LC - Dissertação
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Item A estética Decolonial e o protagonismo indígena nas obras da artista Daiara Tukano.(2024) Veiga, Giuliana Adam Tezza daEste trabalho acadêmico propõe uma revisão do papel da arte indígena na construção da cultura brasileira desde a chegada dos europeus ao território brasileiro, culminando em uma análise das obras da artista indígena Daiara Tukano a partir das considerações teóricas propostas por Walter Mignolo em sua teoria da Estética Decolonial. A estética decolonial de Mignolo oferece uma lente crítica para examinar as formas pelas quais as estruturas coloniais persistem na produção e na recepção da arte, destacando a importância de decolonizar tanto os processos de criação quanto os sistemas de valorização estética. Por outro lado, a arte indígena contemporânea de Tukano surge como uma expressão vibrante e resistente da identidade indígena em um contexto pós-colonial, desafiando narrativas dominantes e subvertendo estereótipos, além de representar uma forte referência na atuação de mulheres artistas e indígenas no contexto contemporâneo. Este estudo busca identificar convergências entre as ideias de Mignolo e a prática de Daiara Tukano, investigando como a arte pode ser uma ferramenta para a descolonização epistêmica e a afirmação de identidades marginalizadas. Ao traçar paralelos entre a teoria e a prática, este trabalho contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas de poder na produção cultural e para o potencial da arte como um espaço de resistência e transformação.Item Am I Latina/Nordestina Enough?: Representações Identitárias pelas Poetas Melissa Lozada-Oliva e Bell Puã(2023) Araujo, Laura EmiliaEsta dissertação por meio dos estudos da performance e da colonialidade, procura propor uma análise da experiência feminina latina e latino-americana por meio de vídeo-performances em competições de poesia falada, Slam, e reflexões pessoais. Para tanto, foi selecionado como corpus seis video-performances de duas poetas, uma delas descendente de imigrantes latino-americanos nos Estados Unidos (Melissa Lozada-Oliva) e a segunda uma mulher negra pernambucana (Bell Puã). Elas se conectam por essa rubrica do slam e de seus poemas sobre si, também pelo processo de marginalização de suas identidades e corpos empreendido pela colonialidade. Como os negativos desta dissertação-retrato, apresento minha relação com as autoras e seus trabalhos, um relato de experiência de uma sequência didática de uma aula de português para estrangeiros analisando poemas de Bell Puã, além de uma reflexão sobre o fazer tradutório de quatro poemas de Melissa Lozada-Oliva. A discussão é empreendida com base em autores como Durval Muniz Albuquerque Junior (1999), Diana Taylor (2016), Ruth Behar (1993), Ellen Jones (2022), entre outros. A dissertação se atenta à elaboração de interpretações, teorizações e críticas por meio da performance, conferindo centralidade aos temas: identidade, linguagem e gênero.Item Amoras de Emicida, a Cor de Coraline de Rampazo e a Formação de Docentes: Considerações para a Luta Antirracista(2022) Costa da Silva, Cristiane; OrientaçãoEsta pesquisa de mestrado tem a finalidade de investigar as possibilidades oferecidas pela literatura infantil para a formação dos estudantes do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, considerando o protagonismo negro. Para tanto, as obras literárias Amoras (2018), de Emicida, e A Cor de Coraline (2017), do autor e ilustrador Alexandre Rampazo, são analisadas a partir de dois eixos: a temática étnico-racial e a formação do professor. Para desenvolver o estudo, fez-se necessária, além da análise literária, uma pesquisa seguida de intervenção com um grupo de estudantes do Curso de Formação de Docentes, de um colégio público localizado no Oeste do ParanáA pesquisa em desenvolvimento compreende: (i) o estudo aprofundado das obras literárias (ii) a elaboração de um roteiro para a prática literária, composto por diagnóstico do conhecimento prévio dos futuros educadores, relato de experiência, sensibilização por meio de relato de vida e da contação de histórias, seguida de novo repertório literário escolhido pelos estudantes; e (iii) análise dos resultados obtidos. Para fundamentar esta pesquisa, utilizamos: os teóricos da recepção, tais como Iser (1999), Rosenblatt (2002) e Chambers (2007), que oferecem instrumental analítico ao incluir o leitor no ato da leitura; pesquisadoras como Colomer (2007) e