Fórum Acadêmico de Letras
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Fórum Acadêmico de Letras por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Anais 28º FALE: Fórum Acadêmico de Letras(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017) Martiny, Franciele Maria; Paizan, Delfina Cristina; Orientador(a)O Fórum Acadêmico de Letras (FALE) é um evento itinerante que, em suas 28 edições, tem percorrido vários estados brasileiros, sendo promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras – e destinado especificamente aos graduandos de Letras das diferentes instituições do país. Neste ano (2017), a sua 28a edição aconteceu no Paraná, entre os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017, em uma parceria entre a Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. A programação geral teve por objetivo propiciar um espaço destinado ao protagonismo dos estudantes de Letras de instituições locais, estaduais e nacionais e, devido a localização de Foz do Iguaçu em região de fronteira, tivemos até mesmo participações internacionais. Nesse espaço, os alunos apresentaram e debateram as suas investigações científicas realizadas ao longo dos cursos, conciliando docência e pesquisa, cultivando o desejo pelo conhecimento, vivenciando a pesquisa universitária em sua plenitude, sem receio da FALAItem Análise contrastiva de produções em português de estudantes hispanofalantes: questões de acentuação(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Julio, Beatriz Freitas; Graeff, Daniele; Ferreira, Fabiana P. dos Santos; Louzada, Isabel Cristina Costa; Tirloni, Larissa PaulaA insuficiência de estudos contrastivos que contemplem as dificuldades de uso da acentuação em produções de universitários hispanofalantes aprendizes de português, impulsionou a realização deste trabalho. Com base nas regras de acentuação gráfica presentes na “Moderna Gramática Portuguesa” (Bechara, 2009) e na “Gramática Contrastiva del Español para Brasileños” (Fernández e Moreno, 2007) foi realizada a análise e descrição de erros de acentuação nas produções em português de estudantes hispanofalantes do nível básico. Em tal contexto, as dificuldades no emprego da acentuação do português brasileiro ocorrem, principalmente, devido a uma interferência das regras da língua materna bem como da distinção entre vogais orais e nasais, ocasionando uma omissão ou acréscimo de acento equivocado. Visando minimizar a recorrência de tais erros por parte dos estudantes hispanofalantes em suas produções em português, são sugeridas propostas de abordagens para que o estudante por meio do contraste das regras de acentuação do português e do espanhol consiga ter um melhor desempenhoItem Análise lexical e discursiva em notícias da Internet(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Ritt, Angela R.; Rettore, Felipe G.; Vescovi, JéssicaNo decorrer deste artigo, serão investigadas duas notícias veiculadas na internet com o objetivo de analisar e comparar os elementos lexicais utilizados nos textos, dentre eles as palavras utilizadas, seus significados e sentidos proporcionados ao interlocutor. As análises se respaldam na Lexicologia e na Linguística Textual, demonstrando que o emprego de uma expressão ou de outra não é casual, ao contrário, as expressões se destinam a uma função específica relacionada ao processo de referenciação. A análise considerou o texto como um todo, a finalidade argumentativa do autor e o contexto de produção que caracteriza o discurso, visto que o texto é marcado pela coerência, encadeamento de ideias e pela progressão textual, sendo que sua principal característica é a comunicabilidade que dependem da produção e da interpretaçãoItem A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Horst, Tatiane; Schmitt, Vanessa Luana; Redel, ElisangelaO ensino de gramática nas línguas estrangeiras recebeu diferentes enfoques ao longo da história do ensino de línguas, figurando em ambos os extremos: desde a sua idolatria até a sua completa aversão, nos últimos tempos. Para aqueles que vivenciam a prática docente nas salas de aula, todavia, é, ainda, um grande desafio aliar o ensino de gramática a uma prática interacionista e comunicativa. A LA, em especial, oferece uma dificuldade particular neste sentido, sendo considerada por muitos uma língua difícil e bastante “gramatical”, algo que deve ser desmistificado pelos docentes. Para além disso, faz-se necessário que o docente, mais do que ensinar ao aluno a se comunicar na língua estrangeira, o exponha a diversas formas de construção do conhecimento, de modo que ele alcance seus objetivos de aprendizagem de acordo com a sua individualidade. Neste sentido, apresentamos, neste trabalho, o projeto de extensão “Sprechen Sie Deutsch? Ensino de alemão para a comunidade”, refletindo como o docente desenvolve a AL nas aulas de LA, com base na