estudio de endemicidad de la tribu Meliponini, considerando su abun - dancia en la región Neotropical y consecuente importância como polinizadoras de la flora nativa. En este trabajo se analizaron 239 especies pertenecientes a 29 géneros neotropicales de la tribu Meliponini (7340 registros georreferenciados). Estos datos fueron obtenidos de la página web de Global Biodiversity Infor- mation Facility (www.gbif.org), y los nombres de las especies fueron revisados usando el Catálogo de Abelhas Moure (www.moure.cria.org.br). Se utilizó el programa NDM/VNDM ver. 2.5 que calcula medi- ante un índice de endemicidad, el valor de endemicidad de una especie en base a la congruencia de su rango de distribución con una determinada área. Los valores para llenado de presencias asumidas e inferi - das fueron definidos en X=30, Y=30 y X=15, Y=15 respectivamente, y el tamaño de cuadrícula se definió en 5o x 5o. Las características de la búsqueda se dejaron en sus valores default. El resultado reveló 124 áreas de endemismo. Posteriormente, se aplicó consenso flexible, con un valor de cut-off (esto es, porcen- taje de especies compartidas) de 40%. De las 23 áreas de consenso encontradas, fueron consideradas aquellas conformadas por mayor cantidad de áreas de endemismo y con mejores puntajes de endemismo, para compararlas con áreas biogeográficas preexistentes, basadas en análisis de entomofauna y en datos de distribución del género Partamona (Apidae, Meliponini). Se encontró que la poca congruencia con las provincias biogeográficas de entomofauna sugiere la necesidad de una comparación más detallada que lleve em consideración, además de los consensos, cada área de endemismo en particular. Los consensos son más congruentes con las áreas de endemismo de Partamona, aunque sería necesario realizar compara- ciones a partir de áreas generadas mediante análisis a diferentes escalas, es decir, utilizando tamaños de celda mayores o menores que revelarán padrones diferentes a partir de los mismos datos.Item Arte como resistencia a la dictadura militar en Latinoamérica (1970 - 1980)(2012-06-05) Rodríguez Orihuela, Carla; Domínguez Bogado, Marco Manuel; Pereira, Diana Araújo; Pereira, Diana AraújoVarios cantantes y cantautores en América Latina entre los años 1970 y 1980 debieron afrontarse a un pe - riodo marcado por la represión y la censura de sus canciones. Ante estos hechos, muchos artistas decidie - ron adoptar una posición contraria a los regímenes militares de sus países, buscando nuevas formas para crear vehículos de expresión y así poder lograr transmitir sus sentimientos de resistencia a la dictadura. Al hacer un análisis comparativo entre los artistas Mercedes Sosa, Chico Buarque y Violeta Parra nos afron - tamos a una serie de cuestionamientos, como por ejemplo: ¿existe una función social del arte?, ¿los artis - tas asumen actitudes descomprometidas o comprometidas con su contexto social?, ¿la obra de arte influye sobre el medio social?, ¿hasta qué punto el medio no interfiere en la obra? Realizando un estudio sobre estas problemáticas teóricas, observamos que éstos artistas, a pesar de que son de países y contextos dife - rentes, asumieron una actitud de compromiso social con su pueblo, sintiendo la necesidad interior de ex - presar su repudio contra los acontecimientos políticos de su época mediante su música. La argentina Mer - cedes Sosa (1935-2009) siempre tuvo presente en sus canciones las inquietudes de su pueblo. Interpretan - do canciones como "Gracias a la vida" de Violeta Parra, que marcó una gran sensibilidad y significación en la recepción de su música, no solo en su país sino que también en América Latina. Su actuación artísti - ca fue y sigue siendo de gran importancia, ya que con sus canciones se constituye un fuerte elemento de identidad cultural que traspasa los límites fronterizos de Argentina. En la actualidad muchas personas la llaman "La voz de América". La obra de Violeta Parra (1917-1967) representa para Chile un símbolo im - portante de lucha por la justicia social. Escribió canciones de denuncia y de esperanza, que hacían un lla - mado a la reflexión, como por ejemplo la canción "Porque los pobre no tienen". Su vida y su obra consti - tuyen elementos distintivos en América Latina, que aún siguen presentes en el imaginario cultural (Gil - bert Durand, 2001). En Brasil Chico Buarque (1944) también