Petit (2010), que contribuem ao pensar os impactos da mediação na formação de leitores; hooks (1999, 2019), Munanga (2005, 2012, 2015), Gomes (2002, 2003, 2005a, 2005b, 2008, 2010, 2011a, 2011b), Hall (2000, 2001, 2016), Guimarães (1995, 1999) e Jovino (2005, 2006), para fundamentar a discussão da étnico-racial, visando à desnaturalização de pensamentos e de situações que promovam o racismo. As reflexões propostas permitem ao professor em formação se reconhecer como agente transformador, identificando elementos e possíveis ações que contribuem para melhorar a sociedade pelo viés da educação.Item Aportes del Cine Documental Contemporáneo en la Reconstrucción de La Memoria sobre la Dictadura Uruguaya(2022) Amaro Carbone, CarlaEl presente trabajo pretende comprender las formas en que el cine documental contemporáneo ha reconstruido la memoria sobre los sucesos de la última dictadura cívico-militar uruguaya, comprendida entre 1973 y 1985. Las medidas políticas que fueron aplicadas a partir de 1985 en la transición hacia la democracia generaron un silenciamiento sobre el tema, no siendo mayormente tratado en ámbitos públicos, lo cual repercutió en la producción cinematográfica, sobre todo de documentales. A partir de 2005, con las decisiones de un gobierno comprometido en formular políticas públicas de memoria sobre la dictadura, se genera un notable incremento en la producción de documentales sobre la problemática. Esta investigación se centra en tres documentales realizados en el periodo que se inicia en 2005: Secretos de lucha (2007), de Maiana Bidegain; Es esa foto (2008), de Álvaro Peralta Techera, y El círculo (2008) de Pedro Charlo y Aldo Garay, películas que abordan el exilio, la prisión y la ausencia a través del testimonio de quienes lo vivieron, lo que contribuye de manera decisiva a la construcción de la memoria colectiva.Item As mulheres de véu no grafite: a arte como instrumento de representação das muçulmanas contra a islamofobia.(2024) Eroud, Aicha de Andrade QuinteroEste estudo tem por escopo a verificação da importância do véu islâmico para as mulheres muçulmanas, delineando questões que envolvem a islamofobia e a hijabofobia, terminologia trabalhada pela Antropóloga Francirosy Campos Barbosa. Para tanto, utiliza-se um olhar voltado para o grafite como arte produzida por mulheres muçulmanas que usam o véu islâmico, como instrumento efetivador da manifestação religiosa como Direito Humano, e que contrapõe o orientalismo no Brasil. Para edificar este estudo são colecionadas revisões bibliográficas sobre o tema, com o fito de visualizar demais estudos e coletar informações sobre o uso do véu islâmico sob a perspectiva da agência feminina, conceito proposto pela Antropóloga Sabah Mahmood. Também, parte-se dos estudos de Edward Said para compreender o fenômeno do Orientalismo. No decorrer deste trabalho apresenta-se o grafite enquanto objeto artístico trabalhado por mulheres muçulmanas, como a Najdaty Andrade, do Brasil, que se apresenta como um importante meio de construção de uma representação autônoma da mulher que usa o véu islâmico na sociedade. Para tanto, este trabalho tem como Objetivo Geral os estudos pautados nos grafites produzidos por mulher uma muçulmana que usa o véu islâmico no Brasil, a Najdaty Andrade, de forma a verificar como os grafites feitos por ela possuem a possibilidade de desconstruir as representações propostas pelo Orientalismo sobre tais mulheres. Ao final foi constatado que, o grafite, enquanto arte de rua, pode ser considerado como instrumento de representação capaz de contribuir para a mitigação das discriminações causadas pelo Orientalismo sobre as mulheres em estudo, uma vez que os grafites tendem a carregar consigo as experiências e identidade daqueles e daquelas que a produzem.Item Atos Artísticos do Real: Biodrama, Remake e Performance Autobiográfica de Vivi Tellas, Lola Arias e Janaína Leite(2022) Magueta, Evelyn FernandaO teatro como representação da vida e dos processos de resistência inspirou, na Argentina, artistas e diretoras teatrais como Vivi Tellas e Lola Arias, e no Brasil, Janaína Leite, a trazerem para o palco biografias de pessoas vivas que, com suas performances, promovem aos espectadores, reflexões críticas, a fim de que novas sociedades possam surgir com mais igualdade e menos injustiça, fomentando um modelo de teatro que produz memórias sociais atravessadas por contextos políticos e históricos. Os marcos teóricos que conduzem a presente investigação são