PIBID - Artigos científicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PIBID - Artigos científicos por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 556
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Experiência e vivencias em sala de aula: o movimento corporal contribuindo para a aprendizagem significativa(Unila, 2014-10) Andrade, Tamires; Rodrigues, Áurea dos Santos; Silva, Rosicléa Rodrigues da; Silva, Anilde Tombolato Tavares daEsse trabalho tem por objetivo socializar nossas experiências, quanto ao desenvolvimento do subprojeto “Aprender é uma arte, em que o corpo faz parte: aprendizagens significativas por meio do movimento corporal”. O mencionado subprojeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/UEL- PEDAGOGIA, O objetivo do subprojeto é propor atividades que intensifiquem o movimento corporal. Visando atingir nosso objetivo desenvolvemos semanalmente atividades lúdicas com 20 crianças da EI- 6 de uma escola municipal de Londrina- PR. Como resultado esse projeto tem nos possibilitado vivencias significativas, ás quais têm sido importantes para a nossa formação acadêmica e pessoalItem Olimpíada nacional de história do brasil e o ensino de história: uma análise da participação dos alunos da educação básica e bolsistas do PIBID(Unila, 2014-10) Tomazini, Elizabete Cristina de Souza; Gouveia, Fernando CesarO ensino de história pauta-se numa busca constante pela reflexão sobre a história e como os estudantes do Ensino Básico se relacionam com ela. Nesta perspectiva pretendemos analisar a construção do conhecimento histórico a partir da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Esta competição traz no seu bojo a ideia de que é possível unir a pesquisa e reflexão sobre documentos e fontes históricas, levando os participantes a vivenciar algumas situações que fazem parte do oficio do historiador. Será levantado também um contra ponto com os alunos bolsistas do programa PIBID, refletindo como esta atividade, que faz parte das tarefas desenvolvidas no projeto repercutiu na sua formação como futuros docentes de História. A base teórica da nossa pesquisa está pautada nas pesquisas da Educação Histórica presente nas obras de Isabel Barca, Peter Lee e Jorn RüsenItem Considerações sobre o inaf: identificando analfabetos funcionais em uma escola parceira do PIBID/MAT(2014-10) Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala; Sugigan, Mayara Cristina; Paiva, Julia Raimundo deEssa pesquisa tem por finalidade apresentar uma proposta de trabalho em uma escola parceira, onde o subprojeto PIBID/Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem sido desenvolvido, cujo caráter é identificar os sujeitos que apresentam dificuldades em aprendizagem em Matemática na Educação Básica. A pesquisa tem como eixo norteador o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, conhecido como INAF. A proposta, ainda em execução, almeja estabelecer questionamentos, reflexões e indicações de intervenções para a melhoria da aprendizagem em Matemática para alunos da Educação BásicaItem O tema transversal sexualidade no ensino fundamental(Unila, 2014-10) Anchieta, Drieli Wawzeniak de; Camboim, Franciele Foschiera; Fernandes, Juliana Nunes; Molin, Thiago DalTrata-se de relato da prática educativa desenvolvida por discentes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em uma escola pública do oeste do Paraná, em que foi abordado o tema sexualidade com adolescentes do ensino fundamental. Foi observado que é necessário retomar continuamente o tema tanto pelos alunos quanto pelos professores que o abordam É preciso que o tema seja desmistificado e seja abordado sem tabus. Assim como, também é imprescindível que a escola, a família e a comunidade articulem-se abordando o tema em conjunto possibilitando resposta junto aos adolescentesItem Práticas significativas do Pibid/inglês na escola pública(Unila, 2014-10) Pires, MarilizeO presente trabalho tem como objetivo apresentar a acadêmicos e professores algumas experiências em sala de aula desenvolvidas no subprojeto PIBID Letras/Inglês. Após várias discussões acerca das DCEs e alguns textos específicos da área de ensino/aprendizagem e aquisição de LE (Língua Estrangeira) efetuou-se a prática em escola pública, a qual, por meio de um trabalho diferenciado, nos rendeu significativos resultadosItem As contribuições do subprojeto pibid/história da Unicentro para a profissionalização docente, Irati-PR (2012-2014)(2014-10) Ferreira, Silvéria da