Evolução como princípio organizador em cordados: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
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Data
2014-10
Autores
Luz, Marcos Rogério Busso
Crivelari, Tania Camila
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Corazza, Maria Júlia
Título da Revista
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Editor
Unila
Resumo
Pesquisadores e documentos normativos da Educação Básica de Ensino têm ressaltado
a necessidade de se trabalhar a disciplina Biologia em sala de aula tendo como eixo articulador e
organizador a Evolução Biológica. Frente a esta premissa, foi elaborada, por licenciandos do curso
de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID) da Universidade Estadual de Maringá, uma Sequência Didática para o ensino do Phylum
Chordata, desenvolvida junto a uma turma do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola
pública de Maringá, região noroeste do Paraná/Brasil. Os resultados evidenciaram que essa forma de
organização do ensino favoreceu o entendimento das diferenças e similaridades existentes nos
diferentes grupos de cordados como resultado dos complexos mecanismos evolutivos, que
atuaram, atuam e atuarão ao longo da história evolutiva, possibilitando tamanha diversidade
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Ensino de Biologia, Sequência didática, Organização do ensino