Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Alfabetização e letramento na escola da infância(2014-10) Camargo, Gisele Brandelero; Silva, Renata Lopes da; Santos, SydioneEste trabalho objetiva revelar a experiência com a implementação do PIBID na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Com início em 2014, o PIBID Pedagogia abarca vinte e seis acadêmicos bolsistas, quatro professoras supervisoras, duas professoras coordenadoras e uma colaboradora. Insere-se em três escolas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, sendo uma escola que oferta a Educação infantil e os Anos Iniciais, um Centro de Educação Infantil e uma escola que oferta os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o projeto abrange as classes com crianças a partir dos três anos de idade até o 5o ano do Ensino Fundamental. A partir desse projeto, a aprendizagem da docência é vivenciada pela relação entre alfabetização e letramento, num continuum, envolvendo a articulação entre Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino FundamentalItem Aprendendo a matemática jogando(2014-10) Santos, Bruna Assumpção dos; Pontes, Fernanda de Oliveira; Portela, MarilizaEste trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada através do jogo matemático “Nunca Dez”, utilizado em determinado momento do projeto, cujos resultados foram de extrema significação tanto para com os educandos, quanto para as bolsistas do PIBID. Partindo do pressuposto que o jogo favorece o aprendizado, serão também abordados alguns conceitos relacionados à importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem do educando, mais especificadamente no período de alfabetização, juntamente do letramentoItem Articulação entre a formação inicial e continuada no Pibid - aspectos formativos da docência no acompanhamento de alunos em processo de alfabetização(2014-10) Gviasdecki, Leisa Aparecida; Lopes, Francieli Potrich; Antonio, Clésio Acilino; Almeida, Benedita deEste texto apresenta reflexões sobre o processo formativo produzido no PIBID, Subprojeto de Licenciatura, desenvolvido com graduandos do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, em parceria com a Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foca, especificamente, o modo como uma professora em exercício e uma aluna em formação percebem os aspectos formativos proporcionados pela experiência de acompanhamento a uma turma de alunos em alfabetização e evidencia a articulação entre a formação inicial e continuada proporcionada no processo, pelo qual se constituem saberes sobre a escola e a prática pedagógica, na formação profissional do professor e constituição do pedagogoItem A importância do atendimento individualizado(2014-10) Novak, Raquel Aparecida; Klein, RejaneEste trabalho objetiva descrever uma breve reflexão sobre a importância do atendimento individualizado e a experiência adquirida a através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado no mês de março de 2014. Atuamos na sala de aula do 1o ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede municipal de Ensino de Irati – PR. A metodologia utilizada visa acompanhar os alunos em sala de aula com o atendimento coletivo e em grupos individualizados de acordo com as dificuldades que apresentam. No andamento do Programa consigo notar um desenvolvimento positivo, porém lentoItem Influências nas ideias de estudantes do 5o ano do ensino fundamental sobre ciências(Unila, 2014-10) Silveira, Luiz B. De Bom da; Correa, Talytta M.; Brito, Sirlei Borrasca; Broietti, Fabiele C. DiasO presente artigo apresenta e discute as ideias sobre ciências, expressas por meio de desenhos, de estudantes do 5o ano do ensino fundamental (EF) de uma escola da rede pública municipal da cidade Londrina – Paraná. Solicitou-se que por meio de desenhos, sem qualquer ajuda ou pesquisa, tentassem esboçar o que entendiam por ciência. Foram analisados 42 desenhos distribuídos em 3 categorias. Como resultado foi possível perceber que a ideia que os estudantes do 5o ano do EF desta escola possuem sobre ciências, decorre do que lhes é atribuído pela mídia, do ambiente familiar ou do próprio currículo escolarItem Percepções iniciais de uma futura professora: o planejamento docente em foco(Unila, 2014-10) Freitas, Sara Francielly de; Santos, SydioneEste trabalho tem como objetivo apresentar reflexões iniciais de uma bolsista do PIBID, do curso de Pedagogia, a partir de sua inserção numa classe de alfabetização, de uma escola pública. O referido projeto tem como finalidade promover processos efetivos de formação docente, numa perspectiva investigativa, concretizando-se pela vivência e pelo estudo da relação alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia do projeto consiste em: observação participante; intervenções docentes e investigação-ação. No texto, são apresentadas reflexões sobre o “planejamento docente”, que se originaram das observações participantes e desencadearam questionamentos, provocando o olhar sobre o tema. Em função do observado, promove-se a necessidade de compreensão sobre os elementos do ciclo docente e aponta-se um eixo problematizador para as intervenções e para a pesquisa-ação na continuidade do projetoItem PIBID: formação inicial, relação teoria e prática(Unila, 2014-10) Gach, Jocilene dos Santos Pepe; Klein, RejaneO Programa de Iniciação à Docência – PIBID propicia ao acadêmico uma experiência profissional adquirida ainda durante a formação, preparando-o para atuar em uma perspectiva de professor-pesquisador. Dentro deste contexto, buscou-se estruturar um projeto com objetivo de atender crianças com dificuldades de aprendizagem. Tal estudo possibilita a oportunidade de confrontar a relação teoria e prática no contexto escolar e universitário. O trabalho é desenvolvido em uma escola pública de Irati-PR, com alunos do 3o ano do Ensino Fundamental. A metodologia desenvolvida consiste em auxiliar alunos em sala de aula e em pequenos grupos com atividades lúdicas, jogos pedagógicos explorando a oralidade, leitura e escrita. No transcorrer da atuação observamos o avanço intelectual e social, das crianças. Estas vivencias enriquecem a formação acadêmica resultando em um profissional crítico e comprometido