Fórum Acadêmico de Letras
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Fórum Acadêmico de Letras por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Anais 28º FALE: Fórum Acadêmico de Letras(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017) Martiny, Franciele Maria; Paizan, Delfina Cristina; Orientador(a)O Fórum Acadêmico de Letras (FALE) é um evento itinerante que, em suas 28 edições, tem percorrido vários estados brasileiros, sendo promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras – e destinado especificamente aos graduandos de Letras das diferentes instituições do país. Neste ano (2017), a sua 28a edição aconteceu no Paraná, entre os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017, em uma parceria entre a Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu. A programação geral teve por objetivo propiciar um espaço destinado ao protagonismo dos estudantes de Letras de instituições locais, estaduais e nacionais e, devido a localização de Foz do Iguaçu em região de fronteira, tivemos até mesmo participações internacionais. Nesse espaço, os alunos apresentaram e debateram as suas investigações científicas realizadas ao longo dos cursos, conciliando docência e pesquisa, cultivando o desejo pelo conhecimento, vivenciando a pesquisa universitária em sua plenitude, sem receio da FALAItem Diversidade cultural e ensino de língua espanhola como língua estrangeira: possibilidades para a sala de aula(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Fachin, PauloSendo a língua consequência da cultura, podemos compreender que ambas (língua e cultura) são questões inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Sabemos que, além das estruturas linguísticas e do desenvolvimento da comunicação, tanto oral quanto escrita, o aprendiz deverá compreender os aspectos culturais da língua estudada, onde é falada, e os costumes dos países que a têm como língua oficial. Desta forma, este trabalho busca contribuir para a compreensão da relevância dos aspectos culturais para a sala de aula de Língua Espanhola como LE. Para as análises presentes neste artigo, fizemos um levantamento bibliográfico acerca dos documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Espanhola como LE em nosso país, como também teóricos que investigam sobre a aprendizagem de Língua EstrangeiraItem Carta de apresentação: as primeiras aulas de leitura e produção textual na universidade(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Hoff, Adriana Paula; Schröder, MirianO presente trabalho visa a análise das duas primeiras aulas da disciplina de Leitura e Produção Textual em uma turma do 1o ano do curso de Letras, nas quais foi trabalhado o gênero Carta de Apresentação. O objetivo deste estudo é o de verificar a metodologia empregada e avaliar se foram alcançados os três níveis de letramento acadêmico propostos por Street e Lea (1998), retomados por Oliveira (2016) e Araújo e Bezerra (2013). As aulas consistiram na exposição do gênero em questão através de uma carta de apresentação da própria docente e na comparação com o gênero bilhete. Como atividade de casa, os estudantes deveriam produzir suas cartas de apresentação aplicando o exemplo lido e discutido e as explicações dadas durante as aulas referentes à temática, linguagem, estrutura e intenção. A hipótese levantada é de que houve a socialização de ambos os gêneros apresentados e o ensino foi pautado no letramento com vistas ao ingresso no meio acadêmico, além de que os alunos deveriam acionar seus saberes prévios para a produção, compreendendo os três níveis propostosItem O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Silva, Marcos Paulo da; Guizzo, Antonio RediverO gênero abstract/resumo é a segunda parte mais lida em um artigo científico, ficando para traz apenas do título do trabalho. No abstract/resumo, devem ser apresentadas, concisamente, as informações mais importantes do artigo, essenciais para uma rápida compreensão do teor do trabalho pelo leitor, tais como contextualização, objetivos, método, resultados e considerações finais. No entanto, embora a compreensão do gênero seja fundamental para o desenvolvimento de competências em escrita acadêmica, muitos estudantes apresentam dificuldades no momento de produzir o abstract/resumo. O objetivo deste artigo é apresentar suscintamente as experiências vivenciadas na construção de propostas didáticas que visam ensinar a estudantes universitários como escrever seus resumos/abstracts. Para tal fim, esta pesquisa orienta-se, principalmente, a partir de aportes teóricos provenientes dos estudos de Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010)Item A mulher árabe em Foz do Iguaçu e a integração linguístico-cultural(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Reinaldo, Gabriela Alejandra Blanco; Maia, Francisca Paula SoaresO presente