• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O papel da teoria nas práticas de estágio curricular supervisionado de língua espanhola

Thumbnail
View/Open
Resumo de evento (102.0Kb)
Date
2016-08
Author
Escalante, Roberta Kolling
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho busca apresentar dados parciais de uma pesquisaação, a qual tem como objetivo compreender o desenvolvimento de conceitos teóricos sobre ensinar e aprender Língua Estrangeira (LE) de 11 alunasprofessoras de espanhol durante o estágio curricular supervisionado. A investigação, pelo viés da perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1981; ENGESTRÖM, 1991; LANTOLF e THORNE, 2006; JOHNSON, 2009), contribui na reflexão do estágio como ambiente de aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento e articulação de conceitos científicos e práticos do alunoprofessor de espanhol na autorregulação de atividades instrucionais teoricamente e pedagogicamente embasadas. O estudo é qualitativo, longitudinal e a geração de dados é constituída por instrumentos como entrevistas gravadas em áudio, análise documental de planejamentos de ensino, de aulas e de relatórios, notas de campo de observações de aulas, sessões de formação e trabalhos orientados. Como resultado, verificase que o conteúdo teórico “passado e visto” sobre o ensinoaprendizagem de LE restringese a dois componentes na organização curricular da licenciatura, não havendo a inserção dessas questões nas disciplinas de língua espanhola e de estágio ao longo do curso, o que ecoa no posicionamento das estudantes sempre como aprendizes de espanhol e não como professoras. Ressaltase, portanto, a necessidade de repensar o estágio apenas como um lócus de prática, promovendo a discussão, reflexão e apropriação de conceitos teóricos vinculados a situações reais do fazer docente
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/2424
Collections
  • Hispanistas - Artigos científicos

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV