II SIEPE - Artigos científicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando II SIEPE - Artigos científicos por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 104
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Acompanhamento discente no módulo "Problemas Clínicos Relevantes da Mulher na Atenção Primária à Saúde"(2019) Vieira, Marília Volpato; Oderich, Carolina LeãoEste trabalho é um relato de experiência sobre a monitoria no módulo “Problemas clínicos relevantes da mulher na Atenção Primária à Saúde”. O programa de monitoria acadêmica desenvolvido na Universidade Federal da Integração Latino-Americana tem como principal objetivo melhorar o ensino de graduação e o desempenho acadêmico através da realização de atividades teórico-práticas de forma acessível e individualizada. Para atingir tal objetivo, o discente monitor, orientado pelo coordenador do módulo, disponibiliza aos alunos horários extra-classe para discussão e esclarecimento de dúvidas, oferece bibliografia complementar às já previstas no plano de ensino e realiza atividades de ensino teórica e práticas sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, com ênfase na prática clínica. Através disso, os discentes obtêm uma experiência mais individualizada das atividades do módulo, desenvolvem a capacidade de selecionar objetivos de aprendizagem e têm acesso a um esclarecimento precoce das dúvidas. Já o discente monitor desenvolve a capacidade em organizar e realizar tutorias, melhora as habilidades teórico e práticas em ginecologia e obstetrícia, além de preencher lacunas de conhecimento. Dessa forma, a atividade de monitoria proporciona a valorização de um dos pilares da universidade, o ensino, além de proporcionar ao discente monitor um aprendizado muito mais completo e aprofundado do é obtido quando são realizadas leituras ou exercícios sobre determinado assuntoItem Alimentação e Cultura: a comida na sétima arte(2019) Cavalcante, Gláucia Rúbia da Conceição; Belem, Régis da CunhaO projeto da monitoria tem o objetivo de analisar as relações de comensalidade pre- sentes nas produções cinematográficas e decodificar a simbologia cultural por trás dessas práticas alimentares que são esboçadas nas telasItem Aplicação de resíduos do processamento de carne de aves em produtos de higiene pessoal e cosméticos(SIEPE, 2019) Olivo, Ana Paula; Arrieche, Leonardo da SilvaAtualmente um dos grandes problemas ambientais é causado pelos resíduos industriais, grandes agentes poluidores. Dentre eles estão os resíduos do abate de aves, que podem ser utilizados na fabricação de ração animal. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo incorporar a gordura e as proteínas do plasma na formulação de produtos de higiene, como, sabonete hidratante em barra, sabonete hidratante líquido e barra hidratante. A metodologia usada para a formulação dos produtos foi o planejamento experimental fatorial, composto central 23. Também se fez necessário a aplicação de uma metodologia para a purificação dos resíduos. As variáveis do experimento influenciam diretamente nos quesitos de qualidade do produtoItem Aplicação do NDVI no monitoramento do uso da terra na bacia do Rio Tamanduá - PR, utilizando imagens sentinel-2, série temporal 2016-2018(SIEPE, 2019) Oliveira, Vinícius Fernandes de; Silva, Mara RubiaO crescimento das áreas urbanas ocasiona também o aumento do uso dos recursos hídricos. No caso de Foz do Iguaçu, o Rio Tamanduá é um dos principais afluentes que abastecem a cidade, desta maneira o estudo de sua bacia hidrográfica e a divulgações destes dados é de vital importância no auxílio do planejamento ambiental e urbanoItem Aprendizaje autónoma y estratégica a travéz del TÁNDEM Portugués-Español(SIEPE, 2019) Piñeres Cerpa, Jaineth Stefanía; Tirloni, Larissa PaulaEsta investigación tiene como objetivo identificar y analizar las estrategias de aprendizaje y de comunicación que se utilizan con mayor frecuencia por estudiantes de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), en los encuentros de tándem, actividad complementaria a las clases de español y portugués del Ciclo Común de Estudios. Para ello, se consideran las estrategias de comunicación (SILVA-OYAMA, 2010), las discusiones y fichas de textos