Esportes olímpicos, paralímpicos e não-olímpicos: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
França, Rafael Marques
Pelegrini, Thiago
Furihata, Marcia
Lino, Matheus Humberto Almeida
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo referente
ao eixo “O movimento e o esporte”, para alunos de quinto ano de uma escola municipal do município
de Londrina/PR. A classificação utilizada para o ensino do tema da diversidade esportiva presente na
Proposta Pedagógica da Escola, que tem como orientação as Diretrizes Curriculares Municipais
(2011), divide os esportes em olímpicos, paralímpicos e não-olimpicos. Ao tematizar este conteúdo, os
alunos puderam compreender a diversidade esportiva presente em nossa sociedade/cultura, o direito de
todos ao acesso e a prática esportiva, independentemente de sua condição, a aventura e a radicalidade
dos esportes não-olímpicos, por meio de problematizações conceituais e vivências corporais das
manifestações esportivas paralímpicas e não-olímpicas
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Educação física, Ensino, Diversidade esportiva