asumió un papel de artista comprometido con las injusticias de su época. Em el periodo del golpe militar en su país (1963) algunas de sus canciones fueron censuradas, como por ejemplo "Cálice", que se valía de analogías crípticas y juegos de palabras, para denunciar la dictadura de forma "disfrazada". En conclusión, existen artistas que cumplen con una función social. El espacio y el tiempo son elementos que interfieren en la creación de la obra, pero tambi - én la obra va a implicar influencias en el medio. Los artistas forman parte de los procesos de construcción e hibridación de las identidades y de los imaginarios culturales (García Canclini).Item Avaliação de métodos convencionais e alternativos de quebra de dormência e homogeneização da germinação em sementes de erva-mate(2012-06-05) Dias, Raquel Rodrigues; Costa, Josiane da; Figueredo, Íris Elsa; Eibl, Beatriz; Rojas, Cristian AntonioA espécie Ilex paraguariensis, mais conhecida como erva-mate, pertence à família Aquifoliaceae, sendo uma das 68 espécies do gênero Ilex conhecidas no Brasil. Por ser uma árvore originária da região subtro- pical da América do Sul que possui tecidos aptos para a preparação de uma bebida a Ilex paraguariensis tem profundas raízes na sociedade do cone sul. A erva-mate tem extrema importância para o pequeno pro - dutor e o meio ambiente, desde importância econômica, cultural até a conservação da biodiversidade, pois se trata de uma árvore nativa. Além disto, várias características realçam seu valor, tais como o poder esti - mulante natural da bebida, um efeito diurético, potencial para diminuir a glicose, e é rica em sais minerais e vitaminas. A planta é comercializada como chá, pó solúvel, essências e erva para chimarrão e tererê. No entanto, a erva-mate apresenta alguns problemas inerentes à sua biologia. Trata-se de uma espécie com poucas décadas de melhoramento genético, o que dificulta o trabalho experimental. Se comparado a ou - tras espécies, as pesquisas desenvolvidas na erva-mate são relativamente escassas.Um fator particular - mente problemático é justamente o processo de germinação, pois a sua semente apresenta dois tipos de dormência (embrião imaturo e endocarpo duro) o que atrasa e dificulta a sua germinação. Visando a me - lhoria da cultura esse projeto foi desenvolvido com o objetivo geral de explorar as diferentes formas de aumentar a produtividade da erva-mate. As estratégias que foram empregadas abarcaram o uso de micror - ganismos potencialmente benéficos, a fim de avaliar o impacto desses microorganismos no processo de germinação de erva-mate. Nosso foco consistiu em utilizar métodos tradicionais e inovadores, os quais foram escolhidos após uma rigorosa pesquisa bibliográfica realizada na literatura disponível sobre erva- mate e outras espécies, na tentativa de descobrir uma forma de diminuir o período de dormência e homo - geneizar a germinação. Os métodos envolveram tratamentos biológicos (inoculação com o fungo benéfico Trichoderma harzianum e a bactéria diazotrófica Azospirillum brasilense),além de tratamentos físicos e químicos, a modo de comparação. O tratamento biológico consistiu na inoculação com microorganismos mergulhando as sementes em uma suspensão aquosa de bactérias ou conídios do fungo. Um grupo de se - mentes sem inocular foi utilizado como controle, sendo mergulhadas em água pelo mesmo período de tempo. Após esse procedimento as sementes foram enxaguadas e colocadas em caixas para germinação, preparadas com areia levemente umedecida e levadas para a estufa com condições controladas para ger - minarem.As sementes se encontram há dois meses nas câmaras de crescimento, esperando a germinação das sementes controle em aproximadamente quatro meses.Item Cinema: linguagem audiovisual.