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Item Os guarani transfronteiriços: a realidade de quem existe sem existir(2013-11-07) Cavalcante, Thiago Leandro VieiraO trabalho discute a situação dos Guarani transfronteiriços, principalmente daqueles que vivem no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no diz respeito a situação de indocumentação e das consequentes dificuldades enfrentadas por esses indígenas para o acesso às diversas políticas públicas. Observase que os Kaiowá e os Guarani Ñandeva frequentemente têm sua nacionalidade questionada pela população envolvente e pelos governos nacionais do Brasil e do Paraguai. No Brasil, os militantes ruralistas propagam o discurso de que os indígenas falantes da Língua Guarani são na verdade paraguaios, o que, em sua visão, deslegitimaria as reivindicações por demarcações de terras de ocupação tradicional indígena. Com a negação de uma identidade nacional tentase suprimir um direito constitucional embasado em critérios ligados a identidades étnicas. A negação da identidade nacional desdobrase na negação de uma série de outros direitos garantidos pela Constituição Federal Brasileira de 1988. Observase que a língua indígena aí é utilizada como instrumento de negação de uma identidade nacional brasileira, a qual seria ratificada pelo domínio da língua portuguesa numa tentativa de reprodução do mito do monolinguismo brasileiro. Em 2010, uma iniciativa que envolveu os Ministérios Públicos e algumas Universidades da Argentina, do Brasil e do Paraguai propôs ao governo brasileiro via os mecanismos de integração do MERCOSUL a criação de uma nacionalidade cumulativa para os membros dos grupos indígenas transfronteiriços, proposta essa que não foi levada a diante pelo governo da presidente Dilma Rousseff. Dessa forma, mais um dos princípios da Convenção no 169 da OIT está sendo ignorado, qual seja: o que prevê que os governos devem favorecer os contatos entre os povos que vivem nas regiões de fronteira.Item El trueque en los Kokonuko's: políticas culturales de reivindicación étnica y empoderamiento comunitario, reflexiones retrospectivas a un modelo de economía solidaria en un contexto de mercado globalizado(2013-11-07) Barona Muñoz , SantiagoEste artículo propone desde una perspectiva interdisciplinar analizar la emergencia de sistemas de 150 intercambio de tipo trueque al interior de la comunidad indígena Kokonuko , asentada en la zona centro del Departamento del Cauca al suroccidente de Colombia, distinguiendo tanto los elementos históricoculturales que la sustentan en el presente, como los aspectos coyunturales de índole sociológico y político económico a partir de los cuales se dio la reimplantación de una antigua tradición de cambio bajo la figura de un trueque institucionalizado. Desde el año 2003 comunidades indígenas Nasa, Misak, Yanacona y Kokonuko vienen adelantando un proyecto de fortalecimiento integral que apunta hacia la consolidación de un modelo de economía solidaria que permita el mejoramiento de las condiciones de vida, la consecución de seguridad y soberanía alimentaria, pero también el mantenimiento y rehabilitación de las redes de solidaridad y reciprocidad a nivel de la comunidad extendida. De esta manera, el trueque en los Kokonukos, busca propiciar espacios alternativos a las economías de mercado que permitan a la comunidad en general integrarse cada vez más en torno a prácticas que hagan patentes aquellos elementos que los unifican como pueblo, como también, hacer “resistencia” a las múltiples transformaciones que se están dando al interior de la comunidad, con relación a la pérdida paulatina de los saberes y prácticas tradicionales (referidas a la medicina, la 151 alimentación y la producción orgánica), los valores comunitarios y el sentido de ser indígenas . Pérdida que está influenciada por distintos aspectos, como lo son: el fortalecimiento de una sociedad de consumo globalizada, la emergencia laboral y económica que sufren las comunidades agrarias y la centralización de los recursos que conducen a una migración intensiva, sobre todo de las generaciones más jóvenes tentadas por las comodidades y las oportunidades de educación y empleo ofrecidas en los polos