Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 407
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Os 25 anos de Extensão Universitária com produtores de cana-de-açúcar no Estado do Paraná(Proex/Unila, 2017) Daros, Edelclaiton; Wagner, LucasO Programa de extensão em cana-de-açũcar e derivados é parte do programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar da Universidade Federal do Paraná (PMGCA/UFPR), esse programa vem atuando a vinte e cinco anos no estado do Paraná.Item 90 anos do C.E. Bartolomeu Mitre: valorização e proteção do patrimônio cultural escolar através da criação do Museu do Colégio(Proex/Unila, 2017) Louvain, Pedro; Mariana, MariaMáquinas de datilografar, mimeógrafos e uniformes de fanfarra. Esses são apenas alguns exemplos de bens culturais escolares, uma tipologia de patrimônio histórico ainda pouco explorada. Nessa categoria, inclui-se toda uma variedade de resquícios materiais que constituem testemunho da trajetória histórica da instituição escolar. Sua proteção, conservação e valorização são relevantes por diversas razões. A escola necessita promover e respeitar sua própria história, sob pena de sofrer um dano moral coletivo caso não o faça. Além disso, se não o fizer, dificilmente seu corpo discente o fará. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade de valorizar o patrimônio histórico escolar, através da aplicação de uma série de técnicas museológicas de expografia, acompanhadas de oficinas de educação patrimonial e aulas externas. Pretende-se compartilhar o acúmulo da experiência obtida com a musealização de bens culturais em duas escolas da rede pública estadual de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. Esse ano o projeto conta com uma equipe mista, composta por estudantes da Unila e da Uniamérica, fomentando a parceria de ambas as instituições em prol de um objetivo extensionista comumItem A ação do Programa Patronato Municipal de Francisco Beltrão e o atendimento aos seus assistidos(Proex/Unila, 2017) Zancanella, Yolanda; Goffi, Andressa dos Santos; Zanella, BrunaEste artigo aborda a atuação do programa Patronato Municipal de Francisco Beltrão, órgão de execução penal ligado a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, que realiza o atendimento e fiscalização dos assistidos por meio de equipe multidisciplinar composta por profissionais recém-formados e graduandos. O objetivo principal do programa tem enfoque no processo de ressocialização dos assistidos, de forma que uma das funções do Patronato é assistir o egresso na vida pós-liberdade, auxiliando- o a superar as dificuldades de natureza econômica, familiar e/ou de trabalho. Para que as ações sejam realizadas de forma efetiva, destaca-se a importância da extensão universitária, uma vez que quando se refere à Universidade, pode-se citar o tripé ensino, pesquisa e extensão. Esta última tem como característica proporcionar a troca de experiências entre sociedade e conhecimento a fim de exercer seu papel transformador. Nesta perspectiva, são descritas as ações desenvolvidas pelo Patronato para além de sua função fiscalizadora, mas como ferramenta que visa promover espaços que favoreçam o desenvolvimento social e o resgate de condutas produtivas e responsáveis para o bem comum. Por fim, este artigo, também faz apontamentos dos resultados obtidos através da prática multidisciplinar no programa, permitindo compreender e analisar a importância da interface sociedade e extensão para um contexto social que busca a transformaçãoItem Ação e inclusão(Proex/Unila, 2017) Nascimento, Gisele Fraga do; Schwarz, Josi Cristina; Machado, Joice; Haencke, WillianIntrodução: O projeto Ação e Inclusão é uma ação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do IFRS, Campus Restinga, que consiste em verificar, avaliar adaptar e desenvolver recursos físicos, digitais e pedagógicos, necessários para os educandos, minimizando suas dificuldades no desenvolvimento cognitivo e motor, envolvendo a comunidade interna e externa. Definição do problema: cada indivíduo possui uma dificuldade funcional específica e diferente para realizar as atividades do cotidiano, mas muitos deles não tem os recursos adequados às suas necessidades, então ele utiliza os recursos existentes que nem sempre contempla as suas carências, a condição ideal seria possuir um ambiente apropriado às suas características. Objetivo: promover a cultura das diferenças na educação para a convivência na diversidade; adaptar materiais didáticos e pedagógicos para alunos com necessidades educacionais específicas inclusos nos cursos regulares ou nos cursos de capacitação promovidos pelo IFRS. Transcrever, escanear, construir material em relevo, descrever imagens, auxiliar os servidores na construção do material para as aulas, bem como divulgar para a comunidade interna e externa algumas atitudes pertinentes; Pesquisar assuntos relacionados a acessibilidade: tecnologias assistivas, softwares educativos, habitação universal, entre outros. Também auxiliar as escolas públicas e especiais do bairro. Justificativa e Motivação: Qualquer pessoa com deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriada às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. Metodologia: Primeiro levantamos as necessidades dos alunos que precisam de materiais adaptados, após iniciamos a pesquisa para encontrar recursos apropriados para cada necessidade, confeccionamos ou compramos o material, realizamos um teste com o aluno para observarmos se atendemos a sua necessidade e confirmando a eficácia do recurso o material é entregue para o alunoItem Ação em Saúde animal no controle da tuberculose e brucelose bovina: caso do assentamento conquista da luta(Proex/Unila, 2017) Schuch, Luiz Filipe Damé; Veeck, Natiele Isaura de Almeida; Lima, Jackeline VieiraO projeto aqui apresentado caracteriza-se por proporcionar assistência técnica aos assentados da reforma agrária da região sul do Brasil, em especial na produção de leite com base agroecológica. Este trabalho teve como objetivo realizar ações concretas para resolver problemas de ordem sanitária e legal. O assentamento Conquista da Luta – Itacurubi/RS conta com 190 famílias e sistemas de produção variados. Nesse local, foi realizado todo processo de diagnóstico de tuberculose e brucelose inicialmente nos animais de 22 famílias que aceitaram participar do projeto e posteriormente de todos os animais do assentamento. Como o assentamento era caracterizado como unidade epidemiológica única, restringindo a movimentação de animais de todas as famílias. A ação de extensão buscou a partir da problemática gerada, encaminhar um método que resolvesse a situação da comunidade através ações conjuntas com a comunidade local. Este trabalho proporcionou que a universidade exercesse seu papel extensionista de divulgar e disseminar conhecimento ao meio rural, dos assentamentos da reforma agrária, com impacto imediato na transformação da realidadeItem Ação integradora da Universidade em Educação e Saúde(Proex/Unila, 2017) Figueiredo, Márcia Cançado; Silva, Kátia Valença Correia Da; Silva, Jessica VazPara proporcionar ações de extensão efetivas na busca pela saúde geral e bucal de uma população, o acesso à saúde deve ser singularizado, conforme a necessidade da comunidade escolhida para se trabalhar e, isto deve ser planejado a partir de levantamentos e estudos que evidenciem o perfil desta comunidade e que sirvam de parâmetro para o planejamento de futuras atividades que sejam ali realizadas. Objetivos: Descrever a condição de saúde geral e bucal e correlacioná- la com o perfil socioeconômico de famílias que vivem na Vila Augusta Meneguine, Viamão, RS. Metodologia: Este programa foi desenvolvido baseado nas diretrizes da ação de extensão AÇÃO INTEGRADORA DA UNIVERSIDADE EM EDUCAÇÃO E SAÚDE, a partir de parceria da UFRGS com a SMS de Viamão, RS visando desenvolver vivências a partir de ações que incluem o ensino, a pesquisa e a extensão envolvendo professores e acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biologia, profissionais das UBS do município e a comunidade adstrita. Foram colhidos dados de 985 moradores durante visitas domiciliares e mutirões de saúde realizados aos sábados. Resultados: 42% das pessoas viviam com até 1 SM(bolsa família), 48,6% moravam com 3 a 5 pessoas por casa e 71,3% no sedentarismo. O perfil da população era carente de saúde geral e bucal; baixa remuneração e escolaridade, altos índices de doenças bucais e perdas dentárias e uma alta prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Considerações finais: Desde 2011, desenvolveram-se várias atividades de extensão educativas, preventivas e curativas em saúde pontuais junto a esta comunidade. O cenário criado proporcionou a interação dos saberes acadêmico, profissional e popular, com a intenção de formar profissionais comprometidos com a realidade social a partir da aproximação entre as práticas, troca de conhecimentos e experiências, vivenciando assim a interdisciplinaridade e indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisaItem Ação preventiva em saúde triagem auditiva em escolares - AISCE(Proex/Unila, 2017) Machado, Marcia Salgado; Ribas, Letícia Pacheco; Lucas, Amanda; Quaresma, Karoline TerezinhaOs programas de triagem auditiva visam identificar indivíduos com fator de risco para perda auditiva, a fim de que possam ser encaminhados para avaliação audiológica e otorrinolaringológica completa. A detecção precoce de perdas auditivas, bem como intervenção imediata em crianças, aumentam a probabilidade de otimizar o potencial de linguagem receptiva e expressiva, de alfabetização, desempenho escolar e desenvolvimento emocional e social. O presente trabalho tem como objetivo identificar crianças com risco para perda auditiva. A triagem auditiva está sendo realizada em escola pública do município de Porto Alegre (RS), com alunos do jardim ao terceiro ano da escola, totalizando uma amostra de 336 participantes. Passam as crianças cujas emissões otoacústicas transientes estão presentes em ambas as orelhas e falham as crianças que apresentam ausência de emissões em pelo menos uma orelha. Os resultados parciais indicam que foram avaliados 155 escolares, das turmas do jardim ao terceiro ano do ensino fundamental. Destes 63 do grupo I,42 meninos e 21 meninas, e 92 do grupo II, 41 meninos e 51 meninas. Cerca de 93% das crianças testadas do grupo I e 88% das crianças do grupo II passaram na primeira testagem realizada. Dos 155 alunos que foram triados, cerca de 9,7% não apresentaram EOAT presentes, sendo necessário ainda realizar o retesteItem Ação universitária de sensibilização ambiental através de videodocumentário sobre a usina de triagem de resíduos sólidos do Município de Tape/RS(Proex/Unila, 2017) Limberger, Daniela Cristina Haas; Campo Junior, João LuisEm 2015 no município de Tapes-RS, foram geradas 3002 toneladas de resíduos, sendo que, 770,6 toneladas foram recicladas. Objetivou-se constatar de que maneira efetivamente o lixo urbano é separado pela população no município de Tapes, abordando a rotina da triagem de resíduos sólidos. Após pesquisa sobre o tema, desenvolveu-se um documentário na triagem de resíduos, com depoimentos dos funcionários, servindo como base para avaliar como é feito a separação do resíduo urbano pela população. Este documentário tornou-se o veículo para sensibilizar a população local sobre a importância da correta separação dos resíduos, advindo contribuir com a separação em suas residências. Dessa forma, para a sensibilização dos alunos, o vídeo foi acompanhado por palestras e posterior feedback com perguntas coletivasItem Ação universitária transformando a qualidade de vida de crianças de abrigo institucional(Proex/Unila, 2017) Limberger, Daniela Cristina Haas; Christmann, Jeissiquele ConterA preocupação com questões ambientais não é algo novo e, para propiciar uma melhora na qualidade de vida das crianças no Abrigo Institucional de Tapes, por meio da transformação da percepção do meio ambiente delas com a introdução, em seu cotidiano, do contato com a natureza. Foram realizadas diversas atividades e oficinas educativas relacionadas ao meio ambiente, de maneira a despertar a sensibilização ambiental; ajardinar parte da área externa de recreação, para tornar o ambiente mais agradável e despertar o prazer na natureza, contando com a ajuda de diversos alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Ao observar a participação das crianças nas atividades do projeto, identificou-se maior admiração, curiosidade e destreza no contato com o meio ambienteItem Acción Colectiva Municipal(Proex/Unila, 2017) Aquino, Adelio DoloresEl proyecto tiene como objeto la participación política ciudadana y potencialidad de las nucleaciones vecinales. Los estudiantes del Primer año de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales, en el marco del proyecto de extensión universitaria Acción Colectiva Municipal lanzarán una revista informativa titulada Tembiapo Joaju, en la que contará datos de nucleaciones vecinales de varios distritos del Alto Paraná enmarcados en las áreas de residencia de los universitarios. Con el trabajo se espera lograr establecer una visión clara de la participación política de las comisiones vecinales, además de crear un nexo entre el órgano municipal y la ciudadanía reunida en estos espacios. El cierre del proyecto involucrará la realización de varios congresos entre las nucleaciones vecinales en todos los puntos del territorio afectadoItem Ações de prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites virais: protagonismo juvenil nas Escolas da Rede Pública de Ensino(Proex/Unila, 2017) Almeida, Lirane Elize Defante Ferreto de; Takashiba, VitorAção educativa voltada para jovens das escolas da rede pública de ensino das cidades de Francisco Beltrão e Marmeleiro. Edificado com base em pesquisas e aprofundamento teórico sobre as DST, especialmente AIDS e hepatites virais, o projeto visa sensibilizar a população quanto às mesmas, promovendo uma troca de conhecimentos, de forma participativa e dinâmica, bem como proporciona uma oportunidade ímpar na formação dos futuros profissionais da área médica de trabalharem ações de promoção à saúdeItem Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos(Proex/Unila, 2017) Garcia, Marlova Giuliani; Batalha, Denise Valduga; Lunardi, RaquelO acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos alunos na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de alunos, motivos e ações efetivadas para evitar à evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Mediante os dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os caminhos para construir a formação dos alunos enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientação metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao aluno, inserção dos alunos no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFARItem Adote ação politécnico(Proex/Unila, 2017) Monguilhott, Michele; Scherer, Jaqueline Beatriz; Machado, Cindy AlmeidaO projeto Adote Ação Politécnico tem como proposta o treinamento e aprimoramento profissional dos adolescentes na faixa etária entre 14 e 24 anos de idade com o objetivo de contribuir no processo de desenvolvimento e formação de adolescentes em situação de acolhimento institucional na cidade de Santa Maria-RS, garantindo- lhes o acesso a programa de aprendizagem gratuito voltado à sua profissionalização. Objetiva proporcionar certa autonomia para adolescentes que vivem em instituições de acolhimento e que, após os 18 anos, ganham as ruas conduzidos por um mundo de criminalidade e abandono. O projeto conta com a parceria do JIJSM, do Ministério Público, da Pró-Reitoria de Extensão, do Colégio Politécnico e do GAIASM. As atividades são desenvolvidas por uma equipe de voluntários e bolsistas, totalizando 140 horas semestrais. Os jovens selecionados são capacitados tecnicamente para sua inserção no mercado de trabalho. Até o momento, os adolescentes receberam certificações nas áreas de alimentos, fruticultura e geoprocessamento. No próximo semestre pretende-se selecionar vinte adolescentes da rede estadual de educação que apresentem distorção idade-série na educação básica. Já foram obtidos bons resultados com a inclusão dos adolescentes na comunidade universitária mostrando excelente integração no convívio com alunos de níveis diferentes de ensino. O desafio atual do projeto está em adaptar as atividades profissionalizantes as dificuldades oriundas da distorção idade-sérieItem Africanidades: novos caminhos, primeiros passos(Proex/Unila, 2017) Barbosa, Izabel Espindola; Barbosa, Izabel Espindola; Valle, Dariane Andrade; Amorim, Charles Goiabeira deO Curso de Formação Continuada:"Africanidades: desconstruindo a invisibilidade afro-brasileira" foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFFAR - Campus São Borja, que integra a Coordenação de Ações Inclusivas, como propósito de construir uma educação plural e inclusiva e desenvolvimento da curiosidade acerca do tema, proporcionando a complementação futura desta formação. Para desempenhar os objetivos propostos, o curso constou com 12 (doze) momentos distintos como, por exemplo: oficinas sobre literatura, culinária, arte e brincadeiras africanas. Vale destacar que uma das principais finalidades era de disponibilizar materiais e conteúdos que pudessem ser utilizados em sala de aula com os aunos, com o intuito de oportunizar outros métodos para ensinar (professor) e aprender (estudantes) a parte da história e cultura africana e afro-brasileira, pois sabemos que muitas aulas de História estão conectadas somente com o livro didático, não havendo assim, espaços para interligar outras metodologias que gerem atividades de caráter multidisciplinarItem Agir e Educar em face ao diabetes mellitus(Proex/Unila, 2017) Brehmer, Laura Cavalcanti de Farias; Sousa, Ana Paula de; Terra, Jakeliny SerafiniO Diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível de grande relevância para a saúde pública mundial. O tratamento é diário e contínuo, associa