(2012) Exequiel, Gonzalo; Gasco, Castillo; Machado, Fernando Antonio; Rosa, MarliNessa comunicação será tratada a confluência das duas linguagens que formam o cinema: a visual e a sonora, em especial a música. No Século XX tivemos a crescente importância social do cinema enquanto formador e reprodutor de novas sociabilidades, formas de viver, de pensar e de agir na sociedade. Como enfatiza Ney Carrasco, é o cinema que inaugura o conceito de linguagem audiovisual, o que se tornou possível graças à crescente sofisticação não apenas dos meios de filmagem e transmissão, mas principalmente através da sincronização do visual com o sonoro – o que envolveu, convém ressaltar, não apenas aspectos técnicos, mas, sobretudo, estéticos. Com técnicas capazes de incorporar as falas, os sons naturalistas e a música como parte integrante da banda visual, não é raro, enquanto espectadores, nos esquecermos de que há no produto final duas linguagens em confluência e que estão imbricadas na construção de sentidos da película exibida na grande tela. A partir de pesquisas realizadas em diferentes áreas do conhecimento dedicadas ao estudo do cinema e de seus produtos, foi elaborado o projeto de extensão “Som, Câmera, Ação: a Música no Cinema”. Entendendo o espaço de lazer como fundamental na construção de um ambiente de convivência e integração social e cultural, esse projeto, em estágio de finalização, tem como objetivo central colaborar com a oferta desses espaços para a comunidade e, ao mesmo tempo, proporcionar mais uma oportunidade de crescimento e troca intelectual, social e afetiva. Para tanto, realizamos uma parceria com o SESC de Foz do Iguaçu, onde o projeto está realizando as exibições do filmes, seguidas de análises comentadas pela equipe do projeto e um bate papo informal com os presentes. Apresentamos como justificativa para a realização desse projeto de extensão o fato de o cinema e a música serem duas expressões artísticas amplamente presentes na vida cotidiana. A criação de um espaço de fruição e reflexão sobre o imbricamento dessas duas linguagens visa tanto o prazer despreocupado, nos termos de Walter Benjamin, quanto a integração visada pela UNILA em seus projetos de extensão, que visa não apenas sua comunidade, mas, principalmente, toda a sua comunidade circunvizinha. Nessa comunicação, apresentaremos parte do nosso trabalho de pesquisa realizado a fim de estruturarmos e darmos embasamento teórico ao nosso projeto. A partir de leituras sobre o cinema, em geral, e sobre a relação cinema-música, em específico, foi possível desenvolver um conhecimento sistematizado sobre a área e um olhar diferenciado sobre a linguagem audiovisual, lidando com aspectos importantes para a construção de sentidos na narrativa cinematográfica.Item Clarice Lispector e seus duplos: do recalque ao afloramento da sexualidade em A Via Crucis do Corpo(2012-06-05) Cordeiro, Henrique Santana; Gebra, Fernando de MoraesSe em seus estudos sobre o desdobramento da personalidade, Otto Rank concluiu que o duplo surge, em um primeiro momento, como fiador da imortalidade do homem, e posteriormente como anunciador da morte do sujeito, é em Clément Rosset que o tema ganha outras proporções e abordagem filosófica. Para Rosset, não é o temor à morte que leva o sujeito a desdobrar-se, mas sim o temor em não ter sua existên - cia reconhecida. De igual forma, em seu conto-ensaio "O espelho: esboço de uma nova teoria da alma hu - mana", inserido em Papéis avulsos (1872), Machado de Assis sugere que o homem possui duas almas, uma interna e outra externa, responsáveis pelos sentidos atribuídos à sua existência. Tendo como base as teorias de desdobramento de personalidade, de abordagens psicanalítica e filosófica, a pesquisa intitulada Clarice Lispector e seus duplos: Do recalque ao afloramento da sexualidade em "A via crucis do corpo", considera essa obra como uma experiência distinta da escritura clariceana, apesar de conter elementos co - muns à sua experiência ficcional e, a exemplo de contos como "Miss Algrave", "O corpo" e "Ele me be - beu", corrobora para as teorias e pensamentos dos ensaístas citados. Boa parte da fortuna crítica que se detém nas narrativas breves da autora de A paixão segundo G. H (1964) tomam como corpus de leitura os contos enfeixados em Laços de família (1960) e A legião estrangeira (1964). Nesta pesquisa, pretende-se verificar as simbologias presentes na espacialização dos contos de A via crucis do corpo, enfocando as es - truturas psicanalíticas de recalque, transferência e projeção, articuladas com as teorias de desdobramento da personalidade presentes nos ensaios de Sigmund Freud, Otto Rank e Clément Rosset, e no conto ensa - ístico de Machado de Assis sobre o tema. Para o estudo da espacialização dos contos, são utilizados refe - renciais metodológicos da Semiótica de Greimas, sobretudo no que se refere às relações entre enunciação e enunciado, do nível discursivo do texto.Item Comparação da modelagem chuva-vazão mensal