urbanos.Item Hábitos e cultura: um nova interpretação do radio para a educação de jovens no ensino(2013-11-07) Godoy Junior, RobertoO processo de implantação de novas tecnologias, normalmente passa por transformações distintas, que podem demorar, para serem assimiladas pela sociedade. O rádio não foi diferente dos outros inventos tecnológicos da comunicação, um dos produtos desse meio que causou certa mudança comportamental nos anos 1930, foi a radionovela; produto que sugiro, seja utilizado em nosso sistema educacional de forma interativa e profissional. Toda a pesquisa para chegar ao tema que utilizaria pra realizar a produção do projeto se dá através de dados gerados pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde se percebe uma mudança gradual no comportamento dos adolescentes, mas mesmo assim ainda longe de uma realidade esperada, afinal, ainda temos muitos adolescentes engravidando; por esse motivo realizei a radionovela com o Título Gravidez na adolescência. O objetivo real do estudo é interagir no processo de ensino que passa por uma necessidade incrível de mudança no relacionamento entre escola e aluno, levando a uma autoavaliação do adolescente quanto à sua vida. A proposta aqui sugerida foi realizada de forma pontual em uma escola, onde todo o corpo educacional se mostrou preocupado, porém surpreso ao final com o resultado apresentado. Tanto professores, diretora, alunos funcionários se viram presentes no produto final o que foi trabalhado com professores em aulas posteriores e debatido intensamente entre os alunos.Item Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos(2013-11-07) Sotero, Roberta RafaelaEsta proposta de comunicação tem por objetivo discutir o conceito de interculturalidade e analisar a sua importância no cenário brasileiro a partir das Diretrizes Curriculares Estaduais e das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para tanto, a língua é concebida como discurso, e a função social e educacional da disciplina de língua estrangeira (LEM) na Educação Básica para o desenvolvimento da cidadania é posta em destaque. A Interculturalidade é tomada como Aproximação Pedagógica (JANSEN, 2007) que pode se concretizar na sala de aula de LEM através do trabalho com gêneros discursivos (VOLOSHINOV/BAKHTIN, 1992). Partese do pressuposto de que a reflexão sobre o diálogo entre diferentes culturas fornece subsídios para o trabalho do professor de LEM com o objetivo de formar cidadãos críticos reflexivos. Surgido como uma resposta aos problemas sociais advindos da globalização, o conceito de interculturalidade evoca valores como os de reciprocidade, alteridade, tolerância, democracia, cidadania, identidade, superação de preconceitos, discriminações e exclusão. Esses valores são aproximados justamente porque a (maior) sensibilização e tolerância diante das diferenças não se dá apenas no campo linguístico. As reflexões apresentadas são fundamentadas nas teorias do Círculo de Bakhtin que permitem aclarar o conceito de interculturalidade através de conceitos como o de exotopia e excedente de visão. (BAKHTIN, 1997; JANSEN, 2007). Dentre as principais considerações sobre a reflexão teórica sobre o tema está a integração através das línguas e as possibilidades de (re)construir modelos linguísticos e culturais por meio do trabalho com a diversidade cultural e com as variedades linguísticas nas aulas LEM.Item A divulgação científica como instrumento para o ensino e a democratização de saberes no contexto de comunidades rurais: uma experiência desenvolvida no campus de realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul(2013-11-07) Orlandi, Renata; Martinz, Emerson; Silva, Angélica daO delineamento de políticas culturais e práticas educacionais voltadas para a democratização do conhecimento científico é de grande importância para o processo de constituição do sujeito e para a garantia dos direitos humanos, porém, sua divulgação pela mídia é perpassada por várias questões históricas, especialmente, pela elitização daqueles saberes. O presente trabalho referese a um projeto de ensino e extensão a partir do qual pretendese divulgar conhecimentos produzidos e ensinados em uma universidade pública e popular localizada