Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendendo física montando um carrinho seguidor de trilha(2014-10) Zanella, Pedro Henrique; Higashi, Eduardo MassahikoEsse trabalho consiste num relato de uma atividade investigativa de ensino de Física por meio da Robótica conduzida com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Santa Cândida, em Curitiba. Foi proposta a construção de um carrinho seguidor de trilha, com o objetivo de, no processo de montagem de cada parte do carrinho, os alunos relacionassem o seu funcionamento aos conceitos físicos envolvidos. Nas atividades foram abordados os conceitos de torque, reflexão e absorção da luz, além do funcionamento de alguns componentes eletrônicos. Além disso, os alunos desenvolveram habilidades para o manuseio de ferramentas (martelo, ferro de solda, serras...) e para a montagem de circuitos eletrônicos simples. Tal atividade proporcionou uma forma lúdica e eficaz para a aprendizagem de conceitos físicos e aquisição de habilidades experimentais de maneira prática e simplesItem Benefícios dos jogos no ensino de química(2014-10) Homeniuk, Amanda Luiza Lima; Santos, Andre Luis Neves dos; Dias, Robsson Pereira; Cardoso, Lígia MaraJogos e brincadeiras fazem parte da vida de todos. São importantes para o desenvolvimento das crianças, seja físico ou intelectual. Por meio destes, as crianças formam conceitos para a vida. Dessa forma, jogos e brincadeiras se mostram estratégias pedagógicas úteis para o ensino de adolescentes e jovens com atividades voltadas para o tema a ser estudado. Química é uma ciência complexa, mas não precisa ser difícil. Nesse artigo será mostrado como o uso dos jogos traz benefícios a estudantes e professores por tornar a transmissão e absorção de conhecimentos mais fácil e rápidaItem Cinema, filosofia e ensino: experiências do Pibid filosofia Unicentro(2014-10) Ribeiro, Lucas Dariel Guimarães; Koop, Stefane katrini; Meira, Maikon; Silva, Manuel Moreira daEste relato apresenta a primeira atividade do projeto “Luz, câmera, reflexão”, vinculado ao PIBID Filosofia da Unicentro, Campus Santa Cruz, em Guarapuava/PR. O “Luz, câmera, reflexão” consiste em sessões mensais de cinema nas quais se discutem temas e problemas filosóficos a partir de questões do cotidiano. A sessão de abertura discutiu o filme O show de Truman e voltou-se para a tematização de questões como a da natureza do real, em especial à noção da realidade sensível como ficção enganadora em Platão, em confronto com a posição de Nietzsche segundo a qual a aparência consistiria em uma esfera autônoma do real. Em vista de tais posições, e do enredo do filme, discutiu-se ainda o problema da autenticidade da existência pessoal em contraposição a uma vida baseada em crenças. A sessão ocorreu no dia 24 de abril de 2014, na sala de cinema da Unicentro, e mostrou-se um exemplo interessante para o trabalho educativo em ambiente externo à sala de aulaItem Descobrindo o universo por meio da astronomia: o ensino com enfoque lúdico, experimental e histórico para crianças do ensino fundamental(2014-10) Diaz, Dayane Sandri; Pereira, Ana Cláudia Spitzer; Costa, Jeremias Ferreira da; Camargo, SérgioEste trabalho está sendo desenvolvido em uma escola da educação básica da rede pública de Curitiba. Tem como objetivo ensinar conceitos de Astronomia para os estudantes dos 6o anos do Ensino Integral tendo como base a metodologia não diretiva de Carl Rogers. Os conteúdos são desenvolvidos sem interferência direta no campo cognitivo ou afetivo dos alunos, parte-se do pressuposto de que o professor orienta os alunos a desenvolver e viver suas próprias experiências, para que a partir delas construam sua autonomia no processo de ensino e aprendizagem. Consideramos no processo a sensibilização, a afetividade e a motivação como aspectos importantes na construção do conhecimento. Entendemos que o professor deve atuar como um facilitador da aprendizagem, cujo ambiente deve organizar de modo a facilitar a aprendizagem, nesse sentido planejamos experimentos, jogos, brincadeiras