trabalho visa relatar a importância da mulher e da cultura árabes em Foz do Iguaçu. Leva-se em consideração o contexto de cidade pluricultural, na qual encontra-se uma diversidade de culturas, as quais têm fatores que são representativos de cada uma delas. Desse modo, falar da mulher muçulmana é fundamental já que ela é um ícone na representação da cultura do Islam, geralmente por causa de sua vestimenta, mais especificamente devido ao uso do hijab (véu), o qual é diretamente associado ao Islamismo. Tem-se por meta abordar a visibilidade da mulher árabe muçulmana nesse município trifronteiriço, com reflexões sobre os imaginários sociais que a envolvem, visto que geralmente se tem uma ideia de que ela é oprimida e sem direitos por causa da sua religião. Pretende-se mostrar sua opinião desde sua perspectiva, desde sua fala, com uso de dados coletados por um trabalho realizado no ano de 2016, em um projeto de ensino de língua árabe intitulado Árabe, Arabismo e Muçulmanismo na Tríplice Fronteira, que culminou em um trabalho de conclusão de curso e que será a fonte dessa apresentação. Será relatada a análise teórica feita a partir das diversas entrevistas que constituíram o corpus, mostrando que as mulheres destacaram seus pontos de vista a respeito de si, da sua visibilidade, da sua contribuição, da sua participação e da sua integração linguístico-cultural na cidade de Foz do IguaçuItem A relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino de graduação em letras(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Strenske, Cleidi; Kreibich, Marla Klitzke; Dias, Ellen M. S.O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino acadêmico, avaliando o impacto que tais práticas têm na formação do aluno de graduação em Letras, futuro docente e mediador de leitura literária. A motivação para tal trabalho surgiu a partir de um projeto de extensão intitulado “Literatura em debate: ensino, leitura e formação”, promovido e ministrado em módulos por professoras do curso de Letras da UNIOESTE, neste ano de 2017, com o propósito de complementar os conhecimentos sobre conteúdos ligados ao universo literário. Ainda, sobre a avaliação da importância de projetos desta natureza no ensino de Graduação em Letras, nos inspiramos no estudo realizado por Costa e Piva (2015). Por meio de um breve questionário, aplicado no último módulo do projeto, faremos uma análise de como o referido projeto de extensão vem contribuindo para a formação profissional dos acadêmicos de Letras. Como aporte teórico, utilizaremos Koch e Elias (2008), no que se refere à leitura tida como atividade de interação na produção de sentidos, e Solé (1998) em suas estratégias de leitura. Na conclusão, serão apresentados dados opinativos que contemplam a necessidade de implementação e continuidade de projetos de extensão como esteItem Confluências entre antropologia, história e literatura na narrativa de El Sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Raposo, FernandoO presente trabalho analisa o romance El sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa e as confluências entre história, antropologia e literatura presentes em sua narrativa. O romance baseia- se em histórias reais e possui forte aspecto biográfico, contextualizando-se historicamente a partir das empreitadas de colonização extrativista no Congo e na Amazônia, descritas e vivenciadas pelo personagem central do romance, Roger Casement. Tendo isso em vista, Llosa explora ficcionalmente entre-lugares historiográficos nesses episódios. Buscaremos entender a construção híbrida de discursos e memórias no romance tendo como aportes teóricos o livro Escritas de si, escritas do outro (2007), de Diana Klinger e os artigos Lógica das diferenças e política das semelhanças (1991) de Walter Mignolo e O texto histórico como artefato literário (1974) de Hayden WhiteItem Los Chongos de Roa Bastos: literatura e identidade paraguaia em textos contemporâneos(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Magalhães, Vinícius E.; Cota, DéboraNesse artigo a identidade paraguaia é discutida a partir da antologia Los Chongos de Roa Bastos (2011) e tem como base de pesquisa os contos e textos introdutórios do livro. A concepção de “comunidade imaginada” de Benedict Anderson e as reflexões de Damián Cabrera sobre o guarani enquanto elemento de identidade nacional, também ajudam a esclarecer o uso dessa língua e sua relação histórica na formação da sociedade paraguaia. O uso do jopará e do portunhol também são temas de estudo e se relacionam diretamente com essas questões ligadas a ideia de nação, ao passo que também são mecanismo de manifestação literária desses autores. Roa Bastos, enquanto representante canônico da literatura no país é apresentado na antologia de maneira controversa e é também alvo de discussãoItem Toponímia: análise de nomes de edifícios residenciais segundo a taxinomia de Dick(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Kerkhoven, Rebeca Cristina; Seide, Márcia SipaviciusA Toponímia é uma área de estudo interdisciplinar, uma vez que, além da Linguística, abrange outras áreas, como a História, a Geografia, a Sociologia, a Psicologia, entre outras. O presente trabalho apresenta uma contribuição às pesquisas nacionais nessa área, com o objetivo de analisar alguns nomes de edifícios residências do município de Marechal Cândido de Rondon, segundo a taxinomia de Dick (DICK,1992). Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no bojo da iniciação científica “Os Nomes de Edifícios em Marechal Cândido Rondon: Estudo Exploratório”, orientado pela Prof. Dra. Márcia Sipavicius Seide – a qual conta com o apoio financeiro da Fundação Araucária. Consideramos importante analisar como os edifícios residenciais são nomeados, pois, analisar um nome de um lugar é compreender a visão de mundo dos denominadores e as motivações que os levaram a nomear esse espaço físico, além de identificar os significados e sentidos que o nome constitui a partir de seu contexto históricoItem Gênero e sexualidade: discutindo e esclarecendo mitos sobre a diversidade de gênero e sexualidade na educação(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Silva, Deni Iuri Soares Candido da; Santos, Odair José Silva dosDiante do atual quadro político, religioso e todas as formas de doutrinação e colonização do outro, este trabalho está para desconstruir padrões pré-estabelecidos e imposições de vivências aos seres humanos que não se enquadram dentro do padrão cis-gênero heteronormativo (SOUZA E CARRIERI. 2010). Este trabalho também está para descontruir ideias e leituras de discursos equivocados sobre debates de gênero nas salas de aulas. Além das discussões e esclarecimentos sobre orientação/condição sexual e identidade de gênero, a proposta visa a esclarecer formas de se compreender e trabalhar gênero na sala de aula. Uma vez que, masculino e feminino sempre foram compreendidos historicamente como única forma de vivencia sexual (ZYCH E GODOY. 2014). Esta pesquisa objetiva ainda esclarecer e apresentar a diversidade de gênero e sexualidade presente em nossa sociedade, além de contemplar a compreensão de gênero e sexualidade na educaçãoItem A fonética e a fonologia no livro didático: a questão das variantes linguísticas(2017-08-23) Oliveira, Daniele; Kerkhoven, Rebeca Cristina; Neukirchen, Clarice Braatz SchmidtApresenta-se, nesta investigação, uma análise e reflexão dos encaminhamentos de atividades e conteúdos referentes à disciplina de Fonética e Fonologia no livro didático “Português Contemporâneo; diálogo, reflexão e uso”, designado aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, de Cereja, Vianna e Codenhoto (2016).Optou-se pela análise do segundo capítulo, intitulado “Literatura na baixa idade média: o trovadorismo – variedades linguísticas – o poema”. Os fundamentos teóricos utilizados apoiam-se em Seara, Nunes e Volcão (2011), Silva (2003), Callou e Leite (2009) e Santos, Santos e Costa (2013). A priori, os resultados apontam que o capítulo do livro didático apresenta conteúdos de Fonética e Fonologia de forma implícita, à medida que o assunto variante linguísticas é bem explorado – tanto nos conceitos teóricos e exemplos, como por meio de atividades complementares. Ressalta-se a importância do ensino das variantes linguísticas no Ensino Médio, contextualizando-as a partir da Fonética e da FonologiaItem A (pouca) visibilidade de vos em livro didático de espanhol(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Massirer, Daiane Cristina; França, Juliana de SáAssim como as demais línguas, o espanhol é heterogêneo e, portanto, abordar a variação linguística em seu processo de ensino e aprendizagem é fundamental. Neste trabalho objetivou-se refletir sobre a abordagem do pronome VOS no volume I da Coleção Didática de Espanhol Síntesis. Sabe-se que os livros didáticos constituem-se no material que mais circula pelas mãos dos estudantes e, por isso, o exercício de examiná-los e avaliá-los constantemente torna-se relevante. A análise do material revelou que, embora o voseo seja difundido na América Latina, região geográfica da qual o Brasil faz parte, seu tratamento ainda ocorre de maneira lacunar. As reflexões empreendidas pautaram- se, sobretudo, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), nas Orientações Curriculares Nacionais (2006) e em Moreno Fernández (2007)Item Escrita acadêmica e ensino: a arte de comentar as produções textuais dos alunos(2017-08-23) Oliveira, Daniele; Seide, Márcia SipaviciusEste artigo apresenta a explicação da base teórica estudada em minhas atividades de iniciação científica voluntária( IC-V) realizada entre os meses de março a julho de 2017. Tem-se como objetivo