teóricos, las observaciones y análisis que se hicieron con base en el proceso de aprendizaje de español/portugués de los participantes. La metodología norteadora es la investigación-acción (TRIPP, 2005). Como resultados finales encontramos que las estrategias más frecuentes son: pedido de ayuda/confirmación, préstamo y traducción literal. Finalmente consideramos que es de suma importancia hacer un estudio profundo sobre cómo se desenvuelven las habilidades lingüísticas de los estudiantes durante su proceso de aprendizaje de lenguas próximas, ya que esto nos permite visualizar nuevos y diversos caminos de enseñanza-aprendizaje. Por otra parte, hay que tener en cuenta el contexto multicultural y plurilingüe que define la UNILA como institución bilingüe y con vocación integracionistaItem Argentinos(AS): uma relação com a matemática e o câmbio na Região Trinacional de Foz do Iguaçu(SIEPE, 2019) Ferreira, Micaelli Teodoro; Moura, Elmha Coelho MartinsEsta pesquisa tem como objetivo analisar e registrar a operação e a influência da taxa de câmbio na região tri nacional de Foz do Iguaçu (BR), Puerto Iguazú (AR) e Ciudad Del Este (PY), com foco nas relações estabelecidas entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu. Estudar a relação entre a história cultural da área e os hábitos e ferramentas desenvolvidos para lidar com a taxa de câmbio, dado o quanto essa ação demanda raciocínio lógico matemático em sua tomada de decisão, utilizando-se de entrevistas e questionários para essa medição. É digno de nota que a região das Cataratas tem muitas características históricas culturais únicas, detalhes perceptíveis através do estudo de monumentos e trabalhos de campo durante a pesquisaItem Avaliação do desempenho escolar no ensino fundamental e médio em Foz do Iguaçu/PR(SIEPE, 2019) Herasme, Emelyn Glorys; Nicolas, Maria AlejandraEl proyecto de extensión, de carácter interdisciplinar busca identificar cuáles aspectos contribuyeron en la mejoría de la calidad de la enseñanza fundamental y secundaria em la ciudad de Foz de Iguaçu, así como investigar sobre los de las evaluaciones gubernamentales, especialmente, el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB). Para identificar esos aspectos, se pretende combinar dos metodologías: estudios de casos y análisis de microdatos disponibles en la web del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) . Este proyecto está orientado en las dos últimas fases del ciclo de políticas públicas (implementación y evaluación). Con relación a los resultados, se espera contribuir con la divulgación de buenas prácticas de enseñanza y, además, con la construcción de análisis cualitativos y cuantitativos sobre las políticas públicas de la educación municipalItem Avançando o ensino-aprendizagem da anatomia humana: implementação do Banco Anatômico-Radiológico Digital (BARD) da UNILA(SIEPE, 2019) Almeida, Fellipe Roberto Biagi de; Mendoza, Arthur Dias; Grignet, Rodrigo JulianoEste projeto de extensão tem por objetivo implementar uma base de peças anatômicas digital que possa ser utilizada por alunos e professores de cursos da área da saúde da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, principalmente no ensino e pesquisa de anatomia e radiologia com alunos e com a comunidade externa, utilizando o software InVesalius. A implementação consistirá de três tipos de atividades: a coleta de imagens de instituições de saúde e pacientes, mediante autorização; a criação e manutenção de um ambiente virtual onde os arquivos recebidos serão armazenados, catalogados e indexados; e a criação de um guia rápido do usuário para docentes, discentes e pesquisadores. O ambiente utilizado será o Laboratório de Simulações da Unila (Campus JU), cujos equipamentos servirão tanto no processo de desenvolvimento do banco de imagens quanto no posterior estudo e aprendizado dos alunos. O momento atual do projeto situa-se na etapa de catalogação e indexação de arquivos pelos grupos de discentes participantes. Espera-se, ao final, disponibilizar uma ferramenta com potencial para o contínuo desenvolvimento da educação médica, em especial no que tange ao ensino da anatomia humanaItem BIELA - Biblioteca Latinoamericana de fuentes y materiales didácticos(SIEPE, 