e diária na bacia do Rio Jangada(2012-06-05) Félix, Emerson Felipe; Roloff, Glaucio; Konzen, Pedro Henrique de AlmeidaA demanda por um melhor controle e gerenciamento de recursos hídricos é crescente. No caso de rios, o principal componente a ser estimado é a vazão em um determinado local do curso de água. Uma boa esti - mativa da vazão pode ser obtida através de um modelo chuva-vazão que correlaciona parâmetros climáti - cos locais, principalmente precipitação, com a vazão observada no local de interesse. A obtenção de tal modelo depende de registros históricos destes parâmetros que, em muitos rios da América Latina, são es - cassos. Uma alternativa para lidar com esta problemática é o emprego de Redes Neurais Artificiais (RNAs) para a construção de modelos empíricos de chuva-vazão. A principal vantagem no emprego de RNAs frente técnicas de modelagem conceituais é seu baixo custo de implementação, pois elas necessi - tam de pouca informação dos processos físicos envolvidos e, assim, demandam baixos cursos de análise. Neste trabalho, apresentam-se dois estudos de caso de modelagem chuva-vazão empregando RNAs. Mais especificamente, emprega-se RNAs para a obtenção de modelos empíricos que estimem a vazão média mensal e diária no Rio Jangada, afluente às margens esquerdas do Rio Iguaçu, localizado entre as cidades de Porto União (SC) e União da Vitória (PR). Para o desenvolvimento, utilizou-se o Yapy, pacote compu - tacional para a modelagem de problemas utilizando RNAs. O Yapy é desenvolvido na UNILA (Universi - dade Federal da Integração Latino-Americana) e implementado em linguagem orientada a objetos C++. Atualmente, o pacote possui as as redes Hebb, Perceptron e Perceptron Multicamadas e estão disponíveis os algorítimos de treinamento Backpropagation Clássico, Backpropagation Momentum, Backpropagation Delta-bar-Delta e Levenberg-Maquardt. É importante ressaltar que as implementações dos algoritmos Momentum e Delta-bar-Delta foram realizadas, validadas e utilizadas neste trabalho. Para os modelos construídos utilizou-se 7 postos pluviométricos e 1 posto fluviométrico. Obtivemos bons resultados na modelagem chuva-vazão mensal, o erro de norma máxima no treinamento foi 26,2m3/s e na validação de 17,6m3/s, conseguindo então uma correlação de 89,69 e 90,13 respectivamente. Na modelagem chuva- vazão diária alcançamos um erro de norma máxima de 24,4m3/s e no treinamento e de 22,1m3/s na valida - ção, conseguindo assim uma correlação de 96,0 e 95,0 respectivamente. Comparando os resultados e ana- lisando conjuntamente todo o processo, chegou-se a conclusão que a modelagem diária é mais eficiente e fácil de ser realizada, fato que se deve ao menor período de tempo entre dados consecutivos. Devido a isso, podemos afirmar que a vazão em uma bacia é melhor explicada pelos processos ocorridos em uma escala diária do que por processos ocorridos em uma escala mensal.Item O conceito de participação política na sua relação com as demandas das comunidades de origem imigrante(2012-06-05) Custódio, Tiago Oliveira; Vior, Eduardo JorgeO objetivo desse trabalho é apresentar um quadro da participação direta da população brasileira durante a década de 2000 a partir da revisão crítica das distintas definições de participação política e da análise de experiências escolhidas. Segundo Liboríeiro, a participação pode ser definida como o controle das de- cisões e dos recursos por outros grupos que não fazem parte da elite dominante. Mas, essa participação têm se resumido a uma simples presença passiva e receptiva, predominantemente em períodos eleitorais, dentro de seus três níveis de participação política, que incluem a presença, a ativação e a participação efe- tiva. Além disso, ainda não fica claro em que medida a participação de um grupo não implica a exclusão de outros. Por essa razão na presente contribuição, a questão vem tratada considerando seus efeitos sobre a participação das comunidades de origem imigrante.Item Conociendo, analizando y traduciendo: literatura y performance(2012-06-05) Gutiérrez Ayala, Jazmín Rocío; Diniz, Alai GarciaEl estudio es una investigación en el área de traducción que presupone no solamente la versión de una lengua a otra en forma de escritura y lectura sino que propone también la actuación como traducción cul - tural. Tanto en formato escrito como con la voz, en las performances, se ha