na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, na zona rural, visando colaborar nos processos de constituição do senso crítico e reflexivo a uma população historicamente alijada do acesso aos saberes acadêmicos. Em linguagem passível de compreensão ao público leigo, estão sendo elaboradas e transmitidas notícias de caráter interdisciplinar e intercultural por meio de jornais locais. Na sequência do trabalho, terá início as chamadas radiofônicas e a alimentação de um blog. Os colaboradores do projeto tem se comprometido com a divulgação de conhecimentos científicos produzidos e problematizados em sala de aula na universidade na qual o projeto está sendo desenvolvido, buscandose a promoção de processos reflexivos a respeito da cotidianidade, partindo da problematização de avanços científicos e tecnológicos. O fluxo de informações é muito grande e a cada momento dãose novos avanços científicos, tornandose necessário que aqueles avanços sejam compartilhados e assimilados pela sociedade. Nesse sentido, tornase mister o delineamento de estratégias, tal como a aqui apresentada, voltadas para compartilhamento do conhecimento científico, na medida em que o mesmo se configure como um processo de inclusão social, emancipação e promoção de cidadania.Item O cinema como ferramenta para o ensino do espanhol no programa fronteiras da diversidade(2013-11-07) Santos, Pierre Moreira dosEste relato trata de apresentar a experiência do uso de películas como auxiliar no ensino de espanhol, que sejam produzidas em comunidades de hispanohablantes e preferencialmente que abordem temas que sejam referentes à cultura de povos de língua espanhola. A ideia, desse projeto de pesquisa, surge da necessidade de apresentar elementos culturais da língua alvo, ou seja, falar uma língua estrangeira não é somente dominar um código linguístico. O público alvo do projeto são os participantes do Programa Fronteiras da Diversidade, vinculado a Faculdade de Educação da UFPel, que é um projeto que tem como objetivo a formação de agentes culturais e construção de um fórum permanente de extensão na universidade. O objetivo é desenvolver, pelo meio de filmes, um olhar crítico a respeito da cultura do outro, utilizando a linguagem como recurso e ao mesmo tempo empregando a cultura como recurso para o estudo e aquisição da língua estrangeira. Concluímos até o momento, a partir dos referenciais teóricos dos estudos culturais, que há uma cultura vinculada pela mídia cujas imagens, sons e espetáculos ajudam a urdir o tecido da vida cotidiana, dominando tempo e lazer, modelando opiniões políticas e comportamentos sociais.Item A prática de tradução nas comunidades Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul(2013-11-07) Velásquez, Pedro Pablo; Martins, Andérbio da Silva; Salles, Adriana de OliveiraO objetivo desse artigo é tecer algumas considerações sobre a teoria e técnica de tradução como prática constante nas comunidades Guaraní e Kaiowá de Mato Grosso Du Sul. Observase que devido à falta de material didático escrito na língua materna dessas comunidades, e a necessidade de se apropriarem dos conhecimentos universais na sua língua materna, os docentes das aldeias recorrem à prática de tradução como instrumento utilizado em sala de aula para amenizar a falta desses materiais escritos em língua guarani e alcançar os objetivos propostos de ensino de língua materna. Os pressupostos teóricos que permeiam a nossa reflexão são: Arrojo, (1986, 2003), Ascher&Vizioli (1993), Barbosa (1990), Greuel (1987), Grojean (1982), Wandruzca (1982).Item O assistente social como mediador cultural em escolas públicas dos bairros de Guamá e Terra firme(2013-11-07) Ramos, Mayra Ferreira; Evelin, Heliana BaíaA intervenção do Assistente Social nas atividades de arte e cultura nas instituições de ensino fundamental e médio nos bairros do Guamá e da Terra Firme. Estudos anteriores constatam que estes não são apenas espaços de violência, como registra a mídia. São espaços multiculturais e agregadores de cultura antiviolência, onde os sujeitos artistas utilizam a arte como meio de transformação social, através do método fenomenológico busco contribuir para a sistematização da intervenção do assistente social