Itens para a visualização no momento 198-217 of 556

    • Experiência do ensino-aprendizagem de frações 

      Gomes, Eloá Lendzion; Mitsuuchi, Jéssica Tomiko Araújo; Coser, Ivanir Luiza (Unila, 2014-10)
      De acordo com pesquisas e estudos acerca do ensino-aprendizado do conteúdo de Frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se grandes dificuldades na sua compreensão e contextualização em sala de aula. Desta ...
    • Experiência do Pibid artes visuais no Colégio Estadual Alto da Glória 

      Rodrigues, Lilian; Xavier, Carine Rossane Piassetta (Unila, 2014-10)
      Este artigo abordará a experiência do Pibid Artes Visuais do IFPR campus Palmas realizado no Colégio Estadual Alto da Glória a partir do ano de 2012. Para tanto, descreve o contexto do colégio em questão, os objetivos ...
    • Experiência do uso de software no ensino médio: operações com sistemas 

      Souza, Lilian de; Ferreira, Marcelo Renan Augusto; Fontanini, Maria Lucia de Carvalho (Unila, 2014-10)
      Neste relato de experiência pode-se perceber as contribuições do PIBID para a formação inicial dos bolsistas, ajudando superar preconceitos e barreiras. Este relato de experiência pretende colaborar e incentivar mais ...
    • Experiência e vivencias em sala de aula: o movimento corporal contribuindo para a aprendizagem significativa 

      Andrade, Tamires; Rodrigues, Áurea dos Santos; Silva, Rosicléa Rodrigues da; Silva, Anilde Tombolato Tavares da (Unila, 2014-10)
      Esse trabalho tem por objetivo socializar nossas experiências, quanto ao desenvolvimento do subprojeto “Aprender é uma arte, em que o corpo faz parte: aprendizagens significativas por meio do movimento corporal”. O ...
    • Experiência na alfabetização na relação entre teoria e prática na sala de aula no início da formação docente 

      Garcia, Francine Dalzotto; Klein, Rejane (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos propicia a experiência como professores no início da formação acadêmica. O trabalho aqui proposto apresenta atuação nas salas de aula com início em ...
    • As experiências compartilhadas com as crianças da educação infantil 

      Santos, Gracieli Maccari dos; Roma, Amanda; Bittencourt, Bruno; Pires, Gabriel; Balau, Luiza (2014-10)
      O artigo propõe pensar sobre as experiências nas relações entre os acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEL e as crianças pequenas, a partir do programa PIBID, em proposta desenvolvida no CMEI Valéria ...
    • Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola 

      Brito, Ana Paula; Maganha, Josiane Geremias (Unila, 2014-10)
      Este trabalho discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais as experiências de ensino- ...
    • Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola 

      Viana, Flavia Soares; Gonzaga, Julianah Dias; Cardoso, Raphaell da Cruz Silva (Unila, 2014-10)
      Este estudo apresenta uma análise da vivência de acadêmicas do Curso de Graduação em Letras Português-Inglês, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é refletir ...
    • Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola 

      Camargo, Eleandro Costa de; Luft, Jessica Storch; Lorenço, Jessica da Silva (Unila, 2014-10)
      Este trabalho está concentrado na área da educação no desenvolvimento do projeto PIBID, que tem como objetivo, propiciar uma melhor formação dos acadêmicos do ensino superior em licenciatura, neste trabalho o objetivo ...
    • Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola 

      Messias, Evllyn Ribeiro; Bertolin, Alinne Fernanda; Moura, Paula Denise de Araújo (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência das alunas do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em uma instituição de ensino da rede municipal de Curitiba, visando promover a iniciação ...
    • Experiências do Pibid matemática no Colégio Estadual Manoel Ribas 

      Oliveira, Caroline Alves de; Dutra, Thiago Sabino; Baglioli, Arlete do Rocio; Medina, Simone da Silva Soria (Unila, 2014-10)
      Ao entrar em sala de aula, o professor encontra vários desafios, dentre eles, o de formar alunos capazes de resolver problemas encontrados no seu dia-a-dia. O impacto, ao entrar em sala de aula e responder a esse desafio, ...
    • Experiências do Pibid no Colégio Estadual Cristo Rei: a vivência escolar contribuindo para formação docente 

      Jaski, Ana Caroline; Kelte Filho, Irineo; Oliveira, Lucas Alan de; Bochnia, Lislaine Pilati (Unila, 2014-10)
      Na maioria das áreas de ensino de graduação era priorizada a formação de bacharéis, mas ao longo dos anos esse cenário veio se modificando de forma positiva com a valorização das licenciaturas. Este trabalho mostra as ...
    • Experiências Pibidianas: importância da prática docente 

      Tratch, Cláudia (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências docentes vivenciadas pelos pibidianos do subprojeto “Tecnologias e formação de professores para o ensino de Matemática” da UNESPAR, campus de União da ...
    • Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base 

      Fressatti, Maria Gabriela Verdério; Silva, Angélica Cristina Rivelini; Baron, Alessandra Machado; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste trabalho foi utilizar o açafrão como indicador ácido-base, tanto em solução como em papel indicador.Os resultados mostraram que as preparações dos indicadores se mantiveram estáveis. Em seguida, foi ...
    • Experimentação problematizadora no ensino de química: reatividade de compostos saturado einsaturados, utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov 

      Borges, Larissa Caroline da Silva; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta uma proposta de utilização dos três momentos pedagógicos de Delizoicov na problematização do experimento – Reatividade de Compostos Saturados e Insaturados - como auxílio no processo de ...
    • Experimento cativante 

      Souza, Paulo Venancio de; Luca, Luciane Maria de (Unila, 2014-10)
      A partir das dificuldades encontradas pelo grupo do PIBID em conseguir melhorar a aprendizagem dos alunos, realizamos observações em salas de aulas, com intuito de diagnosticar em reuniões medidas que melhorassem a ...
    • Experimentos de baixo custo em aulas de física no ensino médio: duas propostas 

      Zem, Giuliano Henrique; Oliveira, Poliana de; Stori, Airton; Camargo, Sergio (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo estimular a utilização de experimentos de baixo custo como ferramenta didática em aulas de Física no Ensino Médio, tendo em vista a baixa exploração deste recurso por dificuldades apresentadas ...
    • Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas 

      Chaves, Bruna Paula Pereira Gomes; Macedo, Amanda de Fátima Mello; Ciani, Andréia Büttner; Antunes, Francieli Agostinetto (Unila, 2014-10)
      Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ...
    • Extinção de espécies no passado e na atualidade: uma abordagem interdisciplinar 

      Rosa, Caroline Antunes; Rickli, Camila Batista Correia (Unila, 2014-10)
      A extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos é motivo de estudos até os dias de hoje, desta forma é importante analisar as hipóteses que levaram esses animais a extinção. Com o intuíto de despertar nos ...
    • “É proibido proibir: o que contam os livros didáticos utilizados pelos supervisores do Pibid/história/UEL sobre a ditadura militar brasileira” 

      Tomazini, Elizabete Cristina de Souza; Brandino, Sirlene Angélica Silva (Unila, 2014-10)
      Isabel Barca afirma que uma das “maiores potencialidades da História é a consciência da profundidade que ela proporciona a quem procura compreender o mundo” (BARCA, 2012). Por isso, superar o ensino dos fatos históricos, ...