intentado representar los tra - bajos realizados que consistieron en traducciones de obras, dramáticas, ensayos y poemas, traducidas al portugués y al guaraní. Haroldo de Campos (1969) señala: Na tradução de um poema, o essencial não é a reconstituição da mensagem, mas a reconstituição do sistema de signos em que está incorporada esta mensagem, da informação estética, não da informação semântica. Por isso sustenta Walter Benjamin que a má tradução (de uma obra de arte verbal, entenda-se) caracteriza-se por ser a simples transmissão da mensagem do original, ou seja: a transmissão inexata de um conteúdo inessencial. Con eso se da visibili - dad al trabajo y su socialización a través de actos de presencia en eventos culturales de la UNILA y para fuera de la barrera, llegando al centro de la ciudad de Foz do Iguazú. En ese caso, en particular, la traduc - ción de la obra dramática "El propietario", escrita en español por Roberto Espina, argentino, sirvió para enseñar la dificultad en traducirla al guaraní, por dos motivos. En primer lugar, culturalmente la obra po - see palabras y frases con sentidos propios y exclusivos del español que en el idioma guaraní tradicional no existe. Por ejemplo: "EL PROPIETARIO", sustantivo que la cultura guaraní desconoce, ya que en ella no existe el concepto de propiedad privada, en el sentido corriente de la cultura occidental. A los guaranís no se conocen las fronteras delimitadas de posesión y mucho menos el sentido de pertenencia individual. Es ese obstáculo que en la contemporaneidad sigue ofreciendo tantos conflictos en las relaciones intercul - turales. Los guaranís viven de manera comunitaria donde "todo es de todos". Por lo tanto, se recurrió a neologismos académicos para poder remplazar y entender el español por medio del guaraní paraguayo. Así se utilizó la frase: "ko tenda ningo chemba'e", inexistente en el guaraní tradicional con el objetivo de indicar el sentido de pertenencia individual, pues sí existe en el Jopará paraguayo. O el término: Otopágui' $>$ (topar), que utiliza un español en desuso en Paraguay, pero guaranizado con prefijos y sufijos del guaraní, que lo vuelven jopará por el préstamo lingüístico. En guaraní, no existe "esto es mio" sino "esto es nuestro": chemba 'e ha 'e nemba'e avei, oremba'e, ñanemba'e. En segundo lugar, para traducir obras dramáticas, en forma dialógica, nos pareció importante usar el modo cómo habla la gente, ya que las esce - nas serán representadas en distintos ámbitos lingüísticos, no solo en el académico como también en aldeas indígenas. Entendimos que lo importante es llegar a todos los ámbitos discursivos y que la interpretación de lenguajes produzca una reflexión en las personas.Item Cultura y lengua Guarani: experiencia de vida linguística de hablantes del idioma involucrado(2012-06-05) Sotto Calonga, Andrea Guadalupe; Vieira, Maria EtaLa lengua guaraní es una de las lenguas nativas más conocida de la región de América-latina, en Paraguay es la segunda lengua oficial, enseñada en las escuelas y en los colegios. Emprendemos a llevar a cabo este proyecto gracias al interés de descubrir los saberes locales de América-latina, saberes visibles en muchos de los alumnos de UNILA y posteriormente conocer la forma de transmitir esos saberes a aquellas perso - nas ajenas a tales, sabiendo que la forma de transmisión más fuerte del guaraní en Paraguay es de pasarlo de generación en generación entre sus habitantes. En un primer momento nos detuvimos a realizar una re - visión bibliográfica sobre la región que sería foco de nuestra investigación y parando oreja sobre las posi - bles formas de captación de historias y saberes locales. Durante el andamiento del proyecto fueron reali - zados por el equipo coordinado por nuestra tutora el intercambio de saberes y experiencias, cada alumno aportaba su granito de arena para adentrarnos cada vez más al universo de la transmisión de nuestros sa - beres provenientes de las culturas autóctonas de cada uno de nuestros países. De gran ayuda nos han re - sultado los presupuestos de la Historia Oral, que nos permitieron la realización de entrevistas, la posterior transcripción y organización de los textos para posibles publicaciones. Como nuestra investigación invo - lucra a hablantes de lengua guaraní, nos focalizamos a entrevistar a personas de Paraguay, más específica - mente de la ciudad