pedagogia crítica e no conceito de multiletramento. Para a realização do trabalho nos baseamos nos pressupostos teóricos de Uphoff (2008), Schäfer (2013), Garcia (2002) e Lima (2014)Item Atitudes linguísticas em torno do uso e do ensino de línguas adicionais na UNILA(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Mosquera, Laura Andrea Cristian; Martiny, Franciele MariaEste estudo parte da ampla corrente migratória no Brasil e, mais especificamente, em Foz do Iguaçu, onde encontramos um contexto bem complexo de correntes migratórias nas regiões fronteiriças, inclusive, na própria Unila, universidade que reúne uma diversidade cultural e linguística. Esta realidade permite uma gama de análise de comportamentos sociolinguísticos em torno das diversas culturas e línguas em contato. Nesse sentido, o presente projeto tem o objetivo de analisar as atitudes linguísticas de falantes de diferentes grupos étnicos e regiões do Brasil, da América-latina e do Caribe que apresentam tanto os técnicos como os professores e alunos em torno do uso e do ensino das diferentes línguas na Unila. Por conseguinte, pretendemos verificar como se dão os contatos entre elas, em que momentos e lugares são utilizados determinados línguas, bem como discutir relações de poder sobre os diversos falares, procurando problematizar a relação entre as línguas prestigiadas e as minoritárias na universidade. Para tanto, faremos um levantamento de dados qualitativos e quantitativos por meio de entrevistas à comunidade acadêmica da Unila. Desta forma, visamos mostrar a pluriculturalidade e o bilinguismo/multilinguismo como um fenômeno sociolinguístico complexo, que abrange situações sociais mais amplas, não isentas, nem transparentesItem Carta de apresentação: as primeiras aulas de leitura e produção textual na universidade(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Hoff, Adriana Paula; Schröder, MirianO presente trabalho visa a análise das duas primeiras aulas da disciplina de Leitura e Produção Textual em uma turma do 1o ano do curso de Letras, nas quais foi trabalhado o gênero Carta de Apresentação. O objetivo deste estudo é o de verificar a metodologia empregada e avaliar se foram alcançados os três níveis de letramento acadêmico propostos por Street e Lea (1998), retomados por Oliveira (2016) e Araújo e Bezerra (2013). As aulas consistiram na exposição do gênero em questão através de uma carta de apresentação da própria docente e na comparação com o gênero bilhete. Como atividade de casa, os estudantes deveriam produzir suas cartas de apresentação aplicando o exemplo lido e discutido e as explicações dadas durante as aulas referentes à temática, linguagem, estrutura e intenção. A hipótese levantada é de que houve a socialização de ambos os gêneros apresentados e o ensino foi pautado no letramento com vistas ao ingresso no meio acadêmico, além de que os alunos deveriam acionar seus saberes prévios para a produção, compreendendo os três níveis propostosItem Confluências entre antropologia, história e literatura na narrativa de El Sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Raposo, FernandoO presente trabalho analisa o romance El sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa e as confluências entre história, antropologia e literatura presentes em sua narrativa. O romance baseia- se em histórias reais e possui forte aspecto biográfico, contextualizando-se historicamente a partir das empreitadas de colonização extrativista no Congo e na Amazônia, descritas e vivenciadas pelo personagem central do romance, Roger Casement. Tendo isso em vista, Llosa explora ficcionalmente entre-lugares historiográficos nesses episódios. Buscaremos entender a construção híbrida de discursos e memórias no romance tendo como aportes teóricos o livro Escritas de si, escritas do outro (2007), de Diana Klinger e os artigos Lógica das diferenças e política das semelhanças (1991) de Walter Mignolo e O texto histórico como artefato literário (1974) de Hayden WhiteItem Contribuições do projeto Pibid para a formação docente(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Schmitt, Vanessa Luana; Schröder, MirianO presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio colaborador em turmas do ensino fundamental II e desenvolvidos pelo subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon. Buscando, desta forma, compreender de que modo as ações realizadas contribuem na formação dos futuros docentes. Os integrantes do subprojeto realizam leituras teóricas acerca de ensino, escrita e leitura, reúnem-se semanalmente para o planejamento e organização das atividades a serem realizadas, bem como assistem a duas aulas nas turmas ministradas pela professora supervisora, o que auxilia na elaboração dos projetos, porque há uma aproximação e um conhecimento sobre as turmas. Para a discussão teórica deste trabalho, focalizamos