2019) Castañeda, Norma; Balestra, JulianaEste texto expone el trabajo realizado en el proyecto BIELA a lo largo del último año, entre marzo y septiembre de 2019. El proyecto hace parte del programa de Extensión de UNILA, cuyo objetivo principal es vincular a la comunidad en general con las actividades académicas realizadas en la universidad, mediante la constitución y mantenimiento de un acervo físico y virtual en la UNILA para fomentar la inclusión de temas latinoamericanos en la enseñanza básica y superiorItem Boletim La Espada(SIEPE, 2019) Flores Bordais, Lourdes Eddy; Severo, Luciano WexellEste proyecto nació por la propia demanda de los estudiantes, quienes a través de grupos de estudio y de la propia convivencia, fomentaban discusiones sobre temas políticos, económicos y sociales. Se sentía la necesidad de un medio de expresión de fuente escrita que circulara, además de la universidad, en otros espacios académicos de América Latina para compartir lo que aquí se iba estudiando, reflexionando y criticando. Este Boletín es la continuación de un proyecto iniciado en el año 2012 que tuvo éxito por la acogida y el compromiso estudiantil, docente y técnica. Este año los objetivos fueron continuar con su publicación desde los integrantes de ILAESP y del público externo, aprovechando la coyuntura política que se vivía en la región y ampliar su difusión en otros espacios académicos más allá de Brasil. El método de trabajo consistió en reuniones quincenales de discusión académica sobre temas específicos, delimitación de posibles temas para la publicación de la revista, etc. Luego, se procedía a abrir la convocatoria para que los integrantes del grupo de trabajo o recibir algún interés de publicación por parte del público externo. Posteriormente se pasó a la revisión y discusión conjunta de los textos presentados, sus correcciones, etc. para finalmente entrar al proceso de diagramación y posterior publicación. El resultado parcial es la publicación bimestral del boletín pues no fuimos contemplados con una bolsa más o un apoyo en su diagramación, lo que aletargó un poco la periodicidad de la publicación. De cualquier forma, se rescata la acogida que tuvo el boletín en el público interno y externoItem Bonjour Foz do Iguaçu(SIEPE, 2019) Clerdine, Luberisse; Jean Luc, Desir; Mamadou, Alpha DialloO projeto Bonjour, Foz do Iguaçu! É um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que oferece aulas gratuitas de francês para moradores da comunidade de Foz do Iguaçu e região. Bonjour, Foz do Iguaçu! é um curso de caráter comunitário e tem como principal objetivo democratizar o acesso ao ensino e aprendizado de novos idiomas, sabendo que desafortunadamente o acesso a novas línguas fica, na maioria das vezes, restrito a uma pequena parcela da sociedade. O projeto busca difundir a língua francesa e a francofonia na Tríplice Fronteira e busca contribuir na integração cultural e o avanço aprofundamento da interdisciplinaridade e interculturalidade da região, assim como a democratização do ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira. Na universidade, bem como no mundo laboral, o aprendizado de novas línguas é uma necessidade primordial. A UNILA e a cidade de Foz do Iguaçu são espaços onde circulam pessoas oriundas de diversos países, nos quais a comunicação se torna uma ferramenta indispensável para a interação social. Estes espaços de intercambio, plurilinguismo e multiculturalidade se apresentam, para nosso projeto, como um terreno propício para à execução das atividades deste que visa a promoção da língua francesa e da cultura francófona na cidade de Foz do Iguaçu e região. Bonjour, Foz do Iguaçu! Busca compartilhar experiências integrando a comunidade acadêmica da UNILA à comunidade externa, ofertando cursos de língua francesa (FLE – Francês Língua Estrangeira) e diversas outras atividades culturais em torno à francofonia, sempre adequadas ao público-alvo de cada ediçãoItem Ciclo de Literatura Latino-Americana comparada(SIEPE, 2019) Quispe Chavez, Yanet Lorena; Rediver Guizzo, AntonioO Projeto de extensão Ciclo de Literatura Latino-Americana Comparada realiza palestras sobre temas relacionados à Literatura Latino-Americana com o fim de promover a