medicamentos, alimentação e prática de atividade física. Para o controle de níveis glicêmicos dentro dos parâmetros desejáveis a pessoa com DM enfrenta inúmeros desafios no seu cotidiano. Trata-se de um projeto de Extensão Universitária cujo objetivo é desenvolver atividades de atenção à pessoa com Diabetes mellitus no Ambulatório do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina, Área B. O projeto iniciou em março de 2016 e tem desenvolvido as seguintes atividades periodicamente: Grupo de Educação em Saúde, o grupo iniciou em abril/2016 e mantém regularidade mensal com abordagens sobre temas de interesse; Elaboração do Manual de Orientações e Cuidados com Diabetes mellitus; Atendimento individual interdisciplinar – Estudo de caso, atividade iniciada em abril/2017 para desenvolver planos de cuidados de acordo com as necessidades individuais das pessoas com Diabetes. Acredita-se que as ações coletivas contribuem para o compartilhamento de informações e motivação para o autocuidado. Bem como, a criação de espaços de discussão multiprofissional mobiliza ações capazes de repercutir na saúde considerando-a de forma abrangente e nos âmbitos da promoção e proteção e recuperação da saúdeItem Agroecologia nas cidades(Proex/Unila, 2017) Oliveira, André Luiz Martinez de; Seifert, Adilson Luiz; Ventura, Mauricio Ursi; Oliveira, Daniel Lavorente de; Alves, Marcelo Vaz; Rossetto, Lais MartinsO Núcleo de Estudos de Agroecologia (UEL) atua no desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão em Londrina e região. Através das atividades de extensão da NEAGRO, observou-se a quantidade elevada de pessoas que procuram apoio técnico para produzir na zona urbana. Assim, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento da agricultura urbana prestando assistência técnica para hortas já existentes e construindo hortas agroecológicas nas comunidades de Londrina e Cambé (PR). Atividades realizadas: construções de canteiros, manejos, capacitações, dias de campo e apoio técnico. São cultivadas hortaliças com a finalidade de incrementar a dieta das famílias e realizar a comercialização, gerando renda. Nas escolas o foco destina-se para um complemento na merenda, alimentação saudável e atividades pedagógicas. População atendida: agricultores urbanos, moradores de comunidades periféricas e professores e alunos da rede estadual e municipal. Locais: 24 hortas comunitárias (Londrina) e 23 (Cambé); um Centro de Educação Infantil (CEI) e uma Escola Municipal em Londrina; e, o Colégio de Aplicação da UEL. Parceiros do projeto: EMBRAPA fornecendo insumos ao CEI; Secretaria do Meio Ambiente, dando apoio às hortas comunitárias de Cambé; UNOPAR, através dos cursos de Agronomia, Design e Pedagogia, dando suporte nas atividades da CEI. Assim, as atividades desenvolvidas no projeto priorizam a formação técnica da comunidade no manejo agroecológico, apresentando, até o momento, resultados satisfatórios, com relação á segurança alimentar dos envolvidos, a disseminação de tecnologias de baixo custo, geração de renda e a ampliação do debate no âmbito acadêmico das possibilidades do desenvolvimento da agricultura periurbana em bolsões de pobreza. As ações extensionistas vêm apresentando resultados positivos, tanto para as comunidades envolvidas, que relatam como as atividades e manejos agroecológicos os ajudam no processo de produção, assim como para a comunidade universitária que através da busca de novos conhecimentos e das práticas promovem o desenvolvimento profissionalItem Aleitamento materno exclusivo: educação em saúde e práticas de enfermagem pelo Projeto CPP(Proex/Unila, 2017) Ravelli, Ana Paula Xavier; Matos, Murilo Rossi de; Scorupski, Rafaeli MusialO Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é uma das principais práticas que promovem a saúde, estando associada à diminuição de doenças e mortalidade na infância, essa prática acarreta benefícios tanto para a mãe quanto para o filho. O presente trabalho teve como objetivo identificar e orientar através da educação em saúde a prática de aleitamento materno das puérperas atendidas pelo Projeto Consulta de Enfermagem, no ano de 2016. Estudo transversal descritivo e retrospectivo, realizado em um Hospital escola, na cidade de Ponta Grossa, com entrevista estruturada de 340 mulheres no pós-parto, em 2016. Resultou que o aleitamento materno, 98% (332,2) das mulheres realizaram amamentação no puerpério mediato após 2 horas do pós-parto, 81% (275) das puérperas obtiveram orientação no decorrer do Pré-Natal, no qual, 