O papel do aspecto lexical na aquisição do PB/L1 e de PB/L2 por falantes de espanhol
Carregando...
Data
2016-08
Autores
Silva, Imara Cecília do Nascimento
Araujo, Thais da Silveira Neves
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As noções de aspecto gramatical – segundo a classificação de Comrie (1976) – e lexical – conforme
Vendler (1967) – interagem entre si no processo de aquisição, de modo que seria o aspecto lexical
que controlaria o processo de aquisição das morfologias de aspecto gramatical e de tempo. Essa
proposição se refere à Hipótese da Primazia do Aspecto (ANDERSEN E SHIRAI, 1996). Em
relação à aquisição de uma segunda língua (L2), Ramsay (1990) e BardoviHarlig (1992)
demonstram que a sequência de aparecimento da morfologia de perfectivo e imperfectivo se
assemelha à sequência de uma primeira língua (L1). Diante disso, nosso objetivo é apresentar um
estudo piloto sobre a influência do aspecto lexical na aquisição da morfologia verbal do português
do Brasil (PB), visando a: (i) traçar o padrão dessa língua na interação entre os aspectos lexical e
gramatical (ii) comparar esses resultados a dados de (a) aquisição de PB/L1 e de (b) aprendizes de
PB/L2, falantes de espanhol. Para tal, aplicaremos um teste de contexto com preenchimento de
lacunas, assumindo as seguintes partes da hipótese adotada: (1) inicialmente, os falantes/aprendizes
usam marcação de perfectivo com verbos de culminação e de processo culminado, eventualmente
estendendo seu uso para atividades e verbos de estado; (2) em línguas que codificam a distinção
perfectivoimperfectivo, os falantes/aprendizes usam o passado imperfectivo depois do passado
perfectivo, e a marcação do imperfectivo é feita inicialmente com verbos de estado e atividades,
somente depois estendendo o seu uso a verbos de processo culminado e culminação
Abstract
Descrição
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016
Palavras-chave
Noções de aspecto gramatical