na área da educação e cultura, identificando as atividades de arte e cultura nas instituições de ensino fundamental e médio, importância nas instituições em que são desenvolvidas e habilidades requeridas ao profissional de Serviço Social. A metodologia conduziu a investigação nos respectivos bairros com os alunos que estudam nas instituições de ensino fundamental e médio nos bairros, por meio de aplicação de questionários sócioeconômicocultural que ao definir cultura identificaram as manifestações culturais que estavam ocorrendo no mês (junho/2013) em que o questionário foi aplicado, quanto ao fazer profissional do Serviço Social, a maioria dos alunos da escola pública estadual relacionam o trabalho do assistente social com a prestação de ajuda e auxílio. Os alunos da escola pública federal demonstraram maior efetividade e segurança na resposta, em consonância com o Código de Ética do Assistente Social, também foi realizada entrevista semiestruturada com a Assistente Social das instituições de ensino. Segundo a pesquisa identificase a sobrecarga do profissional do serviço social com as demandas postas pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem, de tal modo que não possa acompanhar atividades de arte e cultura desenvolvidas nas instituições de ensino, e por meio de levantamentos bibliográficos e visitas de observação ao local de pesquisa foi possível identificar as atividades, projetos de extensão de arte e cultura nas instituições de ensino .Item O acervo literário e a memória cultural: fontes para os discursos e a formação das identidades pluriculturais(2013-11-07) Carvalho, Markley FlorentinoO texto que segue aponta a possibilidade de repensar as relações acerca da pluriculturalidade de vozes e discursos que compõem o acervo de obras de um sistema literário. E, apontar o estudo das fontes documentais, como uma forma de conhecer essas vozes plurais que formam a produção e a crítica literária. Fazer uma leitura do sistema literário como um acervo da memória cultural da literatura, proporciona uma possibilidade de reflexão acerca da correlação entre a História da Literatura e a Literatura Comparada, pela interface entre a literatura e a formação das identidades plurais, discutida neste trabalho, por autores tais como, Hoisel (2001), Resende (2001), Huyssen (2002) e Antelo (2002). A partir do propósito dos estudos literários e culturais, foi analisada formação de um discurso crítico pelo viés da memória cultural, pela representação de um acervo literário, com o fim de abranger a literatura brasileira, em conformidade com a literatura produzida pelo encontro das vozes interculturais, periféricas e centrais (étnicas, de gêneros, e de outros grupos). Verificouse que o caminho da valorização e o lugar da produção literária são intrínsecos à memória cultural e ao acervo literário. Considerouse, portanto, a preservação e a divulgação do acervo das obras literárias, o dispositivo que fomenta o discurso e o desenvolvimento da crítica cultural, sob a ótica da multiculturalidade brasileira, e por fim, da pluriculturalidade contemporânea embasada no intercâmbio das vozes e das identidades plurais.Item Saindo do armário e quebrando o silêncio(2013-11-07) Gimenez, Mariana QuadrosEsta comunicação tem como objetivo apresentar uma proposta de investigação sobre as práticas discursivas do jornal Lampião da Esquina. Este periódico foi um dos meios de comunicação mais importantes do movimento homossexual brasileiro no fim da ditadura militar, entre os anos de 1978 1981, momento em que os governos de Ernesto Geisel (19741979) e João Figueiredo (19791981) empenharamse no processo de abertura política do Brasil, visando recolocar o país rumo à democracia. O jornal contempla não só um movimento de resistência contra a ditadura militar, mas também se tornou espaço fértil para múltiplos processos de construção(ões) de identidade(s), questionamentos e desconstrução no que diz respeito as práticas comportamentais encaradas como “naturais”. A análise do discurso impresso no jornal pretende legitimálo e/ou questionálo como espaço de memória, de emancipação frente ao gueto, de construção de múltiplas identidades e espaço de dialogo com outros movimentos sociais