o projeto “Consciência Negra nos versos do ensino fundamental” aplicado nas turmas de 7° e 8° anos no ano de 2016. Como embasamento teórico são empregados: Freire (1996), Leffa (2008), Perrenoud (2002), Engel (2000) e Tripp (2005)Item Diversidade cultural e ensino de língua espanhola como língua estrangeira: possibilidades para a sala de aula(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Fachin, PauloSendo a língua consequência da cultura, podemos compreender que ambas (língua e cultura) são questões inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Sabemos que, além das estruturas linguísticas e do desenvolvimento da comunicação, tanto oral quanto escrita, o aprendiz deverá compreender os aspectos culturais da língua estudada, onde é falada, e os costumes dos países que a têm como língua oficial. Desta forma, este trabalho busca contribuir para a compreensão da relevância dos aspectos culturais para a sala de aula de Língua Espanhola como LE. Para as análises presentes neste artigo, fizemos um levantamento bibliográfico acerca dos documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Espanhola como LE em nosso país, como também teóricos que investigam sobre a aprendizagem de Língua EstrangeiraItem Do enunciado à aforização(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Bachi, Lilian; Coito, RoseleneEsta pesquisa se justifica em três esferas: acadêmica: como contribuição científica oferecendo ao meio uma reflexão sobre o estudo dos discursos aforizados; profissional: por propor uma possibilidade de análise dos enunciados aforizantes que possa ser usado por mais pesquisadores com diferentes corpus; social: busca dar aos leitores desses enunciados aforizados subsídios para refletirem sobre os diferentes efeitos de sentido produzidos. Tal trabalho procura responder, a partir do conceito de Aforização de Dominique Maingueneau, quais características de enunciados colocados em circulação os tornam aforizações e se esses enunciados tratam-se de enunciados destacados por natureza ou destacados de um texto. Diante desse questionamento, selecionamos como corpus dessa pesquisa duas frases: “toda conquista começa com uma decisão...”, veiculado em uma ação publicitária do curso pré-vestibular Prove, em outubro de 2016; e “tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”, destacada da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saitnt-Exupéry. Para tanto, procuramos entender como esses enunciados foram “destextualizados” de seus textos e cotextos fontes; de que modo ocorreu o processo de irrupção, retomada, transformação e circulação desses enunciados; qual a relação deles com conceitos fundamentados na Análise do Discurso de linha francesaItem Escrita acadêmica e ensino: a arte de comentar as produções textuais dos alunos(2017-08-23) Oliveira, Daniele; Seide, Márcia SipaviciusEste artigo apresenta a explicação da base teórica estudada em minhas atividades de iniciação científica voluntária( IC-V) realizada entre os meses de março a julho de 2017. Tem-se como objetivo a aquisição de conhecimentos linguísticos, teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades de avaliação, correção e revisão de textos acadêmicos escritos por alunos do primeiro ano do curso de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon. No primeiro trimestre, foi realizada pesquisa bibliográfica das obras citadas nas referências as quais foram analisadas, comentadas e discutidas em reuniões presenciais com a professora orientadora; no segundo trimestre, foram realizadas atividades práticas de avaliação de textos elaborados por alunos do primeiro ano de Letras para a disciplina de História da Língua Portuguesa ministrada pela professora orientadora, no terceiro trimestre, a correção da aluna será avaliada e comentada pela orientadora visando o aperfeiçoamento das habilidades de correção; no quarto trimestre, haverá atividades de escrita e re-escrita de texto científico com relato da experiência e resultados alcançados e apresentação do relato em comunicação em evento científicoItem A estória da galinha e do ovo: uma história de fome(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Oliveira, Jaqueline da Silva; Ramos, Isaac Newton AlmeidaO objetivo deste trabalho é apresentar o conto “A estória da galinha e do ovo”, do livro Luuanda (2006) de Luandino Vieira, no qual o próprio faz uma crítica a situação política e social de Angola. O conto, que apresenta uma briga, aparentemente boba entre duas vizinhas, esconde uma realidade de opressão de um povo negro e pobre de uma colônia governada por brancos. A briga por um único ovo, tão séria que precisou passar até pela polícia para se tentar apaziguar, revela uma realidade de extrema pobreza dos musseques angolanos. Para Luandino (2004), encontramos no conto da estória da galinha e do ovo uma situação ainda colonial, mas já