de San José de los Campos Limpios de Tapúa. Fueron cuatro personas quienes com - partieron con nosotros sus experiencias vividas a lo largo de sus vidas con la lengua guaraní. Con las en - trevistas realizadas pudimos constatar la existencia de posibles injusticias y discriminaciones sufridas por los hablantes de guaraní en las escuelas y colegios. Cada una de las entrevistas nos posibilitaron naufragar dentro de la historia de cada persona y, a pesar de que las personas entrevistadas eran conocidas nuestras eso no obstaculizó el miedo de dar una respuesta responsable a nuestras preguntas, y los nervios de ser entrevistados sobre acontecimientos que marcaron sus vidas. Cada entrevista nos llevó a comprender y ponernos en la piel de la otra persona y más que nada captar su historia, aquella historia que ellas querían compartir con nosotros. Una forma de dar resultado de nuestra investigación fue la de transmitir nuestros saberes con los demás, compartir cada una de nuestras vivencias y dar a conocer nuestras culturas guara - níes.Item Cursinho Ingressa: experiências e desafios para o acesso ao ensino superior(2012-06-05) Oliveira, Jóhidson André Ferraz de; Paiva, Aline Cristina; Lopes, Tiago Luis Fratari; Araújo, Danielle Michelle Moura dePara a forma de comunicação, explanaremos as várias etapas do processo de desenvolvimento do projeto, evidenciando sua finalidade, que é contribuir para a redução das desigualdades “sócio-educacionais”; além de inserir a comunidade na proposta integracionista da nossa universidade. Desse modo, abordaremos alguns rasgos teóricos da educação popular de Paulo Freire, os quais subsidiam concepções pedagógicas do nosso projeto. No que tange a forma de apresentação, faremos uma exposição que tentará evidenciar as propostas, estruturas, concepções e metas do Cursinho Comunitário Ingressa. Para isso, utilizaremos, a partir de aparelhos multimídias, os materiais didáticos, o formato pedagógico e as bases que foram usadas como arcabouço teórico para a concepção política, ideológica e social do projeto. Para a montagem da exposição precisaremos de: uma sala para abrigar os recursos multimídias e artísticos da exposição; materiais como: papeis sulfites, fitas adesivas, rolo de barbante, impressões, mesas e cadeiras.Item Curso Preparatório para o “Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros” (Celpe-Bras)(2012-06-05) Yatim, Leila; Los Milagros Caceres, Agustina Beatriz de; Diniz, Leandro Rodrigues AlvesEm nosso projeto de extensão, oferecemos um curso de português como língua adicional para habitantes da Tríplice Fronteira Brasil/Argentina/Paraguai que necessitam aprimorar sua competência comunicativa na língua, seja oralmente, seja por escrito. O trabalho que visou ao desenvolvimento dessa competência se constituiu, simultaneamente, como uma forma de preparação para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação e aplicado no Brasil e no exterior com o apoio do Itamaraty. Trata-se do único exame de proficiência em português reconhecido oficialmente no Brasil, sendo, atualmente, exigido para a obtenção de algumas bolsas de graduação e pós-graduação, para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que objetivem trabalhar no país e para a inscrição profissional em algumas entidades de classe, a exemplo do Conselho Federal de Medicina. Concebendo a língua como um meio de interação social, pelo qual o sujeito se relaciona com o outro, (re)constrói sentidos e (se) significa, e norteado pelos pressupostos teóricos que subjazem ao Celpe-Bras, o curso procurou levar os alunos a utilizarem o português oral e escrito em uma diversidade de contextos, com diferentes propósitos e interlocutores. Para tanto, foram elaborados materiais culturalmente sensíveis, que permitissem o contato dos estudantes com gêneros textuais referentes a variadas esferas de comunicação, sensibilizando-os para distintos registros do português e, ainda, para questões discursivas e sócio-culturais que permeiam o uso dessa língua. Ao longo do curso, solicitou-se aos alunos a escrita de diferentes textos, avaliados e comentados pela equipe do projeto de modo a fornecer instrumentos para que essas produções pudessem ser aprimoradas não apenas em relação a questões de gramática e léxico, mas também de coesão e coerência, bem como em termos de adequação ao gênero e ao interlocutor. O curso