Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 178-197 of 556
-
A escola itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi
(2014-10)O objetivo é apresentar a Escola Itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi, bem como o seu o Projeto Político Pedagógico- PPP diferenciado, uma construção coletiva dos sujeitos do Assentamento Eli Vive juntamente com ... -
Escola para que? Relatos de uma etnografia escolar
(Unila, 2014-10)Uma das atividades do PIBID UNIOESTE-Sociologia é realizarmos etnografias das escolas com as quais tivemos contato. O presente trabalho tem como objetivo trazer algumas situações ocorridas durante o fazer etnográfico que ... -
A escolha das escolas no Pibid e sua relação com o IDEB
(2014-10)Este trabalho apresenta considerações sobre a escolha das escolas que compõem o Pibid na Universidade Estadual de Londrina, a partir do edital de 2014, e as possíveis relações entre estas escolhas e o IDEB. A análise ... -
O espaço da interdisciplinaridade: as experiências da jornada de humanidades no Colégio Benjamin Constant em Londrina
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da organização da Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na cidade de Londrina/PR. A Jornada de Humanidades é um evento que surgiu no começo ... -
O espaço da sala de aula: repensando o método de ensino
(Unila, 2014-10)Observando turmas do nono ano de um colégio público, percebi que a interação entre os alunos acontece durante toda a aula. Esta interação não se dá apenas com relação ao conteúdo sendo exposto na sala de aula, pois muitas ... -
Esportes olímpicos, paralímpicos e não-olímpicos: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física
(Unila, 2014-10)Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo referente ao eixo “O movimento e o esporte”, para alunos de quinto ano de uma escola municipal do município de Londrina/PR. A classificação ... -
O estilo neoclássico e o cotidiano do aluno - uma possibilidade de ensino/aprendizagem
(Unila, 2014-10)Este artigo tem objetivo apresentar uma prática pedagógica realizada numa das escolas que atendem ao subprojeto do PIBID de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná. Foi desenvolvida ... -
A estrutura didático-pedagógica das aulas de ciências e de biologia: o pibid e as tarefas do professor em sala de aula
(2014-10)Este trabalho apresenta os primeiros resultados do subprojeto PIBID Ciências/Biologia de uma Universidade Pública do Norte Pioneiro do Paraná. Pensando o professor como um ‘gestor’ da sala de aula, o subprojeto tem como ... -
Estudo da inserção do laboratório didático nas aulas de física do ensino médio
(Unila, 2014-10)A pesquisa apresentada insere-se no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi analisar possíveis mudanças na postura e aprendizagem dos ... -
Estudo de caso: reciclagem do óleo de cozinha
(Unila, 2014-10)Neste trabalho foi idealizado um estudo de caso criado por bolsistas do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana. Através do estudo de caso foi possível apresentar uma questão do ... -
Estudo sócio econômico do Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca
(Unila, 2014-10)Este artigo pretende contribuir na caracterização e possíveis medidas socioeconômicas para os educandos que fazem parte do Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca, no município de Candói, com o objetivo de contribuir no ... -
Eugenia e engenharia genética: a proposta de um módulo didático na abordagem Ciência, Tecnologia E Sociedade – CTS
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta a proposta de um módulo didático, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto - Biologia, utilizando a abordagem de ensino Ciência, Tecnologia e ... -
O evento química nas férias como recurso formativo para licenciandos em química integrantes do Pibid da UTFPR/Campo Mourão
(Unila, 2014-10)Um problema muito delicado que atinge os cursos de licenciatura em todo país, está relacionado com o período mínimo para o início dos Estágios Supervisionados nas escolas. Deste modo, o contato inicial do licenciando com ... -
Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
(Unila, 2014-10)Pesquisadores e documentos normativos da Educação Básica de Ensino têm ressaltado a necessidade de se trabalhar a disciplina Biologia em sala de aula tendo como eixo articulador e organizador a Evolução Biológica. Frente ... -
Experienciando diferentes estratégias didáticas no ensino de física desenvolvidas com alunos do ensino médio
(Unila, 2014-10)Tomando como base as diretrizes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, elaborou-se uma sequência de aulas da disciplina de Física, a ser aplicado com estudantes do 2o ano do Ensino Médio Regular de ... -
Experiencias pedagógicas advindas das vivências adquiridas na escola pelos alunos do Pibid, subprojeto educação física em Palmas
(Unila, 2014-10)Há o reconhecimento que experiências práticas promovam significativas modificações no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano. Este estudo tem como tema, experiências pedagógicas advindas das ... -
Experiência de ação educativa sobre HPV em cursos de educação técnica de nível médio
(Unila, 2014-10)Relata-se atividade educativa objetivando que os alunos compreendessem as principais características do HPV; entendessem o processo de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento da infecção provocada pelo HPV e ... -
Experiência de ensino aprendizagem com o auxílio de codificação e Matemática
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva demonstrar atividade desenvolvida, com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, na disciplina de Matemática, aplicada pelos integrantes do PIBID de Matemática da Faculdade ... -
Uma experiência de revisão de conteúdos por meio de atividades lúdicas
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência sobre a aplicação de uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o auxílio da professora ... -
A experiência de uma atividade de resolução de problemas na educação de jovens e adultos
(2014-10)Busca-se relatar neste trabalho algumas informações sobre a EJA, o ensino da matemática na EJA e a aplicação de uma atividade com os alunos com carga horária correspondente ao 8o e 9o ano do ensino fundamental. Inicialmente, ...