e pesquisas de cunho histórico e científico no laboratório de Informática da escolaItem Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio(2014-10) Santos, Sara R. dos; Heerdt, Bettina; Silva, Maryelen A.O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente estudo teve como objetivo compreender quais conteúdos da Biologia estudantes do ensino médio sentem mais facilidade e dificuldade em aprender. A metodologia desta pesquisa é qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário aberto. As respostas foram classificadas por meio de Unidades de Registro, elaboradas previamente, as mesmas foram baseadas nos conteúdos estruturantes propostos pelas Diretrizes Curriculares de Biologia. Compreendemos que todos os conteúdos são interdependentes, não hierarquizáveis e precisam ser discutidos no ambiente escolarItem Ensino de forma dinamica da classificação taxonômica dos seres vivos(Unila, 2014-10) Bastiani, Elvira de; Fernandes, Noara Kapp; Martins, Gislaine; Vogel, AliceA atividade proposta teve por objetivo proporcionar aos alunos do 7o ano do ensino fundamental, a compreensão da classificação taxonômica de forma dinâmica e interativa. Para isso foi realizado um embasamento teórico, abordando a importância da classificação dos seres vivos, apresentado aos alunos o primeiro método de classificação criado por Aristóteles, em seguida os demais, assim até o de Lineu que é utilizado atualmente. Como forma de dinamizar e complementar a aula utilizou-se um modelo didático espelhado na classificação do gato contendo a hierarquia até o nível de espécie, sendo uma pirâmide com velcro onde os alunos colavam imagens de animais que se encaixavam em um local previamente determinado para aquele exemplar, formando assim uma pirâmide completa. Esta atividade se mostrou positiva pelo fato de os alunos participarem da aula ativamente, o que auxilia na compreensão do tema proposto bem como na sua memorizaçãoItem O ensino de geografia na educação básica – os métodos de ensino utilizados para o ensino-aprendizagem do aluno(Unila, 2014-10) Honório, Jucilene Cristina; Prado, Patrícia Aparecida Albini; Campos, Ricardo AparecidoO presente trabalho desenvolvido juntamente com o Subprojeto PIBID, visa abordar quais são os métodos que o professor deverá utilizar em sala de aula, com o objetivo de formar um sujeito social capaz de construir seus próprios conhecimentos, uma vez que o conhecimento se dá de dentro para fora, e assim começará a realizar uma “leitura” da realidade com um olhar crítico. Para que ocorra tal aprendizagem o professor deve selecionar e organizar os conteúdos em sala de aula, buscando métodos apropriados para cada atividade e o aluno irá interagir com o meio e formar seus próprios saberes geográficosItem Experimento cativante(Unila, 2014-10) Souza, Paulo Venancio de; Luca, Luciane Maria deA partir das dificuldades encontradas pelo grupo do PIBID em conseguir melhorar a aprendizagem dos alunos, realizamos observações em salas de aulas, com intuito de diagnosticar em reuniões medidas que melhorassem a qualidade da aprendizagem. Visando suprir as necessidades, toda equipe teve como objetivo pensar em um instrumento capaz de prender a atenção do aluno e motivá-lo a se interessar pela Física. A solução apresentada se concretizou na elaboração e realização de experimentos cativantes que consigam aprimorar e exemplificar a Física de maneira não tradicional e lúdica, com caráter de impressionar e causar uma sensação diferente no aluno que o faça despertar para o ensinoItem A importância do atendimento individualizado(2014-10) Novak, Raquel Aparecida; Klein, RejaneEste trabalho objetiva descrever uma breve reflexão sobre a importância do atendimento individualizado e a experiência adquirida a através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado no mês de março de 2014. Atuamos na sala de aula do 1o ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede municipal de Ensino de Irati – PR. A metodologia utilizada visa acompanhar os alunos em sala de aula com