iluminada por fortes tons de um otimismo libertário, onde juntos os mais velhos e mais novos procuram reconstruir dialogicamente o mundo fragmentado. O mesmo, por sua vez, procura ser o mais fiel possível à realidade transformando a obra em um aquário onde ele e seus personagens circulam e, provando, como a fome, a exploração e o desemprego surgem com evidências. Trata-se de uma realidade social de Angola muitas vezes desconhecida pelos leitores de literatura africanaItem Eva Perón e Frida Kahlo: vozes femininas e autobiografia na América Latina(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Fachin, PauloA autobiografia resulta, normalmente, de um momento em que o autor realiza uma reflexão sobre a própria existência, dando vida à sua voz e à sua intimidade, compartilhando-as. Eva Perón (1919-1952), argentina, esposa do General do Exército e Presidente da República, Juan Domingo Perón, utilizou a fundação que levava o seu nome e sua autobiografia para dar vida e voz a uma obra social jamais vista em seu país. Frida Kahlo (1907-1954), mexicana, esposa do famoso muralista Diego Rivera, fez uso de sua obra pictórica para dar vida e voz à mulher latina, ao indígena, aos seus amores e à sua dor, dor que só terminou com sua morte. Com este trabalho, objetivamos discutir e analisar questões comuns a estas duas mulheres que possam ser relacionadas à memória, à história, à trajetória e às conquistas das mulheres no contexto latino-americano. Para a produção de nossas reflexões, faremos um levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, El Diário de Frida Kahlo: um íntimo autorretrato (1995) e La razón de mi vida (2008), autobiografia de Eva PerónItem A fonética e a fonologia no livro didático: a questão das variantes linguísticas(2017-08-23) Oliveira, Daniele; Kerkhoven, Rebeca Cristina; Neukirchen, Clarice Braatz SchmidtApresenta-se, nesta investigação, uma análise e reflexão dos encaminhamentos de atividades e conteúdos referentes à disciplina de Fonética e Fonologia no livro didático “Português Contemporâneo; diálogo, reflexão e uso”, designado aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de Cereja, Vianna e Codenhoto (2016).Optou-se pela análise do segundo capítulo, intitulado “Literatura na baixa idade média: o trovadorismo – variedades linguísticas – o poema”. Os fundamentos teóricos utilizados apoiam-se em Seara, Nunes e Volcão (2011), Silva (2003), Callou e Leite (2009) e Santos, Santos e Costa (2013). A priori, os resultados apontam que o capítulo do livro didático apresenta conteúdos de Fonética e Fonologia de forma implícita, à medida que o assunto variante linguísticas é bem explorado – tanto nos conceitos teóricos e exemplos, como por meio de atividades complementares. Ressalta-se a importância do ensino das variantes linguísticas no Ensino Médio, contextualizando-as a partir da Fonética e da FonologiaItem O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Silva, Marcos Paulo da; Guizzo, Antonio RediverO gênero abstract/resumo é a segunda parte mais lida em um artigo científico, ficando para traz apenas do título do trabalho. No abstract/resumo, devem ser apresentadas, concisamente, as informações mais importantes do artigo, essenciais para uma rápida compreensão do teor do trabalho pelo leitor, tais como contextualização, objetivos, método, resultados e considerações finais. No entanto, embora a compreensão do gênero seja fundamental para o desenvolvimento de competências em escrita acadêmica, muitos estudantes apresentam dificuldades no momento de produzir o abstract/resumo. O objetivo deste artigo é apresentar suscintamente as experiências vivenciadas na construção de propostas didáticas que visam ensinar a estudantes universitários como escrever seus resumos/abstracts. Para tal fim, esta pesquisa orienta-se, principalmente, a partir de aportes teóricos provenientes dos estudos de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010)Item Gênero e sexualidade: discutindo e esclarecendo mitos sobre a diversidade de gênero e sexualidade na educação(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Silva, Deni Iuri Soares Candido da; Santos, Odair José Silva dosDiante do atual quadro político, religioso e todas as formas de doutrinação e colonização do outro, este trabalho está para desconstruir padrões pré-estabelecidos e imposições de vivências aos seres humanos que não se enquadram dentro do padrão cis-gênero heteronormativo (SOUZA E CARRIERI. 2010). Este trabalho também está para descontruir ideias e leituras de discursos equivocados sobre debates de gênero nas salas de aulas. Além das discussões e esclarecimentos sobre orientação/condição sexual e identidade de gênero, a proposta visa a esclarecer formas de se compreender e trabalhar gênero na sala de aula. Uma vez que, masculino e feminino sempre foram compreendidos historicamente como única forma de vivencia sexual (ZYCH E GODOY. 