TCC - História - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Licenciatura em História
Navegar
Navegando TCC - História - Licenciatura por Autor "Balestra, Juliana Pirola da Conceição"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Che ñe' ẽ - a língua guarani nas escolas de Foz do Iguaçu(Ivanilda da Silva Mongelos, 2018-12-17) Mongelos, Ivanilda da Silva; Balestra, Juliana Pirola da ConceiçãoO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos alunos falantes de Guarani nas escolas públicas da cidade de Foz do Iguaçu. O objetivo foi entender qual a história da região com a língua Guarani e identificar como escolas da cidade trabalham com as especificidades dos alunos falantes de Guarani. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, entrevista e pesquisa de campo, com o acompanhamento do cotidiano escolar de uma escola pública municipal da cidade e análise de seu Projeto Político Pedagógico - PPP. Os referenciais teóricos da pesquisa estão relacionados à discussão sobre interculturalidade e bilinguismo no espaço da escola.Item Ensino de História e Cultura Andina: a música como prática pedagógica(2019-12-11) Costa, Thalyta Sousa; Balestra, Juliana Pirola da Conceição; Eid, Félix CenevivaO presente artigo tem como principal objeto de estudo uma experiência de aula oficina de História, que foi realizada no Colégio Flávio Warken, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. A aula oficina em questão é parte fundamental desta pesquisa, e teve como eixo temático a História Andina contada através da Música. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma aula de História e de uma oficina de Sikus, importante instrumento musical que atravessa a História e a Cultura andina. O recorte geográfico, cultural e histórico da aula foi a Costa do Peru, onde existiu a cultura Moche, no ano de aproximadamente 200 a. C. até o ano 700 d. C. O Ensino de História no Brasil apresenta algumas problemáticas relacionadas a história dos povos originários da América Latina. O artigo trata, portanto, de uma análise necessária, com o objetivo de fomentar uma discussão crítica ao âmbito escolar, pedagógico e metodológico que influenciam as maneiras de produzir, ensinar e aprender história. Para tanto, foi utilizada uma bibliografia que possibilitou debruçar-se no mundo teórico das Pedagogias Decoloniais, além da pesquisa de campo, que evidencia o caráter descritivo, exploratório e crítico desta pesquisa.Item O que aconteceu com as pessoas? A ditadura nos livros didáticos de História(2018-11-23) Silva, Rogério Anderson da; Balestra, Juliana Pirola da ConceiçãoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a participação de civis na abordagem da última ditadura brasileira em livros didáticos de História, que circularam no país durante o final do regime e nas primeiras décadas do século XXI. O objetivo é refletir sobre a construção de memórias sobre o período e suas implicações na atualidade, tomando como referência os estudos de Elizabeth Jelin, Michael Pollack e Jörn Rüsen sobre memória, trauma, luto e perdão. Destaca-se que as narrativas que ocultam a participação da sociedade civil durante a última ditadura brasileira escondem os traumas que permanecem latentes na sociedade atual. Com isso, nega-se aos sujeitos, vítimas e algozes, a possibilidade realizar um “luto histórico”, onde poderiam reconhecer o passado traumático como parte de sua própria história ou identidade.Item Usos Públicos do Passado: os Jovens e a Ditadura nos Canais de História no Youtube(2018-12-17) Presse, Jean Aparecido; Balestra, Juliana Pirola da ConceiçãoO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Curso de História – Licenciatura da Unila sobre os usos públicos da Ditadura civil-militar do Brasil em cinco canais de História no YouTube, apresentados por jovens professores de História e direcionados a jovens estudantes em situação escolar, em geral se preparando para provas, concursos e exames de larga escala, como vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O objetivo foi conhecer as narrativas sobre a Ditadura que circulam nesses canais e observar como os jovens interagem com elas por meio do registro de comentários. A metodologia utilizada envolveu a análise dos vídeos postados sobre o tema e dos comentários a eles referidos. Para tanto, tomou-se como referência os conceitos de história pública e cultura digital.