as teorias de Michael Foucault (1984), acerca da constituição do sujeito para compreender a construção das biografias de pessoas vivas; Diane Klinger (2006) e a escrita de si como fundamento para a autobiografia e criação de arquivo próprio; Aleida Assmann (2011), para a abordagem sobre o acesso as memórias e a materialização da memória social. Ao estabelecer análises comparativas das autoras-diretoras, mencionaremos os seus processos na esfera do “teatro real”, ou “teatros do real”, conceito fundamentado, primeiramente, pela psicanalista e filósofa francesa Maryvonne Saison (1998). Ao final, busco conclusões do trabalho artístico, vindo das inspirações das diretoras, ao criarem vertentes do teatro do real influenciadas pelos ideais feministas, articulados por Margareth Rago, em diálogo com os discursos de Foucault. As considerações demonstram a compreensão dos teatros do real como procedimentos de afirmação da identidade – formas de ser e existir –, bem como o teatro como um espaço de liberdade de criação e construção de memória social de um povo.Item Atravessamentos Fronteiriços, Linguísticos e Poéticos em Fabián Severo & Raquel Valle Sentíes(2023) Martins dos Santos, Ana CarolinaEsta pesquisa, situada no âmbito da Literatura Comparada, tem como tema a escrita literária transfronteiriça e translíngue. Para conduzir a discussão, inicialmente, são propostas algumas diferenciações entre certos conceitos sobre fronteira, bem como a exploração das zonas fronteiriças abordadas neste trabalho, através de tópicos como nação, sujeito, diáspora, entre outros. Em um segundo momento, recorre-se ao aporte teórico referente às práticas linguísticas decorrentes desses espaços, nomeados aqui como “portuñol” e “spanglish”, do mesmo modo que se produz objetos a partir de diferentes trânsitos literários. Posteriormente, discute-se sobre as noções de memória e língua com base nas suas íntimas relações entre infância e território. Buscando contemplar os objetivos deste estudo, tomou-se para análise poemas das seguintes publicações: Noite nu Norte: Poemas en Portuñol (2010), de Fabián Severo e The Ones Santa Anna Sold (2014), de Raquel Valle Sentíes. Ambos os livros versam sobre a vida de sujeitos fronteiriços, localizados em espaços geográficos diferentes, mas que para além de aspectos territoriais, dialogam muito entre si poeticamente. Por um lado, a fronteira uruguaio-brasileira, em Noite nu Norte e, por outro, a mexicana estadunidense, na obra de Sentíes. Nesse sentido, pensar a contemporaneidade da literatura latino-americana requer uma reflexão sobre os muitos deslocamentos culturais que marcaram/marcam o nosso contexto histórico como latino-americanos e o lugar da escrita nessa experiência. Por essa razão, desde o princípio desta investigação as obras são examinadas, visando propor diversas relações com as temáticas abordadas, por meio da compreensão de como o atravessamento da fronteira está diretamente relacionado com os modos de identificação de sujeitos transfronteiriços e como essa vivência se manifesta na literatura.Item Autoficção e Resistência nas Obras de Julián Fuks(2021) Sombrio, Michela Gimenez; OrientaçãoA presente dissertação faz uma análise das obras A resistência (2015) e A ocupação (2019), ambas do escritor Julián Fuks. Os dois romances apresentam as vivências do protagonista Sebastián, em especial da convivência com a família e da sua vida como escritor, mescla elementos da vida do autor com a vivência do narrador, caracterizando, assim, os romances como pertencentes ao gênero autoficcional, também chamado de “escritas de si”. No primeiro romance, a autobiografia e a ficção permeiam as questões da adoção do irmão do narrador e da ditadura no país de origem do autor, a Argentina, mesclando micro e macronarrativas para figurar esquecimento, traumas e sobrevivência. Na obra A ocupação (2019), novamente a autoficção volta-se à vida de Sebastián e mescla as narrativas dos moradores da ocupação do Hotel Cambridge em São Paulo, entrecruzando vozes e diferentes espaços e formas de ocupação. No desenvolver do presente estudo, buscamos colocar em diálogo diferentes perspectivas sobre o gênero autoficção, forma narrativa privilegiada por muitos autores na contemporaneidade, e pautá-las conjuntamente com as noções de resistência e ocupação trazidas pela literatura engajada de Julián Fuks.Item Boto Cor-de-Rosa: uma narrativa sobre gênero, raça e violência(2018-10-22) Góes, Aquésia Maciel; Name, Leonardo dos Passos