O estilo neoclássico e o cotidiano do aluno - uma possibilidade de ensino/aprendizagem
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Carvalho, Althieres Ademar
Silva Junior, Nelson
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo tem objetivo apresentar uma prática pedagógica realizada numa das escolas que
atendem ao subprojeto do PIBID de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta
Grossa, Paraná. Foi desenvolvida uma atividade, fora do espaço da sala de aula, com a finalidade de
estabelecer uma relação entre a arquitetura da cidade e a arquitetura Neoclássica. A forma como se
trabalhou o conteúdo de Arte, Neoclássico na Escola Estadual Medalha Milagrosa, pautou-se em levar
os alunos a uma experiência contemplativa, por meio da observação de edifícios que compõem o
entorno da escola. Ao tornar significativo o conteúdo explanado em sala de aula, materializando-o
com a pesquisa de campo, a professora não só internalizou um conteúdo e 4 specífico, mas também
mostrou a esses alunos que a Arte faz parte de um processo histórico, social e cultural do homem,
presente desde o seu surgimento