"O Outono do Patriarca" de Gabriel García Márquez: um estudo sobre alguns conceitos chave
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Data
2016-08
Autores
Torre, Michelle Marcia Cobra
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Editor
UNILA
Resumo
Este estudo tem o propósito de estudar a construção das vozes, a memória e a nação no romance "O
Outono do Patriarca" do escritor colombiano Gabriel García Márquez. O eixo da obra é a discussão
da presença das ditaduras na América Latina desde as independências até o século XX. A pesquisa
defende que a narração oral utilizada na obra, em associação à memória dos personagens, com seus
múltiplos pontos de vista sobre o passado que vivenciaram, abre a possibilidade de compreender o
romance como uma luta pelo direito de construção de outras histórias da nação. As vozes
heterogêneas da nação são trazidas à cena e participam do processo de negociação e diálogo numa
reformulação da narrativa da nação, demonstrando que há outras versões sobre a história nacional.
Para isso, García Márquez produziu um efeito de várias vozes, que lutam para construir outras
histórias da pátria, diferentes da oficial, exercendo o que o crítico uruguaio Hugo Achugar
denominou de “direitos de memória”. A construção das vozes no romance é estudada à luz do
dialogismo de Mikhail Bakhtin e da transculturação narrativa do crítico uruguaio Ángel Rama. Já a
questão da nação é focada pela perspectiva de Benedict Anderson e a memória é enfocada à luz das
considerações de Hugo Achugar e de Paul Ricoeur
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Gabriel García Márquez - escritor colombiano