Miranda; Ciacchi, AndreaEsta dissertação é um estudo comparatista entre músicas, texto escrito e produções audiovisuais, inspiradas na narrativa oral amazônica do boto cor-de-rosa, com recorte de gênero, raça e classe. Para tal estudo, utilizo métodos de análise disponibilizados pela Literatura Comparada. Por considerar que a narrativa do boto transita pelo imaginário dos povos amazônicos, alheio aos limites dos estados ou países que compõem a região amazônica, o classifico, conforme Name (2007), como um personagem geográfico que representa o espaço no qual é narrado. Analiso produções midiáticas que têm o boto como protagonista, tendo em vista a noção de reprodutibilidade técnica proposta por Walter Benjamin ([1936] 2003) em que a reprodução técnica da narrativa do boto, no caso deste trabalho, ultrapassa as fronteiras amazônicas e conduz a narrativa ao conhecimento massivo através de textos escritos, músicas e vídeos. Destaco nestas produções, sobretudo a representação da mulher amazônica. Discorro primeiramente sobre como essas mulheres são descritas na estrutura mais recorrente em que a narrativa é tratada como uma história de amor que escamoteia a violência, para em seguida analisar trechos de outras produções que explicitam a violência implícita na narrativa, objetivando destacar a imagem que se cria sobre tais mulheres. Discuto em termos teóricos o contexto histórico da Amazônia, a noção geográfica de fronteira, a interseccionalidade entre gênero, raça e classe como advindas de colonialidades refletidas em diversos tipos de violência do corpo feminino.Item Bruno de Menezes batuca amefricanidade e afrorrealismo: marginalização literária e literatura da améfrica.(2024) Santos, Állan Sereja dos; Matias, Felipe dos SantosEsta dissertação estuda a obra Batuque (1953), de Bruno de Menezes (1893-1963), como representação da Amefricanidade e do Afrorrealismo na Amazônia. O trabalho parte da percepção de haver uma marginalização literária do intelectual e uma escassez de análises da sua obra por uma perspectiva central e/ou predominantemente afro-americana; e de contrapor ao “racismo epistêmico” (GROSFOGUEL, 2016). Assim, desenvolvem-se três capítulos. O primeiro apresenta uma biobibliografia do referido literato e alguns pontos do contexto intelectual de Menezes. O segundo capítulo aborda sobre a constituição literária do negro pelas autorias brancas, a autoria negra no cenário latino-americano, e um panorama da intelectualidade e dos movimentos literários negros da América. Além disso, o segundo debate, como possíveis motivos para a marginalização literária de Menezes, o fato dele ter sido negro, pobre, latino-americano e oriundo de uma periferia urbana brasileira da Amazônia/Norte. Também reflete sobre a colonialidade do ser e do saber, a partir dos estudos decoloniais, e destaca os conceitos de Amefricanidade (GONZALEZ, 1988) e Afrorrealismo (DUNCAN, 2019). No terceiro capítulo ocorre a análise de cinco poemas da obra Batuque, tendo os conceitos afrorrealismo e amefricanidade como centrais, articulados com reflexões sobre a obra (SILVA, 1984; ASSIS, 2006) e estudos de outras Ciências Humanas (CARNEIRO, 1977; NASCIMENTO, 1978; SALLES, 2004; LUCA, 2010; SODRÉ, 2017). Através de Batuque, percebe-se a amefricanidade, pelas representações das marcas de africanização no território amazônico-brasileiro, e uma voz lírica que adota uma perspectiva intraétnica contraposta ao discurso do dominador, considerando o afrorrealismo presente na literatura amazônica-brasileira. Assim, pode-se dizer que os dois conceitos negro-latino-americanos se complementam e proporcionam analisar questões estéticas e linguísticas, além de representações étnico-raciais e da cosmovisão e ancestralidade afro na poética meneziana.Item Cancionista Urbano no Brasil e no México: identidade, território e conflitos em canções de Itamar Assumpção e Rodrigo González(2018-08-20) Machado, Silas Rodrigues; Farias, Fernando Mesquita deAl reconocer las constantes referencias a la presencia de la metrópoli en las canciones de Itamar Assumpção (1949-2003) y Rodrigo González (1950-1985), realizadas por el público, por la crítica y por la academia, esta disertación parte de la identificación y comprensión del proceso de elaboración de las representaciones artísticas de estos cantautores que, aparte de tener producciones cancionais tan distintas, traspasan las fronteras latinoamericanas y encuentran puntos de convergencia. Desde el inicio de sus carreras, en la primera mitad de la década de 1970, estos dos artistas presentan características semejantes al abordar temas referentes a la vida cotidiana urbana, las transformaciones culturales y el impacto del mercado. Así, a partir del enfrentamiento y análisis sistemático de sus obras, se nota una dinámica rica de la relación dialógica con los discursos de la y en la ciudad, en el sentido de absorberlos y convertirlos en nuevos textos. Haciendo uso de instrumentos propios del análisis de la canción popular – Luiz Tatit (2007; 2012) y Sergio Molina (2014) –, análisis documental, revisión bibliográfica y un abordaje cualitativo, se vuelve un objetivo también demostrar la contribución de estos cantautores en el panorama general de la canción popular de sus respectivos países.Item Comunidade Quilombola Manoel Ciriaco dos Santos: Memórias de Infância, Identidade e Resistência(2022) Santos, Davi dosA história e a constituição da identidade da comunidade Manoel Ciriaco dos Santos têm relação com sua ancestralidade, vida em coletividade, relação de parentesco, vínculo com o território, identidade, cultura. Localizada no município de Guaíra, no estado do Paraná, é situada em uma região de fronteira entre o Brasil e o vizinho Paraguai. No contexto local e estadual, a comunidade começou a ter visibilidade a partir dos estudos do Grupo de Trabalho Clóvis Moura que, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), desenvolveu trabalhos para identificar as comunidades quilombolas em seus respectivos territórios. O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar as memórias de infância passadas para crianças quilombolas por narrativas dos mais velhos, especialmente os pais, e como tais lembranças contribuem para elaborar um discurso coeso de unificação da comunidade em defesa do território e da identidade cultural. Nesse ínterim, faz-se importante o estudo de revisão de literatura, a fim de problematizar o contexto socioeconômico, da mesma forma compreender os desafios para a infância quilombola no espaço educacional de exclusão social quanto à construção de políticas públicas de enfrentamento ao racismo institucional, considerando a territorialidade como elemento de compreensão da criança negra no espaço curricular. Para tanto, intentou-se buscar os estudos mais atualizados a respeito da infância, dando enfoque às crianças negras no contexto escolar e em comunidades quilombolas. Faz-se necessário discutir as memórias de infância a partir de narrativas dos adultos da comunidade Manoel Ciriaco dos Santos. Nesse rumo, interessa pensar como se apropriaram de tais memórias ancestrais aprendidas ao serem narradas pelos mais velhos quando na infância viveram tais experiências, e como elas interferem na organização da comunidade, assim como interferiram na infância dos jovens na atualidade. Por outro lado, importa saber o modo como tais memórias são passadas aos mais jovens no contexto de uma comunidade que tem sua história marcada pela discriminação e concomitantemente pela afirmação de sua identidade, e como elaboram estratégias de resistência para fazerem frente à luta pela terra, na perspectiva de um discurso de autoafirmação enquanto grupo rural quilombola. A memória de infância é um elemento que atribui coesão ao grupo, em um discurso que os unifica quando se trata da própria identidade e da educação quilombola, em uma perspectiva do modo que a identidade se refaz dentro do território como espaço de proteção da infância.Item Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)(2020-04-29) Moreira, Rodrigo Birck; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaA pesquisa apresentada trata das formas com que a identidade branca atua nos processos construtivos do cinema documental de temática religiosa afro-brasileira. Numa perspectiva de comparatismo cinematográfico, os documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), de Renato Barbieri, e Pedra da Memória (2011), de Renata Amaral, são observados a partir do que Beatriz Nascimento chamou de “ponto oculto”, ao criticar publicamente o diretor Carlos Diegues acerca das representações negras em Xica da Silva (1976). O “ponto oculto” indica o negro introjetado na construção do lugar social do homem branco, o que acarreta nas problemáticas ocorridas quando este homem branco representa sujeitos negros no cinema. A partir disso, é realizado um dimensionamento histórico destas representações e de suas construções e, posteriormente, o foco se volta para as representações cinematográficas das religiosidades afro-brasileiras. Os dois documentários são então enquadrados em uma análise fílmica, onde são priorizados os quesitos etnográficos e seu estudo a partir da premissa do “ponto oculto”.Item Conflitos do passado e tensões do presente em Galileia e Retablo(2018-08-06) Lima, Elaine Aparecida; Cota, DéboraA presente proposta estuda comparativamente as obras Galileia, do brasileiro Ronaldo Correia de Brito (2008), e Retablo, do peruano Julián Pérez Huarancca (2004). Ambientadas em locais distantes dos grandes centros do Brasil e do Peru, respectivamente, as obras são narradas em primeira pessoa por sujeitos que retornam aos seus territórios de origem. Por meio das recordações de seus narradores, as produções colocam em cena as dualidades passado e presente, rural e urbano, rusticidade e requinte, tradição e modernidade. Ao fazê-lo, constituem, em nossa opinião, exemplos de como as produções latino-americanas contemporâneas, ambientadas longe do espaço das metrópoles, apoderam-se de peculiaridades da literatura chamada pós- modernista, transformando seus significados originais e, ao mesmo tempo, repensando os modelos literários tradicionais da literatura ligada ao espaço que elegem. Neste sentido, ao possibilitarem um diálogo entre o regionalismo típico de obras clássicas espacializadas no sertão nordestino e nos Andes peruanos e características como errância, trânsito, fragmentação, autoficção, etnoficção, diluição de fronteiras, metaficção e individualismo, próprias da literatura contemporânea, resultante do processo de globalização, colocam em xeque os conceitos correntes para a compreensão da realidade latino-americana, de seu povo e de sua história. Não se trata, aqui, distintamente às leituras usuais das duas narrativas, de inseri-las ou afastá-las do sertanismo ou do indigenismo literários, mas de percebê-las como produtos exemplares de uma América Latina na qual a literatura reage às imagens canônicas, literárias ou não, sobre si mesma, desestabilizando quaisquer formas de eurocentrismo e/ou de logocentrismo.Item Corpo-oralidades y territorio en la dramaturgia de Felipe Vergara, de la experiencia del conflicto al correlato artístico(2020-01-23) Corradine Montealegre, Diana; Ciacchi, AndreaPropongo una lectura de la poética teatral de Felipe Vergara desde el estudio de tres piezas: Kilele, una epopeya artesanal; Arimbato, el camino del árbol; y Coragyps Sapiens, partiendo por considerar el teatro como un encuentro vital entre los artistas y su público, que instala escrituras permeadas por el tiempo, la historia y el contexto de su surgimiento. En ese sentido planteo que la dramaturgia Vergara funciona como un correlato que revive el rastro de la experiencia de guerra de las comunidades del Pacífico colombiano, a la vez que toma una posición autónoma de resistencia artística, social y cultural, y que porta en su discurso las versiones silenciadas históricamente, las versiones subterráneas. Para el análisis abordo: la relación indisoluble de las comunidades con su territorio, manifiesta en las obras; las representaciones de cuerpo y su fragmentación tanto a nivel individual como colectivo; y su reconstrucción a través de los duelos que se encarnan en transmisiones rituales, corporales y orales, en actos de memoria viva. Presento así un recorrido por la propuesta artística de Felipe Vergara y un acercamiento a algunas propuestas teatrales las comunidades del Pacífico colombiano, en las que curiosamente, Vergara trabajó de la mano de Inge Kleutgens, Catalina Medina y otros colaboradores. Retomaremos tres obras de Vergara, así como tres de las creaciones colectivas de las comunidades con las que , rastreando en ellas los procesos y procedimientos para la reconstrucción de una porción de los relatos alternativos de la historia social de las vivencias del conflicto social y armado colombiano, traducidas en las relaciones entre los imaginarios y las representaciones simbólicas de las obras, que asocian las gamas de sentido del texto y de la puesta en escena, con el cauce efectivo que propicia su escritura.Item Del Papel al Video, el Hábitat Poético: Representaciones Intersemióticas de la Extranjeridad en la Obra de Daisy Zamora (Nicaragua) y Sabina England (EUA-India)(2022) Castro Alemán, Brígida Eugenia; OrientaçãoOs videopoemas são uma forma de manifestação artística em permanente construção desde a década de 1970, para além das fronteiras entre a arte escrita e a tecnologia de entretenimento que é o vídeo. Os videopoemas são formas de criação marcadas pela intersemiose e intermidialidade; via de regra, são produções coletivas e interdisciplinares. Suas características são adaptadas à fluidez das tecnologias intermedias de equipamentos, softwares e plataformas de transmissão audiovisual. No presente estudo, para a análise de dois videopoemas que sondam a condição de estrangeiro nos processos de migração e diásporas decorrentes da Globalização, tomamos como ponto de partida o conceito de estrangeiridade desenvolvido por Julia Kristeva, Roland Barthes, Alvaro Machado e Daniel-Henri Pageaux. Para analisar os videopoemas “La Inmigrante” (Nicarágua, 2017) e “Deaf Brown Gurl” (EUA-Índia, 2015), partimos da hipótese de que os videopoemas exploram a mobilidade, as lacunas e os entrelugares em zonas de fronteiras (geográficas, socioculturais, econômica, tecnológica, estética). Em nosso percurso hermenêutico e comparativo, buscamos apoio nas ferramentas interpretativas da Literatura Comparada, especialmente no que diz respeito à representação discursiva da estrangeiridade, no quadro da evolução da literatura para formas estéticas alternativas e abertas como o videopoema, talvez uma nova forma estética de habitat poético.Item Desumanização e resistência na obra Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo.(2023) Franke, Rosiane Maria GusbertiA presente dissertação pretende analisar a representação literária relacionada à luta contra a desigualdade racial, social e de gênero vivida pelas mulheres negras na obra Ponciá Vicêncio (2017), da brasileira Conceição Evaristo. Neste romance, Evaristo traça a trajetória da personagem principal, Ponciá Vicêncio, apresentando os seus percursos, desde a infância até a idade adulta, que conjugam violências advindas da sua condição social de mulher pobre e negra, descendente de escravizados, e seus processos de construção identitárias, estabelecendo um diálogo entre o passado e o presente. Pretendo analisar como Evaristo é capaz de relacionar, a partir do seu con ceito de escrevivência, suas próprias narrativas e experiências pessoais com o cenário social brasileiro, retratando os traumas emocionais e profundas ausências que o racismo, o machismo e a pobreza vivenciadas pelas mulheres negras produzem, sem deixar também de humanizar e enaltecer a resistência e “subjetividade ativa” das suas personagens.Item Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica(2018-08-14) Souza, Lucas Henrique de; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaO objetivo desta dissertação é investigar as relações entre memória, documentário e ficção no cinema argentino e brasileiro, tomando como objeto de estudo documentários que efetuam em suas narrativas a figuração da memória no liame com a ficção. São eles: Los rubios (2003), de Albertina Carri, e Branco sai, Preto fica (2014), de Adirley Queirós. Ambas obras têm na fabulação da memória a sua concepção estética e política, de maneira que, encarnam e evidenciam a questão em debate. Nesse sentido, o movimento de muitos documentários contemporâneos em direção à ficção promove um horizonte de renovação à forma documental, questionando princípios basilares de sua tradição, como por exemplo, o discurso de sobriedade do documentário frente a outras formas cinematográficas. Diante deste contexto, estudamos a capacidade da memória em possibilitar novas negociações entre o documentário e a ficção, de facilitar contaminações com outras linguagens ou desencadear desvios, sobretudo através da encenação de experiências traumáticas.Item Diálogos entre narrativas Latino-Americanas para jovens adultos: "Almakia: a vilashi e os dragões" e "Tiempo de dragones: la profecía imperfecta"(2019-10-31) Dill, Elisa Inês Christ; Cortez, MarianaEste estudo tem o objetivo de colocar em diálogo duas obras destinadas a jovens: “Almakia: a vilashi e os dragões”, de Lhaisa Andria (autora brasileira) e “Tiempo de Dragones: la profecia imperfecta”, de Liliana Bodoc (autora argentina). Propôs-se fazer a revisão bibliográfica da categoria de gênero do discurso através de teorias advindas da análise do discurso e das teorias da literatura com o intuito de identificar as marcas textuais e discursivas que autorizam a identificação de um gênero. Em seguida foi necessário recuperar as discussões já realizadas acerca do gênero "literatura para jovens adultos" – Young Adult (YA), termo cunhado por investigações desenvolvidas em língua inglesa. Tal revisão teve o propósito de entender