80,20% delas participaram de grupos de gestantes conduzidos por enfermeiros. A partir do Projeto Consulta de Enfermagem no Pré-Natal e Pós-parto notou se a importância do profissional enfermeiro no manejo da amamentação. É papel do enfermeiro, realizar atividades de educação em saúde, a fim de ensinar a mãe as práticas corretas, os benefícios da amamentação e evitar o desmame precoceItem Alimentação: um projeto em prol dos cães de rua e de conscientização de crianças sobre o abandono de animais domésticos(Proex/Unila, 2017) Santos, Cidmar Ortiz dos; Ferreira, Micheli; Lunkes, Silmar AntonioEste artigo tem como propósito retratar uma realidade da prática do abandono de animais, no caso específico, dos cães, cada vez mais frequente no Brasil, e, apresentar de maneira breve, as ações que foram desenvolvidas pelo Projeto AlimentaCão em sua primeira edição, uma iniciativa de alunos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Medianeira. A preocupação é crescente em relação a saúde pública, devido as doenças que os animais podem transmitir, além do desconforto com relação ao comportamento inapropriado dos animais e o manejo populacional desses. Realizou-se palestras de conscientização em escolas públicas, ensino fundamental e médio, com a intenção de alertá-los sobre os problemas, para a sociedade e para o próprio animal, quando abandonado. O Projeto passou a ser conhecido e muito bem aceito na região em que foi implantado, pôde-se perceber que o número de animais que transitavam no RU da Universidade reduziu, o número de filhotes diminuiu e houve o estímulo à doações e a diminuição dos abandonosItem Alternativa alimentar saudável para crianças em idade escolar(Proex/Unila, 2017) Novello, Daiana; Soares, Jaqueline Machado; Micheletti, JéssicaA presente ação extensionista teve o objetivo de promover um consumo de alimentos mais saudáveis para crianças em fase escolar. Para isso, foram elaborados alfajores com adição de diferentes teores de farinha da polpa de jabuticaba (FJ) para avaliar sua aceitabilidade sensorial. Foram desenvolvidas as seguintes formulações de alfajores: F1: padrão (0% de FJ) e as demais adicionadas de 20% (F2), 34% (F3), 48% (F4) e 62% (F5) de FJ. Participaram da avaliação sensorial 65 provadores não treinados, de ambos os gêneros, com idade entre 7 e 10 anos. Para os atributos de aparência, aroma e cor não houve diferença significativa (p>0,05) entre as formulações. Já para o sabor foram observadas maiores notas em F1, F2 e F3 (p<0,05), em relação à F4 e F5. Maiores notas para F1 e F2, comparadas à F4 e F5 e para F1, F2 e F3 em relação à F4 e F5 foram verificadas para a textura. Na avaliação da aceitação global e da intenção de compra, houve maior aceitabilidade (p<0,05) para F1 em relação à F4 e F5 e para F2 e F3 comparadas à F5. Conclui-se que um nível de adição de até 34% de FJ em alfajores foi bem aceito pelos consumidores infantis, obtendo-se aceitação sensorial semelhante ao produto padrão e com boas expectativas de comercializaçãoItem Ambiente virtual para treinamento de classificação de risco: contribuição para otimização de atendimentos de urgência e emergência(Proex/Unila, 2017) Melo, Emiliana Cristina; Martins, Jéssica Camila; Anastácio, Paulo RobertoO ensino a distância vem ganhando espaço e tem crescido de forma significativa, proporcionando um novo impulso a educação, devido aos avanços das tecnologias de informações e comunicações. No intuito de utilizar um ambiente virtual de aprendizagem para capacitar enfermeiros para a aplicação da classificação de risco, esta ação de extensão teve como objetivo elaborar, desenvolver e implementar um ambiente virtual de aprendizagem para o curso de treinamento de classificação de risco. Foi desenvolvido um ambiente virtual de aprendizagem envolvendo o levantamento do conteúdo de classificação de risco com todos os requisitos necessários para o treinamento. Os resultados apontaram excelente desempenho por parte da avaliação feita por professores enfermeiros da Universidade Estadual do Norte do Paraná e também pelos Enfermeiros que testaram o ambiente. Conclui-se que o desenvolvimento deste ambiente virtual de aprendizagem, contribui para o ensino a distância, capacitação e facilidade para sanar dúvidas de enfermeiros que não têm disponibilidade para realizar a capacitação da maneira convencional e, concomitantemente possibilite melhor atendimento e menor tempo de espera na resolução de problemas de saúde da população que utiliza os serviços de urgência e emergência