divulgação, para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, de pesquisas voltadas à compreensão dos fenômenos literários e estéticos em nosso continente. Até o momento, foram realizadas as seguintes palestras: a) “ Poesia Inflame: O combustível imaginário ou a crisis de l’essence” com o Prof. Dr. Daniel de Oliveira Gomes , realizada no dia 14/03/2019; b) “Bibliotecas desde Abya – Yala” com a Profa. Dra. Natalia Duque Cardona, realizada no dia 02/05/2019; c) “ Diversidade cultural: a educação como uma oportunidade para unir a sociedade” com a Profa. Dra. Karla Del Carpio, realizada no dia 23/05/2019; d) “Teatralidades da linguagem na poesia latino-americana escrita por mulheres” com a Profa. Dra. Susana Leandro Celia Scramim, realizada no dia 12/06/2019; e) “Oficina prática de artes cênicas: Dialética entre memória e história” com a Profa. Dra. Marília Carbonari, realizada no dia 1/07/2019; f) “Escribir desde la infancia” com o Prof. Dr. Louis-Philippe Dalembert, realizada no dia 14/08/2019; g) "Uma conversa sobre as obras e processo de escrita" com o escritor português Valter Hugo Mãe, realizada no dia 03/09/2019. Aproximadamente 450 pessoas participaram das atividades do projeto até o momento, todos foram certificados, assim como os(as) docentes que realizaram as palestras. Também foi desenvolvido um site na internet no qual estão todas as informações do projeto – https://ciclodeliteraturalatinoamericanacomparada.wordpress.com/.Item Cine Obrero(SIEPE, 2019) Reis, Taís Souza; Felix, GilO Projeto de Extensão Cine Obrero é coordenado pelo Prof. Gil Felix e pela Profa. Juliana Guanais e se realiza em conjunto com as atividades do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, vinculado ao Grupo de Pesquisa sobre Trabalho - CNPq e cadastrado na UNILA. O Projeto Cine Obrero é voltado para a organização de mostras e exibição de produções audiovisuais relacionadas ao mundo do trabalho na região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. Trata-se, neste sentido, de uma atividade de difusão científica e artística por meio de recursos audiovisuais. O Projeto conta com a parceria da Mostra Cine Trabalho (Brazilian International Labour Film Festival), que é atualmente uma das principais mostras internacionais de cinema temático sobre o mundo do trabalho, em atividade desde 2008 na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e que, por sua vez, tem como parceiros a Rede de Estudos do Trabalho (RET) e o Global Labour Film Festival. O Cine Obrero tem a especificidade de privilegiar em sua curadoria as produções audiovisuais sobre contextos envolvendo o trabalho e os trabalhadores latino-americanos em geralItem Cinema na Escola: formação para professores de arte(SIEPE, 2019) Ramos, Cassiano; Oliveira, Higor Antunes; Pereira, Kira SantosO presente projeto permite uma maior aproximação dos professores de artes, e de outras disciplinas, da rede pública paranaense às linguagens audiovisuais, trazendo ainda mais capacidades aos professores para a transmissão de conhecimento aos alunos das escolas públicas do Paraná, possibilitando a concepção, análise e crítica mais aprofundadas de trabalhos audiovisuais. Por dois anos esse projeto teve como foco a formação de professores para que esses fossem os replicadores, compreendendo os 4 semestres de 2017 e 2018, sob a coordenação de Virginia Osório Flores. No ano atual a coordenação é assumida por Kira Santos Pereira e o projeto propõe um aprofundamento dos conhecimentos já apresentados e discutidos na primeira etapa, acompanhar sua aplicação e também formar de novos grupos de professores, como na primeira etapa. Sendo assim, durante o primeiro semestre, fornecemos um curso de aprendizagem audiovisual, em consonância com o NRE de Foz do Iguaçu, para professores de disciplinas diversas com a inserção de elementos pertinentes a área em seu plano de aulas. O curso foi ministrado em 4 encontros com 8h cada, totalizando 32 horas de atividades, nas instalações da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, no campus do Jardim Universitário. Cada encontro abordava 2 áreas de atuação dentro da produção audiovisual e sua relação com a educação, trazendo proposições e exemplos de atividades que poderão ser utilizadas