a relação das obras com o seu público. Posteriormente foi descrito o contexto de produção das obras analisadas, isso para refletir sobre o modo como as duas autoras teceram as narrativas, interessando principalmente desvendar como a atmosfera fantástica pode metaforizar a realidade em que o relato foi realizado. Compreende-se, portanto, que, apesar de serem narrativas ambientadas em mundos ficcionais, elas são como todo texto, um “pronunciamento de uma dada realidade” – conforme o linguista José Luiz Fiorin. Isso significa que todo discurso é uma construção social, não individual, e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social, as suas condições de produção. Significa ainda que o discurso reflete uma visão de mundo determinada e necessariamente vinculada aos autores e à sociedade em que vivem. Para fundamentar a análise, a pesquisa recorreu aos estudos de Mikhail Bakhtin ([1975], 2016) e aos aportes teóricos de Luiz Antônio Marcuschi (2008), Daniel Faita (2015), Irene Araújo Machado (2015) e de Diana Luz Pessoa Barros (2015) para entender como um gênero se constitui. E a partir do conceito de gênero foram discutidas as definições de "literatura para jovens adultos" como abordadas pelo pesquisador Jeffrey S. Kaplan (2005), bem como por Mike Alves (2016), Tereza Colomer (2003) e Hannah Niemeyer (2006), que tratam das características do gênero literatura para jovens adultos. Com o propósito de identificar se as obras pertencem ou não a este gênero e compreender o papel do leitor, buscamos pelo suporte teórico advindo da estética da recepção, e as teorias de Hans Robert Jauss (1979) e Wolfgang Iser (1999). Diante da análise a hipótese de pesquisa foi confirmada, as obras “Almakia” e “Tiempo de dragones” pertencem à literatura para jovens adultos, pois apresentam características que definem o gênero, através do percurso de amadurecimento dos protagonistas, já o papel do leitor no ato da leitura, compreende-se que quando ele aceita o “pacto narrativo” as obras a partir de sua temática comprem sua função a de emocionar, de sensibilizar e permitir uma reflexão sobre sua vida e sobre a sociedade.Item Distopias Latino-Americanas Contemporâneas: uma Análise de Cadáver Exquisito (2018) e Nación Vacuna (2017)(2021-03-23) Bueno, Kelly Luciana; OrientaçãoObras distópicas possuem a capacidade de representar os medos sociais que de algum modo já existem na sociedade. Ao agir como um espelho social, atuam não apenas como fonte de entretenimento, mas como um potente veículo de críticas aos sistemas sociais e políticos vigentes. Inserida no rol de distopias contemporâneas, a obra Cadáver Exquisito (2018), da escritora argentina Agustina Maria Bazterrica, relata um contexto social em que o canibalismo é legalizado. Já Nación Vacuna (2017), da escritora Fernanda García Lao, é um romance distópico no qual mulheres são selecionadas para um “serviço patriótico” em uma ilha devastada por uma guerra recente e uma doença desconhecida que ameaça a estabilidade do país. No desenvolver das duas narrativas, observa-se a atuação de controles biopolíticos, vigilância, manipulação da história e constituição de um poder soberano capaz de manejar os afetos dos cidadãos e garantir os interesses dos governantes. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender de que maneira as questões como a crise democrática e o recrudescimento do liberalismo capitalista transparecem em obras distópicas contemporâneas, nas quais são figuradas formas de governabilidade em que os principais mecanismos são a violência, o controle individual e coletivo, a vigilância, a manipulação da história e o atendimento aos interesses econômicos. Num primeiro momento, será realizado uma apresentação das obras para na sequência discutir sobre o conceito de utopia e sua relação intrínseca com a distopia, de modo a compreender a importância de análises relacionadas à literatura distópica. Posteriormente, deseja-se compreender como a violência, controle individual, coletivo e a vigilância são mecanismos utilizados pelas formas de governabilidade e como essas questões transparecem em Cadáver Exquisito e Nación Vacuna, para, por fim, demonstrar como o controle ultrapassa o corpo físico, e atua também na linguagem, pensamento e memória dos indivíduos. Como principal aporte teórico será utilizado as considerações de autores importantes no campo da filosofia política, como Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Michel Foucault e Hannah Arendt, entre outros.