o atendimento coletivo e em grupos individualizados de acordo com as dificuldades que apresentam. No andamento do Programa consigo notar um desenvolvimento positivo, porém lentoItem A importância do conhecimento matemático na disciplina de química da educação básica(2014-10) Nogueira, Daiane Amaral de Ramos; Bahia, Francielly Aparecida; Pelegrini, Débora Yumi; Danczuk, MarinsA interdisciplinaridade, entre as áreas das ciências exatas do currículo escolar é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois a correlação entre elas facilita a cognição dos alunos nas disciplinas em estudo, mas acima disso o conhecimento como um todo. Este trabalho demonstra a importância da matemática na disciplina de química, visando trabalhar as dificuldades dos alunos na matemática básica, a fim de suprir o déficit na aprendizagem de matemática, e como esse nivelamento pode facilitar a aprendizagem de conteúdos químicosItem Interdisciplinaridade no ensino médio: experiências de discentes - PIBID/PUCPR – no subprojeto interdisplinar no Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa(Unila, 2014-10) Santos, Daniele Litvin; Martins, Juliana Flávia Ferreira; Santos, Ronaldo Medeiros dosRelato de experiência de bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrado do Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa. Temos como objetivo compartilhar as principais experiências, ideias, métodos e dificuldades. Iniciamos, portanto, propondo estratégias diferenciadas com a inclusão da interdisciplinaridade no âmbito escolar. Para isso, buscamos uma relação ensino-aprendizagem mais envolvente com os estudantes e contribuintes da escola. Procurando trabalhar em espaços diferenciados, como forma de inclusão dos mesmos. A resposta dos estudantes às estratégias trabalhadas nos firmou mais seguros do planejamento de práticas docentes mais motivadoras, criativas, instigantes e curiosas, ampliando a relação professor-aluno tornando-os mais críticos e participantes da construção do conhecimentoItem O PIBID e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma Escola De Ensino Fundamental no Municipio de Guarapuava – Paraná(Unila, 2014-10) Stüpp, Denise; Marques, Elisangela Casarotto; Nascimento, Helen Barbosa; Almeida, Tatiane dos Santos deAtualmente muito se discute sobre inclusão, que ganhou força depois da Declaração de Salamanca (1994). Temos como objetivo com este estudo compreender como os alunos com necessidades especiais são recebidos nas escolas, como pais, professores e alunos percebem a inclusão. Em uma escola de ensino fundamental, nos anos iniciais, no município de Guarapuava, foram feitas entrevistas com uma professora que atua na sala de recursos multifuncional e com a mãe de uma aluna com necessidades especiais. Uma aluna Pibidiana fez um relato de como está sendo a experiência de atuar em uma sala com um aluno incluso. Percebemos que a escola possui uma boa estrutura para receber os alunos com necessidades especiais, que os pais estão satisfeitos com a educação que seus filhos recebem e, para a aluna Pibidiana, a experiência tem sido gratificante e de grande importância para sua formaçãoItem A química forense como forma de contextualizar o ensino e aprendizagem de química(2014-10) Pimenta, Samuel Fernandes; Martins, Bruna Sustiso; Koltz, Elizabeth; Sandri, Marilei MendesÉ visível a desmotivação dos alunos pelo estudo da disciplina de Química no Ensino Médio. Muitos acham desnecessário o aprendizado desta ciência e não a associam a qualquer utilização para seus futuros, muito menos nas atividades diárias. Essa postura prejudica o rendimento escolar, na formação de conceitos importantes e que são necessários às avaliações, processos seletivos, Enem. Preocupados com esta situação, os alunos PIBID de Química, foram em busca de técnicas mais dinâmicas para diversificar o ensino–aprendizagem dos alunos. Neste segmento, foi abordado o tema, Química Forense. Essa abordagem teve o objetivo de contextualizar o ensino com técnicas e dinâmicas voltadas para realidade do aluno