Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Castilho, Diana Caroline Ferreira
Paiva, Paulo Roberto
Laperuta, Márcio Henrique
Saladini, Ana Cláudia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse relato de experiência foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de Educação Física da Universidade Estadual de
Londrina. Trata-se de uma intervenção realizada com uma turma de 7o ano do Ensino
Fundamental, no período noturno no município de Londrina, no estado do Paraná.
Observamos que desde o início do ano letivo de 2014, grande parte dos estudantes tinham
atitudes indisciplinadas, que acabavam por atrapalhar o processo de ensino e de
aprendizagem, desmotivando toda a turma. Na busca de melhorar o processo de ensino e de
aprendizagem, bem como a qualidade das relações sociais da turma e refletir sobre a
importância dos valores éticos e morais com os estudantes, o Professor Supervisor e os alunos
bolsistas elaboram um bloco de dez (10) aulas, tendo como estratégias de ensino a utilização
de vídeos e animações, além de trabalhos individuais e em grupo. Ao final do trabalho,
podemos concluir que através desse processo de intervenção verificamos avanços importantes
nas relações interpessoais, as aulas se desenvolvem de maneira mais tranquila e o numero de
conflitos diminuíram significadamente
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Ética, Educação física