Aparecida; Kaminski, Adriane do RocioCom esse trabalho busca-se compreender a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo de profissionalização dos licenciandos participantes do Subprojeto PIBID História da Unicentro – Campus Irati-PR, no período que compreende 2012 a 2014. A partir de entrevistas em forma de questionários procurou-se compreender o significado deste ambiente escolar enquanto laboratório para os pibidianos desenvolverem diferentes dimensões de sua profissionalizaçãoItem A importância de conhecer a realidade dos alunos no ambiente familiar(2014-10) Uniat, Clara CarolineCom o intuito de conhecer a realidade e ampliar a visão dos universitários do curso de Matemática sobre os alunos atendidos, foram realizadas pesquisas através de atividades de campo pelos alunos bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, com o auxílio de professores da Universidade e da Educação Básica. Através destes resultados foi evidenciada a importância de se conhecer a realidade dos alunos fora da escola, como é que veem a escola, o que esperam dela, e sobre as diferenças de cada um. A pesquisa efetivou-se com a família da aluna L. do 9o ano do C E B S, cujas características familiares envolvem: condição financeira não muito favorável, dificuldade no relacionamento familiar por falta de limites, preocupação dos pais com o futuro dos filhos, problemas com a justiçaItem Gênero suas implicações na educação de jovens e adultos(Unila, 2014-10) Oliveira, Carlos Roberto de; Paim, Jaquelini Marquezim; Meira, Jéssica de; Machado, JosianeO tema gênero está diretamente ligado à Educação de Jovens e Adultos. Discutir a EJA sob essa perspectiva é de fundamental importância para seu fortalecimento enquanto política pública, tornando- a como um dos instrumentos para afirmação dos direitos da pessoa jovem, adulta e idosa. O presente texto é resultado dos estudos realizados, no início de 2014, pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina a respeito do perfil dos educandos da EJA, por meio das matriculas em escolas municipais (1° ao 5°ano). Neste trabalho utilizaremos parte dos dados referentes à Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na zona sul da cidade de Londrina, Paraná, onde está sendo implementado o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), contando com a participação dos estudantes bolsistas do referido programa, graduandos do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de LondrinaItem Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Experiência do Pibid no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina(Unila, 2014-10) Farias, Adriana MedeirosO presente texto expõe a proposta político-pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), subprojeto Pedagogia, no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma proposta original de ampliação do estudo da modalidade da Educação Básica, no eixo da Docência, no curso de Pedagogia. O objetivo do programa é ampliar a inserção do estudante no campo profissional desta modalidade compreendendo-a em sua totalidade de oferta na rede pública da educação municipal e estadual, respectivamente em três escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e um Centro Estadual Integrado de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEIEBJA). O plano de trabalho circunscreve à ação docente na prática educativa que compreende a EJA na sua dimensão política e pedagógica, das práticas educativas inerentes à docência, concebida na totalidade do papel do educadorItem Qual a melhor música para se ensinar? reflexões sobre arte e gosto musical a partir das observações no PIBID(Unila, 2014-10) Rocha, Gilson Claudio; Sebben, Egon EduardoO presente trabalho, traz algumas reflexões que se originaram e se ampliaram ao longo das observações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Levando em conta as colocações das Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná, acerca do ensino dos três tipos de arte existentes na sociedade, a arte erudita, a arte popular e a indústria cultural, procurou-se refletir sobre maneiras de integrar esses conhecimentos para proporcionar aos alunos das escolas observadas, um melhor desenvolvimento de seu senso crítico, de sua capacidade criadora e de sua consciência em relação à música em geralItem A ditadura militar através das músicas de Chico Buarque de Holanda. experiências do PIBID no Colégio São Vicente De Paulo – Irati-PR(2014-10) Cruz, Sandro Antonio da; Jesus, Edison Luiz deNo Brasil o