• português (Brasil)
    • español
    • English
  • español 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Listar PIBID - Artigos científicos fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Eventos
  • Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
  • PIBID - Artigos científicos
  • Listar PIBID - Artigos científicos fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Eventos
  • Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
  • PIBID - Artigos científicos
  • Listar PIBID - Artigos científicos fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar PIBID - Artigos científicos por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 556

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • O contexto escolar e a articulação das ações do PIBID 

      Gomes, Emerson Souza; Schultz, Dalriliane; Silva, Josilda Novacoski; Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas (Unila, 2014-10)
      O presente texto apresenta o resultado de uma das atividades realizadas no subprojeto “Interação Universidade e Educação Básica: Diálogos e Ações colaborativas no Ensino de Geografia”, do curso de Geografia no Programa ...
    • Proposta de ensino de funções orgânicas utilizando o tema dengue 

      Queiroz, Raphael Sanko; Moreira, Renato Ceconi Lenone; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho, desenvolvido por bolsistas do PIBID Química da UTFPR câmpus Apucarana, apresenta uma proposta de ensino de funções orgânicas, ácido carboxílico, éster, fenol, amida e amina utilizando a temática ...
    • O ensino de química abordando as controvérsias do método científico 

      Muller, Regiane; Vercesi, Diego Francisco Reichenbach; Matsumoto, Flávio Massao (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste trabalho é apresentar como as concepções acerca do método científico no ensino básico influenciam no aprendizado de química por estudantes da educação básica. Para isso, foi elaborada uma unidade didática ...
    • A importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid para a formação de professores 

      Guerios, Samantha Cordeiro; Santos, Gracieli Garcia; Zattera, Ivonete Estephane Rodrigues (2014-10)
      O objetivo deste texto é apresentar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para a formação docente. A inserção dos licenciandos no cotidiano da escola proporciona uma formação ...
    • A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental 

      Ramos, Fabiana Aparecida da Cruz; Machado, Lucas Almeida; Kaiser, Luciane Maehler; Bondezan, Andreia Nakamura (2014-10)
      O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é desenvolver a leitura e ...
    • A grande empresa capitalista no campo: estudo a partir do Colégio Estadual Do Campo Lagoa Seca, Candói (PR) 

      Ferreira, Josenilda da Cruz; Nunes, Sidemar Presotto; Barbosa, Almir Batista; Moreira, Anderson Adailto Prazeres (2014-10)
      Este artigo é parte de trabalho realizado no Colégio Estadual do Campo Lagoa Seca, onde grande parte dos estudantes são filhos de trabalhadores assalariados em fazendas do entorno. Tem como objetivo conhecer a dinâmica ...
    • A formação de leitores do 7o ano do ensino fundamental a partir do uso do conto em sala de aula 

      Alves, Bruna Fialla (2014-10)
      A literatura em sala de aula é motivo de questionamento por grande parte dos professores. Como trabalhar a literatura com os alunos? Como garantir a compreensão do texto lido? Como formar alunos leitores? A partir de ...
    • A importância das experiências adquiridas por meio do Pibid (subprojeto geografia) na gradual formação acadêmica na Universidade Estadual de Londrina (UEL – PR) 

      Mazetti, Fernando; Canezin, Mateus Ovidio Viol; Almeida, Bruno Godoi de (2014-10)
      O presente trabalho está embasado sobre a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dentro das Universidades. Tal programa é de suma importância para o contato dos alunos dos primeiros ...
    • Proposta de trabalho de campo na unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Município De Cornélio Procópio - PR 

      Pires, Fábio José; Machado, José Luiz Pereira; Luz, Coaracy Eleutério (Unila, 2014-10)
      Este estudo apresenta uma proposta de trabalho de campo na unidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Cornélio Procópio – PR com alunos que frequentam o 1o ano do Ensino Médio. O objetivo ...
    • A identidade cultural do jovem marginalizado 

