Navegação Congresso Brasileiro de Hispanistas por título
Itens para a visualização no momento 240-259 of 369
-
Objetos discursivos en torno al 12 de octubre
(2016-08)El objetivo de este trabajo es presentar un recorte de la tesis titulada El 12 de octubre en el mundo hispánico: reconfiguraciones discursivas de un dispositivo memorial. El objetivo de esa tesis fue reunir en un archivo ... -
Octavio Paz e Fabio Morábito, poetastradutores
(UNILA, 2016-08)Ao final do ensaio "El nado del traductor" (2000) o egípcioitaliano Fabio Morábito conclui que a poesia é a "nostalgia" de outras línguas, pois representa o desejo humano de ser ouvido em profundidade. Para esse escritor ... -
As orações concessivocondicionais no espanhol falado: questionamentos e reflexões à luz do funcionalismo
(UNILA, 2016-08)Este trabalho visa a discutir as orações denominadas ‘condicionaisconcessivo’ (KÖNIG, 1985, 1986; HASPELMATH; KÖNIG, 1998; NEVES 2000; ROSIQUE, 2012;) ou ‘concessivo- condicionais’ (FLAMENCO GARCÍA, 1999; NGLE, 2009) no ... -
A ordem dos constituintes oracionais SVO na interlíngua de brasileiros aprendizes de espanhol
(UNILA, 2016-08)O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa, ainda em fase inicial, sobre a ordenação dos constituintes SVO (Sujeito, Verbo, Objeto) nas produções escritas de alunos brasileiros de língua espanhola como língua ... -
"O Outono do Patriarca" de Gabriel García Márquez: um estudo sobre alguns conceitos chave
(UNILA, 2016-08)Este estudo tem o propósito de estudar a construção das vozes, a memória e a nação no romance "O Outono do Patriarca" do escritor colombiano Gabriel García Márquez. O eixo da obra é a discussão da presença das ditaduras ... -
Pablo Neruda El poeta multifacético
(2016-08)El presente artículo tiene por reto presentar las diversas facetas del escritor chileno Pablo Neruda en su conversión poética en el periodo de la Guerra Civil Española (1936 a 1939). Los conflictos interiores vividos por ... -
Pablo Picasso escritor e surrealista corrigi alguns detalhes
(UNILA, 2016-08)Pablo Picasso foi, possivelmente, o mais importante artista plástico do século vinte e exerceu uma grande influência nas muitas vezes mal denominadas vanguardas. No Dicionário abreviado do surrealismo, André Breton e ... -
Padrões interacionais de identificação estética com o herói: Dom Quixote em foco
(UNILA, 2016-08)Partindo do estudo que revolucionou o modo de se encarar a personagem literária na modernidade, do teórico alemão Hans Robert Jauss (19211997 ), o presente trabalho movimentase pelas categorias de identificação entre o ... -
O papel da teoria nas práticas de estágio curricular supervisionado de língua espanhola
(UNILA, 2016-08)Este trabalho busca apresentar dados parciais de uma pesquisaação, a qual tem como objetivo compreender o desenvolvimento de conceitos teóricos sobre ensinar e aprender Língua Estrangeira (LE) de 11 alunasprofessoras de ... -
O papel das "consignas" nos manuais de ensino de língua portuguesa e espanhola
(UNILA, 2016-08)Esta pesquisa é fruto de um outro estudo desenvolvido durante a dissertação de mestrado defendida em 2007 que seguindo a tipologia sobre a Teoria dos Atos de Fala (SEARLE, 1981) e a Teoria da Polidez (BROWN; LEVISON,1987), ... -
O papel do aspecto lexical na aquisição do PB/L1 e de PB/L2 por falantes de espanhol
(2016-08)As noções de aspecto gramatical – segundo a classificação de Comrie (1976) – e lexical – conforme Vendler (1967) – interagem entre si no processo de aquisição, de modo que seria o aspecto lexical que controlaria o processo ... -
O papel do feminino em La tía Tula de Miguel de Unamuno
(UNILA, 2016-08)O tema do feminino em Miguel de Unamuno pode ser delimitado a partir de afirmações breves que ele faz nos seus ensaios, e que, são desenvolvidos e encarnados, de modo mais profundo, nas atitudes dos seus personagens ao ... -
Para além do trabalho de ensino? A atividade do professor como interventor em políticas educacionais linguísticas
(2016-08)As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecem mudanças para a Educação Básica do Brasil e traçam um projeto nacional de educação escolar que tem como ... -
Passado e presente: as diversas “Formas de voltar para casa” de Alejandro Zambra
(UNILA, 2016-08)O objetivo deste trabalho é a análise do encontro entre passado e presente no livro As formas de voltar para casa (2011) de Alejandro Zambra. A partir da colagem realizada com os fragmentos da memória o autor recupera ... -
Pelos fios da memória e da história, a poesia social de Xosé Lois García
(UNILA, 2016-08)A partir dos contextos histórico, político, literário e social em que se inscreve o autor Xosé Lois García, poeta social galego pouco conhecido no Brasil, entretanto de grande representatividade na cultura e literatura ... -
O perfil do dicionário pedagógico no ensino de espanhol como língua estrangeira
(UNILA, 2016-08)Este trabalho propõe um diálogo entre o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) e a Lexicografia Pedagógica. No momento de compreender textos, há espaço para: a) encorajar os alunos a ativarem seus conhecimentos ... -
O perfil sociolinguístico de pais, docentes e alunos da escola Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto, de Dionísio Cerqueira/SC
(2016-08)Esse trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sociolinguística realizada com professores, pais e alunos do ensino fundamental 1 (primeiro e segundo ciclos), da Escola de Educação Básica Dr. ... -
Performance y regímenes de visibilidad en Sin título técnica mixta, de Yuyachkani
(2016-08)El grupo cultural peruano Yuyachkani está celebrando, en 2016, sus 45 años de actividades teatrales. Desde su fundación hasta la actualidad, Yuyachkani trae a la escena temas de importancia social y política, escenificándolos ... -
Perplexidade e desconcerto no campo de batalha
(UNILA, 2016-08)Os 80 anos do início da Guerra Civil Espanhola têm suscitado inúmeras discussões e publicações, não apenas sobre as atrocidades cometidas durante o conflito, mas também sobre a necessidade de articular um novo discurso ... -
Pienso, luego escribo: el armado de materiales didácticos bajo perspectivas interculturales
(2016-08)Este trabajo tiene como objetivo mostrar la vinculación en educación superior de los países del MERCOSUR en los procesos de integración latinoamericana a través de las lenguas como guías simbólicas de la cultura. Tomando ...