Esportes olímpicos, paralímpicos e não-olímpicos: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física

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Data

2014-10

Autores

França, Rafael Marques
Pelegrini, Thiago
Furihata, Marcia
Lino, Matheus Humberto Almeida

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Editor

Unila

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo referente ao eixo “O movimento e o esporte”, para alunos de quinto ano de uma escola municipal do município de Londrina/PR. A classificação utilizada para o ensino do tema da diversidade esportiva presente na Proposta Pedagógica da Escola, que tem como orientação as Diretrizes Curriculares Municipais (2011), divide os esportes em olímpicos, paralímpicos e não-olimpicos. Ao tematizar este conteúdo, os alunos puderam compreender a diversidade esportiva presente em nossa sociedade/cultura, o direito de todos ao acesso e a prática esportiva, independentemente de sua condição, a aventura e a radicalidade dos esportes não-olímpicos, por meio de problematizações conceituais e vivências corporais das manifestações esportivas paralímpicas e não-olímpicas

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Educação física, Ensino, Diversidade esportiva

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