da época. Pensar as transformações ocorridas em um determinado contexto histórico nos oferece a possibilidade de analisar e compreender os mecanismos que forjaram a formação da sociedade contemporânea. Partese do presente para questões do passado, porque é no presente que ações fomentam análises, interesses e necessidades, neste sentido, “Se lembramos, é porque os outros, a situação presente, nos fazem lembrar.” (BOSI, 2006, p. 54). Refletir o jornal é a possibilidade de pensar sobre as relações sociais do grupo homossexual em um momento complexo que se encontrava o Brasil no período, desta esta forma buscando compreender uma entre tantas outras dinâmicas que contribuíram para construção da sociedade brasileira em um determinado tempo e espaço.Item Estrategias interculturales con extranjeros no hispanohablantes en Rosario, Argentina(2013-11-07) Pozzo, María IsabelLa presente ponencia expone las principales estrategias interculturales implementadas con extranjeros no hispanohablantes en Rosario, Argentina, por parte de dos unidades de investigación de dicha ciudad: el Centro de Estudios del Español como Lengua Extranjera (CELE) de la Universidad Nacional de Rosario (UNR) y el Área de Estudios Interculturales del Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de la Educación (IRICE), del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (CONICET) de Argentina. Previo a ello, describe el contexto argentino en cuanto a la enseñanza del ELE. La presentación apunta a contribuir resultados y a promover lazos de cooperación académica.Item Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural(2013-11-07) Almeida, Maria Josefa de MenezesO presente texto apresenta a proposta de mediação intercultural exercitada através do Curso: Aprofundando saberes na Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo Grupo de pesquisa vinculado ao CNPq: Saberes Escolares e Práticas Pedagógicas para a EJA(Seppeja/UFS) cujas atividades iniciais datam de 2011 e se consolidam a cada dia tendo como objetivo maior a construção de um perfil curricular com ênfase na pedagogia intercultural. Esta intervenção pedagógica baseiase no crédito atribuído à possibilidade de rompimento de uma visão fragmentada entre os saberes para a consecução do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus envolvidos. É possível afirmar que a participação neste projeto já confere o aprofundamento de saberes de seus participantes a partir do exercício da competência intercultural. Em encontros diários, em sala de aula, alunos e regentes têm a oportunidade de promover o diálogo intercultural a partir da interrelação entre suas heranças culturais associadas à (re)significação de saberes e tendo como foco o alcance de letramentos múltiplos. Os resultados já alcançados indicam impactos significativos da construção de um perfil curricular inovador para EJA, bem como para a formação do docente a atuar neste campo pedagógico específico.Item Experiencias de interculturalidad la creación de un programa de derecho para las comunidades indígenas del departamento del cauca: entre la justicia ordinaria y la justicia indígena en Colombia(2013-11-07) Carmona P., María del PilarEl presente trabajo da cuenta de la creación y puesta en marcha del Programa de Derecho que la Universidad del Cauca en Colombia ofrece desde el año 2012 a los estudiantes indígenas del Departamento del Cauca. Se trata de un departamento con el más alto índice de población indígena del país y el segundo en índice de desempleo, cuyas comunidades han sido olvidadas y altamente estigmatizadas a causa de los fenómenos violentos que ocurren, si se tiene en cuenta la alta presencia guerrillera (FARC – ELN); así como también la participación de los grupos paramilitares actualmente llamadas “bandas criminales” o BACRIM en la región. Se trata de una población indígena que “resiste” en medio de este escenario de guerra, que además se agrupa de manera organizada a través de la movilización indígena. Con el anterior contexto, se puede entender como la propuesta de educar a estudiantes indígenas dentro del campo del Derecho, nace de la necesidad de las propias comunidades de dotarse de las herramientas del llamado “Derecho Occidental” para