a aquisição de conhecimentos linguísticos, teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades de avaliação, correção e revisão de textos acadêmicos escritos por alunos do primeiro ano do curso de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon. No primeiro trimestre, foi realizada pesquisa bibliográfica das obras citadas nas referências as quais foram analisadas, comentadas e discutidas em reuniões presenciais com a professora orientadora; no segundo trimestre, foram realizadas atividades práticas de avaliação de textos elaborados por alunos do primeiro ano de Letras para a disciplina de História da Língua Portuguesa ministrada pela professora orientadora, no terceiro trimestre, a correção da aluna será avaliada e comentada pela orientadora visando o aperfeiçoamento das habilidades de correção; no quarto trimestre, haverá atividades de escrita e re-escrita de texto científico com relato da experiência e resultados alcançados e apresentação do relato em comunicação em evento científicoItem Soldados de salamina: hibridación genérica, verosímil histórico y protocolos de lectura(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Back, Rogério; Redel, ElisangelaUna de las características de las obras literarias contemporáneas es su complejidad estructural generada a partir de la hibridación genérica. Mezclar elementos estilísticos implica una no linealidad que encuadra y, al mismo tiempo, determina a los distintos géneros, haciendo que esta hibridez cause cierta extrañeza en los lectores. Sin embargo, y contra un pronóstico apresurado, esta unión de diferentes formatos en una misma estructura narrativa hizo de Soldados de Salamina (2001) de Javier Cercas una perfecta y compleja obra hibrida, al punto de volverse un best seller. Desde esta perspectiva creativa de Cercas, intentaremos pensar cómo el lector ha recibido este texto y cuáles serían los imaginarios o protocolos de lectura que hicieron del libro un fenómeno mundial. Nuestra presentación busca describir cómo la mezcla de algunos géneros discursivos, el cambio del foco narrativo, el verosímil histórico propio de la novela histórica o de la investigación periodística y la ficción en sí misma encaminaron y propiciaron una lectura diversificada, atenta y críticaItem Do enunciado à aforização(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Bachi, Lilian; Coito, RoseleneEsta pesquisa se justifica em três esferas: acadêmica: como contribuição científica oferecendo ao meio uma reflexão sobre o estudo dos discursos aforizados; profissional: por propor uma possibilidade de análise dos enunciados aforizantes que possa ser usado por mais pesquisadores com diferentes corpus; social: busca dar aos leitores desses enunciados aforizados subsídios para refletirem sobre os diferentes efeitos de sentido produzidos. Tal trabalho procura responder, a partir do conceito de Aforização de Dominique Maingueneau, quais características de enunciados colocados em circulação os tornam aforizações e se esses enunciados tratam-se de enunciados destacados por natureza ou destacados de um texto. Diante desse questionamento, selecionamos como corpus dessa pesquisa duas frases: “toda conquista começa com uma decisão...”, veiculado em uma ação publicitária do curso pré-vestibular Prove, em outubro de 2016; e “tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”, destacada da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saitnt-Exupéry. Para tanto, procuramos entender como esses enunciados foram “destextualizados” de seus textos e cotextos fontes; de que modo ocorreu o processo de irrupção, retomada, transformação e circulação desses enunciados; qual a relação deles com conceitos fundamentados na Análise do Discurso de linha francesaItem Contribuições do projeto Pibid para a formação docente(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Schmitt, Vanessa Luana; Schröder, MirianO presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio colaborador em turmas do ensino fundamental II e desenvolvidos pelo subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon. Buscando, desta forma, compreender de que modo as ações realizadas contribuem na formação dos futuros docentes. Os integrantes do subprojeto realizam leituras teóricas acerca de ensino, escrita e leitura, reúnem-se semanalmente para o planejamento e organização das atividades a serem realizadas, bem como assistem a duas aulas nas turmas ministradas pela professora supervisora, o que auxilia na elaboração dos projetos, porque há uma aproximação e um conhecimento sobre as turmas. Para a discussão teórica deste trabalho, focalizamos o projeto “Consciência Negra nos versos do ensino fundamental” aplicado nas turmas de 7° e 8° anos no ano de 2016. Como embasamento teórico são empregados: Freire (1996), Leffa (2008), Perrenoud (2002), Engel (2000) e Tripp (2005)Item A Peste Argelina: análise histórica e literária do colonialismo na Argélia a partir da obra de Albert Camus.(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), 2017-08-23) Cruz, Carolina Videira; Fonseca, Danilo FerreiraO presente trabalho busca analisar o colonialismo na Argélia no sec. XX com base na obra A peste, de Albert Camus. Escrita em 1947, a obra faz referência a uma peste que assolou a cidade de Oran, na Argélia, e mostra como a população local lidou com a situação. Considerando o livro como fonte da análise histórica, buscaremos entender este processo a partir da teoria literária de Antônio Cândido (2006) que aborda os vários níveis de relação entre literatura e sociedade. Atentaremos para o vínculo entre a obra e o espaço em que ela se insere, trazendo, assim, o estudo do texto e do contexto como uma relação dialética fundamental para a interpretação. Por fim, analisaremos a maneira que o livro está ligado ao colonialismo, tendo como base a teoria de Frantz Fanon (1961). A partir desta teoria e da analise literária da obra buscaremos, portanto, refletir qual a relação da obra literária com o processo histórico que ocorre naquele período, bem como o modo como este está introduzido na narrativaItem Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Marquardt, Danieli Farias Galvão; Back, Rogério; Mendonça, Sônia Cristina PoltronieriA manutenção da profissão docente está diretamente ligada à motivação e interesses dos profissionais do magistério, ou seja, dos professores. Analisando os fatores que contribuem para a satisfação pessoal e profissional destes profissionais, esta pesquisa ponderou, avaliou e classificou o que motiva professores de uma comunidade indígena a permanecerem nesse contexto escolar, bem como a seguirem adiante na carreira educacional. Com intuito de encorajar professores atuantes e em formação a atuarem em contextos semelhantes, os fatores motivadores foram desvelados. A comunidade local acolhe e trata os educadores como membros familiares, sem distinção e preconceito; o fator linguístico não se tornou motivo pelo desinteresse dos sujeitos e, por fim, a cultura local instiga e fascina os entrevistados, acarretando em questões motivadoras a estes. Barreiras culturais, sociais e educacionais existem, mas também podem se tornar insumo e pauta de investigação de estudos, conforme apontaram os resultados encontradosItem Análise contrastiva de produções em português de estudantes hispanofalantes: questões de acentuação(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Julio, Beatriz Freitas; Graeff, Daniele; Ferreira, Fabiana P. dos Santos; Louzada, Isabel Cristina Costa; Tirloni, Larissa PaulaA insuficiência de estudos contrastivos que contemplem as dificuldades de uso da acentuação em produções de universitários hispanofalantes aprendizes de português, impulsionou a realização deste trabalho. Com base nas regras de acentuação gráfica presentes na “Moderna Gramática Portuguesa” (Bechara, 2009) e na “Gramática Contrastiva del Español para Brasileños” (Fernández e Moreno, 2007) foi realizada a análise e descrição de erros de acentuação nas produções em português de estudantes hispanofalantes do nível básico. Em tal contexto, as dificuldades no emprego da acentuação do português brasileiro ocorrem, principalmente, devido a uma interferência das regras da língua materna bem como da distinção entre vogais orais e nasais, ocasionando uma omissão ou acréscimo de acento equivocado. Visando minimizar a recorrência de tais erros por parte dos estudantes hispanofalantes em suas produções em português, são sugeridas propostas de abordagens para que o estudante por meio do contraste das regras de acentuação do português e do espanhol consiga ter um melhor desempenhoItem Leituras em cenas: o teatro lido como ferramenta no ensino de Português como língua estrangeira - Projeto de extensão Universitária(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Olivera, Danilo Ivan; Ramirez, José Luís; Valdez, Maria Luísa; Flores, Rocio ItatíO presente trabalho visa a relatar e apresentar as experiências obtidas nas oficinas de teatro lido em português. As práticas aqui relatadas são do ano 2016, concretizadas por alunos e professores do Curso de Graduação em Português. “Leituras em Cenas” é um projeto de extensão da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da UNaM, que propõe -através de diversas técnicas e jogos teatrais- uma nova forma de abordar o processo de leitura para aprimorar tanto o ato de ler quanto a fonética nos alunos do curso de Português. Mediante a narração das experiências vividas nestas oficinas queremos refletir e dar conta da importância do teatro lido como ferramenta que aperfeiçoa o processo de aprendizagem na formação de professores de Português língua estrangeira (PLE) na Universidade Nacional de Misiones