nos processos pedagógicos de cada profissional. Também durante o primeiro semestre ocorreu em Assis Chateaubriand um aprofundamento em estudos em fotografia, demandado pelo grupo de professores que já tinha participado das atividades da primeira etapa do projeto. No segundo semestre, com as novas propostas do projeto e também sob demanda do Núcleo Regional da Educação de Assis Chateaubriand, aprofundaremos os aspectos trabalhados com os professores durante os processos supracitados, auxiliando-os na aplicação aos alunos e pensando conjuntamente a aplicabilidade desses conhecimentosItem Complexidade logística na atualizada: a armazenagem e distribuição de produtos frigorificados(SIEPE, 2019) Gomes, Giovanna Costa Diniz; Trevisan, LeandroTendo em vista a emergência do modo de produção flexível no pós-Segunda Guerra Mundial, bem como a configuração do meio técnico-científico-informacional, verificamos uma profunda reorganização do território e dos setores da economia na atualidade. Assim, partindo da caracterização dos Serviços Intensivos em Conhecimento, buscaremos analisar como os Operadores Logísticos Frigorificados podem atuar na otimização e racionalização de todo ou partes dos circuitos produtivos das empresas. Diferentemente dos prestadores de serviços logísticos tradicionais, a análise dos Operadores Logísticos evidencia como a informação se configura como recurso estratégico atualmente, pois tais agentes possuem um profundo conhecimento das bases territoriais, normativas e de gestão empresarialItem Comunicação e saúde: o desenvolvimento da presença digital e on-line para o Curso de Medicina da UNILA(SIEPE, 2019) Mendoza, Arthur Dias; Dariva, Heitor José Negri; Seixas, Marcos Renck de; Antes, Matheus Leandro; Talamini, Danielle Letícia Smaniotto; Terencio, Maria Leandra; Zarpelon, Luis Fernando BoffO projeto de extensão tem como objetivo principal elaborar um website como uma plataforma para comunicação e publicação de informações sobre o curso de medicina da Unila, concomitantemente com criar e manter contas em diferentes redes sociais. Foram realizadas tarefas de desenvolvimento de software e web design, considerando os potenciais benefícios que os cursos e instituições de ensino podem obter a partir da integração e interação online. Objetiva-se que o contato com o material disponibilizado acerca do curso, de seus eventos e sobre informações em saúde possa impactar positivamente a imagem da carreira de medicina e da própria Universidade. Até o momento já foi projetada, desenvolvida e disponibilizada a página do curso, restando otimizá-la em diferentes aspectos e trabalhar na criação das mídias sociaisItem Conhecendo o Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, os mosquitos dos varios virus(SIEPE, 2019) Prada, Yury Lizeth Cardozo; Torres, Sara; Rojas, Cristian AntonioAs enfermidades transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, principalmente a dengue, ainda se apresentam como um desafio para a saúde pública. Outras doenças importantes como Chikungunya, Zika e Febre Amarela são causadas por vírus distintos, porém, dispersadas pelos mesmos mosquitos. As estratégias utilizadas pelos sistemas de saúde na identificação e combate a essas doenças ainda são insuficientes, já que é necessário trabalhar através do diagnóstico local e de estratégias de controle de vetor que possibilitem o protagonismo da sociedade na melhora da qualidade da saúde. Este projeto de extensão tem como objetivo implantar nas escolas públicas de Foz do Iguaçu, uma plataforma de conscientização infantil a partir de encontros semanais, onde por meio de didáticas lúdicas se abordam diversos aspectos da promoção da saúde e prevenção da doença. Um dos focos do trabalho aponta ao conhecimento do ciclo de vida do mosquito e sua relação com a problemática ambiental. Ao final dos encontros, as crianças compartilham dos conhecimentos adquiridos com os colegas de outras salas e da comunidade. Desta forma, consideramos que os estudantes participantes se convertem em cidadãos ativos no cuidado da saúde individual e coletivaItem Coral Unila (Todocanto)(SIEPE, 2019) Skupieñ, Sara Isabel; Pinto, Gustavo HenriqueEl objetivo del resumen expandido es realizar una breve contextualización del coro de la UNILA. Tratándose de una agrupación vocal con fines de integración social y creación de nuevos focos de difusión cultural dentro de la ciudad, el coro se presenta desde su creación en diversos encuentros internacionales de coros, congresos científicos y actividades culturales. El coro reúne estudiantes y técnicos de la UNILA, además de miembros de la comunidad en general. Se realizan prácticas generales y grupales con cada naipe, con el objetivo de enseñar de la forma más didáctica posible el dominio de diversas técnicas y texturas vocales, aplicadas a un repertorio creciente de piezas eruditas y populares. De esta forma, la música vocal se usa como factor fundamental de socialización, pedagogía y difusión culturalItem Crises fiscais e construção do Estado: Argentina, Brasil e Paraguai(SIEPE, 2019) Cuevas, Benjamín; Souza, Rodrigo Cantu deAs semelhanças linguísticas, culturais e religiosas são parte das razões da busca pela integração latino-americana. Apesar dessas convergências, o desafio da integração tem como um de seus obstáculos a grande heterogeneidade em outras dimensões dos países o subcontinente. A questão fiscal é uma delas: enquanto Brasil e Argentina arrecadam cerca de 30% do PIB, o Paraguai arrecada apenas cerca de 15%. Este trabalho tem como objetivo entender as causas das diferentes cargas tributárias dos países latino-americanos. Utiliza-se como base a literatura de sociologia histórica do Estado. Charles Tilly e Miguel A Centeno examinam o papel de crises fiscais produzidas pela guerra para explicar diferenças entre os Estados europeus e latino-americanos. Concluem que os países do subcontinente são fracos fiscalmente pois suas crises fiscais foram produzidas por uma forma de guerra distinta da que ocorreu na Europa. Uma vez que alguns estados latino-americanos se tornaram relativamente fortes fiscalmente ao longo do século XX, este trabalho busca testar a hipótese de que outras formas de crises fiscais podem estar associadas ao crescimento da arrecadação. Foram organizadas séries históricas das finanças públicas da Argentina e do Brasil, as quais foram analisadas para identificar crises fiscais associadas a contextos de crescimento da arrecadação como proporção do PIB. Como resultado, identificaram-se duas formas de crise associadas ao fortalecimento fiscal: crises no comércio internacional e esforço de industrialização. Reconhece-se que o efeito das crises é mediado por elementos tais como a forma da pauta de exportação, a receita de recursos naturais e o perfil sócio-político do país, desenhando uma agenda de pesquisas futurasItem Crises fiscais e construção do Estado: Brasil, Chile e México(SIEPE, 2019) Silva, Kaline Gabrielle Campos Honorio da; Souza, Rodrigo Cantu deApesar de certa unidade cultural e linguística, o espaço latino-americano é marcado por heterogeneidades consideráveis; dentre elas, a questão fiscal. Este trabalho tem como objetivo entender as causas das diferentes cargas tributárias dos países latino-americanos. Utiliza-se como base a literatura de sociologia histórica do Estado. Charles Tilly e Miguel A Centeno examinam o papel de crises fiscais produzidas pela guerra para explicar diferenças entre os Estados europeus e latino-americanos. Concluem que os países do subcontinente são fracos fiscalmente pois suas crises fiscais foram produzidas por uma forma de guerra distinta da que ocorreu na Europa. Uma vez que alguns estados latino-americanos se tornaram relativamente fortes fiscalmente ao longo do século XX, este trabalho busca testar a hipótese de que outras formas de crises fiscais podem estar associadas ao crescimento da arrecadação. Foram organizadas séries históricas das finanças públicas do Brasil, Chile e México, as quais foram analisadas para identificar crises fiscais associadas a contextos de crescimento da arrecadação como proporção do PIB. Como resultado, identificaram-se duas formas de crise associadas ao fortalecimento fiscal: crises no comércio internacional e esforço de industrialização. Reconhece-se que o efeito das crises é mediado por elementos tais como a forma da pauta de exportação, a receita de recursos naturais e o perfil sócio-político do país, desenhando uma agenda de pesquisas futuras