poder enfrentar los conflictos que muchas veces se les presenta con la llamada “justicia ordinaria”. El Programa nace en un contexto en el que el movimiento indígena ha logrado consolidarse en la región haciendo resistencia de una forma no violenta, pero además del otro lado se tiene a una Universidad de corte tradicional que pese a haber sido creada en el año de 1827, solo hasta ahora puede consolidar una política sería de carácter integrativo y de cara a las comunidades indígenas que tiene como su desafío principal, atender las necesidades de esta población intentando no entrar en choque con sus tradiciones y su legislación indígena llamada también “Derecho Propio”. Este proyecto se presenta como un reto constante, más si se tiene en cuenta lo planteado por Sousa cuando sostiene que “el reconocimiento que el artículo 246 de la Constitución Política de 1991 hizo a la jurisdicción de las comunidades indígenas creó la necesidad de establecer alguna forma de coordinación entre éstas y el sistema de justicia estatal” (De Sousa 74:2001). Sin embargo, este espacio ha sido poco trabajado en Colombia y son muchos los conflictos que se han presentado por un desconocimiento de parte y parte de los procesos que llevan ambos sistemas jurídicos, y que pasan claro está por el tema de la educación.Item Sensibilização cultural: um proposta de intervenção pedagógica(2013-11-07) Álvares, Margarida RosaEste artigo objetiva apresentar parte da nossa pesquisa de doutorado em desenvolvimento em uma universidade pública do estado de Goiás e pretende observar e investigar o comportamento de um grupo de participantes, ao serem expostos a elementos socioculturais de língua estrangeira, por meio de uma intervenção pedagógica através vídeos que tragam amostras de interação em vários contextos. A partir de um estudo de caso temos a intenção de colocar em prática uma proposta de sensibilização cultural que passe pelo viés da Análise da Conversação. Neste artigo traremos uma explanação teórica que norteia nossa pesquisa e a proposta de intervenção em sala de aula.Item Formação intercultural docente: o espaço fronteiriço como cenário(2013-11-07) Domingo, Luciana Contreira; Marinho, Daiane AraujoEstudos sobre a comunicação intercultural e sobre ensinoaprendizagem de línguas apontam que o domínio das estruturas gramaticais não garante uma comunicação satisfatória, já que comunicarse significa muito mais que intercambiar frases gramaticalmente corretas. O fluxo permanente de indivíduos provenientes de diferentes regiões, resultado da onda migratória originada principalmente pela atual fase da globalização, constituise como cenário para reflexões sobre as relações estabelecidas em ambientes fronteiriços. Neste contexto, o hibridismo tão característico das cidades de fronteira representa um terreno fértil para a reflexão sobre a formação docente. Deste modo, a interculturalidade – entendida aqui como a relação entre culturas pautada pelo binômio seragir – e a abordagem intercultural parecem ser as opções mais efetivas para a promoção do diálogo entre culturas e para o ensino de línguas na fronteira Brasil – Uruguai, onde atuamos. O objetivo deste trabalho é socializar a reflexão sobre necessidade de incluirmos o componente intercultural na formação de professores de português e espanhol a partir da compreensão de professor de línguas como mediador intercultural (SERRANI, 2005), como um profissional capaz de promover o diálogo entre línguasculturas diferentes. A perspectiva intercultural no ensino de línguas pressupõe a adoção de posturas e atitudes que evitem a folclorização da línguacultura meta e sua redução a objeto de análise e que considerem a diversidade dos sujeitos envolvidos no encontro intercultural. Para discutir essas questões nos propomos revisar alguns conceitos fundamentais tais como interculturalidade, competência comunicativa intercultural e formação docente. A reflexão desenvolvida tem como base os pressupostos teóricos encontrados principalmente em Canclini (2005, 2012) Santos (2004, 2008, 2011 e 2012) e Serrani (2005).Item O teatro de Nereide Santiago(2013-11-07) Andrade, Ligia Karina Martins deEste trabalho pretende analisar a transcriação cultural e a