período que compreende os anos de 1967 até 1973foi marcado por grande repressão política, social e cultural, que ficou conhecido como os “anos de chumbo”. Uma boa forma de questionar essa repressão foi através das músicas de protesto. Nesse trabalho busca-se desenvolver um estudo propondo a desconstrução e a problematização da ditadura por meio de análise das letras das músicas “Roda viva”, “Apesar de você” e “Cálice”, compostas por Chico Buarque de Holanda. Buscamos por meio dessa fonte analisar diferentes conteúdos relacionados a este contexto de falta de liberdade. Essa atividade foi desenvolvida pelos acadêmicos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizada nos nonos e terceiros anos do colégio Estadual São Vicente de Paulo na cidade de IRATI- PRItem Configuração do projeto do Pibid de letras-língua portuguesa da unioeste, Câmpus de Marechal Cândido Rondon(2014-10) Bottega, Rita Maria DecarliNo trabalho, será apresentada a configuração do subprojeto do PIBID-Letras/Língua Portuguesa da Unioeste, câmpus de Marechal Cândido Rondon, que se iniciou em março/2014, com 7 graduandos bolsistas e uma escola envolvida, o Colégio Estadual Eron Domingues, localizado na sede do município. A professora supervisora é Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, docente de seis turmas de alunos, sendo quatro delas de 8o/9o anos e duas de Ensino Médio, todas envolvidas em atividades do PIBID. No subprojeto, estão previstas várias ações, as quais são apresentadas e comentadas. Elas objetivam a formação dos graduandos em diferentes aspectos e momentos de sua formação e resumem as principais atividades do PIBID para o período 2014-2018Item Dia da matemática e o Pibid no La Salle(2014-10) Santos, Felix Penna dos; Cavali, Lauren Isabely; Berns, Mauricio; Voitena, RenataCom o presente trabalho busca-se divulgar a iniciativa de trabalho organizada pelo PIBID Matemática UTFPR-PB, referente à comemoração do Dia Nacional da Matemática nas escolas parceiras, bem como incentivar a prática da mesma, destacando os pontos positivos e negativos da atividade; e fazendo as considerações necessárias acerca de uma próxima aplicação. Constatou-se o grande envolvimento dos alunos e o interesse pelas atividades propostas sendo, portanto um indicativo de continuidade do trabalho iniciadoItem Teatro e ensino da matemática: atividade desenvolvida num curso de formação docente(Unila, 2014-10) Oliveira, Ulisses Fernando da Cruz; Sacamoto, Angela; Moraes, Gabriel Eduardo Bittencourt; Gotardo, Lucas Vinicius RochaEste trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Subprojeto de Matemática, para alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental utilizando o teatro como forma de apresentar conteúdos matemáticos como números, sequência de números, operações básicas como adição, subtração e conteúdos de língua portuguesa como leitura e escrita de númerosItem Esportes olímpicos, paralímpicos e não-olímpicos: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física(Unila, 2014-10) França, Rafael Marques; Pelegrini, Thiago; Furihata, Marcia; Lino, Matheus Humberto AlmeidaEste texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo referente ao eixo “O movimento e o esporte”, para alunos de quinto ano de uma escola municipal do município de Londrina/PR. A classificação utilizada para o ensino do tema da diversidade esportiva presente na Proposta Pedagógica da Escola, que tem como orientação as Diretrizes Curriculares Municipais (2011), divide os esportes em olímpicos, paralímpicos e não-olimpicos. Ao tematizar este conteúdo, os alunos puderam compreender a diversidade esportiva presente em nossa sociedade/cultura, o direito de todos ao acesso e a prática esportiva, independentemente de sua condição, a aventura e a radicalidade dos esportes não-olímpicos, por meio de problematizações conceituais e vivências corporais das manifestações esportivas paralímpicas e não-olímpicasItem Um olhar acerca da diversidade cultural da sociedade e seu estudo no meio escolar(Unila, 2014-10) Povaluk, Savius Miguel; Baricheval, Larissa; Ramos, Willian HenriqueO presente estudo tem como objetivo refletir sobre o presente momento da sociedade no que tange a diversidade cultural e como este assunto é abordado no ensino escolar. Busca também compreender como o processo de ensino-aprendizagem trabalha com esta questão e quais são seus principais desafios, bem como os profissionais da educação encontram-se inseridos como parte deste contexto. Além