2014). Esta pesquisa objetiva ainda esclarecer e apresentar a diversidade de gênero e sexualidade presente em nossa sociedade, além de contemplar a compreensão de gênero e sexualidade na educaçãoItem Gonzaga, “lira xix” e a mulher: Identificando os operadores de leitura da poesia na produção de sentidos e avaliando seu aprendizado em sala de aula(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Oliveira, Jeciely Ildefonso de; Marczinski, Nathascha Hoffmann; Dias, Ellen Mariany da SilvaO presente artigo é resultado de uma análise produzida na matéria de Introdução aos Estudos Literários, do Curso de Letras Alemão/Espanhol/Inglês da UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon, cujo corpus é a “Lira XIX”, de Tomás Antônio Gonzaga, analisado a partir dos quatro estratos/níveis para leitura de poemas, a saber: gráfico, fônico, morfossintático e semântico. A seguinte análise tem como finalidade apresentar uma melhor visualização de como estes quatro níveis aparecem dentro do poema e como eles dialogam entre si para a formação de sentidos. Ademais, a partir dos mesmos, no decorrer da produção deste trabalho, foi possível contemplar o contexto e as marcas históricas que demonstram o papel da mulher na sociedade no século XVIII relacionado à maternidade, este último como algo intrínseco a mesma. Por fim, a conclusão do trabalho visa a ressaltar a importância de análises como a descrita acima tanto para o aprendizado dos estratos supracitados e demais elementos que envolvem a leitura e interpretação de poemas quanto para a formação do acadêmico como futuro docente mediador de leitura literáriaItem Leituras em cenas: o teatro lido como ferramenta no ensino de Português como língua estrangeira - Projeto de extensão Universitária(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Olivera, Danilo Ivan; Ramirez, José Luís; Valdez, Maria Luísa; Flores, Rocio ItatíO presente trabalho visa a relatar e apresentar as experiências obtidas nas oficinas de teatro lido em português. As práticas aqui relatadas são do ano 2016, concretizadas por alunos e professores do Curso de Graduação em Português. “Leituras em Cenas” é um projeto de extensão da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da UNaM, que propõe -através de diversas técnicas e jogos teatrais- uma nova forma de abordar o processo de leitura para aprimorar tanto o ato de ler quanto a fonética nos alunos do curso de Português. Mediante a narração das experiências vividas nestas oficinas queremos refletir e dar conta da importância do teatro lido como ferramenta que aperfeiçoa o processo de aprendizagem na formação de professores de Português língua estrangeira (PLE) na Universidade Nacional de MisionesItem Los Chongos de Roa Bastos: literatura e identidade paraguaia em textos contemporâneos(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Magalhães, Vinícius E.; Cota, DéboraNesse artigo a identidade paraguaia é discutida a partir da antologia Los Chongos de Roa Bastos (2011) e tem como base de pesquisa os contos e textos introdutórios do livro. A concepção de “comunidade imaginada” de Benedict Anderson e as reflexões de Damián Cabrera sobre o guarani enquanto elemento de identidade nacional, também ajudam a esclarecer o uso dessa língua e sua relação histórica na formação da sociedade paraguaia. O uso do jopará e do portunhol também são temas de estudo e se relacionam diretamente com essas questões ligadas a ideia de nação, ao passo que também são mecanismo de manifestação literária desses autores. Roa Bastos, enquanto representante canônico da literatura no país é apresentado na antologia de maneira controversa e é também alvo de discussãoItem Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Marquardt, Danieli Farias Galvão; Back, Rogério; Mendonça, Sônia Cristina PoltronieriA manutenção da profissão docente está diretamente ligada à motivação e interesses dos profissionais do magistério, ou seja, dos professores. Analisando os fatores que contribuem para a satisfação pessoal e profissional destes profissionais, esta pesquisa ponderou, avaliou e classificou o que motiva professores de uma comunidade indígena a permanecerem nesse contexto escolar, bem como a seguirem adiante na carreira educacional. Com intuito de encorajar professores atuantes e em formação a atuarem em contextos semelhantes, os fatores motivadores foram desvelados. A comunidade local acolhe e trata os educadores como membros familiares, sem distinção e preconceito; o fator linguístico não se tornou motivo pelo desinteresse dos sujeitos e, por fim, a cultura local instiga e fascina os entrevistados, acarretando em questões motivadoras a estes. Barreiras culturais, sociais e educacionais existem, mas também podem se tornar insumo e pauta de investigação de estudos, conforme apontaram os resultados encontrados