intermidialidade presentes na peça teatral inédita Recriação dos Mitos Tikuna de Nereide Santiago, apresentada na cidade de Manaus, no período compreendido entre 2009 e 2010, e em outros municípios da Amazônia brasileira. A companhia teatral A Rã Qi Rise consolida no cenário regional pelo longo período de atuação e pela proposta inovadora de desconstrução do fazer teatral local. Esta peça tem origem na Trilogia “Os teus olhos...”, encenada alguns anos antes pela mesma companhia teatral, ainda sob direção e autoria de Nereide Santiago. Tal estudo justificase pela importância do entendimento dos processos de tradução cultural, intersemiótica e intermidialidade presentes na tentativa de (re)criação ou transcriação dos mitos indígenas na obra em questão, sobretudo os mitos relativos à cosmologia dos Tikuna, povo que habita prioritariamente a região da tríplice fronteira BrasilPeruColombia. O entrelaçamento destes aspectos na dramaturgia em questão constitui um dos pontos chaves deste estudo para a compreensão do processo de transcriação dos mitos na obra da autora, além das novas redes de significações criadas à medida em que propiciam um certo tipo de interação com o espectador. A conexão entre diferentes mídias e artes, e as novas redes de significação traçadas, definemse a cada espetáculo e centramse sobretudo na importância conferida pelo objeto em cena em relação às diversas mídias que entram em diálogo no espetáculo. Além disto, este estudo pretende colaborar na análise do fazer teatral contemporâneo realizado na região amazônica brasileira e seu alcance nacional e latinoamericano.Item Bakaru: conceitos e manifestações numa comunidade Bororo(2013-11-07) Souza, Leila Aparecida deEste artigo trata das descrições conceituais de bakaru elaboradas por índios Bororo da Aldeia Central de Tadarimana, em Rondonópolis, Mato Grosso. Seu conteúdo é parte de uma pesquisa etnográfica em andamento, cujo interesse é compreender aspectos da cultura desse povo, em interação com os seus sujeitos, em seu ambiente natural. O vocábulo foi predominantemente significado como “história do povo Bororo” e “fundamento da vida Bororo”. Como postulado do conhecimento tradicional Bororo, estruturado em narrativas, bakaru conta: como se deu a formação da sociedade Bororo com a divisão das metades exogâmicas, dos clãs, dos subclãs e das linhagens; com quem os membros dos clãs de cada metade deve se unir matrimonialmente; quais as restrições alimentares da dieta Bororo, modo de tornar os alimentos proibidos consumíveis e forma de preparar os alimentos; quais os cuidados a serem tomados com os mortos, entre outras prescrições e orientações. Todo esse conhecimento manifestase no cotidiano do povo e em práticas cerimoniais, quando bakaru se apresenta no conteúdo dos cantos e nas representações. Nesse sentido, bakaru é elemento cultural criado pelo grupo social para orientar e mediar as suas práticas culturais.Item Representações literárias e interculturais da exclusão social: Eduardo Galeano, Octavio Paz e Carolina Maria de Jesus(2013-11-07) Tirloni, Larissa Paula; Marinho, MarceloA Literatura Comparada dedicase ao estudo das questões identitárias e das representações literárias interétnicas ou intersociais, pelo viés privilegiado das relações interculturais. Em razão de seu amplo espectro de possibilidades de interpretação literária e cultural, a Literatura Comparada tornase uma producente ferramenta para a análise dos diálogos transculturais em que se manifestam a aceitação ou a recusa das diferenças. Nessa perspectiva, o presente trabalho resulta de um estudo comparativo acerca da imagem literária da exclusão social por intermédio das escritas do mexicano Octavio Paz, da brasileira Carolina Maria de Jesus e do uruguaio Eduardo Galeano. Os textos que compõem o corpus de leitura trazem representações literárias e imagens simbólicas da parcela da sociedade que se encontra à margem, invisível aos demais segmentos da população. Essa parcela invisível da sociedade corresponde àqueles que Octavio Paz batiza como “ninguneados”: seres humanos cuja existência é voluntariamente apagada ou ignorada nas manifestações culturais e nas relações sociais que conformam as hierarquias cotidianas e os modos de experiência de vida. Tais autores trazem a lume a vida e a história silenciadas dos que se encontram à margem, por mais que integrem a história de seu povo e do conjunto da humanidade.Item A produção de fanzines no Mato Grosso do Sul: apontamentos semióticos em mídia tática mestiça impressa(2013-11-07) Oliveira, Kellython Alves deFoi por necessidade de se proliferar à margem das grandes mídias que o Fanzine nasceu. E foi a partir da liberdade estética conquistada pelo modernismo de 1922 e os subsequentes movimentos da contracultura (passando pela literatura marginal e independente dos anos 70 e 90) que os folhetos anteriormente conhecidos como boletins foram se popularizando pela então Geração Mimeógrafo. Os autores ditos “marginais” adquiriram um caráter autônomo na produção, edição e impressão de suas obras, de forma artesanal ou mimeografada, sendo a venda feita de mão em mão pelos mesmos. Esta circulação independente no Brasil se inicia nos conturbados anos 60, realizandose sem o patrocínio de editoras; o que representa, sem dúvida, uma das características principais, neste primeiro momento, do termo marginal, ou seja, à margem das grandes empresas editoriais. Apesar das revoluções tecnológicas, o movimento dos fanzines continua vivo e pulsante até os dias de hoje. Nos anos 70 foram uma forma do movimento Punk espalhar a sua ética do “do it yourself” e nos anos 80 em diante, enfim, atualmente convertese num meio de escritores divulgarem os seus pensamentos, o que não seria possível pelos meios comuns de comunicação de massas. A literatura marginal e os zines conquistam cada vez mais o reconhecimento entre público consumidor e pesquisadores, e inseridos dentro desse contexto se configuram como um fenômeno sociológico e cultural complexo (completo). A presente pesquisa então – dado à total escassez de projetos que envolvam o complexo fanzinesco no estado do Mato Grosso do Sul – objetiva realizar um levantamento histórico e bibliográfico da produção de fanzines no Estado, priorizando as regiões de Dourados e entorno, bem como a capital Campo Grande. Posteriormente, em consecução dos resultados pesquisados, pretendese analisar os diferentes textos por meio dos embasamentos teóricos da Semiótica.Item El vacio intercultural de las políticas culturales ne América Latina(2013-11-07) Brizuela, Juan IgnacioDe un tiempo a esta parte, venimos desarrollando junto con un grupo de estudiosos de la cultura y las políticas culturales de estas latitudes, algunas reflexiones en torno de la decolonialidad, la interculturalidad y el pensamiento latinoamericano. Este ensayo es un pequeño ejercicio sobre el universo de posibilidades que nos ofrece la perspectiva geocultural. Para Rodolfo Ksuch, un diálogo es ante todo un problema de interculturalidad. Y a partir de sus reflexiones, pensamos que la gestión de las políticas culturales en la democracia contemporánea asume un enorme desafío, ya que hay un límite entre el gestor y el campo cultural que pretende representar, que procura racionalizar, una tierra de nadie, un espacio intercultural que tiene una función determinante en la propuesta que el gestor se hace, la del poder acercase y comunicarse con el beneficiario siquiera a los efectos del conocimiento. Siguiendo a Kusch, la posibilidad de ser del observador como gestor, y la posibilidad de ser del observado como artista o productor del campo cultural son propuestas de comunicación que no se encuentran, no se comunican por el vacio intercultural y en cierto modo existencial que existe entre ambos. Esto hace un problema existencial. Podríamos afirmar, también, que las políticas culturales del mundo moderno aplicadas en muchos países de América Latina son un símbolo de la silenciosa mudez de nuestro saber culto, que ha perdido el contacto con su contenido. Nuestro silencio, diríamos con Kusch, no tiene la sabiduría del silencio de la cultura popular, que manifiesta una verdad que nosotros perdimos. De ahí la necesidad de volver a América, de pensar desde el suelo, gravitados, en busca de nuevos sentidos geoculturales que orienten la gestión de las políticas públicas para el campo de la cultura.
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