disso, tentaremos também apontar uma saída pedagógica que possibilite uma dinâmica entre o ambiente escolar, seus alunos, profissionais e também a comunidade a qual esta escola pertence para demonstrar que todos nós pertencemos a esta diversidadeItem PIBID e uma nova maneira de olhar o ensino de língua estrangeira(Unila, 2014-10) Silvério, Paulo R. R.; Pedra, Nylcea TherezaEste trabalho relata as experiências e atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto espanhol da UFPR, e o impacto que elas causam dentro da sala de aula. O projeto busca a inserção dos estudantes de licenciatura no âmbito escolar, através de debates e reflexões sobre temas que interferem nas questões de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Os bolsistas vivenciam na prática o desafio de ensinar espanhol com novos métodos, o que não é fácil, porém necessário para motivar o aprendizado, e demonstrar para os alunos a importância de aprender uma segunda língua, para que possam usá-la principalmente fora do âmbito escolar, no seu dia-a-dia, não com um fim acadêmico, e sim com o objetivo de que descubra novos horizontes, culturas e conhecimentosItem Música e Geografia: dimensões do mundo para ressignificação do universo pessoal(Unila, 2014-10) Gomyde, Luana Domingos Cesetti; Reis, Leandro Augusto dos; Sumigawa, Luciana Toshie; Sanches, Sônia BanakiEste trabalho tem o objetivo de apresentar a proposta em desenvolvimento no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/UEL, Subprojeto Música. Trata-se de um projeto que busca a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento Música e Geografia: os conteúdos abordados pela Geografia, isto é, o conhecimento dos diferentes espaços físicos em suas dimensões – naturais, econômicas, históricas, políticas, sociais e culturais – permitem, assim como os conteúdos musicais, refletir sobre a realidade do aluno. O tema central é a compreensão das dimensões musicais para ressignificação da Música e, também, do espaço físico do sujeito, estudantes, entre 13 e 16 anos, do 9o ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros – Londrina/PR. Inicialmente, respaldamo-nos em referenciais teóricos relativos à Educação Musical e à interdisciplinaridade, a saber: QUEIROZ, 2011; BOVO, 2005; LIMA, 2014; CUERVO, 2008.Item Oficina “Cine Afro”: o uso de filmes nas aulas de história e cultura Afro-Brasileira(Unila, 2014-10) Silva, Ricardo Tadeu Caires; Vendrame, Jefferson ClaytonEste trabalho tem por objetivo relatar os resultados e experiências da oficina “Cine afro: o uso de filmes no ensino de História e cultura afro-brasileira e africana” desenvolvido pelos bolsistas do Projeto PIBID/História (Unespar- Campus de Paranavaí-Pr), junto aos alunos do Colégio Estadual Leonel Franca EFM. A partir da análise das principais obras relativas à relação cinema-história, procurou-se subsidiar os bolsistas para o trabalho pedagógico com filmes históricos em sala de aula. Neste texto, relataremos os resultados da atividade realizada em torno do filme Besouro, trabalhado junto aos alunos do 3° ano do Ensino Médio. Por tratar-se de um filme de ação, cuja narrativa gira em torno da figura lendária do capoeirista Besouro de Mangangá, a atividade mostrou-se bastante atrativa para os adolescentes, os quais foram levados a refletir sobre as condições de vida dos negros no período do pós-aboliçãoItem Experiência do uso de software no ensino médio: operações com sistemas(Unila, 2014-10) Souza, Lilian de; Ferreira, Marcelo Renan Augusto; Fontanini, Maria Lucia de CarvalhoNeste relato de experiência pode-se perceber as contribuições do PIBID para a formação inicial dos bolsistas, ajudando superar preconceitos e barreiras. Este relato de experiência pretende colaborar e incentivar mais professores tanto da rede publica como da rede privada a utilizar em suas aulas o uso de softwares educativos. Além do aprendizado do aluno o professor pode ter noção que certas implicações didáticas e o que o uso de tecnologia em sua aula pode causar além de avançar na busca de outros caminhos e instrumentos para o trabalho com a matemática em sala de aula. O trabalho foi realizado em uma turma de 2o ano do ensino médio de um colégio da rede pública de ensino, que vinha sendo acompanhada pelos dois bolsistas autores deste artigo, há seis meses. Na atividade desenvolvida, ferramentas informáticas, resolução de problemas e atividades com lápis e papel foram utilizadas para superar as dificuldades de uma turma com soluções de sistemas lineares.