contou com a participação de alunos e professores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), funcionários do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) – Paraguai, Consulado paraguaio em Foz do Iguaçu, pós-graduandos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e outros moradores da região, evidenciando o interesse da comunidade por cursos de português como língua adicional, bem como por um futuro credenciamento, junto ao Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da UNILA como posto aplicador do Celpe-Bras.Item A década perdida para América Latina: O caso do Equador no âmbito da integração regional(2012-06-05) Oliveira, Adelmo Laurentino de; Souza, Nilson Araújo deA economia equatoriana vivera na década de 1970 seu auge petroleiro, possibilitando crescimento ao país, mesmo enquanto a maioria da região já enfrentava a dura realidade decorrente da crise internacional. Os países exportadores de petróleo conseguiram manter elevados os preços de seu principal produto e, a despeito da crise, não precisaram frear o processo de industrialização, ao menos de imediato. Pairava a ilusão de que a exploração desse recurso levaria a economia às portas do paraíso. Ilusão, pois no período de bonanza a economia dirigida pelos governos militares servia a uma elite oligárquica que se apropriou dos frutos para seu bem-estar, que submissa a lógica do capital estrangeiro não poderia estar a cargo de uma estratégia de desenvolvimento autônoma e emancipatória. Alavancado pela valorização do preço do petróleo, o país adotou uma estratégia de desenvolvimento baseada na Industrialização por Substituição de Importações (ISI), porém permitiu o desvirtuamento deste projeto pelos interesses das elites, propici - ando a concentração da riqueza. Isto, somado ao processo de endividamento agressivo iniciado em mea - dos dos anos 1970, levaria o modelo de industrialização ao fracasso, culminando com os ajustes da eco - nomia nacional às cartilhas das instituições financeiras internacionais, como o FMI e Banco Mundial. A reaganomics – pacote econômico lançado pelo governo estadunidense em 1981- atinge em cheio as eco - nomias latinoamericanas, elevando a dívida externa a patamares insustentáveis, trazendo para a região o que se convencionou denominar como década perdida. Assim evidencia-se uma das maiores contradições da economia equatoriana: enquanto o país vivia seu melhor momento econômico, vivia também um endi - vidamento sem precedentes. Ao não conseguir diversificar sua indústria, permaneceu dependente da im - portação de produtos industrializados. Questão de tempo até que os preços do petróleo sucumbissem às pressões internacionais. Contudo, a crise da dívida recoloca em pauta o tema da integração nas perspecti - vas da cooperação entre os países da região. Neste contexto se realizara em Quito, em janeiro de 1980, a primeira conferência latinoamericana promovida por SELA e CEPAL, originando a Declaração de Quito e o Plano de Ações Conjuntas para ultrapassar as conseqüências da crise. No ano de 1984, na Colômbia, é criada uma instância permanente de discussões acerca da poblemática dívida externa, em que se declara também a responsabilidade dos países desenvolvidos nesta questão. Embora a iniciativa não tenha sido eficiente para uma negociação conjunta dos problemas da dívida, o fato é de grande importância para exemplificar como o caminho da cooperação é uma imprescindível ferramenta para a construção da inte - gração regional.Item Derechos Humanos e Interculturalidad(2012-06-05) Vila Garcia, Florencia Natalia; Vior, Eduardo JorgeTomando como referencia el espacio del MERCOSUR, se está realizando desde una aproximación inter - cultural una investigación sobre las relaciones entre el carácter universal de los derechos humanos y su especificidad cultural en el contexto de un proyecto de investigación sobre el modo en que las demandas de las comunidades de origen inmigrante por derechos humanos vulnerados se convierten en demandas por ciudadanía y como éstas inciden sobre los sistemas políticos establecidos. Para ello se están revisando las discusiones internacionales sobre la universalidad y especificidad cultural de los derechos humanos, en especial la formulación y reivindicación de los derechos humanos de minorías étnicas y culturales y cómo las mismas influyen sobre las políticas públicas.