      Silva, Júlio Ricardo da (2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo levantar uma questão, ou fomentar investigações acerca da identidade cultural do jovem tido como socialmente marginalizado ou oprimido. A hipótese levantada aponta para um conceito possivelmente ...
    • O ensino de africanidades nas aulas de português: a formação docente 

      Souza, Bianca Almeida de; Lopes, Bianca Meira (Unila, 2014-10)
      O presente estudo abarcará teorias a cerca da formação docente e a formação continuada de professores, partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira se tornou obrigatório segundo a lei 10.639/2003, o que ...
    • Relato de experiência: educação em saúde com alunos do ensino fundamental de um Colégio Estadual do oeste do Paraná 

      Anchieta, Drieli Wawzeniak de; Camboim, Franciele Foschiera; Fernandes, Juliana Nunes; Molin, Thiago Dal (Unila, 2014-10)
      Este relato pretende descrever práticas educativas ministradas em um colégio estadual de Cascavel-Paraná, abordando assuntos referentes à educação em saúde para alunos das oitavas séries. As aulas foram ofertadas por ...
    • A (des)construção de estereótipos sobre o negro na literatura afro-brasileira: refletindo com o ensino na escola 

      Freitas, Alessandra Martich (2014-10)
      O presente estudo investigativo enfatizará o processo da desconstrução dos alunos perante a representação dos estereótipos dos negros e negras na literatura. Partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira ...
    • Educação em saúde no ensino fundamental: relato de experiência 

      Borges, Angela Israel Graeff; Girardi, Camila; Camboin, Franciele Foschiera (Unila, 2014-10)
      Trata-se de relato de experiência de ação docente proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. A atividade foi ...
    • 1º Encontro de Química PUCPR: experiência do ferro fluido e da densidade dos gases 

      Willians, Charles; Oliveira, Luana de; Schneider, Vanice; Padilha, Ricardo (2014-10)
      O seguinte artigo relata sobre a aplicação da feira de ciências como ferramenta de ensino, e mostra sua importância para a interação entre aluno, professor e comunidade. Nesta foram explicadas as experiências "ferro ...
    • Contribuições do Pibid para a formação continuada de professores: reflexões a partir do subprojeto “tecnologias e formação de professores para o ensino da matemática” 

      Basniak, Maria Ivete (2014-10)
      O objetivo do trabalho é apresentar as principais contribuições do PIBID na formação continuada de professores, identificadas no subprojeto: “Tecnologias e Formação de Professores para o ensino da Matemática”. Tomaram-se ...
    • A importância de conhecer a realidade dos alunos no ambiente familiar 

      Uniat, Clara Caroline (2014-10)
      Com o intuito de conhecer a realidade e ampliar a visão dos universitários do curso de Matemática sobre os alunos atendidos, foram realizadas pesquisas através de atividades de campo pelos alunos bolsistas do PIBID – ...
    • Bolsistas do Pibid trazendo a ciência e a biologia para as escolas em forma de experimentação 

      Paula, Viviane Estácio de; Silva, Merieli de Melo da (2014-10)
      As aulas de Ciências e Biologia têm como característica a possibilidade de dinamização das aulas pela atuação dos estudantes como protagonistas de aulas práticas/experimentais propostas pelos docentes. A integração ...
    • Proposta para construção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia: calendário do tempo 

      Nascimento, Wuillian Marques do; Machado, Elias; Rempel, Ademir (Unila, 2014-10)
      Atualmente, há necessidade de reinventar materiais didático­pedagógicos que facilitem a compreensão de conteúdos em geografia. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da ...
    • A observaçâo participante, como base para pensar projetos de intervençâo nas aulas de sociologia. um estudo de caso em Curitiba-PR 

      Garcia, Ramiro Gabriel (2014-10)
      Entendendo a importância da observação participante para as atividades do PIBID. Este trabalho parte da observação afim de, refletir sobre as práticas docentes e os projetos de intervenção que podem ser desenvolvidos ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV